A natureza de Budha em todos os seres
humanos. Certa mãe levou seu filho doente a um médico. Este deu à criança um
remédio e instruiu à mãe para que não a amamentasse até que o remédio fosse
digerido. A mãe, não querendo
recusar os seios à criança, mas lembrando-se da recomendação médica, untou o
peito com uma substância amarga, a fim de que o filho, por sua própria vontade,
não mamasse. Após a digestão do
remédio, a mãe limpou os seios e deixou que o filho sugasse. A mãe empregou
este método de salvar o filho porque o amava. Como a mãe na parábola, o Budha, para remover
equívocos e romper os apegos ao ego pessoa, nega a existência de um ego; e,
quando estes equívocos e apegos forem desfeitos, ele explica a realidade da
verdadeira mente que é a Natureza Búdhica. O apego ao ego conduz os homens às
delusões, enganos, mas a fé em sua Natureza de Budha os leva à iluminação,
nirvana. Certa vez, foi legado
um cofre a uma mulher. Não sabendo ela que o cofre continha ouro, continuou a
viver na pobreza, até que alguém o abriu e lhe mostrou o ouro. Assim, os Budhas
abrem a mente dos seres humanos e lhes mostram a pureza de sua Natureza
Búdhica. Se todos os seres
humanos possuem essa Natureza Búdhica, por que os homens se enganam uns aos
outros, matam-se uns aos outros e, consequentemente, sofrem? E por que há
distinções de classe, sendo uns ricos, outros pobre? Um lutador, que usava como
ornamento em sua fronte uma pedra preciosa, um dia, julgou tê-la perdido,
quando estava lutando. Sendo ferido pelo golpe recebido, procurou um médico
para que lhe untasse a ferida. Ao fazer o curativo. o médico encontrou a joia
encravada na carne e coberta de sangue e poeira. Apresentando-lhe um espelho, o
médico mostrou a pedra preciosa ao lutador. A Natureza de Budha é como esta pedra
preciosa: sendo coberta pela poeira e lodo de muitos e variados
interesses, os homens julgam tê-la perdido, mas um bom Mestre a recuperara para
eles. A Natureza de Budha
existe em todos os homens. não importando quão profundamente eles a ocultem com
a cobiça, a ira, a tolice, ou a soterrem com seus atos ou retribuições. A
Natureza de Budha não se perde nem é destruída; tão logo toda a corrupção seja
removida, ela sai de sua latência e reaparece. Como o lutador da historia, a quem foi mostrada a
joia encrada na carne e sangue, por meio de um espelho, a Natureza Búdhica,
soterrada sob seus desejos e paixões mundanas, é mostrada aos homens pela luz
de Budha. A Natureza Búdhica
permanece sempre pura e tranquila, não importando quão variadas possam ser as
condições e as circunstâncias dos seres humanos. Assim, como o leite é sempre
branco, independentemente da cor da vaca, não importa quão diferentemente os
atos perpetrados pelos homens possam condicionar sua vida, nem que diferentes
efeitos possam seguir suas ações ou pensamentos, a Natureza de Budha permanece
intocável. Segundo uma fábula
corrente na Índia, havia profundamente escondida em grandes moitas de capim, no
Himalaia, uma misteriosa erva medicinal. Durante muito tempo, os homens a
procuraram em vão, mas finalmente, um homem sábio a localizou por sua
fragrância. Enquanto viveu, o sábio a armazenou em uma barrica, vasilha ou
tonel, dela fazendo um doce elixir; mas após a sua morte, o doce elixir
desapareceu, ocultando-se em uma longínqua fonte nas montanhas, e a água que
restou na barrica tornou-se amarga, nociva e de diferente gosto para quem a
provasse. Do mesmo modo, a
Natureza de Budha se encontra oculta ao pé das paixões e desejos mundanos e
raramente pode ser descoberta, mas Budha a encontrou e a revelou aos homens;
como eles a recebem com suas variadas faculdades, ela muda de sabor
diferentemente conforme cada um. O diamante, a mais dura das substâncias conhecidas,
não pode ser triturado. A areia e as pedras podem ser pulverizadas, mas o
diamante não pode ser rompido. A Natureza de Budha é como o diamante, não sendo
portanto rompida. O corpo e a mente
poderão desaparecer, mas a Natureza de Budha não pode ser destruída. A Natureza
de Budha é, na verdade, a característica mais notável dos seres humanos. Os
Budhas ensinam que, embora na natureza humana possa haver infindáveis
distinções, entre as quais, homens e mulheres, não há discriminação nenhuma
quanto à sua Natureza Búdhica. O ouro puro é obtido pela fusão do minério e pela remoção da ganga,
substância impura. Se os homens fundissem o minério de suas mentes e removessem
todas as impurezas da paixão mundana e do egoísmo, poderiam descobrir em si
mesmos a pura Natureza de Budha.
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Abraço. Davi.
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