Teosofia. Assisti a palestra com o título
BUDDHI. Relembrando agora estamos na Tríade Superior, parte sutil e fluida do
homem, tendo como componentes: Atma, Manas Superior e Buddhi, onde perceberemos
nossa afinidade com o Espírito Universal. Nossa ascensão evolutiva é um
processo de baixo para cima mas, o Espírito Universal faz um processo inverso
de cima para baixo. Uma boa analogia é a figura da parábola (com seu vértice
para baixo, singulariza a curva como aclive, e o seu vértice para cima,
singulariza a curva como declive) pois BUDDHI sendo o envoltório da “monada”
(partícula divina, monada, que substancializa a matéria) é o veículo que
por uma “chispa” mineraliza um fragmento de rocha, dando início ao longo
processo evolutivo humano; isso há alguns milhares de anos em um dos planetas
de nosso sistema solar. Há duas palavras em sânscrito que definem (subida e
descida) nesses dois aspecto, mas não estou recordando. Uma importante figura
que ainda não vimos é a chamada antakarana. Em sânscrito um fio ou ponte que
liga o quaternário inferior, que representa nossa personalidade mortal, à
tríade superior, que simboliza nossa individualidade eterna. É através dessa
ponte que ascendemos a elevação espiritual e contemplativa com Deus. Dois
pontos a ser observado aqui. Primeiro para atravessarmos esta ponte devemos em
nossa encarnação atual desenvolver uma vida digna, correta e procurando pela
meditação, contemplação, oração e beatitudes (fraternidade) diminuir nossos
carmas negativos. Assim adquirimos qualificações para transpormos a barreira de
AntaKarana. Segundo ao entrarmos neste estágio superior devemos continuar
lutando, para permanecermos neste nível transcendente. Nossa parte “inferior” é
a representação da personalidade que quando vivemos uma “normalidade” se desfaz
(ao morremos) no tempo adequado. Mas corremos riscos quando nossos egoísmos e
vícios prevalecem impregnados em nosso caráter e os enfatizamos nos
relacionamentos, imprimindo humilhação e crueldade ao outro. Que Deus nos livre
de tal situação de não nos desfazermos da personalidade. Isso tem como
resultado uma situação (bestial) anormal, pois como ela não se desmanchou,
pedaços de seus elementos continuam no mundo emocional, assumindo vícios
grosseiros nos encarnados que praticam atividades desvirtuosas e corruptivas.
Um processo extremamente doloroso; fustigando o físico e o emocional daquele
que torna-se habitação temporária da alma penada. Neste momento é ativada a
justiça carmica transformando estas personalidades inertes que, por sua tirania
ao “outro”, foram impedidas de se dissolveram; assumindo resíduos de corpos
astrais (chamados de elementares pelos antigos sábios Neo Platônicos) que ficam
no mundo sensível purgando seu carma negativo num longo tempo. Neste plano
dimensional há também elementais de cães, gatos e porcos. Esses assumem corpos
de adeptos de ocultismo barato, magia negra, espiritismos demoníacos e
(causando terríveis sofrimentos físicos e psíquicos a quem eles incorporam)
manifestações similares. No estágio superior nossa individualidade é
singularizada por atitudes beneméritas e filantrópicas, uma entrega sem
reservas ao nosso próximo; atitudes que com a práticas tornam-se dom pedagógico
para aperfeiçoamento de outros nesse nobre serviço humanitário. Nossa
encarnação deve ter como resultado trazer amor e compaixão a todos os seres,
levando-os a evoluírem de acordo com seu estágio atual de existência. Desse
modo, alcançamos uma vivencia equilibrada e emocionalmente segura. Aprendemos
conscientemente a resolver nossos problemas interiores mesclando-os a um
cotidiano de pureza e santidade, fruto da busca pela elevação espiritual dos
pensamentos. BUDDHI (podemos tipifica-lo como nossa Alma Espiritual) é
evidenciado por três atributo. O primeiro é o discernimento, o poder de separar
o bem do mal, o útil do inútil, o (Mateus 13: 25 "Mas, enquanto os homens
dormem, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se")
joio do trigo, a verdade da mentira. A dualidade que tantos problemas geram em
nossa existência. A individualidade é também chamada de corpo causal. Onde
nossas memórias carmicas estão sendo armazenadas. Em nosso corpo astral
evoluído poderemos acessar essas lembranças passadas, isso acontece com os
yogues que alcançaram um estágio elevado de evolução espiritual. A literatura
Teosófica pensa as encarnações humanas perfazendo um total de 777 renascimentos
isso apenas no ciclo terreno. Esse número de encarnações é sugerido no livro A
Doutrina Secreta, uma das principais obras da ocultista Helena Petrovna
Blavatsky (1831-1891). Somando os ciclos das mineralizações, vegetalizações e
animalizações que a “monada” percorre em outros planetas e suas rondas fica
difícil calcular, mensurar este tempo. O segundo atributo é a inteligência que
difere do intelecto. O primeiro (inteligência) é medido pela sensatez,
comedimento, razoabilidade nos comentários e sabedoria nas decisões. O segundo
é intelecto, uma expressão da razão concreta sem um sentimento intuitivo. É
incapaz de perceber os entre linhas. Toma decisão baseado no óbvio; enxergando
a luz mas não vendo a escuridão; sem balancear o errado do certo. As
catástrofes contra a humanidade (guerras e perseguições de minorias étnica e
sociais) são fundadas neste tipo de preconceito racionalista. Um ideal que
devemos buscar é, juntar o Quaternário inferior a Tríade Superior; permitindo
que o segundo (a força de ATMA) tome conta de nosso ser. É uma batalha do Eu
Humano contra o Eu Divino, onde nós determinamos quem será o vencedor. Os que
conquistam esta vitória singularizam seus corpos astrais (emocionais) e podem
viver nesta terra por IV ou V século (ou mais) como Mestres, Mahatmas ou
Avatares; ajudando a humanidade em suas mais varias necessidades. Gênesis 5: 5
“E foram todos os dias de Adão 930 anos”. Versículo 31 “E foram todos os dias
de Lameque 777 anos”. Versículo 8 “E foram todos os dias de Sete 912
anos”. O Antakarana como um fio, deve tornar uma “banda larga” em
linguagem informatizava. A compaixão é a terceira qualidade de BUDDHI.
Diferente de piedade que tem uma conotação de respeito e valorização do
próximo. A compaixão além do amor e fraternidade traz a ideia de renúncia e
resignação. Tomar o lugar do “outro”. João 3: 16 “Porque Deus amou ao mundo de
tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer
não pereça, mas tenha a vida eterna”. O MESTRE JESUS foi um grande exemplo de
altruísmo e abnegação a ser seguido. Saúde e prosperidade. Davi.
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