Filosofia
Oriental. Jiddu Krishnamurti (1895-1986). Procura verificar o que vale a pena
ser feito e lembra-te que, as coisas não devem ser julgadas pela sua grandeza
aparente. Uma pequena coisa de utilidade imediata à obra do Mestre merece muito
mais ser feita, do que uma grande coisa que o mundo considera boa. Precisas
distinguir não somente o útil, mas ainda o mais útil do menos útil. Alimentar
os pobres é uma boa obra, nobre e útil. Porém, alimentar-lhes as almas é ainda
mais nobre e mais útil. Por muito sábio que sejas, muito terás ainda que
aprender na Senda. Tanto que nela mesma precisas discernir e meditar
cuidadosamente o que deve ser aprendido. Todo o conhecimento é útil, e um dia o
possuirás integralmente, enquanto, porém, só possuíres parte dele, cuida em que
essa seja a mais útil. Deus tanto é Sabedoria como Amor; e quanto mais sábio
fores, mais Ele se manifestará por teu intermédio. Estuda, pois, mas estuda em
primeiro lugar o que mais te habilite a auxiliar aos outros. Trabalha
pacientemente em teus estudos, não para que os homens te julguem sábio, nem
mesmo para gozares a felicidade de ser sábio, mas por que o sábio pode ser
sabiamente útil. Por muito que desejes prestar auxílio, enquanto fores
ignorante, poderás fazer mais mal do que bem. Precisas distinguir entre a
verdade e a mentira, deves aprender a ser verdadeiro em tudo: no pensamento, na
palavra e na ação. Primeiro no pensamento, e isto não é fácil, porque há no
mundo muitos pensamentos falsos, muitas superstições insensatas e ninguém que a
eles se escravize poderá progredir. Por conseguinte, não deves acolher um
pensamento simplesmente porque muitas pessoas o acolhem, nem por ter merecido
crédito durante séculos, nem por constar de algum livro que os homem julguem
sagrada. Deves pensar por ti mesmo sobre a questão, e por ti mesmo ajuizar se
ela é razoável. Lembra-te que, embora um milhar de homens concorde sobre um
assunto, se nada conhecerem a respeito, a sua opinião não tem valor. Aquele que
quiser caminhar na Senda tem que aprender a pensar por si mesmo, pois a
superstição é um dos maiores males do mundo e um dos empecilhos de que, por ti
próprio, te deves libertar inteiramente. O teu pensamento acerca dos outros
deve ser verdadeiro, não penses a seu respeito aquilo que não saibas. Não suponhas
que os outros estejam sempre pensando em ti. Se, um homem faz alguma coisa que
julgas poder prejudicar-te, ou diz algo que parece ser-te dirigido, não
suponhas imediatamente: “ele pretende ofender-me”. O mais provável é que nunca
pensasse em ti pois cada alma tem as suas próprias preocupações e os seus
pensamentos não giram, as mais das vezes, em torno senão de si próprio. Se um
homem te falar colericamente, não penses: “Ele me odeia e quer ferir-me.
“Provavelmente, alguém ou alguma coisa o encolerizou e, acontecendo
encontrar-te, voltou a sua cólera sobre ti. Procede insensatamente, pois toda a
cólera é insensata, mas nem por isso deves pensar falsamente a seu respeito.
Quando te tornares discípulo do Mestre, poderás sempre averiguar a veracidade do
teu pensamento cotejando-o com o Seu. Pois o discípulo é um com seu Mestre e
basta-lhe fazer retroceder o seu pensamento até ao do Mestre, para verificar se
ambos estão de acordo. Se não estiver, o pensamento do discípulo é errôneo e
ele deve modifica-lo instantaneamente, pois o pensamento do Mestre é perfeito,
visto que Ele tudo sabe. Aqueles que por Ele ainda não foram aceitos, não podem
fazer isto perfeitamente. Porém serão grandemente ajudados se frequentemente se
detiverem a perguntar: “Que pensaria o Mestre a este respeito? Que faria ou
diria Ele em tais circunstâncias?” Pois nunca deves fazer, dizer ou pensar o
que não possas imaginar que o Mestre faça, diga ou pense. Deves também ser
verdadeiro no falar, exato e sem exageros. Nunca atribua más intenções a
outrem. Somente o seu Mestre lhe conhece os pensamentos e bem pode estar agindo
por motivos que nunca penetrassem em tua mente. Se ouvires uma narrativa contra
alguém, não a repitas. Pode não ser verdadeira, e, ainda que o seja, é mais
bondoso nada dizer. Pensa bem antes de falar, a fim de não caíres em
inexatidões. Sê verdadeiro na ação, nunca pretendas parecer senão aquilo que
és, pois todo fingimento constitui um obstáculo à pura luz da verdade, que deve
brilhar através de ti como a luz do Sol através de um vidro transparente.
Precisas discernir entre o egoísmo e o altruísmo, pois o egoísmo reveste muitas
formas e, quando pensas tê-lo morto, finalmente numa delas, surge noutra tão
forte como sempre. Porém, gradualmente, o pensamento de auxiliar aos outros te
encherá de tal modo, que não haverá lugar nem tempo para pensares em ti mesmo.
De outra maneira, ainda deves utilizar o discernimento: aprende a distinguir a
Deus que está em todos e em tudo, por pior que seja a sua aparência exterior.
Podes ajudar teu irmão pelo que tens de
comum com ele, a Vida Divina. Aprende a despertar nele essa Vida, aprende a
invoca-la nele; assim o salvarás do mal. Do livro Aos Pés do Mestre. Abraço.
Davi.
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