quinta-feira, 1 de março de 2018

II. OS PILARES DA FÉ ISLÂMICA.


Islamismo. II. OS PILARES DA FÉ ISLÂMICA. CRENTE FIEL Crente fiel é quem possui crenças autênticas e válidas, pratica boas ações e abstêm-se dos pecados e se por acaso cometer algum pecado, imediatamente arrepende-se sinceramente, pedindo o perdão. Pois as boas ações têm uma forte ligação com o Iman (Fé) e são vitais para o seu desenvolvimento e perfeição. Elas são provas da existência de Iman e não tem lógica a pessoa dizer que tem Iman em Deus, entretanto não adora a Deus nem pratica boas ações que confirmam a sua fé em Deus. Na verdade esse que reconhece a existência e a unicidade de Deus o recusa se submeter às ordens de Deus não é considerado crente como foi o caso de Ibliss (Shaitan) (Lúcifer; Satã) que reconhecia a existência de um Único Deus, a acreditava inclusive no dia do julgamento e na vida após a morte, contudo quando recusou-se a prestar reverência perante Adam Alaihi Salam (Adão, que a Paz esteja sobre ele), segundo as ordens de Deus, foi declarado Káfir e condenado eternamente.  Não lhe servindo de nada a sua simples crença em Deus e no dia do Juízo Final. Portanto o Imam deve ser acompanhado com boas ações e é por isso mesmo que os versículos do Alcorão Sagrado, relacionados ao Imam falam-nos simultaneamente da prática das boas ações. O que crê, pratica boas ações e abstêm-se dos pecados, é crente fiel esse entrará no Jannat (Paraíso) onde permanecerá eternamente. Eis aqui alguns dos pecados grandes entre outros que devem ser evitados a todo o custo. Assassinar, cometer adultério, acusar falsamente alguém, consumir a riqueza dos órfãos; consumir, trocar, fazer publicidade e vender intoxicantes, mesmo a não muçulmanos, comer, comprar ou vender carne de porco mesmo ao não muçulmano; praticar ou proporcionar jogos de azar, negócios de juros, reduzir a medida e o peso, feitiçaria, curandeirismo, bruxaria, desobedecer aos pais, dar testemunho falso ou esconder o testemunho, roubar, trair a confiança, não cumprir promessa, subornar, cortar relações familiares, criar intrigas, exibir a nudez. No Islam quem comete um pecado deve pedir o Taubah (perdão) sincero a Deus. A aceitação do Taubah depende de três condições: 1. Reconhecer o pecado cometido; 2. Ficar com remorsos por ter cometido o pecado; 3. Ter firme intenção de não repetir o mesmo pecado. Se alguém se arrepender sinceramente, os seus pecados serão perdoados por Deus, porque Ele é indulgente, conforme o versículo do Alcorão Sagrado: ‘’A absolvição de Deus recai tão-somente sobre aqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se arrependem. A esses, Deus absolve, porque é Sapiente, Prudentíssimo.’’ (Alcorão Sagrado 4:17). Isto é nos pecados que não envolvem direitos de outras pessoas, pois se estiver em causa o direito do alguém então é necessário antes lhe pedir perdão se lhe tiver arrancado algo devolver-lhe, e só depois é que Deus vai perdoar. Deus aceita o arrependimento dos seus servos a qualquer momento exceto quando o servo estiver na agonia, quando o anjo dá morte já tiver chegado para lhe tirar a alma. Consta no Hadith do Profeta Muhammad (SWAS), que quando a pessoa comete um pecado forma-se uma mancha negra no seu coração. Se fizer arrepender-se a mancha desaparece. Mas se continuar a pecar sem pedir o perdão de Deus, as manchas vão acumulando-se. Eventualmente todo o coração fica coberto de manchas negras, altura em que nenhum bom conselho tem efeito nessa pessoa. (Mussnad Ahmad e At-Tirmizi). CRENTE INFIEL. O crente infiel é o que comete grandes e pequenos pecados e morre sem pedir perdão, a tais crentes, Deus poderá perdoar se quiser ou dar o seu justo castigo, mas finalmente entrarão no paraíso. É tal como a criança que se põe a brincar na sujeira contra as ordens dos pais, à tarde quando chega a casa, antes de tudo é levada para um banho para ser purificada, e só depois lhe é permitida entrar no quarto ou na sala. O NIFÁQ (Hipocrisia). Nifáq é sinônimo de hipocrisia e quem possui esta qualidade chama-se munáfiq. Munáfiq nos termos de Chari’ah é aquele que declara a fé verbalmente, mas no íntimo oculta a descrença, isto é, contradição do exterior com o íntimo; declara uma coisa enquanto nó íntimo tem outra. Hipocrisia Na Crença. Os munáfiqun vivem com os muçulmanos fingindo serem também muçulmanos, porém distinguem-se logo no momento da verdade e de sacrifício. O Alcorão Sagrado diz que são munáfiqun (hipócritas na prática) todos aqueles que fazem pouco caso das leis da Chari’ah, fomentam o mal e a imoralidade na sociedade, bloqueiam e dificultam as ações de bem, mentem e, quando praticam boas ações (oração, caridade etc.) é só para se mostrarem. Juntam-se aos muçulmanos por causa de algum interesse material e, no entanto fica sempre a incomodar como os Káfirs. O Profeta Muhammad (SWAS), disse: ‘’As piores pessoas são as que têm duas faces, vêm ter a uns com uma face e a outros com outra. (Relatado por Al-Bukhári e Muslim). Esses serão também ressuscitados com duas faces. O Profeta Muhammad (SWAS), deu-nos inclusive mais alguns sinais da hipocrisia (na prática); que são: quando fala mente, quando promete não cumpre, quando alguém lhe confia algo para guardar, trai-o. (não devolve ao dono na íntegra ou parcialmente), e quando discute insulta. Em todas as eras existiram munafiqs, eram muitos os munafiqs que, em Madina ou Medina, entraram aparentemente no Islam e ocultavam no íntimo o ódio e a descrença; o seu líder era o Abdallah Bin Ubai bin Salul. O Profeta Muhammad (SWAS), foi informado por Deus sobre alguns hipócritas em Madina ou Medina. O Alcorão Sagrado condena fortemente a hipocrisia e os hipócritas, conferindo-lhes um estatuto desprezível. Há muitos ayats (versículos) sobre os munafiqs, havendo um surata (capítulo) completo como nome de Al-Munafiqun, falando sobre os hipócritas e suas qualidades: ‘’Os hipócritas ocuparão o ínfimo piso do inferno e jamais lhes encontrarás socorredor algum. Salvo aqueles que se arrependerem, se emendarem, se apegarem a Deus e consagrarem a sua religião a Ele; estes contar-se-ão, assim, entre os fiéis, e Deus lhes concederá uma magnífica recompensa.’’ (Alcorão Sagrado 4:145 e 146). Assim perante Deus só há três tipos de pessoas: 1. Crente (Mumin). 2. Descrente (Kafir). 3. Hipócrita (Munáfiq). Al Bidah (INOVAÇÃO NA RELIGIÃO DE DEUS). Bidah quer dizer inovação na Chari’ah, portanto, inovar é adicionar no Din (religião) práticas não referidas no Alcorão ou no Hadith; atos que não foram praticados pelo Profeta Muhammad (SWAS), nem pelos Sahabas (companheiros do Profeta). A Bidah é rigorosamente repudiada a ponto do Profeta Muhammad (SWAS), dizer: ‘’Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui). E disse:  ‘’Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja). E diz: ‘’Deus fechou a porta do Taubah para todo o praticante de Bidah.’’ (Relatado por Al-Tabarani). (Pois esse, nunca se sente culpado). Depois do shirk e Kufr, o bidah é o maior pecado no Islam, Se o bidah fosse permitido, alteraria e desfiguraria o Din de tal modo que nem se reconheceria o verdadeiro Din deixado pelo Profeta Muhammad (SWAS), e implicaria certamente um consentimento de que o Profeta Muhammad (SWAS),) não cumpriu a sua missão ou que há certos atos bons que ele não conhecia e nós é que os descobrimos. O Profeta Muhammad (SWAS), disse: ‘’Quem introduzir algo novo neste Din, será rejeitado.’’ (Relatado por Al-Bukhári e Al-Muslim). E disse: ‘’Todo o ato de bidah é desvio (erro) e todo o ato de desvio estará no fogo.’’ (Relatado por Abu Daud e At-Tirmizi). O Profeta Muhammad (SWAS),) disse: ‘’Eu deixo convosco duas coisas, se vocês assegurarem-nas bem, nunca vos extraviareis; O Livro de Deus (Alcorão) e a minha Sunnah.’’ E Deus também diz no Alcorão Sagrado: ’Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião.’’ (Alcorão Sagrado 5:3).  À luz deste ayat e hadith, ninguém tem o direito de introduzir seja o que for no Din, considerando-o sua parte integrante. Pois, o Din que nos deixou o Profeta Muhammad (SWAS), está completo e não precisa de adições nem de remendos. CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE MALÁIKA (ANJOS). As criaturas de Deus não estão limitadas, a nós e ao mundo visível, há muitas outras criaturas invisíveis que não podem ser descobertas através de testes científicos ou experiências, como é o de anjos, e gênios, e não há nada do que estranhar nisso. A alma, por exemplo, é invisível, no entanto sentimos a sua existência, pois, quando ela está no corpo somos vivos e quando se separa a vida neste mundo acaba; e ninguém recusa a este fato. Faz parte importante do Imam, acreditar na existência dos Anjos, uma das criaturas celestiais invisíveis. Todos os livros divinos e os Profetas informaram os seus seguidores da existência dos ANJOS. Estes são seres de natureza diferente a dos humanos. Enquanto ser Humano foi criado de barro, eles foram criados a partir da Nur (Luz) razão pela qual, os seres humanos exceto os Profetas não podem vê-los na sua natureza ou forma original. Porém, podem ser vistos se tomarem uma forma física; por isso, o nosso conhecimento quanto a sua natureza, atributos e qualidades é totalmente baseado naquilo que Deus e o seu Mensageiro disseram. Eles foram criados antes do ser humano, não têm inclinação para nenhuma maldade, desejo carnal, como: comer, beber, dormir, necessidades fisiológicas, etc (...).  Estão constantemente engajados no cumprimento e execução das ordens de Deus, nunca o desobedecem; atuam absolutamente de acordo com as ordens de Deus, sem nada alterar, aumentar ou diminuir. Porém o ser humano tem duas faculdades; as de livremente poder praticar o bem e o mal. Assim como diz o Alcorão Sagrado: ‘’Pela terra e por Quem a dilatou, Pela alma e por Quem à aperfeiçoou, e lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado, que será venturoso quem a purificar (a alma), e desventurado quem a corromper.’’ (Alcorão Sagrado 91: 6 ao 10).  Os ANJOS com a permissão de Deus podem tomar qualquer forma, por exemplo, vieram na forma humana perante Maria quando ela deu à luz Issa Alaihi Salam (Jesus, que a Paz esteja sobre ele), e vieram também perante o Profeta Ibrahim Alaihi Salam (Abraão, que a Paz esteja sobre ele), de passagem, quando estavam a caminho de Sodoma e Gomorra para destruir o povo de Lut Alaihi Salam, (Lot, que a Paz esteja sobre ele). Muitas vezes o anjo Gabriel aparecia perante o Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) na forma humana. Eles não são masculinos nem femininos, são inumeráveis. Só Deus conhece a sua quantidade. ‘’Ninguém conhece os exércitos do teu Senhor senão Ele.’’ (Alcorão Sagrado 74:31). Uns têm duas asas, outros três e outros ainda quatro pares de asas; como consta no Alcorão Sagrado: “Louvado seja Deus, Criador dos céus e da terra, Que fez dos ANJOS mensageiros, dotados de dois, três ou quatro pares de asas; aumenta a criação conforme Lhe apraz, porque Deus é Onipotente.’’ (Alcorão Sagrado 35:1). E por serem extremamente fortes são capazes de executar ações que exigem muita força e capacidade, os ANJOS tem várias missões, alguns estão permanentemente na adoração, uns prostrados outros glorificando e louvando a Deus. Eles desempenham um papel importante na origem de certos acontecimentos que aparentemente, parecem-nos fenômenos puramente naturais, como o vento, a chuva e a morte, conforme consta no Alcorão Sagrado: ‘’Arranjadores (para a execução) das ordens (do seu Senhor)!’’ (Alcorão Sagrado 79:5). Entre os Anjos há quatro que se distinguem dos demais, pelo elevado grau que ocupam: 1º Jibrail (Alaihi Salam) Anjo Gabriel, que trazia as leis de Deus (revelação Divina) aos seus Profetas, foi também enviado para aniquilar e castigar os desobedientes e inimigos de Deus, o título que lhe foi dado é o de Ruh Al Quddus (O Espírito Santificado). 2º Mikail (Alaihi Salam) o ANJO Miguel, foi incumbido para controlar as chuvas, prover comida e subsistência às criaturas de deus, sob suas ordens estão vários ANJOS, uns no controle das nuvens, dos ventos, outros dos rios, lagos, canais, e todos eles atuam segundo as ordens de Deus. 3º Israfil (Alaihi Salam) Anjo Rafael, cuja missão será a de fazer soar a trombeta que causará a destruição do Universo e assinalará o evento do Juízo Final, e depois será incumbido de soar pela segunda vez a trombeta, quando todas as criaturas se levantaram de suas tumbas para o ajuste de contas perante Deus, por aquilo que fizeram de bem ou de mal aqui neste mundo. 4º Izrail (Alaihi Salam) o ANJO Rafael, também conhecido por Malakul Mauti, o anjo da morte, o seu trabalho é tirar a vida das criaturas há um tempo infalível, fixo e determinado por Deus. Rafael também tem muitos anjos a trabalharem sob sua supervisão, uns que tiram a alma dos bons e outros que tiram alma dos maus. Há um grupo de anjos Chamados Kiráman Kátibin, daí dois ANJOS acompanham constantemente, dia e noite, todo o indivíduo, cabendo a um registrar as suas boas ações e a outro as más, não lhes escapando absolutamente nada. ‘’Eis que dois (ANJOS DA GUARDA) são apontados para anotarem (suas obras), um sentado à sua direita e outro à esquerda. Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele seja presente uma sentinela pronta (para anotar).’’ (Alcorão Sagrado 50:17 e 18). Há ainda outros que pela ordem de Deus acompanham constantemente a pessoa para lhe protegerem das calamidades, eles cuidam das crianças dos fracos, dos velhos e outros, a quem Deus deseja proteger, assim como diz o Alcorão Sagrado. ‘’Cada (de tais pessoas) tem (ANJOS) protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus. Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo. E quando Deus quer castigar um povo, ninguém pode impedi-Lo e não tem, em vez d’Ele, protetor algum.’’ (Alcorão Sagrado 13:11). Só separam-se de nós quando despirmo-nos para fazer as necessidades naturais; e há também anjos para orarem pelos crentes, como diz o Alcorão Sagrado: “Os (ANJOS) que carregam o Trono de Deus, e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor; creem n’Ele e imploram-Lhe o perdão para os fiéis, (dizendo): Ó Senhor nosso, Tu, Que envolves tudo com a tua misericórdia e a Tua ciência, perdoa os arrependidos que seguem Tua senda, e preserva-os do suplício da fogueira!’’ (Alcorão Sagrado 40:7). Entre os anjos há os chamados Munkar e Nakir cuja missão é junto aos mortos, a quem individualmente fazem as três seguintes perguntas: 1. Quem é o teu Senhor? 2. Qual a tua religião? 3. Quem é o Profeta enviado para vós? (Alusão ao Profeta Muhammad (saws). O trabalho de outros tantos é apenas o de percorrer a terra para participarem em locais tais como: 1º- Onde se está a fazer a recordação de Deus e a ser recitado o Alcorão Sagrado; 2º- Onde se está a falar, e a ensinar o Din. Também, desempenham um importante papel de ajuda aos crentes, lutando ao seu lado nas guerras. ‘’Tivestes um exemplo nos dois grupos que se enfrentaram: um combatia pela causa de Deus e outro, incrédulo, via com os seus próprios olhos o (grupo) fiel, duas vezes mais numeroso do que na realidade o era; Deus reforça, com Seu socorro, quem Lhe apraz. Nisso há uma lição para os que têm olhos para ver.’’ (Alcorão Sagrado 3:13). Os ANJOS ocupados com missões aqui na terra trabalham num sistema de turnos, revezando-se na hora do Al-Assr e na de Al Fajr para a apresentação dos registros efetuados durante os respectivos períodos de trabalho. Além terra os ANJOS também se distribuem em várias outras tarefas, encontrando-se uns ao serviço no Paraíso, outros no Inferno, e outros ainda a sustentar o trono de Deus, conforme consta no Alcorão Sagrado e no Hadith do Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele). Por terem sido criados a base da Luz, os Anjos são criaturas puras, sem pecados e extremamente velozes na sua locomoção, não obstante a sua constituição, as suas capacidades, as suas características específicas e o seu grande envolvimento nos fenômenos da natureza, a terra e fora dela, em tanto que espécie, o ANJO é inferior ao ser humano, o que esta simbolizado no fato de, após a criação Adam Alaihi Salam, (Adão que a Paz esteja sobre ele), os Anjos terem sido ordenados a prestarem reverência perante ele, como sinal de saudação e respeito, conforme relata o Alcorão Sagrado. CRENÇA NOS LIVROS DIVINOS. Deus enviou Profetas para nos guiarem e com eles enviou vários livros com ensinamentos para servirem de guia para a humanidade, para que desta maneira possa obter êxito e total harmonia aqui na terra, assim como no outro mundo, e como adorar a Deus corretamente. Portanto a consequência lógica de se acreditar nos profetas é a crença nos Livros a eles revelados, isto porque na essência, a mensagem é a mesma, a de submissão a Deus. Crer em todos eles é uma obrigação que foi ordenada por Deus aos muçulmanos no Alcorão Sagrado e também nos hadith do Profeta Muhammad (saws) do contrário a pessoa não pode ser um muçulmano, porque todas as religiões reveladas, na essência e na fundação básica são as mesmas; a religião da submissão a Deus.  De entre os Livros Divinos revelados além do ALCORÃO SAGRADO, outros quatros foram mencionados pelo seu nome: 1º OS PERGAMINHOS ou BROCHURAS do Profeta Abraão Alaihi Salam ‘’Suhufi Ibrahim’’, que já não existem mais; ‘’Em verdade, isto se acha nos Livros primitivos, nos Livros de Abraão e de Moisés.’’ (Alcorão Sagrado 87:18-19). 2º A TORAH (Taurat) ANTIGO TESTAMENTO revelado ao profeta Mussa (Moisés) para guiar os Israelitas e a respeito do qual Deus diz: ‘’Revelamos a Tora, que encerra Orientação e Luz’’ (Alcorão Sagrado 5:44). 3º O ZABUR (SALMOS) revelado ao Profeta Daud (David) também para os filhos de Israel e a respeito do qual Deus diz: ‘’(...) e concedemos os Salmos a Davi.’’ (Alcorão Sagrado 4:163). 4º O INJIL (EVANGELHO) revelado ao Profeta ISSA (JESUS) também para servir de orientação para os filhos da casa de Israel; ‘’E depois deles (profetas), enviamos Jesus, filho de Maria, corroborando a TORAH que o precedeu; e lhe concedemos o EVANGELHO.’’ (Alcorão Sagrado 5:46). 5. O último foi o AL QUR’AN (O CORÃO) conhecido na língua portuguesa por ALCORÃO, revelado ao último Mensageiro de Deus; Muhammad (saws) e é a última mensagem de Deus para toda a humanidade. ‘’Em verdade, temos-te revelado o Livro, para (instruíres) os humanos.’’ (ALCORÃO SAGRADO 39:41). ‘’Certamente, não é mais do que uma mensagem, para o universo. Para quem de vós se quiser encaminhar.’’ (Alcorão Sagrado 81:27 e 28). O Alcorão Sagrado fala-nos dos Livros Divinos anteriormente revelados e testemunha que era uma verdadeira fonte e guia para as pessoas, porém, informa-nos também que com o passar do tempo já foram adulterados e misturados com as palavras de autoria humana, perdendo assim a sua autenticidade. Por isso já não se pode dizer que seja autênticos e, por conseguinte; não se deve acreditar que estejam na sua forma original em que foram revelados, fatos que historicamente também estão provados. O Profeta Muhammad (saws) disse para não confirmar e nem rejeitar o conteúdo atual destes livros, pois neles há coisas que ainda condizem com o Alcorão Sagrado, e o Alcorão é o critério. O Alcorão Sagrado está dividido em 30 partes e em 114 suratas, dentre estes, 92 foram revelados antes da Hégira, e são chamados de Makkiyah, por terem sido revelados ao Profeta na cidade de Makkah, e 22 revelados depois da Hégira e são chamados de Madiniyah, pois foram revelados ao profeta na cidade de Madina. A primeira revelação do Alcorão Sagrado ao Profeta foi feita no mês de Ramadan na noite de Al Qadr (Lailatul Qadr), e duraram 23 anos lunares, o Profeta Muhammad (saws) nasceu em Makkah, na Arábia no ano 570, e desde de sua juventude gostava de adorar e recordar-se de Deus, para isso costumava deslocar-se já preparado com provisões até a caverna de Hirá a fim de meditar sobre a grandeza de Deus, em solidão e na maior concentração, ali passava vários dias enquanto durasse sua provisão, e quando acaba regressava a casa para reabastecer sua provisão e novamente voltava apara sua meditação na caverna de Hirá. Os primeiros versículos revelados ao Profeta Muhammad (saws) os cinco primeiros versículos da Surata Al Alaq, quando atingiu a idade de 40 anos, enquanto estava em sua meditação contemplativa sobre Deus, na caverna de Hira; lhe apareceu o Anjo Gabriel, e disse ao Profeta: ‘’Lê’’, Muhammad (saws) era analfabeto e respondeu ao Anjo: ‘’ Eu não sei ler’’. Então ele que o Anjo o abraçou e o apertou com tanta força que ele se sentia incapaz de suportar aquela pressão e, então ouviu outra vez a ordem do Anjo: ‘’Lê’’; Muhammad (saws) ); respondeu: ‘’ Eu não sei ler’’, então novamente o Anjo o abraçou fortemente, e repetiu pela terceira vez: ‘’Lê’’; e Muhammad (saws) perguntou o que devo ler, o Anjo disse: 1. Lê, em nome do teu Senhor Que criou; 2. Criou o homem de algo que se agarra. 3. Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo. 4. Que ensinou através do cálamo. 5. Ensinou ao homem o que este não sabia. (Alcorão sagrado 96: 1 ao 5). Desde o tempo de Muhammad (saws) desde de que o Alcorão foi revelado, foi sendo transmitindo e memorizado na sua forma original, por milhões de pessoas, por isso logicamente é impossível a qualquer pessoa recusar sua autenticidade, porque é lido, recitado, memorizado e escrito continuamente por milhões de pessoas em todo o mundo. O texto original e completo do Alcorão em árabe, língua em que foi revelado, encontra-se disponível e já foi traduzido em quase todas as línguas do mundo, é o milagre vivo de Muhammad (saws) o Alcorão Sagrado rege a vida do muçulmano desde o berço até a sepultura. Há cópias do Alcorão, conservadas no museu de Tashkent e em Istambul, escritas alguns anos logo depois do Profeta Muhammad (saws) ); e na língua original, e que são idênticos às cópias do dia de hoje, e isto, é um fator histórico de autenticidade do Alcorão Sagrado. Os teólogos registraram inclusive quantas palavras e letras há no Alcorão, pois Deus é quem o revelou e é Ele que tomou a responsabilidade de o conservar. Deus desafiou a todos que duvidam de sua origem Divina para produzirem algo semelhante ao Alcorão. www.ccib.org.br. Abraço. Davi

Nenhum comentário:

Postar um comentário