Budha disse: "Veja o falso como falso, o verdadeiro como verdadeiro.
Olhe para o seu coração. Siga a sua natureza.” Texto de Osho (1931-1990).
Tradução de SW. Bodhi Champak. Esta é uma das mais belas declarações: Olhe para
o seu coração. Siga a sua natureza.
Budha não está dizendo, siga as escrituras. Ele não está dizendo,
siga-me. Ele não está dizendo, siga certas regras de conduta. Ele não está
ensinando a você qualquer moralidade. Ele não está tentando criar um certo
caráter em você, porque todo caráter é uma bela cela de uma prisão. Ele não
está dando a você um certo caminho para viver. Ao invés disso, ele está lhe
dando coragem para seguir a sua própria natureza. Ele quer que você seja
corajoso o bastante para ouvir o seu próprio coração e seguir, de acordo com
ele. Siga a sua natureza quer dizer: flua com você mesmo. Você é a
escritura (...) e escondido lá no fundo de você ainda está uma pequena voz. Se
você se tornar silencioso, você será guiado por ela. O Mestre tem apenas
que tornar você consciente de seu Mestre interior. Aí a sua função estará
completa. Aí ele poderá deixar você consigo mesmo, ele poderá mandar você de
volta para você mesmo. A proposta de um Mestre não é escravizar um discípulo, a
proposta de um Mestre é libertá-lo, é lhe dar total liberdade. E essa é a única
possibilidade de se atingir a liberdade total: Siga a sua natureza. Por
natureza, Budha quer dizer Dhamma. Assim como é da natureza da água fluir para
baixo e é da natureza do fogo se expandir para o alto, assim existe uma certa
natureza escondida dentro de você. Se todos os condicionamentos que foram
impostos a você pela sociedade forem removidos, de repente você irá descobrir a
sua natureza. A sua natureza é tornar-se Deus. Ais Dhammo Sanantano,
essa é a lei eterna e inesgotável: sua natureza é tornar-se Deus. O homem
é um Deus em potencial, um Bodhisattva. O significado do homem é
tornar-se Deus. Um adentro que não consta do texto original para corroborar com
esse assunto de nossa deidade: João 10:34-36 “Respondeu-lhes Jesus: Não está
escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses
àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser
anulada. Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis:
Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?”. Menos do que isso não irá
satisfazer você, menos do que isso não terá utilidade. Você pode ter todo o
dinheiro do mundo, todo o poder, todo o prestígio possível, e ainda assim você
permanecerá vazio. A não ser que a sua natureza divina floresça, abra os seus
botões, a não ser que você se torne um lótus, mil pétalas de lótus, a não ser
que a sua divindade seja revelada a você, você nunca estará satisfeito. Ao
homem religioso comum é dito para que permaneça satisfeito e contente, em
qualquer que seja a situação. Os chamados santos religiosos seguem ensinando às
pessoas: fique satisfeito. A satisfação é um de seus ensinamentos fundamentais.
Esse não é o caminho dos verdadeiros Mestres. O Mestre verdadeiro cria o
descontentamento em você, um tal descontentamento que nada neste mundo poderá
satisfazê-lo. Ele cria um tal anseio em você, que a não ser que você alcance o
máximo, você irá permanecer sem fogo, sem chama. Ele cria dor em seu coração,
ele cria angústia (,,,) porque a vida está escorregando a todo momento, e cada
momento que se foi, se foi para sempre, e você ainda não alcançou Deus e mais
um dia já se passou. Ele cria um tal anseio profundo em você, uma tal dor em
seu coração! Ele cria lágrimas em seus olhos, porque somente através desse
divino descontentamento, você irá se mover, você dará o salto quântico, o salto
maior em direção ao desconhecido. Somente através desse divino descontentamento
é que você reunirá todas as suas energias e se arriscará, indo até a aventura
maior que é descobrir quem você é. Siga a sua própria natureza. A sua
natureza é a consciência. Mas os padres disseram a você: siga certas regras de
conduta, os Dez Mandamentos, siga certos princípios, não a sua natureza. Os
padres têm muito medo da sua natureza, porque se você seguir a sua natureza
você irá sair de seu controle, você não será mais um escravo. Você não irá mais
às igrejas, aos templos e aos mosteiros, e você não irá mais ouvir seus
estúpidos padres, políticos, os chamados líderes. Eu digo que eles são os
chamados líderes porque o que na verdade está acontecendo é que pessoas cegas
estão guiando pessoas cegas. Mateus 15:14 “Deixai-os; são cegos guiando cegos.
Ora, se um cego guia outro cego, ambos cairão na cova”. Se você ouvir à
sua própria natureza, você não irá ouvi-los mais. Se você conhecer a sua
própria voz interior, você se tornará livre. Então, a sua voz interior tem que
ser esmagada, destruída, completamente destruída, ou pelo menos distorcida de
tal maneira que mesmo se você ouvi-la, você não poderá entendê-la. E eles têm
sido bem sucedidos. A não ser que você lute arduamente contra eles, não haverá
possibilidade de sucesso. A exploração deles é tão velha, a opressão deles é
tão antiga, as estratégias deles são tão espertas (...) e eles têm um poder
infinito em suas mãos. E quem é você individualmente contra eles? Mas se você
for para dentro, se você ouvir o seu coração, você irá alcançar um tal poder
que nenhum poder na Terra poderá escravizá-lo de novo. Siga a sua natureza. Mas
como seguir a sua natureza, se você não sabe o que ela é? E não lhe é permitido
saber o que ela é! Você recebeu instruções precisas sobre o que fazer: o que
comer, quando levantar-se de manhã, quando ir para a cama (...). Você recebeu
instruções precisas. Aquelas instruções, se seguidas, fazem de você um escravo.
Se não seguidas, fazem de você um criminoso. Se seguidas, você se torna um
santo, mas um escravo. As pessoas irão adorá-lo, respeitá-lo, mas todo esse
respeito é um entendimento mútuo: Se você seguir as nossas instruções, nós
respeitaremos você. Se você não seguir, você irá para a prisão. Ou você se
tornará espiritualmente um escravo ou fisicamente um prisioneiro: essas são as
duas alternativas que a sociedade dá a você. E isso nunca permite a você se
tornar consciente de que existe dentro de você uma fonte de infinita orientação
e direcionamento. E é de lá que Deus fala.
Deus ainda fala, ele não parou de falar. Ele não é parcial. Não é que
ele tenha falado a Maomé e a Moisés e que ele não fala a você. Ele está falando
a você tanto quanto ele falou para Maomé. A única diferença é que Maomé estava
pronto para ouvi-lo e você não está pronto para ouvi-lo. Maomé estava
disponível e você não está disponível. Tornar-se disponível à sua própria
natureza interior é o que eu chamo de meditação. Lembre-se dessas duas
palavras. O caráter é uma invenção dos políticos e dos padres, é uma
conspiração contra você. A consciência é a sua natureza. Sim, o homem de
consciência tem um certo caráter, mas esse caráter segue a sua natureza. Não
lhe foi imposto por alguém, esse caráter é a sua própria decisão. E ele não
está preso a esse caráter, ele está totalmente livre para mudá-lo a qualquer
momento. As circunstâncias mudam, a sua consciência lhe dá diferentes direções
e ele muda o seu caráter. O homem de caráter, o chamado homem de caráter,
está preso. Mesmo se as circunstâncias mudarem ele segue repetindo o mesmo
caráter, mesmo que não seja mais relevante, mesmo que não seja mais adequado. O
contexto no qual ele tinha um significado desapareceu, mas ele segue repetindo
as mesmas tolices. Ele é como um papagaio. Ele é uma máquina: ele não responde,
ele simplesmente reage. Um homem de consciência responde e suas respostas são
espontâneas. Ele é como um espelho. Ele reflete tudo aquilo que se confronta
com ele. E a partir dessa espontaneidade, a partir dessa consciência, um novo
tipo de ação surge. Essa ação nunca cria qualquer escravidão, qualquer carma.
Essa ação liberta você. Você alcança a liberdade se você ouvir a sua natureza.
Mas esse simples conselho parece ser muito difícil para as pessoas. Ele deveria
ser a coisa mais simples do mundo. Cada criança nasce seguindo sua natureza,
mas na medida em que você cresce, pouco a pouco você vai perdendo o contato com
ela. Você é forçado a perder o contato com ela. O contato pode ser recuperado,
ele pode ser redescoberto. Anos mais tarde, quando você tiver se tornado uma
pessoa culta, preso dentro de um certo caráter, completamente cego para com seu
coração e sua natureza, você começa a formular muitas perguntas. Outro dia, o
Prem Vijen perguntou: Osho, o que você quer dizer quando você diz Vá para
dentro? Uma declaração tão simples, Vá para dentro, e você me pergunta 'o que
eu quero dizer com ela? Você não consegue entender estas simples palavras, 'vá
para dentro? Eu sei que você conhece as palavras, mas ir para dentro tornou-se
muito difícil porque você só aprendeu como ir para fora. Você só pode ir para
fora, você só sabe como ir, se for para fora. A sua consciência está voltada
para os outros, ela esqueceu o caminho para ela mesma. Você segue batendo na
porta dos outros e sempre que é dito a você, vá para casa você diz: Osho, o que
você quer dizer com ir para casa? Você só conhece as casas dos outros, você não
conhece o seu próprio lar. E você está carregando esse lar dentro de você. Você
foi forçado a ser extrovertido. Você tem que aprender de novo o caminho de ir
para dentro. Soren Kierkegaard (1813-1855) disse: Religião significa ir
para dentro, ir para a sua própria interioridade. Mas as simples palavras, ir
para dentro, tornaram-se tão difíceis de entender. A mente conhece apenas como
ir para fora, e nela não há qualquer marcha a ré ...). Eu estou ensinando a
você aqui que a marcha a ré está aí, embutida, você apenas se esqueceu dela.
Você sabe como ir para fora. Ninguém pergunta: O que você quer dizer quando diz
vá para fora?. Mas todo mundo quer perguntar: O que você quer dizer quando diz
vá para dentro?. Simples palavras! Pensar é ir para fora e não pensar é ir para
dentro. Pense e você já começou a se mover para fora de si mesmo. O pensamento
é a maneira de levar você para longe. O pensamento é um projeto. Não pensamento
(...) e de repente você está dentro. Sem pensamento você não pode ir para fora,
sem desejo você não pode ir para fora. Você precisa do combustível do desejo e
do veículo do pensamento para ir para fora. Sentando-se silenciosamente, nada
fazendo... nem mesmo pensando, nem mesmo desejando (...) e onde você estará? Ir
para dentro não é verdadeiramente ir para dentro. É simplesmente parar de ir
para fora (...) e de repente você encontra a si mesmo dentro. Prem Vijen, você
não precisa ir para dentro porque se você for, você irá sempre para fora. Ir
significa ir para fora. Pare de ir! Pare de ir a qualquer lugar! Você consegue
sentar-se silenciosamente sem ir a qualquer lugar? Sim, fisicamente você pode
sentar-se, isso não é muito difícil. Você pode aprender uma postura de yoga e
você pode fazer de seu corpo quase uma estátua, mas o problema é: o que você
está fazendo do lado de dentro? Desejos, pensamentos, memórias, imaginação,
todos os tipos de projetos? Pare com eles também. Como parar com eles?
Simplesmente torne-se indiferente a eles, despreocupado. Mesmo que eles estejam
ali, não dê atenção a eles. Mesmo que eles estejam ali, não lhes dê qualquer
importância. Mesmo que eles estejam ali, deixe-os estar. Sente-se
silenciosamente do lado de dentro, observando. Lembre-se dessa palavra:
observando, testemunhando, simplesmente estando alerta. E na medida em que esse
observar cresce, se torna mais profundo, a mesma energia que estava se tornando
desejos, pensamentos, memórias e imaginação, essa mesma energia é absorvida em
nova profundidade. A mesma energia é usada por esse aprofundamento interno. E
você saberá o que quero dizer quando digo Vá para dentro. Não comece a
procurar nos dicionários ou na Enciclopédia Britânica. Não é uma questão de
palavras. Palavras são simples para compreender. Quando eu digo Vá para dentro,
é isso exatamente o que eu quero dizer: vá para dentro! Não comece a perguntar
sobre as palavras. Escute a mensagem oculta, senão você irá perder o trem. O
que eu quero dizer com 'perder o trem? Se você se tornar muito interessado em
palavras, O que quer dizer com ir para dentro? O que isso quer dizer?
Verbalmente, linguisticamente, Vijen, você vai perder o trem. Não desperdice
tempo com palavras! E essa é particularmente uma nova espécie de doença que tem
atingido os intelectuais do mundo. Pelo menos por cinquenta anos, o mundo
filosófico tem se tornado muitíssimo interessado em palavras e análises
linguísticas. Eles não perguntam mais o que é Deus. Eles não perguntam mais se
Deus existe ou não. Os filósofos contemporâneos perguntam, O que quer dizer
quando você usa a palavra Deus? A questão não é se Deus existe ou não. A
questão não é o que é Deus. A questão não é como se alcança Deus. Agora a
questão tomou uma nova direção: O que você quer dizer quando você usa a palavra
Deus? O que você quer dizer quando você usa a palavra rosa? Essa questão é mais
fácil. Você pode pegar o filósofo, forçá-lo a ir até o jardim e mostrar a ele a
rosa. Isso é o que eu quero dizer quando eu uso a palavra rosa. Mas isso não
pode ser feito com a palavra Deus, isso não pode ser feito com a palavra
meditação, isso não pode ser feito com as palavras vá para dentro. Estes são
fenômenos sutis. Não se torne um interessado em linguística. Eu não estou aqui
para ensinar análise linguística a você. Toda a minha abordagem é existencial.
Se você realmente quer saber o que significa ir para dentro, então vá para
dentro! E o caminho é: observe os seus pensamentos e não se identifique com
eles. Simplesmente permaneça um observador, completamente indiferente, nem
contra nem a favor. Não julgue, porque qualquer julgamento traz identificação.
Não diga, estes pensamentos são errados e não diga, estes pensamentos são bons.
Não faça comentários sobre os pensamentos. Deixe que eles passem como se eles
fossem apenas a passagem do tráfego e você está de pé ali ao lado da rodovia
despreocupado, olhando o tráfego. Não interessa o que está passando, um ônibus,
um caminhão ou uma bicicleta. Se você puder observar o processo de pensamentos
de sua mente com tal despreocupação, com tal desapego, não estará longe o dia
em que todo o tráfego desaparece (...) porque o tráfego somente pode existir se
você seguir dando energia para ele. Se você parar de dar energia para ele. E
isso é o observar: parar de dar energia para isso, parar a energia que se move
dentro do tráfego. É a sua energia que faz aqueles pensamentos se moverem.
Quando a sua energia não os está alimentando, eles começam a cair, eles não
conseguem se manter em pé por si mesmos. E quando a rodovia da mente estiver
completamente vazia, você está dentro. Isso é o que eu quero dizer, Vijen,
quando eu digo Vá para dentro. E isso é o que Budha quer dizer quando ele diz:
Siga a sua natureza. http://www.oshobrasil.com.br
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