Islamismo. Alcorão. "AAL
IMRAN". (A FAMÍLIA DE IMRAN). Revelada em Medina - Arábia Saudita; 200 versículos. 3ª
SURATA. Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Alef, Lam, Mim.(134).
Deus! Não há mais divindade além d’Ele, o Vivente, o Subsistente. Ele te
revelou (ó Mohammad) o Livro (paulatinamente) com a verdade corroborante dos
anteriores, assim como havia revelado a Tora e Evangelho (135). Anteriormente,
para servir de orientação aos humanos, e relevou ainda o Discernimento. Aqueles
que negarem os versículos de Deus, sofrerão um severo castigo, e Deus é
Punidor, Poderosíssimo. De Deus nada se oculta, tanto na terra como nos céus.
Ele é Quem vos configura nas entranhas, como Lhe apraz. Não há mais divindades
além d’Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo. Ele foi Quem te revelou o Livro; nele
há versículos fundamentais, que são a base do Livro (136), havendo outros
alegóricos. Aqueles cujos abrigam a dúvida, seguem os alegóricos, a fim de
causarem dissensões, interpretando-os capciosamnte. Porém, ninguém, senão Deus,
conhece a sua verdadeira interpretação. Os sábios dizem: Cremos nele (o
Alcorão); tudo emana do nosso Senhor. Mas ninguém o admite, salvo os sensatos.
Que dizem: Ó Senhor nosso, não desvies os nossos corações, depois de nos teres
iluminados, e agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Munificiente
por excelência. Ó Senhor nosso, Tu consagrarás os humanos para um dia
indubitável. E Deus não faltará com a promessa. Quanto aos incrédulos, nem as
suas riquezas, nem os seus filhos, de nada lhes servirão ante Deus, e serão
combustível do inferno. Terão a mesma sorte do povo do Faraó e dos seus
antecessores, que desmentiram os Nossos versículos; porém, Deus os castigou por
seus pecados, porque Deus é Severíssimo na punição. Dize ó Profeta aos
incrédulos: Sereis vencidos e congregados para o inferno. Que funesto leito!
(137), Tivestes um exemplo nos dois grupos (138) que se enfrentaram: um
combatia pela causa de Deus e outro, incrédulo, via com os seus próprios olhos
o grupo fiel, duas vezes mais numeroso do que na realidade o era; Deus reforça,
com Seu socorro, quem Lhe apraz. Nisso há uma lição para os que têm olhos para
ver. Aos homens foi abrilhantado o amor à concupiscência (139) relacionada às
mulheres, aos filhos, ao entesouramento do ouro e da prata, aos cavalos de
raça, ao gado e às sementeiras. Tal é o gozo da vida terrena; porém, a
bem aventurança está ao lado de Deus. Fala ó Profeta: Poderia anunciar-vos algo
melhor do que isto? Para os que temem a Deus haverá, ao lado do seu Senhor,
jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente, junto a
companheiros puros, e obterão a complacência de Deus, porque Deus é observador
dos Seus servos. Que dizem: ó Senhor nosso, cremos! Perdoa os nossos pecados e
preserva-nos do tormento infernal. São perseverantes, verazes, consagrados a
Deus, caritativos, e nas horas de vigília imploram o perdão a Deus. Deus dá
testemunho de que não há mais divindade além d’Ele; os anjos e os sábios O
confirmam Justiceiro; não há mais divindades além d’Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo.
Para Deus a religião é o Islam. E os adeptos do Livro só discordaram por
inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porém, quem nega os versículos
de Deus, saiba que Deus é Destro em ajustar contas. E se eles discutirem
contigo (ó Mohammad), dize-lhes: Submeto-me a Deus, assim como aqueles que me
seguem! Pergunta aos adeptos do Livro e aos iletrados (140): Tornai-vos
muçulmanos? Se se tornarem encaminhar-se-ão; se negarem, sabe que a ti só
compete a proclamação da Mensagem. E Deus é observador dos Seus servos. Alerta
aqueles que negam os versículos de Deus, assassinam iniquamente os profetas e
matam os justiceiros, dentre os homens (141), de que terão um doloroso castigo.
São aqueles cujas obras tornar-se-ão sem efeito, neste mundo e no outro, e não
terão socorredores. Não reparaste nos que foram agraciados com uma parte do
Livro, e mesmo quando foram convocados para o Livro de Deus, para servir-lhes
de juiz, alguns deles o negaram desdenhosamente? (142). E ainda disseram: O
fogo infernal não nos atingirá, senão por alguns dias. Suas próprias invenções
os enganaram, em sua religião. Que será deles, quando os congregarmos, no Dia
Indubitável, em que cada alma será recompensada segundo o seu mérito, e não
será defraudada? Dize: Ó Deus, Soberano do poder! Tu concedes a soberania a
quem Te apraz e a retiras de quem desejas; exaltas quem queres e humilhas a Teu
bel prazer. Em Tuas mãos está todo o Bem (143), porque só Tu és Onipotente. Tu
inseres a noite no dia e inseres o dia na noite (144); extrais o vivo do morto
e o morto do vivo (145), e agracias imensuravelmente a quem Te apraz. Que os
fiéis não tomem por confidentes os incrédulos, em detrimento de outros fiéis.
Aqueles que assim procedem, de maneira alguma terão o auxílio de Deus, salvo se
for para vos precaverdes e vos resguardardes. Deus vos exorta a d’Ele vos
lembrardes, porque para Ele será o retorno. Dize: Quer oculteis o que encerram
os vossos corações, quer o manifesteis, Deus bem o sabe, como também conhece
tudo quanto existe nos céus e na terra, porque é Onipotente. No dia em que cada
alma se confrontar com todo o bem que tiver feito e com todo o mal que tiver
cometido, ansiará para que haja uma grande distância entre ela e ele o mal.
Deus vos exorta a d’Ele vos lembrardes, porque Deus é Compassivo para com os
Seus servos. Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e
perdoará as vossas faltas, porque Deus é Indulgente, Misericordioso. Dize:
Obedecei a Deus e ao Mensageiro! Mas, se se recusarem, saibam que Deus não
aprecia os incrédulos. Sem dúvida que Deus preferiu Adão, Noé, a família de
Abraão e a de Imran, aos seus contemporâneos, Famílias descendentes umas das
outras, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo. Recorda-te de quando a mulher
de Imran disse: Ó Senhor meu, é certo que consagrei a ti, integralmente, o
fruto do meu ventre; aceita-o, porque és o Oniouvinte, o Sapientíssimo. E
quando concebeu, disse: Ó Senhor meu, concebi uma menina. Mas Deus bem sabia o
que eu tinha concebido, e um macho não é o mesmo que uma fêmea. Eis que a chamo
Maria; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a Tua proteção, contra o
maldito Satanás. Seu Senhor a aceitou benevolentemente e a educou
esmeradamente, confiando-a a Zacarias. Cada vem que Zacarias a visitava, no
oratório, encontrava-a provida de alimentos, e lhe perguntava: Ó Maria, de onde
te vem isso? Ela respondia: De Deus!, porque Deus agracia imensuravelmente quem
Lhe apraz. Então, Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu,
concede-me uma ditosa descendência, porque és Exorável, por excelência (146).
Os anjos o chamaram, enquanto rezava no oratório, dizendo-lhe: Deus te anuncia
o nascimento de João, que corroborará o Verbo de Deus, será nobre, casto e um
dos profetas virtuosos. Disse: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se a
velhice me alcançou a minha mulher é estéril? Disse-lhe o anjo: Assim será.
Deus faz o que Lhe apraz. Disse: Ó Senhor meu, dá-me um sinal. Asseverou-lhe o
anjo: Teu sinal consistirá em que não fales com ninguém durante três dias, a não
ser por sinais. Recorda-te muito do teu Senhor e glorifíca-O à noite e durante
as horas da manhã. Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria (147), é
certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da
humanidade! Ó Maria, consagra-te ao Senhor! Prostra-te e genuflecte, com os
genuflexos! Estes são alguns relatos do incognoscível, que te revelamos ó
Mensageiro. Tu não estavas presente com eles (os judeus) quando, com setas,
tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria; tampouco estavam
presentes quando rivalizavam entre si. E quando os anjos disseram: Ó Maria, por
certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias (148), Jesus,
filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos
de Deus. Falará aos homens, ainda no berço, bem como na maturidade, e se
contará entre os virtuosos (149). Perguntou: Ó Senhor meu, como poderei ter um
filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria
o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e é. Ele lhe ensinará o
Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho. E ele será um Mensageiro para os
israelitas, e lhes dirá: Apresento-vos um sinal d vosso Senhor: plasmarei de
barro a figura de um pássaro (150), à qual darei vida, e a figura será um
pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso;
ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis
o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis.
Eu vim para confirmar-vos a Tora, que vos chegou antes de mim, e para
liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim com um sinal do vosso Senhor.
Temei a Deus, pois, e obedecei-me. Sabei que Deus é meu Senhor e vosso.
Adorai-O, pois. Essa é a senda reta. E quando Jesus lhes sentiu a
incredulidade, disse: Quem serão os meus colaboradores na causa de Deus? Os
discípulos disseram: Nós seremos os colaboradores, porque cremos em Deus; e
testemunhamos que somos muçulmanos (151). Ó Senhor nosso, cremos no que tens
revelado e seguimos o Mensageiro; inscreve-nos, pois, entre os testemunhadores.
Porém, os judeus conspiraram (152) contra Jesus; e Deus, por Sua parte,
planejou, porque é o melhor dos planejadores. E quando Deus disse: Ó Jesus, por
certo que porei termo à tua estada na terra; ascender-te-ei até Mim e
salvar-te-ei dos incrédulos, fazendo prevalecer sobre eles os teus prosélitos,
até ao Dia da Ressurreição. Então, a Mim será o vosso retorno e julgarei as
questões pelas quais divergis. Quanto aos incrédulos, castigarei
severamente, neste mundo e no outro, e jamais terão protetores. Em troca, aos
fiéis, que praticam o bem, Deus os recompensará; sabei que Deus não aprecia os
iníquos. Estes são os versículos que te ditamos, acompanhados de prudente Mensagem.
O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó,
então lhe disse: Seja! e foi. Esta é a verdade emanada do teu Senhor. Não
sejas, pois, dos que (dela) duvidam. Porém, àqueles que discutem contigo a
respeito dele, depois de te haver chegado o conhecimento, dize-lhes: Vinde!
Convoquemos os nossos filhos e os vossos, e as nossas mulheres e as vossas, e
nós mesmos; então, deprecaremos (implorar) para que a maldição de Deus caia sobre os
mentirosos. (153). Esta é a puríssima verdade (154): não há mais divindade além
de Deus e Deus é o Poderoso, o Prudentíssimo. Porém, se desdenharem, saibam que
Deus bem conhece os corruptores. Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, vinde, para
chegarmos a um termo comum, entre nós e vós: Comprometamo-nos, formalmente, a
não adorar senão a Deus, a não Lhe atribuir parceiros e a não nos tomarmos uns
aos outros por senhores, em vez de Deus (155). Porém, caso se recusem,
dize-lhes: Testemunhais que somos muçulmanos. Ó adeptos do Livro, por que
discutis acerca de Abraão, se a Tora e o Evangelho não foram revelados senão
depois dele? Não raciocinais? Vá lá que discutais sobre o que conheceis. Por
que discutis, então, sobre coisas das quais não tendes conhecimento algum? Deus
sabe e vós ignorais. Abraão jamais foi judeu ou cristão; foi, outrossim,
monoteísta, muçulmano, e nunca se contou entre os idólatras (156). Os mais
chegados a Abraão foram aqueles que o seguiram, assim como o são este Profeta
e os que creram; e Deus é Protetor dos fiéis. Uma parte dos adeptos do Livro
tentou desviar-vos; porém, sem o perceber, não fez mais do que desviar a si
mesma. Ó adeptos do Livro, por que negais os versículos de Deus, conhecendo-os?
Ó adeptos do Livro, por que disfarçais a verdade com a falsidade, e ocultais a
verdade com pleno conhecimento? E há uma parte dos adeptos do Livro que diz:
Crede, ao amanhecer, no que foi relevado aos fiéis, e negai-o ao anoitecer!
Talvez assim renunciem à sua religião. E não confieis senão naqueles que
professam a vossa religião. Dize-lhes ó Profeta: A verdadeira orientação é a de
Deus. Temeis, acaso, que alguém seja agraciado com o mesmo com que fostes
agraciados, ou com que vos refutem perante o vosso Senhor (157)? Dize-lhes
ainda: A graça está na Mão de Deus, que a concede a Seu critério, porque Deus é
Munificente, Sapientíssimo. Ele agracia, com a Sua misericórdia, exclusivamente
a quem Lhe apraz, porque Deus é Agraciante por excelência. Entre os adeptos do
Livro há alguns a quem podes confiar um quintal (158) de ouro, que te
devolverão intacto; também há os que, se lhes confiares um só dinar (159), não
te restituirão, a menos que a isso os obrigues. Isto, porque dizem: Nada
devemos aos iletrados. E forjam mentiras acerca de Deus, conscientemente. Qual!
No entanto, quem cumpre o seu pacto e teme, saiba que Deus aprecia os tementes.
Aqueles que negociam o pacto com Deus, e sua palavra empenhada, a vil preço,
não participarão da bem-aventurança da vida futura; Deus não lhes falará, nem
olhará para eles, no Dia da Ressurreição, nem tampouco os purificará, e
sofrerão um doloroso castigo (160). E também há aqueles que, com suas línguas,
deturpam os versículos do Livro, para que peneis que ao Livro pertencem, quando
isso não é verdade. E dizem: Estes versículos emanam de Deus, quando não emanam
de Deus. Dizem mentiras a respeito de Deus, conscientemente. É inadmissível que
um homem a quem Deus concedeu o Livro, a sabedoria e a profecia, diga aos
humanos: Sede meus servos, em vez de o serdes de Deus! Outrossim, o que diz, é:
Sede servos do Senhor, uma vez que sois aqueles que estudam e ensinam o Livro.
Tampouco é admissível que ele vos ordene tomar os anjos e os profetas por
senhores. Poderia ele induzir-vos à incredulidade, depois de vos terdes tornado
muçulmanos? Quando Deus aceitou a promessa dos profetas (161), disse-lhes: Eis
o Livro e a sabedoria que ora vos entrego. Depois vos chegou um Mensageiro que
corroborou o que já tendes. Crede nele e socorrei-o. Então, perguntou-lhes:
Comprometer-vos-eis a fazê-lo? Responderam: Comprometemo-nos. Disse-lhes, então:
Testemunharei, que também serei, convosco, Testemunha disso. E aqueles que,
depois disto, renegarem, serão depravados. Anseiem, acaso, por outra religião,
que não a de Deus? Todas as coisas que há nos céus e na terra, quer queiram,
quer não (162), estão lhe submetidas, e a Ele retornarão. Dize: Cremos em Deus,
no que nos foi revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a
Jacó e às tribos, e no que, de seu Senhor, foi concedido a Moisés, a Jesus e
aos profetas; não fazemos distinção alguma entre eles, porque somos, para Ele,
muçulmanos (163). E quem quer que almeje impingir outra religião, que não seja
o Islam (164), aquela jamais será aceita e, no outro mundo, essa pessoa
contar-se-á entre os desventurados. Como poderá Deus iluminar aqueles que
renunciaram à fé, depois de terem acreditado e testemunhado que o Mensageiro é
autêntico e terem recebido as evidência? Deus não encaminha os iníquos. A
retribuição desses será a maldição de Deus, dos anjos e de toda a humanidade. A
qual maldição pesará sobre eles eternamente,; o suplício não lhes será
mitigado, nem serão tolerados. Salvo aqueles que, depois disso, arrependem-se e
se emendarem, pois que Deus é Indulgente, Misericordioso. Quando àqueles
que descrerem, após terem acreditado, imbuindo-se de incredulidade, jamais será
aceito o arrependimento e serão os desviados. Os incrédulos que morrerem na
incredulidade jamais serão redimidos, ainda que ofereçam, em resgate, todo o
ouro que possa caber na terra. Estes sofrerão um doloroso castigo e não terão
socorredores. Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo
que mais apreciardes. E sabei que, de toda caridade que fazeis, Deus bem o
sabe. Aos israelitas, todo o alimento era lícito (165), salvo aquilo que Israel
se havia privado antes de a Tora ter sido revelada. Dize lhes: Trazei a Tora e
lede-a, se estiverdes certos. E aqueles que forjarem mentiras acerca de Deus,
depois disso, serão iníquos. Dize: Deus diz a verdade. Segui, pois, a religião
de Abraão, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras (166). A
primeira Casa Sagrada, erigida para o Gênero humano, é a de Bakka (167), onde
reside a bênção servindo de orientação à humanidade (168). Encerra sinais
evidentes; lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará
em segurança. A peregrinação à Casa é um dever para com Deus, por parte de
todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto,
quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade. Dize:
Ó adeptos do Livro, por que negais os versículos de Deus, sabendo que Deus é
Testemunha de tudo quanto fazeis? Dize ainda: Ó adeptos do Livro, por que
desviais os crentes da senda de Deus, esforçando-vos por fazê-la tortuosa,
quando sois testemunhas do pacto de Deus? Sabei que Deus não está desatento a
tudo quando fazeis. Ó fiéis, se escutásseis alguns daqueles que receberam o
Livro dos judeus, converter-vos-íeis em incrédulos, depois de terdes
acreditado! E como podeis descrer, já que vos são recitados os versículos de
Deus, e entre vós está o Seu Mensageiro? Quem se apegar a Deus encaminhar-se-á
à senda reta. Ó fiéis, temei a Deus, tal como deve ser temido (169), e não
morrais, senão como muçulmanos.(170). E apegai-vos, todos, ao vínculo com Deus
(171) e não vos dividais; recorda-vos das mercês de Deus para convosco,
porquanto éreis adversários mútuos e Ele conciliou os vossos corações e, mercê
de Sua graça, vos convertestes em verdadeiros irmãos; e quando estivestes à
beira do abismo infernal, Deus dele vos salvou. Assim, Deus vos elucida os Seus
versículos, para que vos ilumineis. E que surja de vós uma nação que recomende
o bem, dite a retidão e proíba o ilícito. Esta será uma nação bem-aventurada.
Não sejais como aqueles que se dividiram e discordaram, depois de lhes terem
chegado as evidências, porque esses sofrerão um severo castigo. Chegará o dia
em que uns rostos resplandecerão e outros se escurecerão (172). Quanto a
estes, ser-lhes-á dito: Então, renegastes depois de terdes acreditado? Sofrei,
pois, o castigo da vossa perfídia! (engano). http://www.ibeipr.com.br.
Abraço. Davi.
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