Religião
Afro-brasileira. Texto de Yamunisiddha Arhapiagha. Mestre Tântrico Curador.
Médium F. Rivas Neto. Capítulo Onze. I. UMBANDA E SUAS SETE LINHA – VIBRAÇÕES
ORIGINAIS – CONCEITO SOBRE O ORISHA – HORÁRIO VIBRATÓRIO DOS ORISHAS: CONCEITO
– ATIVIDADES VIBRATÓRIAS – ATUAÇÃO MEDIÚNICA – BANHOS DE ERVAS – DEFUMAÇÕES –
LEI DE PEMBA. VIBRAÇÃO ORIGINAL DE
ORIXALÁ 1. CONCEITO O termo sagrado ORIXALÁ primitivamente era Araxalá. Muito
mais tarde foi fonetizado como Oshila ou Yshola. Mais recentemente, outros
povos, inclusive os africanos ocidentais, fonetizaram esse termo sagrado como
OBATALÁ ou OXALÁ. Traduzindo esses termos ou vocábulos segundo a Coroa da
Palavra ou a Ciência do Verbo, através do Alfabeto Adâmico, Vatânico ou
Devanagárico (originado do primitivo alfabeto da Raça Vermelha), teríamos:
ATIVIDADE ESPIRITUAL KÁRMICA. A Vibração de Orixalá reflete o Princípio
Incriado; o puro Princípio Espiritual; o Verbo Solar e sua Ciência (através de
Ysho — 9J 4^). Traduzamos em palavras mais simples essas assertivas. A Vibração
de Orixalá é diretamente supervisionada pela Hierarquia Crística. Não que com
isso afirmaremos que o comandante vibratório dessa Faixa Espiritual seja Oxalá
— O Cristo Jesus. Dizemos sim que o Mesmo supervisiona a através de toda a
Confraria dos Espíritos Ancestrais. A Vibração de Orixalá é a detentora da Luz
Espiritual que ilumina toda a Corrente Astral de Umbanda. Foi a responsável
pela vinda de Seres Espirituais "errantes" de todo o Universo para o
planeta Terra. Atualmente, sua função ou atividade espiritual prende-se em
refletir a toda coletividade do Movimento Umbandista a Luz da Divindade, por
meio de suas Entidades atuantes, que nas raras vezes em que se apresentam por
meio da mediunidade trazem mensagens edificantes e elevadas, visando elevar os
Filhos de Fé do Movimento Umbandista. Fazem isso por meio da palavra ou das
"preces cantadas", que traduzem fortes imagens de ordem moral,
espiritual, etc. Em caráter hierático, Orixalá trabalha no sentido da
reascensão da humanidade, primeiramente no universo astral, e daí para as suas
origens no Cosmo Espiritual. Assim, Orixalá reflete o Princípio Espiritual. Em
se tratando da Magia Etérico-Física, atua dissipando as correntes deletérias
que se formam no planeta Terra; manipula as energias solares em benefício da
manutenção da vida física no planeta, como atua neutralizando, por meio das
suas puras vibrações, as energias contrárias ou originárias dos Magos-Negros,
que sempre tentam desequilibrar vibratoriamente o planeta Terra, não
conseguindo êxito em virtude da Possante Vibratória de Orixalá, por meio da
atuação de seus Orishas, Protetores e Enviados da Luz para as Sombras ou dessas
para as Trevas (os EXUS GUARDIÃES de Orixalá). GRAFIA SAGRADA OU LEI DE PEMBA
Dentro do grafismo ou escrita sagrada, o alfabeto que traduz os equivalentes
vibratórios de ordem astral (clichês astrais que, quando ativados, produzem
ações várias) é o dito adâmico, vatânico ou devanagárico. O termo sagrado
ORIXALÁ, que assim se expressa nesse alfabeto original, tem equivalências
vibratórias na Magia Astro Etérico-Física. Além dos sinais sagrados, daremos
também seus valores numéricos, que além da quantidade expressam qualidades,
através da unidade letra-som. 4. OS SETE ORISHAS MENORES — OS GUIAS — OS
PROTETORES Sem entrarmos em pormenores, coisas que faremos no próximo capítulo,
diremos que a Hierarquia Sagrada da Corrente Astral de Umbanda obedece três
planos, subdivididos em sete graus. No lº plano temos as Entidades que
denominamos ORISHAS MENORES (Orishas — Senhores da Luz). No 2º plano temos as
Entidades que denominamos GUIAS (Refletores da Luz). No 3º plano temos as
Entidades que denominamos PROTETORES (Executores da Luz). Assim,
hierarquicamente temos: OS SETE ORISHAS MENORES são os que representam, aqui no
planeta Terra, em seu plano físico e astral, o ORISHA ANCESTRAL. OS SETE
ORISHAS MENORES da Vibração de Orixalá são: 1. CABOCLO URUBATÃO DA GUIA 2.
CABOCLO GUARACY 3. CABOCLO GUARANY 4. CABOCLO AYMORÉ 5. CABOCLO TUPY 6. CABOCLO
UBIRATAN 7. CABOCLO UBIRAJARA. Abaixo dessas Entidades, temos os GUIAS. São
Guias da Vibratória de Orixalá: CABOCLO ÁGUIA BRANCA, CABOCLO ITINGUÇU, CABOCLO
GIRASSOL, CABOCLO NUVEM BRANCA, CABOCLO GUARANTAN, etc. Logo abaixo, dentro da
Hierarquia sagrada, temos os PROTETORES. Dentre eles, citaremos: CABOCLO
GUARANÁ, CABOCLO MALEMBÁ, CABOCLO ÁGUA BRANCA, CABOCLO DAS ÁGUAS CLARAS,
CABOCLO JACUTINGA, CABOCLO LÍRIO BRANCO, CABOCLO DA FOLHA BRANCA, CABOCLO
IBITAN, etc. 5. ATUAÇÃO DESSAS ENTIDADES Os Orishas Menores dessa Faixa
Vibratória, via de regra, não "baixam", podendo fazê-lo muito
raramente e de permanência curtíssima no "reino" (incorporados).
Fazem-no dando mensagens de caráter geral. Os Guias também não
"baixam" a toda hora. Primeiro, em virtude de raramente assumirem a
chefia mediúnica (a "cabeça do médium"). Quando o fazem, não é na
incorporação, é fazendo com que outra Entidade de outra faixa espiritual assume
a função mediúnica na incorporação. Utilizam-se muito de outras faculdades
mediúnicas, tais como: clarividência, clariaudiência, sensibilidade
psicoastral, psicografia, irradiação intuitiva, etc. Os Protetores, quando
atuam, fazem-no de modo muito particular, em geral não se dizendo dessa
Vibração, só se identificando, quando assim acharem necessário, por meio da Lei
de Pemba, o que a grande maioria dos Filhos de Fé desconhece por completo. Não
dão consultas, só vibram suas possantes energias quando há necessidade premente
disso no Templo em que os evocam, sendo utilíssimos na higienização
mento-vibratória do terreiro. Todas essas Entidades trabalham por cima, no
astral superior, em funções delicadíssimas e de suma responsabilidade perante o
Governo Oculto do Planeta Terra. Assim, os Filhos de Fé precisam saber que não
devem evoca-los após as 21 horas, devido a suas atividades espirituais, como
também às vibrações da hora não lhes serem favoráveis. Essas Entidades são, via
de regra, auxiliares "por cima" de outras Entidades que trabalham
"aqui por baixo". MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS. Essas Entidades atuam no
corpo astral do médium na região do chacra coronal (em sânscrito, chacra
sahasrara), que tem sua equivalência no corpo físico denso na glândula epífise
(a glândula da vida espiritual), que se localiza no diencéfalo (3º ventrículo),
produzindo na fenomênica mediúnica ligeiras alterações fisionômicas (suaves e
belas), psíquicas, vocais, etc. A ligação fluídico-magnética dessas Entidades
com o médium começa pelo alto da cabeça, em sua região posterior, fazendo
descer uma suave sensação de friagem pelo pescoço até os ombros, que se propaga
muito rápido pelo tórax, acelerando suavemente a respiração (maior necessidade
energética) e a frequência cardíaca (energia para todo o organismo), e do tórax
ao abdome, na região do plexo solar, onde se ligam em todo o sistema nervoso
visceral do médium, dando uma leve rotação harmônica de todo o corpo,
levantando ligeiramente a cabeça do médium e controlando o psiquismo, o
sensório e a motricidade do aparelho mediúnico. Suas incorporações são suaves,
mas "pegam bem" o aparelho mediúnico (cavalo). Falam pausadamente,
calmamente, levantando e abaixando a cabeça do médium (recepção e doação
energética para o próprio médium — é como se fosse uma "respiração
mental"). Suas mensagens são sempre fortes, de profundo misticismo e
grande riqueza moral, o que só é conseguido por quem já alcançou altos
patamares, com grande domínio sobre si mesmo. Essas Entidades são da pura Raça
Vermelha. Como já falamos, todas elas compõem, no grau de Orishas e Guias, a
Corrente das Santas Almas do Cruzeiro Divino. Veremos que outras Entidades de
outras faixas espirituais podem receber essa outorga, mas não são todas, e
quando recebem, dizemos "na linguagem de terreiro" que são
"coroadas" (em verdade receberam a outorga) pelas Santas Almas do
Cruzeiro Divino. Falamos das mensagens, que via de regra são entoadas
harmonicamente por meio de verdadeiros pontos cantados, sem ruídos estranhos
(atabaques e outros). Essas verdadeiras "preces cantadas" predispõem
o corpo mediúnico e todos os que estão debaixo dessa Vibratória a níveis
conscienciais de alegria e felicidade, trazendo bom ânimo interior e uma autoconfiança
inquebrantável. É a Magia do Som, que manipula, através de suas vibrações
sutilíssimas, energias positivas em todo o psiquismo, revigorando-o e
reenergizando-o. Seus sinais riscados se entrosam em 3 planos: o dos Orishas, o
dos Guias e o dos Protetores e em todos os planos dão a flecha, a chave e a
raiz. Seus pontos, em geral, são curvos, verdadeiros yantras (sinais harmônicos
que movimentam energias), como também efetivos clichês astrais dentro da Magia
Astroetéreo-Física. Seus sinais são profundos e o conjunto do ponto riscado é
de profunda beleza e harmonia. Essas Entidades Espirituais, na atual fase do
Movimento Umbandista, raramente "baixam", quando o fazem é porque
encontram médiuns higienizados moral e mentalmente. Raramente dão consultas, e
quando dão não usam o veículo dissipador ígneo-aéreo, através do charuto ou
fumaça (só usam em condições especialíssimas...). Essas Entidades Espirituais
preferem outras formas mediúnicas que não a mecânica de incorporação, tais como
a irradiação intuitiva, a psicografia intuitiva, a clarividência e a mais
perfeita de todas, a sensibilidade psicoastral. Essas Entidades Espirituais
serão chamadas em futuro para atuar mais diretamente no mediunismo dos Filhos
de Fé, isso daqui a muitos e muitos anos, quando a coletividade do Movimento
Umbandista já estiver em condições de reencontrar o verdadeiro Aumbandan — A
Proto Síntese Cósmica. RELAÇÕES DA VIBRATÓRIA DE ORIXALÁ Como todas as demais
Linhas Espirituais, a Linha Espiritual ou Vibração Original de Orixalá se
relaciona com particulares vibrações, que são: MAGIA VEGETOASTROMAGNÉTICA. A
Magia sempre foi definida como a arte sagrada, a sabedoria integral, a arte das
artes, a movimentação sutil das "energias subatômicas", quer sejam
elas de ordem mental, astral e/ou física. Com isso, queremos deixar claro que a
Magia, para ser realizada, necessita de elementos de ordem mental, astral e
física, como veremos mais avante em nossos humildes apontamentos. Interessa-nos
neste tópico específico a Magia Vegeto astromagnética, na qual encontraremos os
banhos de ervas, as defumações e as essências sagradas. A. Banhos de Ervas Para
melhor entendermos as finalidades dos banhos de ervas, é necessário explicarmos
que as ervas, os vegetais de maneira geral, são condensadores das energias solares
e cósmicas. Há ervas que captam várias energias, mas especialmente determinada
energia que vem através das Linhas de Força ou correntes eletromagnéticas de
determinados astros ou planetas, sendo portanto ervas afins àquela vibração
planetária. Em nossos estudos, vemos também que cada Vibração Original comanda
ou vibra em consonância com determinado astro ou planeta. Isso se deve às
afinidades vibratórias do "Dono Espiritual", da dita Linha Espiritual
ou Vibração Original. As ervas mais afins à Vibração Original de Orixalá são
aquelas que recebem mais diretamente as influências SOLARES, absorvendo suas
energias específicas (o chamado eletromagnetismo; o prana — energia vital — e o
kundalini — despertador vibratório de níveis conscienciais). As ervas solares
são: ARRUDA ERVA-CIDREIRA ALECRIM LEVANTE MARACUJÁ GIRASSOL GUINÉ HORTELÃ
JASMIM Poderíamos também citar muitas outras, que são facilmente reconhecidas
pelo seu odor ou perfume agradável e característico. Essas ervas podem ser
usadas em banhos, os quais são: A-1. Banhos de Elevação ou Litúrgicos São
banhos utilizados por médiuns já iniciados, aqueles que são considerados
"prontos" ou prestes a sê-lo. O porquê de assim ser é em virtude
deste banho movimentar certas energias de ordem psíquica, podendo trazer sérios
distúrbios se o médium que for usá-lo não estiver nas condições acima citadas.
Este banho liga o médium com o seu interior fazendo-o elevar-se a níveis
superiores da Consciência, sendo por isso elo de ligação com os mentores do
dito médium. O preparo deste banho é o seguinte: Escolher 3, 5 ou 7 qualidades
dentre as ervas indicadas, colhendo-as verdes, na Lua nova ou crescente, na
hora planetária do Sol (vide adendo no final do capítulo), logo colocando-as em
uma vasilha de louça branca ou ágata. Após lavá-las bem, dentro ainda da hora
planetária solar, adicionar na vasilha que contém as ervas, água de mina ou de
cachoeira, ou seja, uma água pura. Após a colocação da água na vasilha,
acende-se uma luz de lamparina* sobre uma mesa (a lamparina dentro de um
pentagrama — r), em louvor à Vibração de Orixalá. Assim feito, inicia-se a
trituração das ervas, sendo a mesma com as mãos bem limpas (limpas em álcool) e
com a corrente mental ou de pensamentos mais pura possível, que se prenda às
finalidades do banho. Ao assim fazer, as vibrações serão melhor catalisadas na
água, tornando o banho um eficaz agente de elevação vibratória. Após a
trituração, coa-se, retirando o resto das folhas, estando o sumo pronto para
ser usado, se possível dentro ainda da hora favorável do Sol. Para se usar o
banho de elevação, toma-se primeiro o banho de higienização física; logo a
seguir, toma-se esse banho passando-o pela cabeça, fato primordial, sendo que,
se possível for, deve-se ficar voltado para o cardeal oeste ou leste (absorção
de forças, energias), respirando-se lenta e profundamente. Não se enxugue por
um período de 3 minutos, para que possa haver plena transfusão e precipitação
de elementos de ordem mental, astral e física. Repetir esse banho sempre que
sentir essa necessidade ou quando for para a sua sessão. Caso fique difícil ao
Filho de Fé, mesmo depois das explicações que daremos no final do capítulo a
respeito das horas planetárias, toma-se o banho de elevação dentro do horário
vibratório de Orixalá, que é das 9 às 12 horas, podendo-se tomar também no
domingo, que é o dia vibratório de Orixalá. Banho de Desimpregnação ou
Descarga. A finalidade precípua deste banho é deslocar ou eliminar as cargas
negativas que ficam agregadas no aura do corpo etérico do indivíduo. Várias são
as causas de cargas negativas em um indivíduo. Dentre outras, citamos a emissão
de cargas mentais negativas através de pessoas pessimistas ou que nutram
sentimentos de ódio, vingança, inveja, ciúmes, despeito ou estejam debaixo de
correntes de atrito, além de pessoas essencialmente nervosas, isso tudo vindo
pelas humanas criaturas. Há também o aspecto astral, ou seja, devido à atuação
negativa de Seres Espirituais desencarnados que se encontrem com seus corpos
astrais "pesados". Nesse caso, somente suas emanações
fluídico-magnéticas já chocam frontalmente o indivíduo visado, podendo até lhe
causar doenças infecto contagiosas, em virtude dessas cargas deprimirem certos
elementos sanguíneos responsáveis pela guarda do organismo, o qual de fato entra
em depressão, acarretando no indivíduo essas doenças. Há uma sobrecarga
fluídico vibratória que satura os níveis defensivos, até mesmo os de ordem
etérica, ocasionando desequilíbrio orgânico, que também pode vir pelo sistema
nervoso central ou periférico, desorganizando completamente o emocional do
indivíduo. Vamos então, após essas explicações, mostrar como se eliminam esses
efeitos deletérios, através do banho de desimpregnar ou descarga. O banho de
desimpregnação com as ervas solares é muito útil no combate a todas as mazelas,
mas muito especialmente para os males que afetam a organização astroetérica,
repercutindo no sistema nervoso, com grande comprometimento da organização
psico emotiva do Ser. Assim, o banho de descarga deve ser preparado para minimizar
ou mesmo eliminar completamente essas mazelas. Escolhem-se as ervas, que
deverão ser colhidas verdes, na Lua crescente principalmente, nunca as colhendo
na Lua cheia ou minguante, na quantidade de 1, 3, 5 ou 7 ervas, que devem ser
de preferência colhidas, lavadas e preparadas na hora favorável do SOL no
horário vibratório de Orixalá (9 às 12 horas). Após lavarmos as ervas, são elas
colocadas na vasilha de louça branca, sobre uma mesa, onde se acende uma vela
dentro de um pentagrama (r), isso tudo preparado com orações, debaixo de uma
corrente de pensamentos que se harmonize com a ocasião. Acrescenta-se na
vasilha, onde já estão contidas as ervas, água fervente. Espera-se o tempo
suficiente para que haja as transmutações vibratórias e para que a água se resfrie
até a temperatura que dê para ser usada sem lesar ou trazer queimaduras à pele.
Estando em condições de ser usado, após o banho de higienização do corpo
físico, o indivíduo volta-se para o ponto cardeal sul e toma o banho de ervas,
deixando o mesmo, junto com as ervas, passar pelo corpo todo, isto é, do
pescoço para baixo. É bom o indivíduo que for tomar o banho de descarga colocar
sob os pés pequenos pedaços de carvão, os quais devido ao elemento carbono,
fixarão as cargas que as ervas deslocarem. O mecanismo básico deste banho é o
de que a água, junto com as ervas, desloca as cargas ou formas-pensamento que
se tenham agregado ao corpo astral ou corpo etérico do indivíduo. Ao deslocar
cargas, desestruturam formas condensadas e deletérias, liberando o organismo
físico de tensões, bloqueios e doenças e também limpando o corpo astral,
fazendo com que as correntes provenientes do corpo mental fluam mais
livremente, sem bloquear a emoção e a ação do indivíduo. Com o aura limpo, o
indivíduo torna-se menos suscetível de contrair doenças incipientes ou mesmo
mais graves. É normal indivíduos com esses tipos de sobrecargas terem muitos
resinados, estados gripais e infecções mais sérias, tais como: pneumonias,
meningites, hepatites e outras tantas doenças produzidas por bactérias, fungos
e vírus.** Mas voltando ao banho de descarga: após o mesmo ser tomado, os
detritos das ervas devem ser retirados do corpo, 1 a 2 minutos depois e
colocados em algum recipiente de vidro (isolante), juntamente com o carvão,
devendo ambos ser "despachados" em água corrente, sem o vidro, é
claro. Assim fazendo, os Filhos de Fé sentirão quanto úteis são esses banhos
para a manutenção da saúde e até do mediunismo, o qual deve ser sempre cercado
de máximos cuidados para não desequilibrar o organismo do médium. Eis pois um
desses cuidados. Banho de Fixação ou Ritualístico. Este banho é de caráter
essencialmente mediúnico, visando precipitar em maior abundância fluidos
etéricos-físicos do médium, os quais facilitarão a ligação fluídico-vibratória
entre o médium e seu mentor espiritual. É também uma espécie de catalisador ou
facilitador da assimilação fluídica entre o complexo astro psíquico
médium-Entidade atuante, isto é, além dos fluidos próprios da tônica vibratória
do médium, há uma produção de fluidos da própria tônica vibratória da Entidade.
Como acontece isso? Simplesmente há uma transformação dos fluidos do médium nos
da Entidade atuante, através de complexos processos, mas que são facilitados e
ativados com ervas que vibrem na mesma sintonia do mentor atuante. Assim, os
banhos ritualísticos ou de fixação levam em sua composição ervas da Vibração
Originai do Médium e da Vibração Original da Entidade Atuante, no caso dessa
ser diferente da do médium. Se forem iguais, as ervas serão somente da Vibração
de Orixalá, sendo o banho preparado como se fosse o banho de elevação. Caso as
Vibrações Originais sejam diferentes, o banho ritualístico é assim preparado:
Ervas da Vibração Original do médium, misturadas com as da Vibração Original da
Entidade atuante, na proporção de 2:1. O banho é preparado na mesma vasilha de
louça branca. Como neste nosso caso a Vibração Original do médium é Orixalá, as
ervas, tanto as do médium como as relativas à Entidade, serão colhidas em uma
hora favorável do Sol, e na quinzena positiva ou branca, isto é, no período
compreendido entre o início da LUA nova e o final da Lua crescente. Após serem
colhidas e lavadas, as ervas são colocadas na vasilha de louça branca, onde
acrescenta-se água quente ou água de cachoeira, rio, mar, etc. Se for água
quente, coloca-se na vasilha e espera-se que esfrie, retirando-se então as
folhas, as quais podem ser depositadas em uma pequena mata ou mesmo rio. Se for
água das diversas procedências, trituram-se as ervas e, antes de banhar-se,
retiram-se os restos, coando o sumo. Os restos das ervas podem ser encaminhados
a um rio ou pequena mata. Não nos esqueçamos que na preparação do banho, sobre
a mesa, deve ficar acesa uma vela branca dentro de um hexagrama, o qual é
fixador fluídico magnético de várias energias que o banho de fixação veicula
(hexagrama — e). Vale a pena lembrar que o banho deve ser tomado com o
indivíduo voltando-se de costas para o cardeal oeste ou leste. Voltamos a
insistir que as ervas não devem passar pelo corpo, bem como o banho somente
deve ser efetuado do pescoço para baixo, nunca passando-se o mesmo pela cabeça.
Bem, Filho de Fé, este banho, o de fixação ou também revitalização, é
importantíssimo para você que está numa corrente de desenvolvimento mediúnico,
ou mesmo que você já seja "desenvolvido". È sempre bom obter meios
para manter ativo e em bom estado seu mediunismo. Defumações As defumações, ou
a queima ritualística de certas ervas, obedecem a uma série de critérios que
deverão ser levados em conta pelo indivíduo que quiser beneficiar alguém ou a
si mesmo. Em primeiro lugar, as ervas que serão queimadas devem ter sido
colhidas na Lua nova ou crescente, numa hora favorável do Sol e ter sido
deixadas para secar à sombra, ficando claro que só se queimam ervas secas.
Devem ser queimadas no braseiro de barro e somente nele, não se podendo usar o
de metal, que além de não "casar" vibratoriamente com as ervas, emite
certas cargas que inibem ou anulam o efeito das defumações. As defumações podem
ser feitas em qualquer Lua ou horário, desde que a colheita tenha obedecido os
critérios citados. Para eliminar cargas morbosas e pesadas com o elemento
ígneo-aéreo das defumações, deve o interessado voltar-se para o cardeal Sul e
tomar a defumação de frente e pelas costas, mentalizando tanto quanto possível
a cor vermelha se quiser afastar um mal físico, a cor amarela se quiser afastar
um mal de ordem astral ou a cor azul se quiser afastar um mal de ordem mental.
As ervas a serem usadas na quantidade de 1,3,5 ou 7 devem, neste caso, ser
misturadas com casca seca de limão. Esta defumação serve também para
descarregar uma "gira de terreiro", o ambiente doméstico ou qualquer
local onde se queira desimpregnar, principalmente, formas-pensamento ou
egregoras inferiores. No caso do indivíduo querer revitalizar-se, deverá o
mesmo queimar essas ervas numa hora favorável do sol, no horário diurno de
preferência, voltando-se para o ponto cardeal oeste ou leste, recebendo a
fumaça pela frente e pelas costas. Quando citamos "receber a fumaça",
não queremos dizer que precisamos enfumaçar profusamente o ambiente. Ao
contrário, o que vale não é a quantidade, mas sim a qualidade. Pode ser também
usada para revitalizar o organismo físico, astral e mental nas luzes vermelha,
amarela e azul respectivamente e, é claro, debaixo de orações e correntes de
pensamentos condizentes com o ato. Antes de encerrarmos, não poderíamos deixar
de citar os portentosos efeitos de determinadas ervas solares, principalmente
no esgotamento nervoso ou debilidade emocional causados por choques
espiríticos. Referimo-nos ao girassol e ao maracujá, duas portentosas ervas
solares diretamente ligadas ao corpo mental e seus fluxos contínuos e
alternados de correntes elétricas, gerando campos eletromagnéticos que se
propagam para o corpo astral e daí para o sistema neurendócrino do organismo
físico. Essas ervas devem ser queimadas sozinhas ou em combinação, na hora
favorável do Sol, sete dias seguidos, que sem dúvida trarão os benefícios por
nós expostos. Outro conjunto que citamos também é poderoso para retirar certas
correntes de bloqueio de caráter físico, principalmente relacionadas com o uso
indiscriminado e abusivo da energia vibratória sexual, a qual faz com que as
pessoas encontrem dificuldades várias no campo afetivo, psíquico e até
espiritual. Assim é que aconselhamos a queima de: Para homens — erva-doce +
cravo Para mulheres — erva-doce + canela. A tríade erva-doce, canela e cravo,
em conjunto, é muito boa para desimpregnar pensamentos pesados, sexualizados ou
animalizados, sendo muito recomendado para o terreiro, onde acorrem várias
pessoas, sendo que muitas delas com uma forte sobrecarga por uso indevido de
energias sexuais negativas, as quais atraem toda sorte de Entidades viciadas e
grosseiras, como também uma série de Elementares, isto é, "Espíritos"
que não encarnaram ainda uma só vez e que estagiam nos sítios vibratórios da
Natureza mas que não completaram seu ciclo, sendo presas muito fáceis dos Magos
Negros, os quais os manipulam com destreza e frieza, sempre em detrimento de
alguém. Esses Espíritos, os Elementares, são sedentos por sangue, esperma e
toda sorte de pensamentos sexualizados ou de baixa condição, que vêm pelas
humanas criaturas. Esses Elementares se fixam no aura da pessoa e vampirizam-na
até suas últimas energias, sendo esse um processo muito sério. Assim,
levantaremos muito sutilmente o véu que cobre esse mistério quando tratarmos da
Magia Etérico-Física. Então, essas 3 ervas (erva-doce, canela e cravo) devem
ser misturadas com casca de limão e casca de alho, defumando o
"Congá" ou o ambiente caseiro, dos fundos para a frente, deixando na
porta uma cumbuca de barro com 7 cruzes feitas na pemba branca (4 por fora e 3
por dentro) e 7 dentes de alho dentro. Repetir a operação 3 dias, nos 3 primeiros
dias de Lua cheia ou especialmente na Lua minguante, à noite, próximo da
meia-noite, já que essa é uma Lua neutralizadora, dissipadora, vampirizante, a
qual sugará essas correntes e afastará definitivamente esses intrusos, que de
há muito e não sem razão são empiricamente chamados de súcubos e íncubos. É,
Filho de Fé, Umbanda não é simplesmente superstição como querem alguns. È
Ciência, ou melhor, aplicação das Ciências na sua mais pura expressão. O tempo
se encarregará de mostrar a todos essas verdades. Até lá, aguardemos
trabalhando. As essências que, quando queimadas, atuam no complexo
mento-mediúnico são: Essências Sagradas Essências são perfumes ou voláteis
odoríficos que harmonizam as vibrações do indivíduo. Sabe-se que nada no
Universo está parado e quando não se está parado se está em movimento, tendo
oscilação, frequência, ou seja, "ondas". Toda onda se propaga, e
propagando-se entra em sintonia com outras ondas. Assim, pois, temos o
princípio de sintonia e afinidades vibratórias. Se todo o Universo, o qual
chamamos de Macrocosmo, vibra, o homem também vibra, e deve vibrar em harmonia
com o Macrocosmo, isto é, o Microcosmo, o homem, deve vibrar em sintonia
vibratória com o Macrocosmo. É claro que vários fatores influem nessa sintonia,
mas aqui no mundo das formas os perfumes, tais como as essências queimadas,
harmonizam e estabilizam as vibrações do indivíduo encarnado, predispondo-o a
sintonia cada vez mais elevada, principalmente pela renovação do corpo mental,
que começa a gerar nova classe de pensamentos, isto é, mais claros,
raciocinados e mais puros, fazendo com que o Ser Espiritual se harmonize com os
planos elevados afins no campo astral. Os perfumes ou essências sagradas têm
essa virtude, a de harmonizar o indivíduo consigo mesmo, com seu grupo vibratório
afim ou mesmo predispô-lo a níveis conscienciais mais elevados. Esses banhos
deverão ser usados em qualquer fase da Lua e em qualquer horário e devem
obrigatoriamente passar pela cabeça. As essências que mais se harmonizam com a
Vibração de Orixalá são: sândalo, flor de laranjeira e heliotrópio. Faz-se o
banho colocando-se 3 gotas de uma dessas 3 essências em 1 litro de água, em
vasilhame escuro, para que não haja precipitação fluídica, o que aconteceria em
recipiente claro, através da passagem total de luz. Após o banho de
higienização, toma-se o banho de essência ou purificação mentalizando a cor
amarelo-ouro e respirando muito suavemente. Espera-se 3 minutos e enxuga-se
normalmente. Pode-se também estar, sempre que possível, de posse de um lenço embebido
na essência da Vibratória, algo que trará somente bem-estar e harmonia
interior, como também aumentará as correntes do magnetismo pessoal. Ao
terminarmos nosso estudos sobre a Magia Vegeto astromagnética, queremos
especial atenção do Filho de Fé para o uso de banhos de ervas, defumações e
essências, pois há de se entender que tudo em nossa Corrente é criteriosamente
escolhido, não se podendo vacilar nessa escolha, pois poderemos incorrer em
graves erros que causarão danos inestimáveis para a organização astro física do
indivíduo. Assim, caro Filho de Fé e leitor amigo, analise criteriosamente
quando lhe mandarem tomar este ou aquele banho, esta ou aquela defumação, pois
os mesmos podem não ser tão inofensivos assim, entendeu? 9. LEI DE PEMBA —
IDENTIFICAÇÃO Já dissemos que as Entidades atuantes na Corrente Astral de
Umbanda, nas 7 Vibrações Originais, dividem-se em 3 planos. O primeiro plano é
o dos Orishas, o segundo plano é o dos Guias e o terceiro é o dos Protetores.
Dentro da Lei de Pemba, a qual explicaremos pormenorizadamente em seus
fundamentos em capítulos futuros, as Entidades podem se identificar num desses
3 planos. Ater-nos-emos agora aos sinais gráficos relativos à Vibração de
Orixalá. a) A Banda ou Vibração-Forma é a de Caboclos, sendo que o que a
identifica é o que chamamos de flecha, a qual é curva (Caboclos).
Esquematicamente, dividimos um PONTO em 5 setores. O setor A — Refere-se ao
sinal que identifica a Entidade Espiritual, o plano e o grau da mesma. (Raiz) O
setor B — As Ordens e Direitos que essa Entidade traz. O setor C — As
atividades que ela ordena ou é ordenada, comanda ou é comandada. O setor D — Os
elementos fixadores ou dissipadores. O setor E — O movimento executado — o tipo
de trabalho (este sinal é afeto somente aos Orishas e Guias). Aqui temos um
ponto riscado completo. Somente não o identificaremos por fugir das finalidades
deste livro, mesmo porque esses ensinamentos são dados através da Iniciação,
para quem de fato trouxe a outorga de ser veículo de Caboclo, Preto-Velho e
Criança, e que tenha alcançado a maturidade suficiente para que lhe
transmitamos ou revelemos alguns sinais dentro da sagrada Lei de Pemba ou
Grafia Celeste. Ainda dentro da Lei de Pemba, temos que registrar que demos a
grafia de 1º grau, pois existe a de 2º grau e a de 3º grau. EXU GUARDIÃO DA
VIBRATÓRIA DE ORIXALÁ Como vimos, temos 7 Orishas Menores, os quais têm seus
Guardiães, ou seja, seus Emissários da Luz para as Sombras. No penúltimo
capítulo deste livro, escreveremos sobre o Senhor dos Entrecruzamentos
Vibratórios — EXU GUARDIÃO ou CABEÇA DE LEGIÃO. Essas Entidades, os Exus
Guardiães, são serventias e elementos de ligação com os Orishas. Assim temos:
Demos somente os Exus Guardiães que são serventias dos Orishas, sendo
praticamente impossível citar o nome de todos os Exus Guardiães dos Guias e
Protetores. VIBRAÇÃO ORIGINAL DE YORIMÁ 1. CONCEITO O termo YORIMÁ foi um dos
raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. O que aconteceu é
que esse termo foi completamente esquecido e postergado. Mesmo os vários povos
que foram conhecedores da Proto-Síntese Relígio Científica, dentre eles os
africanos, não guardaram o termo YORIMÁ, o qual representa uma POTESTADE
CÓSMICA ou Orisha Ancestral. Esse termo sagrado foi realmente revelado, ou
relembrado, através do Movimento Umbandista em sua mais alta pureza e
expressão. Traduzindo esse vocábulo segundo a Coroa da Palavra, através do
alfabeto Adâmico, teríamos: YORIMÁ: POTÊNCIA DO VERBO ILUMINADO POTÊNCIA DA LEI
SAGRADA ORDEM ILUMINADA DA LEI Traduzindo silabicamente, teremos: YO→POTÊNCIA;
ORDEM; PRINCÍPIO RI→REINAR; ILUMINADO MA→LEI; REGRA YORIMA portanto traduz:
Princípio ou Potência Real da Lei. ATIVIDADE ESPIRITUAL KÁRMICA YORIMÁ é o
Orisha Primaz do elemental terra, cuja corrente cósmica vem pelo cardeal norte.
Manipula os éteres, e, dentre eles, o Éter Químico e Refletor. A Vibração de
Yorimá é composta por diversas Entidades que alcançaram a maturidade
espiritual, através de experiências mil, sendo pois SENHORES DAS EXPERIÊNCIAS.
Cristalizaram essa experiência em forma de evolução, orientando muito
principalmente Seres Espirituais ainda inexperientes e vulneráveis aos entre
choques individuais e coletivos que atendem suas próprias necessidades kármicas
individuais ou coletivas. Essas Entidades, seus Orishas e Guias, contribuíram
muito decisivamente na formação física de nosso planeta, em seus mínimos
detalhes, sendo portanto Senhores de Nossa Casa Planetária. Ajudaram na
antropogênese, muito contribuindo com seus conceitos adquiridos no velho — e não
menos majestoso em evolução — Planeta Saturno. Atualmente, sua função se prende
em orientar os Filhos de Fé no caminho da Fé e da evolução, alcançadas através
da humildade e sabedoria. Mostram que o peso das experiências torna leve a
consciência, direcionando-a a níveis superiores, aos planos mais altos da vida.
Disso tratam suas mensagens quando mediunizam os Filhos de Fé, tudo feito de
forma oportuna, transparente e que não traumatizem os Filhos de Fé. Adaptam
seus ensinamentos aos mais diversos níveis de entendimento das humanas
criaturas, sempre de forma paciente e tolerante. São exemplos de humildade,
paciência e tolerância, pois alcançaram patamares espirituais de elevadíssimo
escol mas dirigem-se aos simples, humildes e desgarrados, fazendo-o com amor só
alcançado por quem já renunciou ao ilusório e a si mesmo. Em se tratando da
Magia Etérico-Física, atuam neutralizando as baixas correntes ou cargas pesadas
oriundas da baixa magia ou Magia Negra. São mestres nesse mister e, por sua
experiência profunda, não raras vezes, se misturam com as falanges negras
visando combatê-las, sabotando assim as ações deletérias dos Gênios das Trevas.
Ajustam e ideoplasmatizam seus corpos astrais para se infiltrarem no submundo
astral, visando minar o poder ou mesmo esclarecer, de maneira muito inteligente
e sutil, as Almas aflitas que se encontram presas nas garras de verdadeiros
marginais daquele plano. São mestres na Magia, desfazendo os efeitos
etéreo-físicos dos popularmente chamados "trabalhos de Magia Negra" e
por isso são chamados de MANDINGUEIROS DE LUZ. Não podemos confundi-los, é
claro, com "feiticeiros", como muitos os chamam. Esperamos ter
deixado clara a distinção. Enquanto os Prepostos de Yorimá ativamente desfazem
os bozós (feitiços, correntes de bruxaria, vodus, etc.) os ditos quimbandeiros,
com suas hordas, são os que fazem esses trabalhos inferiores e grosseiros que
visam contundir este ou aquele indivíduo. Nesse trabalho incessante de atuação
direta tanto na Luz quanto na Sombra, incrementando a evolução, é que atuam os
Orishas e Guias, orientando os Protetores e seus sub planos na execução direta
dessa difícil tarefa, qual seja de preservar a integridade mágico-vibratória do
planeta e de seus habitantes. Essa é a função mais direta dos ditos PAIS-VELHOS
ou PRETOS-VELHOS na Corrente Astral de Umbanda da atualidade. GRAFIA SAGRADA OU
LEI DE PEMBA Dentro do grafismo ou escrita sagrada, o alfabeto que traduz os
equivalentes vibratórios de ordem astral (clichês astrais que quando ativados
produzem ações várias) é o dito Adâmico. O termo sagrado YORIMÁ, que assim se
expressa nesse alfabeto original, tem equivalências vibratórias na Magia Astro
etérico Física. Além dos sinais sagrados, daremos também seus valores numéricos
que além da quantidade expressam qualidades, através da unidade letra-som.
Livro A Proto Síntese Cósmica. Abraço. Davi.
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