Astrologia
– Texto de Ricardo Lindemann. Parte I. Capítulo Um. O QUE É ASTROLOGIA. A
ASTROLOGIA É UMA palavra de origem grega, que significa, literalmente, o estudo
ou Ciência, dependendo como traduzimos o termo grego logos, dos astros. Astron,
mas originalmente se refere à influência dos astros sobre nós, seres humanos,
ou sobre os seres vivos de um modo geral, diferentemente da Astronomia que,
como a palavra sugere, nómos em grego quer dizer lei, a Astronomia é,
literalmente a lei dos astros, referindo-se à lei de movimento que os astros
descrevem no céu. A palavra astro é um termo comum que abrange todos os corpos
celestes naturais, como ou sem luz própria (estrelas, planetas, satélites,
asteroides, cometas, etc). Emma Costet de Mascheville (1903-1980), minha
professora, ou Dona Emy, como carinhosamente a chamávamos, costumava comparar a
Astronomia como a anatomia do céu, e a Astrologia como a fisiologia do céu. A
Astrologia, segundo ela dizia, abrange um sentido da vida que é influenciada
através destas energias que os astros irradiam, ou de alguma forma nos
influenciam através do seu movimento, enquanto que o mero posicionamento dos
astros e suas leis de movimento vêm a ser, originalmente, o estudo da
Astronomia. Posteriormente, porém, definiu-se a Astrologia como o estudo da
relação entre os fenômenos terrestres e os celestes, incluindo todos os seres
nesta Terra, quer essa relação possa ser por influência direta, por
sincronicidade ou de qualquer outro tipo. A Astronomia também ampliou,
posteriormente, sua esfera de atuação, tornando-se a Ciência que estuda as
posições relativas, os movimentos, a estrutura e a evolução dos astros. Outra
palavra cujo uso se descaracterizou, em alguma medida, é a palavra Horóscopo. A
palavra Horóscopo, derivada da grega Horoskopeo, sendo que o verbo grego
skopein significa observar, examinar. Portanto, Horóscopo ou horoscópio,
significa, literalmente, observação da hora, assim como microscópio é a
observação do pequeno, telescópio é a observação do distante, periscópio é a
observação do que está em torno, e assim por diante. Horoscópio, portanto, a
observação da hora como uma espécie de fotografia do céu, mas devido ao mau uso
e desgaste da palavra, hoje nós usamos mais o termo Carta Astral ou simplesmente
Mapa Astral, para designar aquela fotografia, por assim dizer, da posição dos
astros no céu no horário de nascimento do indivíduo em relação às linhas de
latitude e longitude do lugar onde ele nasceu da Terra. Este contexto é
importante porque em torno de 1930, com a queda da Bolsa de Valores de Nova
Iorque, criou-se, a título apenas de diversão, uma coluna de jornal que
tradicionalmente passou a se chamar Horóscopo, mas que na verdade, não levava
em consideração o horário de nascimento das pessoas. Por conseguinte,
deveríamos chama-la de “Mesóscopo”, como sugeria Dona Emy, pois só leva em
consideração o mês de nascimento. Outra alternativa seria chama-la de
“Heliologia”, pois só leva em consideração o signo do sol (Hélios), que é o
signo do mês em que a pessoa nasceu; para diferenciá-la da verdadeira
Astrologia, que seria o estudo dos diversos astros ou a observação da hora do
nascimento do indivíduo, o verdadeiro Horóscopo, o Mapa Astral, a “fotografia”
com a posição dos diversos astros naquele momento. As pessoas às vezes têm uma
noção muito errônea de Astrologia porque veem, por exemplo, numa dessas colunas
de jornal sobre o signo de Áries: “Hoje o signo de Áries ganhará na loteria”.
1/12 (um em cada doze) dos brasileiros deveriam ganhar na loteria ao mesmo
tempo, portanto o prémio seria irrisório. Verificamos, assim, que não é
possível dividir a humanidade apenas em 12 destinos, isso surge apenas de uma
má compreensão da Astrologia gerada por essas colunas populares de jornal. A
Astrologia serve primeiramente para interpretar num nível individual o Mapa
Astral da pessoa, e coletivamente ela pode dar noções gerais das tendências de
um país, ou até da humanidade ao longo de uma Era, que é um período de 2.150
anos, como, por exemplo, na Era de Aquário na qual estaríamos ingressando.
Talvez a forma mais simples de nós nos aproximarmos desse conceito seja
exemplificando, como Dona Emy gostava de fazer, a partir de uma grande obra de
Astrologia chamada a Última Ceia, de Leonardo da Vinci (1452-1519). Nós temos
aqui um símbolo dos doze signos e no centro a figura do Cristo. Então, cada um
dos doze Apóstolos corresponderia a um signo, mas o Cristo não deve ser visto
como o décimo terceiro signo, não é este o caso, senão que, um dos pontos
importantes para nós é compreender que o Cristo representa o ponto de fuga de
todas as linhas de perspectiva do mural, que vão justamente convergir na cabeça
do Cristo, simbolizando, portanto, que de alguma maneira ele representa o
Centro de todo o Zodíaco, ou seja, o ponto mais sagrado do mural, o ponto em
torno do qual tudo o mais gira. Se nós observarmos, assim, a posição do Cristo
é totalmente central e nele nós poderíamos pretender caracterizar os três
pontos das aberturas iluminadas ao fundo, ou melhor dizendo, talvez três portas,
porque nós podemos ver que o mural original está caracterizando aberturas ou
portas iluminadas ao fundo em contraposição às janelas opacas laterais. Então,
essas três aberturas ou portas ao fundo são aquelas pelas quais passa a luz do
Sol. DIAGRAMA DE CORRESPONDÊNCIA DOS 12 SIGNOS COM OS 12 APÓSTOLOS – segundo
Emma Costel de Mascheville no livro Luz e Sombra. 1. ÁRIES – Simão. 2. TOURO –
Judas Tadeu. 3. GÊMEOS – Mateus. 4. CÂNCER – Felipe. 5. LEÃO – Tiago Menor. 6.
VIRGEM – Tomé. 7. BALANÇA – João. 8. ESCORPIÃO – Judas Iscariotes. 9. SAGITÁRIO
– Pedro. 10. CAPRICÓRNIO – André. 11. AQUÁRIO – Tiago Menor. 12. PEIXES –
Bartolomeu. O Cristo está exatamente no meio, na posição Equinocial. Portanto,
ele representa a posição de equilíbrio. Temos aqui as quatro estações
simbolizadas, da direita para a esquerda: a primavera, o verão, depois Cristo,
no Centro, que representa a posição do Equinócio Outonal e por fim o outono e o
inverno. Então, são quatro grapos de três Apóstolos simbolizando os quatro
grupos de três signos que caracterizam o Zodíaco Tropical, as quatro estações
do ano, cada uma durando três meses. Esta consideração geral passa a se tornar
cada vez mais interessante quando nós observamos as mãos de Jesus Cristo no
mural,: com a mão esquerda ele dá, com a mão direita ele recolhe. Então, nós
vamos verificar que na verdade, das estações do ano, na primavera e no verão o
Sol se doa em luz e calor e no outono e no inverno, de alguma forma,
proporcionalmente, a luminosidade do Sol se recolhe. Assim temos esse gesto das
mãos a simbolizar uma posição de imparcialidade da Divindade perante a Natureza
que doa de um lado e recolhe aquilo que ela mesma doou do outro, simbolizando
que a Divindade se manifesta de forma equilibrada, imparcial, como se fosse uma
contabilidade cósmica, por assim dizer, que precisaria fechar em zero.
Portanto, quando a Divindade cria o “mais um”, tem que criar o “menos um”,
quando a Divindade cria o “mais dois”, tem que criar igualmente o “menos dois”,
e assim por diante. Tal é o caso, usando uma linguagem mais científica e atual,
da teoria de conservação de energia, de modo que a integral ou soma final seja
zero, sem deixar resíduo. Tal símbolo, portanto, é muito importante, pois
nenhum signo é melhor do que o outro, todos os signos são assim,
complementares. Esse é o ponto básico da teoria de Emma Costet de Mascheville,
nossa professora, em seu livro Luz e Sombra, cuja leitura nós recomendamos.
Nesse sentido, foi ela quem descobriu essa correlação da Astrologia com a
Última Ceia de Leonardo da Vinci, ou seja, dos doze signos com os doze
apóstolos. Outro ponto que gostaríamos de salientar é que a sombra não existe
por si mesma senão como ausência de luz, diz até a Escritura que na presença da
luz as trevas em luz se transformam (João 1,5). Da mesma forma é um princípio
importante para nós, numa análise teosófica da Astrologia, sustentar que o mal
não existe por si mesmo senão como o bem adormecido que não teve ainda
oportunidade de despertar ou de desenvolver-se. Acrescentaríamos ainda o
conceito de que o vício não existe por si mesmo senão como uma virtude em
evolução, em desenvolvimento, uma virtude que ainda não teve o tempo de
desabrochar, que não teve oportunidade de manifestar sua potencialidade
evolutiva; todo ódio é assim apenas um amor não resolvido. A ideia de que o
vício é uma virtude em formação dá um colorido completamente diferente a ideia
de qualidade e defeito, como dizia um amigo meu: “Defeito quem tem é máquina”.
Então nós estamos aqui pretendendo demonstrar a vocês, que de certa maneira os
doze signos representam correlações de polaridades opostas, e existe toda uma
simbologia astrológica que Carl Gustav Jung (1875-1961) valorizava, ao afirmar:
“A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, porque a Astrologia representa
a soma de todo o conhecimento psicológico da antiguidade”. E nesses arquétipos,
nesses símbolos que os signos estão a representar nós vamos ter as polaridades
da mente humana. Talvez, quem sabe a melhor forma de nós desenvolvermos o
assunto seja dando o exemplo do Eixo primeiro do Zodíaco Tropical que é chamado
Áries-Libra. Então veremos que neste mural Simão está representando o signo de
Áries, enquanto João representa o signo de Libra. Nesse sentido, pergunto, o
que é melhor ao andar de bicicleta: Cair para o lado esquerdo ou cair para o
lada direito? Suponho que o melhor seja não cair. Quando nós temos duas
polaridades opostas a verdade não está apenas numa delas, as duas são
complementares, talvez nós tenhamos a metade da verdade em cada lado. É um
princípio fundamental da filosofia hermética do antigo Egito, oriunda de Hermes
Trimegisto, também chamado pelos Egípcios de Toth, o princípio ou grande axioma
de “Como em cima: assim embaixo”. Ele foi extraído da tábua de Esmeralda de
Hermes Trimegisto e é talvez o princípio
básico de toda a Astrologia, é chamado genericamente de Lei da Correspondência
ou Princípio da Correspondência. E o que ele pretende corresponder? Justamente
que há uma relação entre o Homem Celeste e o Homem Terrestre. Nós podemos ver
isso neste diagrama que mostra a correlação dos doze signos do Zodíaco,
seguindo a ordem com as doze partes do corpo humano. Então, a cabeça
corresponde a Áries; o pescoço corresponde a Touro; os braços e os pulmões
correspondem a Gêmeos; o estômago, o esôfago e as glândulas mamárias
correspondem a Câncer; o coração corresponde a Leão; os intestinos e o fígado
correspondem a Virgem: os rins correspondem a Libra; os órgãos sexuais
correspondem a Escorpião; os quadris e as coxas correspondem a Sagitário; os
joelhos, os ossos e a pele correspondem a Capricórnio; as pernas e os
tornozelos correspondem a Aquário, até os pés que correspondem a Peixes. Se nós
formos assim observar a pintura de Leonardo da Vinci, chamada Cenacolo ou
Última Ceia, que na verdade é um afresco, um mural pintado no refeitório do
Convento de Santa Maria dele Grazie – Milão – Itália , nós vamos verificar que
este mural dá um destaque para a cabeça de Simão que representa Áries e está na
cabeceira da mesa e pode-se observar também que as mãos dele estão em posição
de comando em contraposição ao signo de Libra, representado por João que tem a
cabeça inclinada e as mãos cruzadas. É verdade que o mural original, que nós ai
vemos, está afetado pelos micro-organismos que o atingiram, e por isso a obra
já não tem toda a beleza da época em que ela foi pintada (1495-1497). Ela
sofreu danificações quando o mencionado refeitório foi transformado em estábulo
pelos soldados franceses em 1796. Por outro lado, por ser um mural esta obra se
eternizou, ou pelo menos teve mais condições de ser preservada do que talvez
uma tela pintada a óleo que pode desaparecer mais facilmente, pegar fogo ou até
ser roubada, etc. Infelizmente fizeram até uma porta para ligar o refeitório à
cozinha, e para tal destruíram a parte da parede onde estavam pintados os pés
de Cristo. Mas o que interessa é que Áries está ali representado com as mãos em
posição de comando e com a cabeça exposta à cabeceira da mesa. Em seguida,
Judas Tadeu representa Touro com uma concentração de luz no pescoço, e logo
depois vemos Mateus com os braços em destaque, caracterizando, como nós vimos
na ilustração do Homem Celeste, exatamente a mesma sequência da direita para a
esquerda, seguindo assim a ordem dos signos do Zodíaco. Portanto, nós não estamos
aqui pretendendo dizer que há uma relação de conexão meramente acidental ou
casual, e sim que Leonardo da Vinci tinha a intenção de deixar uma mensagem
astrológica nesse mural, ainda que velada em forma de pintura artística.
Naquela época, na virada do século XV para o XVI, vigorava ainda a Santa
Inquisição até a morte, em praça pública, em Roma, no Campo de Fiori, porque
ele acreditava na onipresença de Deus e sustentava a existência da vida em
mundos inumeráveis, como não acreditava na existência de vida só no planeta
Terra, antes, ele sustentava que não seria digno da grandeza de Deus se só
houvesse vida na Terra. Naquela época, falar de Astrologia não era um assunto
tão simples, e o cuidado que Leonardo da Vinci teve neste mural foi,
justamente, pintá-lo de uma forma cifrada de tal maneira que não fique evidente
para o leigo tratar-se de uma obra de Astrologia, muito pelo contrário, parece
ser apenas a Sagrada Eucaristia na quinta-feira santa, no momento em que Jesus
dividi o pão com os seus discípulos, e abençoa também o vinho. No cristianismo,
todo o simbolismo da missa inicia com a Sagrada Eucaristia a partir da
quinta-feira santa. Da Vinci escolheu um dos mais sagrados símbolos cristãos
para expressar através dele sua mensagem astrológica para as futuras gerações.
Alguns cristãos resistem à Astrologia e à Ciência Astronômica, que naquela
época ainda não estavam separadas,
porque elas foram trazidas novamente à Europa medieval pelos árabes juntamente
com o sextante, o astrolábio, a bússola, etc, que tornaram possível o
descobrimento das Américas. Porém, alguns esquecem que a maneira como o
nascimento de Jesus foi descoberto pelos chamados Reis Magos, que eram
evidentemente astrólogos persas, foi pelo cálculo da posição da Estrela de
Belém. Por isso, o Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro – Brasil, do qual
tive oportunidade de ser um dos membros fundadores, escolheu o dia 6 de
janeiro, dia dos Reis Magos, como a data nacional do dia do Astrólogo, porque
foi assim, através da Astrologia, que o nascimento de Jesus foi descoberto.
Johannes Kepler (1571-1630), o grande Astrônomo e Astrólogo simultaneamente, na história dos Grandes
Cientistas, sustentava que a Estela de Belém era na verdade a conjunção de
Júpiter com Saturno, ou seja, a relação do planeta da graça com o planeta do
sacrifício, os dois em linha, em conjunção, proporcionariam um brilho
extraordinário no céu, a soma do brilho destes dois planetas, resultaria mais
tarde na chamada Estrela de Belém. Assim também Edmond Halley ((1656-1742), o descobridor
do cometa que levou o seu nome, questionou as bases da Astrologia a Sir Isaac
Newton (1643-1727), e ele teria respondido: “Sir, I have studied it, you have
not” – “Senhor, eu a tenho estudado, o senhor não” . A Astrologia não é uma
questão de crença, por isso esse livro inicia seu título com “A Ciência da
Astrologia”, e juntos vamos investigar se há ou não correlação entre os
fenômenos celestes e os terrestres. Vejam então, como o signo de Câncer é
representado por Filipe, discípulo de Jesus, por não poder, evidentemente, num
homem caracterizar as glândulas mamárias, ele tem um gesto maternal de quem
traz a si, ao peito, em contraposição ao seu oposto que é André que representa
Capricórnio e tem as mãos espalmadas. Dona Emy chamava o primeiro de “Vinde a
mim” e o segundo de “Sai de mim”, o primeiro simboliza o calor do verão e o
segundo o frio do inverno no Hemisfério Norte, de onde nos vem essa simbologia
zodiacal greco-romana. Vamos verificar nessa sequência que Leão rege o coração
e temos então o Apóstolo Tiago, aqui, possivelmente Tiago Menor – essa é uma
das possíveis áreas de discrepância em saber se é Tiago Maior ou Menor – mas o
fato é que ele tem aquela postura de expor o coração. Assim, o mural vai
gradualmente demonstrando a exata sequência da direita para a esquerda que nós
havíamos justamente indicado na tal correspondência entre o Homem Celeste e o
Homem Terrestre. E nós vamos ver que o único apóstolo que tem os pés na luz é
justamente o que representa o signo de Peixes, então observamos ali como
Bartolomeu é o único que tem os pés na luz. Evidentemente que isso não está de
todo nítido no original porque essa é uma das áreas que está na fase de
reconstituição, mas porque ele está de pé na cabeceira da mesa pode-se, com as
cópias mais próximas da época, verificar que é o único dos apóstolos que tem os
pés na luz, como se pode ver na cópia do mural que foi reconstituído na capa do
Luz e Sombra de Dona Emy. Nós fizemos essas menções, e vamos aos poucos estudar
os signos dois a dois nas suas polaridades ou eixos, para que se possa perceber
assim no contexto, que nenhum deles têm só qualidades ou nenhum deles têm só
defeitos, senão que de dois a dois eles precisam ser integrados para que nós
possamos ter o equilíbrio do todo reconstituído. Então, nossa proposta inicial
é estudar os 12 Signos a partir de suas polaridades, depois nós vamos
investigar também as 12 Casas Astrológicas, os planetas, buscando descobrir o
equilíbrio e a beleza da Natureza no Mapa Astral. Eu citaria uma expressão de Emma
Costet de Mascheville: “Através do estudo da Astrologia aprendemos a não
culpar, mas a compreender, a não ser infelizes ou revoltados, mas a conhecer a
nós mesmos e ao nosso próximo, encontrando a harmonia da vida e religando-nos à
Fonte de Luz. Livro A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios. Abraço.
Davi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário