Budismo. Tradução
de Ariel Ricci. Aprender é difícil porque nossa sociedade nos ensina a respeito
do bem e do mal, o certo e o errado. Estamos programados para crer no bem e no
mal. Se possuímos as coisas que desejamos somos felizes. Se não as possuímos, culpamos
às nossas vidas. No Gosho "As 14 calunias
da Lei", Nitiren Daishonin (1222-1282) nos ensinou que há 14 coisas que
nos impedem de sermos felizes. Duas delas são: 1. Uma percepção equivocada de nossas vidas, não sabermos quem somos. 2.
Temos muito apego às coisas materiais. Aceitamos nossas identidades equivocadas
tão profundamente que se convertem em nossa realidade. A apreciação não se refere às coisas fora de nós mesmos. Aprecie sua
vida ante de tudo. Quando fracassar, aprecie-se. Se depois de vários intentos
fracassa e volta a tentar, aprecie-se. Aprecie-se quando se sentir envergonhado
de si mesmo. Nosso problema fundamental é que não somos felizes. Bom, de que maneira mudamos isto? Aprecie quem você é. Você é um Budha.
É a melhor coisa que tem aparecido em todo o planeta! Você é a maior coisa do
universo inteiro. Se você acredita que não há nada que possa fazer com a sua
vida, então, não haverá nada que possa fazer. Acreditar que você pode fazer
qualquer coisa é como harmonizar sua vida. Quando éramos crianças, ninguém nos
ensinou a andar. Nossa natureza era verdadeira e aprendemos por nós mesmos. Mas
na medida em que fomos crescendo, as pessoas, os pais, professores, etc.,
quiseram nos controlar. E nos dava raiva. Seja como
uma árvore. Uma árvore se mantém não importa se você a golpeia ou a insulta.
Está em harmonia consigo mesma. Não lhe importa o que você faça. Ela é só uma
árvore. Mas não é a mesma coisa com os seres humanos. Nós não vivemos em
harmonia com a nossa natureza e somos desviados pelas opiniões e os pensamentos
fora de nós (influências). Recitar Nam myoho rengue kyo é ficar em harmonia
consigo mesmo. Mas vem da apreciação de sua própria vida. Quando sua vida está
desmoronando, tente orar daimoku nesse momento para apreciar sua vida. Se você
estiver em harmonia, tudo mudará. Nossas vidas têm um incrível poder e
sabedoria, mas não confiamos em nós mesmos para deixar que isto seja assim!
Sempre buscamos fora de nós um aval que nunca conseguimos. Se valorizando-nos,
poderemos ser capazes de influenciar ao nosso redor. Faça um desafio durante um
mês. Não importa em que situação está minha vida, recitarei Daimoku com a
determinação de que eu mudarei esta situação em um mês. Assumirei a
responsabilidade para que isto aconteça. E neste mês criarei o maior benefício
da minha vida. Daishonin disse que a Torre do Tesouro do Sutra de Lótus é o
Gohonzon, e que cada um de nós que recitamos o Nam myoho rengue kyo somos
muitos Budhas entesourados. Se você tem fé de que é um desses muitos Budhas
entesourados, então no local onde você está, é o local do Budha e o sonho que
você tem é o sonho do Budha. E se acaso você descuidasse de sua vida, não
poderá mudar as coisas. Novamente o desafio para mudar
sua vida em um mês:1.Perceba a verdadeira vida (sou um Budha). 2. Assuma a responsabilidade para criar o maior benefício que nunca
tenha tido na sua vida. Tudo começa e acaba com você. Kyochi Myoho é
a inseparabilidade da pessoa e a Lei. Quando você ora Daimoku, você e a Lei se fundem num só. O Nam myoho
rengue kyo abrange todo o Universo. Não ore para vencer um obstáculo. Não ore
por algo que está lá fora. Ore Nam myoho rengue kyo para a harmonia da sua
própria vida. Ore para perceber sua própria verdade. O que significa apreciar a
outra pessoa? Significa que você não faz julgamentos sobre elas. Não importa
quais sejam as circunstâncias, você fará qualquer coisa pela felicidade de
outra pessoa. Não utilize a ira como forma de julgar. Tudo bem ficar bravo, mas
não julgue a vida de outra pessoa só porque você ficou furioso com essa pessoa.
Ser um Budha não significa que você seja perfeito. Significa que você sempre
haverá de converter o negativo em benefício. Esta é a história do Bodhisattva
Fukyo. Era um discípulo de Sakyamuni. Originalmente era um homem rico, mas era
muito infeliz. Quando converteu-se ao budismo decidiu que ele demonstraria
completa apreciação a todas as pessoas que encontrasse no seu caminho de modo
que a cada uma que via fazia una reverência. As pessoas não podiam entender
esse comportamento de um estranho. De modo que começaram a insultá-lo, e ele
continuava a reverenciá-los. Logo começaram a lhe jogar pedras por onde fosse.
Mesmo esquivando as pedras, continuava a reverenciá-los. O Senhor Sonoda
escutou esta história no início da sua prática e decidiu que ele também queria
fazer da apreciação a essência da sua prática budista. Normalmente pensamos na
apreciação como algo que está fora de nós. Nós apreciamos nossas posses ou o
que alguém faz a nosso favor. Mas no budismo, a apreciação é para nossa própria
vida. Lutamos para apreciar a essência de nossa vida, não importa a situação
que estejamos passando no momento. Estamos programados desde muito cedo por
nossas famílias, professores, a televisão, etc. Para acreditar que somos um
certo tipo de pessoas. Mas o budismo diz que temos uma percepção incorreta de
nossas vidas. Nitiren Daishonin disse: "aquele que percebe a grandeza de
sua vida é um Budha. Aquele que não, é um tolo. Ore daimoku para perceber que
você é um Budha tal como é Nam myoho rengue kyo que oferece a oportunidade de
perceber quem é você verdadeiramente. Quando você percebe quem é você, logrará
de forma natural influenciar seu ambiente. A programação torna difícil apreciar
nossas vidas. Pensamos que a apreciação sempre tem que estar conectada com o
material. Budismo é tomar consciência (despertar) da grandeza de sua própria
vida. Não é fácil ter apreço à sua própria vida porque sua própria vida não
deseja apreciar-se a si mesma. Só tente orar Daimoku por 15 minutos
exclusivamente focalizando sobre a apreciação da sua vida. Sua mente se
distrairá e pensará em qualquer outra coisa menos em apreciação. Lute para
manter-se focalizado na apreciação tal como você é. Em nossas mentes julgamos
nossas vidas. Vemos parte de nós como bom e parte como mal. Achamos que temos
que forçar tudo para o lado positivo para sermos felizes. Mas você não pode
fazer isso. Você é quem é. Não existe aquilo de um Budha bom ou um Budha mau.
Somente se é um Budha. Tal e qual você é. Todos somos somente Budhas. Algumas
vezes fazemos coisas terríveis. O bem e o mal existem porque somos seres
humanos. A única coisa que nossa estupidez prova é que somos humanos e não há
nada de ruim nisso. Ser um Budha significa que tomamos o negativo e o
convertemos num benefício. Quando pegamos uma circunstância negativa e a
utilizamos para validar una crença negativa a respeito de nós, estamos na
miséria. O fato de que não consegue o emprego que sempre tem desejado, não é
uma prova de que você é uma pessoa terrível ou que não o merece. É uma
oportunidade para provar o maravilhoso que você é como ser humano. Todos somos disfuncionais de uma maneira ou outra e achamos que esta é a
causa de todos nossos sofrimentos. Isso é uma besteira. Aceitamos tanto esta
afirmação para ter uma razão para fracassar. Assim a negatividade só
aprofunda-se e perpetua-se. A condição de Budha também
existe dentro de nossa disfunção. Se manifestamos nossa condição de Budha e
apreciamos nossas vidas, logo nossa disfunção se transformará no nosso grande
benefício. O Nam myoho rengue kyo pode mudar tudo. Tudo referente ao nosso
caráter é inacreditavelmente maravilhoso. Acreditamos que temos que consertar o
que achamos que está errado, mas na realidade não está errado! Necessitamos
encontrar o maravilhoso e poderoso de nossa vida. E isso você pode
fazê-lo numa noite se verdadeiramente aprecia-se. Apreciação não significa que
aceite as circunstâncias. De novo, não é algo que está fora de você. A
apreciação tem três qualidades: 1. Não importa o
que aconteça, você não deve trair seus sonhos/metas nem a você mesmo. 2. Não importa o que aconteça, não faça nenhum
julgamento de você. 3. Não importa quais sejam as circunstâncias na sua vida, você deve
mudá-las. É inaceitável ficar num lugar onde se sinta deprimido. Esta deve ser nossa atitude fundamental. Se está com raiva, transforme-a
na função do Budha. Qualquer qualidade é fundamental na sua vida, ore Daimoku
para apreciar a qualidade, e está se converterá em um poder inacreditável. http://www.maisbelashistoriasbudistas.com.br.
Abraço. Davi.
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