Islamismo. II. OS PILARES DA FÉ
ISLÂMICA. CRENTE FIEL Crente fiel é quem possui crenças autênticas e
válidas, pratica boas ações e abstêm-se dos pecados e se por acaso cometer
algum pecado, imediatamente arrepende-se sinceramente, pedindo o
perdão. Pois as boas ações têm uma forte ligação com o Iman (Fé) e são
vitais para o seu desenvolvimento e perfeição. Elas são provas da existência de
Iman e não tem lógica a pessoa dizer que tem Iman em Deus, entretanto não adora
a Deus nem pratica boas ações que confirmam a sua fé em Deus. Na verdade
esse que reconhece a existência e a unicidade de Deus o recusa se submeter às
ordens de Deus não é considerado crente como foi o caso de Ibliss (Shaitan)
(Lúcifer; Satã) que reconhecia a existência de um Único Deus, a acreditava
inclusive no dia do julgamento e na vida após a morte, contudo quando
recusou-se a prestar reverência perante Adam Alaihi Salam (Adão, que a Paz
esteja sobre ele), segundo as ordens de Deus, foi declarado Káfir e condenado
eternamente. Não lhe servindo de nada a sua simples crença em Deus e no dia do Juízo Final.
Portanto o Imam deve ser acompanhado com boas ações e é por isso mesmo que os
versículos do Alcorão Sagrado, relacionados ao Imam falam-nos simultaneamente
da prática das boas ações. O que crê, pratica boas ações e abstêm-se dos
pecados, é crente fiel esse entrará no Jannat (Paraíso) onde permanecerá
eternamente. Eis aqui alguns dos pecados grandes entre outros que devem ser
evitados a todo o custo. Assassinar, cometer adultério, acusar falsamente
alguém, consumir a riqueza dos órfãos; consumir, trocar, fazer publicidade e
vender intoxicantes, mesmo a não muçulmanos, comer, comprar ou vender carne de
porco mesmo ao não muçulmano; praticar ou proporcionar jogos de azar, negócios
de juros, reduzir a medida e o peso, feitiçaria, curandeirismo, bruxaria,
desobedecer aos pais, dar testemunho falso ou esconder o testemunho, roubar,
trair a confiança, não cumprir promessa, subornar, cortar relações familiares,
criar intrigas, exibir a nudez. No Islam quem comete um pecado deve pedir
o Taubah (perdão) sincero a Deus. A aceitação do Taubah depende de três
condições: 1. Reconhecer o pecado cometido; 2. Ficar com remorsos por
ter cometido o pecado; 3. Ter firme intenção de não repetir o mesmo
pecado. Se alguém se arrepender sinceramente, os seus pecados serão
perdoados por Deus, porque Ele é indulgente, conforme o versículo do Alcorão
Sagrado: ‘’A absolvição de Deus recai tão-somente sobre aqueles que
cometem um mal, por ignorância, e logo se arrependem. A esses, Deus absolve,
porque é Sapiente, Prudentíssimo.’’ (Alcorão Sagrado 4:17). Isto é nos pecados
que não envolvem direitos de outras pessoas, pois se estiver em causa o direito
do alguém então é necessário antes lhe pedir perdão se lhe tiver arrancado algo
devolver-lhe, e só depois é que Deus vai perdoar. Deus aceita o
arrependimento dos seus servos a qualquer momento exceto quando o servo estiver
na agonia, quando o anjo dá morte já tiver chegado para lhe tirar a
alma. Consta no Hadith do Profeta Muhammad (SWAS), que quando a pessoa
comete um pecado forma-se uma mancha negra no seu coração. Se fizer
arrepender-se a mancha desaparece. Mas se continuar a pecar sem pedir o perdão
de Deus, as manchas vão acumulando-se. Eventualmente todo o coração fica coberto
de manchas negras, altura em que nenhum bom conselho tem efeito nessa pessoa.
(Mussnad Ahmad e At-Tirmizi).
CRENTE
INFIEL. O crente infiel é o que comete grandes e pequenos pecados e morre
sem pedir perdão, a tais crentes, Deus poderá perdoar se quiser ou dar o seu
justo castigo, mas finalmente entrarão no paraíso. É tal como a criança que se
põe a brincar na sujeira contra as ordens dos pais, à tarde quando chega a
casa, antes de tudo é levada para um banho para ser purificada, e só depois lhe
é permitida entrar no quarto ou na sala. O NIFÁQ (Hipocrisia). Nifáq é sinônimo de hipocrisia e
quem possui esta qualidade chama-se munáfiq. Munáfiq nos termos de Chari’ah é
aquele que declara a fé verbalmente, mas no íntimo oculta a descrença, isto é,
contradição do exterior com o íntimo; declara uma coisa enquanto nó íntimo tem
outra. Hipocrisia
Na Crença. Os munáfiqun vivem com os muçulmanos fingindo serem também
muçulmanos, porém distinguem-se logo no momento da verdade e de sacrifício. O
Alcorão Sagrado diz que são munáfiqun (hipócritas na prática) todos aqueles que
fazem pouco caso das leis da Chari’ah, fomentam o mal e a imoralidade na
sociedade, bloqueiam e dificultam as ações de bem, mentem e, quando praticam
boas ações (oração, caridade etc.) é só para se mostrarem. Juntam-se aos
muçulmanos por causa de algum interesse material e, no entanto fica sempre a
incomodar como os Káfirs. O Profeta Muhammad (SWAS), disse: ‘’As
piores pessoas são as que têm duas faces, vêm ter a uns com uma face e a outros
com outra. (Relatado por Al-Bukhári e Muslim). Esses serão também
ressuscitados com duas faces. O Profeta Muhammad (SWAS), deu-nos inclusive mais
alguns sinais da hipocrisia (na prática); que são: quando fala mente, quando
promete não cumpre, quando alguém lhe confia algo para guardar, trai-o. (não
devolve ao dono na íntegra ou parcialmente), e quando discute insulta. Em
todas as eras existiram munafiqs, eram muitos os munafiqs que, em Madina ou
Medina, entraram aparentemente no Islam e ocultavam no íntimo o ódio e a descrença;
o seu líder era o Abdallah Bin Ubai bin Salul. O Profeta Muhammad (SWAS),
foi informado por Deus sobre alguns hipócritas em Madina ou Medina. O
Alcorão Sagrado condena fortemente a hipocrisia e os hipócritas,
conferindo-lhes um estatuto desprezível. Há muitos ayats (versículos) sobre os
munafiqs, havendo um surata (capítulo) completo como nome de Al-Munafiqun,
falando sobre os hipócritas e suas qualidades: ‘’Os hipócritas ocuparão o
ínfimo piso do inferno e jamais lhes encontrarás socorredor algum. Salvo
aqueles que se arrependerem, se emendarem, se apegarem a Deus e consagrarem a
sua religião a Ele; estes contar-se-ão, assim, entre os fiéis, e Deus lhes
concederá uma magnífica recompensa.’’ (Alcorão Sagrado 4:145 e 146). Assim
perante Deus só há três tipos de pessoas: 1. Crente (Mumin). 2.
Descrente (Kafir). 3. Hipócrita (Munáfiq). Al Bidah (INOVAÇÃO NA RELIGIÃO DE DEUS). Bidah quer
dizer inovação na Chari’ah, portanto, inovar é adicionar no Din (religião)
práticas não referidas no Alcorão ou no Hadith; atos que não foram praticados
pelo Profeta Muhammad (SWAS), nem pelos Sahabas (companheiros do
Profeta). A Bidah é rigorosamente repudiada a ponto do Profeta Muhammad
(SWAS), dizer: ‘’Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição
dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui). E disse:
‘’Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais
obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora
do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja). E diz: ‘’Deus fechou a porta do
Taubah para todo o praticante de Bidah.’’ (Relatado por Al-Tabarani). (Pois
esse, nunca se sente culpado). Depois do shirk e Kufr, o bidah é o maior
pecado no Islam, Se o bidah fosse permitido, alteraria e desfiguraria o Din de
tal modo que nem se reconheceria o verdadeiro Din deixado pelo Profeta Muhammad
(SWAS), e implicaria certamente um consentimento de que o Profeta Muhammad
(SWAS),) não cumpriu a sua missão ou que há certos atos bons que ele não
conhecia e nós é que os descobrimos. O Profeta Muhammad (SWAS),
disse: ‘’Quem introduzir algo novo neste Din, será rejeitado.’’ (Relatado
por Al-Bukhári e Al-Muslim). E disse: ‘’Todo o ato de bidah é desvio
(erro) e todo o ato de desvio estará no fogo.’’ (Relatado por Abu Daud e At-Tirmizi).
O Profeta Muhammad (SWAS),) disse: ‘’Eu deixo convosco duas coisas, se
vocês assegurarem-nas bem, nunca vos extraviareis; O Livro de Deus (Alcorão) e
a minha Sunnah.’’ E Deus também diz no Alcorão Sagrado: ’Hoje,
completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto
o Islam por religião.’’ (Alcorão Sagrado 5:3). À luz deste ayat e hadith,
ninguém tem o direito de introduzir seja o que for no Din, considerando-o sua
parte integrante. Pois, o Din que nos deixou o Profeta Muhammad (SWAS), está
completo e não precisa de adições nem de remendos. CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE MALÁIKA
(ANJOS). As criaturas de Deus não estão limitadas, a nós e ao mundo
visível, há muitas outras criaturas invisíveis que não podem ser descobertas
através de testes científicos ou experiências, como é o de anjos, e gênios, e
não há nada do que estranhar nisso. A alma, por exemplo, é invisível, no
entanto sentimos a sua existência, pois, quando ela está no corpo somos vivos e
quando se separa a vida neste mundo acaba; e ninguém recusa a este
fato. Faz parte importante do Imam, acreditar na existência dos Anjos, uma
das criaturas celestiais invisíveis. Todos os livros divinos e os Profetas
informaram os seus seguidores da existência dos ANJOS. Estes são seres de natureza
diferente a dos humanos. Enquanto ser Humano foi criado de barro, eles
foram criados a partir da Nur (Luz) razão pela qual, os seres humanos exceto os
Profetas não podem vê-los na sua natureza ou forma original. Porém, podem ser
vistos se tomarem uma forma física; por isso, o nosso conhecimento quanto a sua
natureza, atributos e qualidades é totalmente baseado naquilo que Deus e o seu
Mensageiro disseram. Eles foram criados antes do ser humano, não têm
inclinação para nenhuma maldade, desejo carnal, como: comer, beber, dormir,
necessidades fisiológicas, etc (...). Estão constantemente engajados no
cumprimento e execução das ordens de Deus, nunca o desobedecem; atuam
absolutamente de acordo com as ordens de Deus, sem nada alterar, aumentar ou diminuir.
Porém o ser humano tem duas faculdades; as de livremente poder praticar o bem e
o mal. Assim como diz o Alcorão Sagrado: ‘’Pela terra e por Quem a
dilatou, Pela alma e por Quem à aperfeiçoou, e lhe imprimiu o discernimento
entre o que é certo e o que é errado, que será venturoso quem a purificar (a
alma), e desventurado quem a corromper.’’ (Alcorão Sagrado 91: 6 ao 10).
Os ANJOS com a permissão de Deus podem tomar qualquer forma, por exemplo,
vieram na forma humana perante Maria quando ela deu à luz Issa Alaihi Salam
(Jesus, que a Paz esteja sobre ele), e vieram também perante o Profeta Ibrahim
Alaihi Salam (Abraão, que a Paz esteja sobre ele), de passagem, quando estavam
a caminho de Sodoma e Gomorra para destruir o povo de Lut Alaihi Salam, (Lot,
que a Paz esteja sobre ele). Muitas vezes o anjo Gabriel aparecia perante o
Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) na forma
humana. Eles não são masculinos nem femininos, são inumeráveis. Só Deus conhece
a sua quantidade. ‘’Ninguém conhece os exércitos do teu Senhor senão
Ele.’’ (Alcorão Sagrado 74:31). Uns têm duas asas, outros três e outros ainda
quatro pares de asas; como consta no Alcorão Sagrado: “Louvado seja Deus,
Criador dos céus e da terra, Que fez dos ANJOS mensageiros, dotados de dois,
três ou quatro pares de asas; aumenta a criação conforme Lhe apraz, porque Deus
é Onipotente.’’ (Alcorão Sagrado 35:1). E por serem extremamente fortes são
capazes de executar ações que exigem muita força e capacidade, os ANJOS tem
várias missões, alguns estão permanentemente na adoração, uns prostrados outros
glorificando e louvando a Deus. Eles desempenham um papel importante na
origem de certos acontecimentos que aparentemente, parecem-nos fenômenos
puramente naturais, como o vento, a chuva e a morte, conforme consta no Alcorão
Sagrado: ‘’Arranjadores (para a execução) das ordens (do seu Senhor)!’’
(Alcorão Sagrado 79:5). Entre os Anjos há quatro que se distinguem dos
demais, pelo elevado grau que ocupam: 1º Jibrail (Alaihi Salam) Anjo
Gabriel, que trazia as leis de Deus (revelação Divina) aos seus Profetas, foi
também enviado para aniquilar e castigar os desobedientes e inimigos de Deus, o
título que lhe foi dado é o de Ruh Al Quddus (O Espírito Santificado). 2º
Mikail (Alaihi Salam) o ANJO Miguel, foi incumbido para controlar as chuvas,
prover comida e subsistência às criaturas de deus, sob suas ordens estão vários
ANJOS, uns no controle das nuvens, dos ventos, outros dos rios, lagos, canais,
e todos eles atuam segundo as ordens de Deus. 3º Israfil (Alaihi Salam)
Anjo Rafael, cuja missão será a de fazer soar a trombeta que causará a
destruição do Universo e assinalará o evento do Juízo Final, e depois será
incumbido de soar pela segunda vez a trombeta, quando todas as criaturas se
levantaram de suas tumbas para o ajuste de contas perante Deus, por aquilo que
fizeram de bem ou de mal aqui neste mundo. 4º Izrail (Alaihi Salam) o ANJO
Rafael, também conhecido por Malakul Mauti, o anjo da morte, o seu trabalho é
tirar a vida das criaturas há um tempo infalível, fixo e determinado por Deus.
Rafael também tem muitos anjos a trabalharem sob sua supervisão, uns que tiram
a alma dos bons e outros que tiram alma dos maus. Há um grupo de anjos
Chamados Kiráman Kátibin, daí dois ANJOS acompanham constantemente, dia e
noite, todo o indivíduo, cabendo a um registrar as suas boas ações e a outro as
más, não lhes escapando absolutamente nada. ‘’Eis que dois (ANJOS DA
GUARDA) são apontados para anotarem (suas obras), um sentado à sua direita e
outro à esquerda. Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele seja
presente uma sentinela pronta (para anotar).’’ (Alcorão Sagrado 50:17 e 18). Há
ainda outros que pela ordem de Deus acompanham constantemente a pessoa para lhe
protegerem das calamidades, eles cuidam das crianças dos fracos, dos velhos e
outros, a quem Deus deseja proteger, assim como diz o Alcorão
Sagrado. ‘’Cada (de tais pessoas) tem (ANJOS) protetores. Escoltam-no em
turnos sucessivos, por ordem de Deus. Ele jamais mudará as condições que
concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo. E quando
Deus quer castigar um povo, ninguém pode impedi-Lo e não tem, em vez d’Ele,
protetor algum.’’ (Alcorão Sagrado 13:11). Só separam-se de nós quando
despirmo-nos para fazer as necessidades naturais; e há também anjos para orarem
pelos crentes, como diz o Alcorão Sagrado: “Os (ANJOS) que carregam o
Trono de Deus, e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor;
creem n’Ele e imploram-Lhe o perdão para os fiéis, (dizendo): Ó Senhor nosso,
Tu, Que envolves tudo com a tua misericórdia e a Tua ciência, perdoa os
arrependidos que seguem Tua senda, e preserva-os do suplício da fogueira!’’
(Alcorão Sagrado 40:7). Entre os anjos há os chamados Munkar e Nakir cuja
missão é junto aos mortos, a quem individualmente fazem as três seguintes
perguntas: 1. Quem é o teu Senhor? 2. Qual a tua religião? 3.
Quem é o Profeta enviado para vós? (Alusão ao Profeta Muhammad (saws). O
trabalho de outros tantos é apenas o de percorrer a terra para participarem em
locais tais como: 1º- Onde se está a fazer a recordação de Deus e a ser
recitado o Alcorão Sagrado; 2º- Onde se está a falar, e a ensinar o Din.
Também, desempenham um importante papel de ajuda aos crentes, lutando ao seu
lado nas guerras. ‘’Tivestes um exemplo nos dois grupos que se
enfrentaram: um combatia pela causa de Deus e outro, incrédulo, via com os seus
próprios olhos o (grupo) fiel, duas vezes mais numeroso do que na realidade o
era; Deus reforça, com Seu socorro, quem Lhe apraz. Nisso há uma lição para os
que têm olhos para ver.’’ (Alcorão Sagrado 3:13). Os ANJOS ocupados com
missões aqui na terra trabalham num sistema de turnos, revezando-se na hora do
Al-Assr e na de Al Fajr para a apresentação dos registros efetuados durante os
respectivos períodos de trabalho. Além terra os ANJOS também se distribuem
em várias outras tarefas, encontrando-se uns ao serviço no Paraíso, outros no
Inferno, e outros ainda a sustentar o trono de Deus, conforme consta no Alcorão
Sagrado e no Hadith do Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam
sobre ele). Por terem sido criados a base da Luz, os Anjos são criaturas
puras, sem pecados e extremamente velozes na sua locomoção, não obstante a sua
constituição, as suas capacidades, as suas características específicas e o seu
grande envolvimento nos fenômenos da natureza, a terra e fora dela, em tanto
que espécie, o ANJO é inferior ao ser humano, o que esta simbolizado no fato
de, após a criação Adam Alaihi Salam, (Adão que a Paz esteja sobre ele), os
Anjos terem sido ordenados a prestarem reverência perante ele, como sinal de
saudação e respeito, conforme relata o Alcorão Sagrado. CRENÇA NOS LIVROS DIVINOS. Deus enviou
Profetas para nos guiarem e com eles enviou vários livros com ensinamentos para
servirem de guia para a humanidade, para que desta maneira possa obter êxito e
total harmonia aqui na terra, assim como no outro mundo, e como adorar a Deus
corretamente. Portanto a consequência lógica de se acreditar nos profetas
é a crença nos Livros a eles revelados, isto porque na essência, a mensagem é a
mesma, a de submissão a Deus. Crer em todos eles é uma obrigação que foi
ordenada por Deus aos muçulmanos no Alcorão Sagrado e também nos hadith do
Profeta Muhammad (saws) do contrário a pessoa não pode ser um muçulmano, porque
todas as religiões reveladas, na essência e na fundação básica são as mesmas; a
religião da submissão a Deus. De entre os Livros Divinos revelados além
do ALCORÃO SAGRADO, outros quatros foram mencionados pelo seu nome: 1º OS
PERGAMINHOS ou BROCHURAS do Profeta Abraão Alaihi Salam ‘’Suhufi Ibrahim’’, que
já não existem mais; ‘’Em verdade, isto se acha nos Livros primitivos, nos
Livros de Abraão e de Moisés.’’ (Alcorão Sagrado 87:18-19). 2º A TORAH
(Taurat) ANTIGO TESTAMENTO revelado ao profeta Mussa (Moisés) para guiar os
Israelitas e a respeito do qual Deus diz: ‘’Revelamos a Tora, que encerra
Orientação e Luz’’ (Alcorão Sagrado 5:44). 3º O ZABUR (SALMOS) revelado ao
Profeta Daud (David) também para os filhos de Israel e a respeito do qual Deus
diz: ‘’(...) e concedemos os Salmos a Davi.’’ (Alcorão Sagrado
4:163). 4º O INJIL (EVANGELHO) revelado ao Profeta ISSA (JESUS) também
para servir de orientação para os filhos da casa de Israel; ‘’E depois
deles (profetas), enviamos Jesus, filho de Maria, corroborando a TORAH que o
precedeu; e lhe concedemos o EVANGELHO.’’ (Alcorão Sagrado 5:46). 5. O
último foi o AL QUR’AN (O CORÃO) conhecido na língua portuguesa por ALCORÃO,
revelado ao último Mensageiro de Deus; Muhammad (saws) e é a última mensagem de
Deus para toda a humanidade. ‘’Em verdade, temos-te revelado o Livro, para
(instruíres) os humanos.’’ (ALCORÃO SAGRADO 39:41). ‘’Certamente, não é
mais do que uma mensagem, para o universo. Para quem de vós se quiser
encaminhar.’’ (Alcorão Sagrado 81:27 e 28). O Alcorão Sagrado fala-nos dos
Livros Divinos anteriormente revelados e testemunha que era uma verdadeira
fonte e guia para as pessoas, porém, informa-nos também que com o passar do
tempo já foram adulterados e misturados com as palavras de autoria humana,
perdendo assim a sua autenticidade. Por isso já não se pode dizer que seja
autênticos e, por conseguinte; não se deve acreditar que estejam na sua forma
original em que foram revelados, fatos que historicamente também estão
provados. O Profeta Muhammad (saws) disse para não confirmar e nem
rejeitar o conteúdo atual destes livros, pois neles há coisas que ainda
condizem com o Alcorão Sagrado, e o Alcorão é o critério. O Alcorão
Sagrado está dividido em 30 partes e em 114 suratas, dentre estes, 92 foram revelados
antes da Hégira, e são chamados de Makkiyah, por terem sido revelados ao
Profeta na cidade de Makkah, e 22 revelados depois da Hégira e são chamados de
Madiniyah, pois foram revelados ao profeta na cidade de Madina. A primeira
revelação do Alcorão Sagrado ao Profeta foi feita no mês de Ramadan na noite de
Al Qadr (Lailatul Qadr), e duraram 23 anos lunares, o Profeta Muhammad (saws)
nasceu em Makkah, na Arábia no ano 570, e desde de sua juventude gostava de
adorar e recordar-se de Deus, para isso costumava deslocar-se já preparado com
provisões até a caverna de Hirá a fim de meditar sobre a grandeza de Deus, em
solidão e na maior concentração, ali passava vários dias enquanto durasse sua
provisão, e quando acaba regressava a casa para reabastecer sua provisão e
novamente voltava apara sua meditação na caverna de Hirá. Os primeiros
versículos revelados ao Profeta Muhammad (saws) os cinco primeiros versículos
da Surata Al Alaq, quando atingiu a idade de 40 anos, enquanto estava em sua
meditação contemplativa sobre Deus, na caverna de Hira; lhe apareceu o Anjo
Gabriel, e disse ao Profeta: ‘’Lê’’, Muhammad (saws) era analfabeto e respondeu
ao Anjo: ‘’ Eu não sei ler’’. Então ele que o Anjo o abraçou e o apertou com
tanta força que ele se sentia incapaz de suportar aquela pressão e, então ouviu
outra vez a ordem do Anjo: ‘’Lê’’; Muhammad (saws) ); respondeu: ‘’ Eu não sei
ler’’, então novamente o Anjo o abraçou fortemente, e repetiu pela terceira
vez: ‘’Lê’’; e Muhammad (saws) perguntou o que devo ler, o Anjo disse: 1.
Lê, em nome do teu Senhor Que criou; 2. Criou o homem de algo que se
agarra. 3. Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo. 4. Que ensinou
através do cálamo. 5. Ensinou ao homem o que este não sabia. (Alcorão
sagrado 96: 1 ao 5). Desde o tempo de Muhammad (saws) desde de que o
Alcorão foi revelado, foi sendo transmitindo e memorizado na sua forma
original, por milhões de pessoas, por isso logicamente é impossível a qualquer
pessoa recusar sua autenticidade, porque é lido, recitado, memorizado e escrito
continuamente por milhões de pessoas em todo o mundo. O texto original e
completo do Alcorão em árabe, língua em que foi revelado, encontra-se
disponível e já foi traduzido em quase todas as línguas do mundo, é o milagre
vivo de Muhammad (saws) o Alcorão Sagrado rege a vida do muçulmano desde o
berço até a sepultura. Há cópias do Alcorão, conservadas no museu de
Tashkent e em Istambul, escritas alguns anos logo depois do Profeta Muhammad
(saws) ); e na língua original, e que são idênticos às cópias do dia de hoje, e
isto, é um fator histórico de autenticidade do Alcorão Sagrado. Os
teólogos registraram inclusive quantas palavras e letras há no Alcorão, pois
Deus é quem o revelou e é Ele que tomou a responsabilidade de o conservar. Deus
desafiou a todos que duvidam de sua origem Divina para produzirem algo
semelhante ao Alcorão. www.ccib.org.br.
Abraço. Davi
Nenhum comentário:
Postar um comentário