Cristianismo.
Sermão Alemão do Mestre Eckhart (1260-1328). "Quando todas as coisas
estavam envoltas em silêncio, então surgiu em mim uma Palavra Secreta". E
assim, quanto mais a pessoa for capaz de recolher suas forças para uma unidade
e se olvidar das coisas e das imagens das coisas produzidas. E quanto mais a
pessoa puder se abstrair das criaturas e suas imagens, tanto mais achegado
estará a isso e tanto mais preparado para recebê-lo. Se de repente você
estivesse inconsciente de todas as coisas, então quiçá você poderia entrar no
esquecimento de seu corpo, como fez São Paulo quando disse: "Se estou no
corpo não sei, tampouco sei se estou fora dele. Só Deus sabe". II Co 12:2.
O que ocorreu aqui foi que o espírito absorveu tão completamente as forças, que
se esqueceis do corpo, a memória não mais funcionava, nem a compreensão, nem os
sentidos, nem as forças que, funcionando, davam vida ao corpo, e o calor vital
e corporal foram suspensos, de tal forma que o corpo não padeceu durante os
três dias em que ele nem se alimentou nem bebeu. O mesmo ocorreu com Moisés ao
jejuar na montanha durante quarenta dias, sem que se desgastasse de forma
alguma com isto. Pois no último dia ele se encontrava tão saudável quanto no
primeiro. É assim que o homem deve abandonar seus sentidos, voltar e dirigir
suas forças para o interior e esquecer de si mesmo e de todas as coisas. Uma
vez um mestre falou assim à sua alma: "Retira-te do sorvedouro das
atividades externas, fuja e guarda-te da confusão dos pensamentos, pois estas
coisas só trazem balbúrdia e discórdia". Logo, para que Deus fale sua
palavra na alma, esta tem que estar em descanso e em paz e apenas então Ele
falará Sua Palavra, ou seja: Ele mesmo na alma, não como uma imagem, mas Ele em
pessoa!. Dionísio disse: "Deus realiza todos os Seus trabalhos num ânimo,
quer seja em Si mesmo. Não imaginem, nem por um só instante sequer, que Deus,
ao fazer o céu, a terra e todas as coisas, fez uma coisa num dia e outra no dia
seguinte. Moisés explicou assim, mas ele sabia que de fato tal não ocorria. Ele
falou assim para o benefício daqueles que de outra forma não poderiam conceber
o fato. O que Deus fez foi o seguinte: Ele quis, ele falou, e as coisas
aconteceram! Deus fez o Seu trabalho sem intermediários e sem imagens. E quanto
mais liberto você estiver de imagens, tanto mais pronto você estará para o
trabalho interno de Deus, e quanto mais voltado para dentro e esquecido de si
mesmo você estiver, tanto mais aproximado disto você estará. Dionísio
encorajava seu discípulo Timóteo neste sentido ao dizer: "Caro Amigo
Timóteo, voe você com uma mente sem preocupações acima de si mesmo e de todas
as suas forças, acima, muito acima de todo o raciocínio e descriminação humana,
acima de trabalhos e de todas as formas de existência, bem profundo no Segredo
e escuridão quieta, para que você possa se inteirar do Deus Desconhecido e
Super Divino". Deve haver uma retirada de todas as coisas. Deus desdenha
agir através de meras imagens. Alguém poderia nesta altura perguntar: O que
Deus obra no chão e na essência? Isto eu não posso saber porque as forças da
minha alma são capazes de receber apenas imagens, estas forças conhecem e
atem-se a cada coisa com sua imagem adequada. Elas não são capazes de
reconhecer um cavalo ao ser mostrada a imagem de um homem , e já que as coisas
vêm de fora, aquele conhecimento está oculto de minha alma. O que é altamente
benéfico. Este não saber torna-a imaginativa e a conduz a uma busca audaz, pois
se ela percebe claramente o que é, ela não reconhece como nem o que seja. Sempre
que o homem se inteira da causa das coisas, ele rapidamente delas se cansa e
procura algo mais variado. Sempre querendo conhecer, é sempre inconstante. É
desta forma que este saber mantém a alma constante e a estimula em sua busca.
Sobre isto um velho sábio afirmou: "No meio da noite, quando tudo esta
silente, uma Palavra Oculta me foi passada. Veio a mim como um ladrão às
escondidas". Porque ele menciona uma Palavra, se ela estava Oculta? A
função de uma palavra é revelar o que está Oculto. Ela se revelou a mim e
brilhou, revelando-me algo e tornando Deus conhecido de mim, por esta razão ele
mencionou uma Palavra. Mas do que se tratou isso se queda Oculto para mim. Foi
desta forma que ela veio, sorrateira em uma calma murmurante e se revelou.
Logo, porque está Oculta é que se há de buscá-la. Ela brilhou e contudo estava
Oculta, nós devemos suspirar e anelar por ouvir tal Palavra. São Paulo nos
aconselha a perseguí-la até seu vislumbre e que não nos detenhamos até que a
termos agarrado. Após tê-la agarrado no terceiro céu, onde Deus se fez
conhecido e onde ele presenciou todas aquelas coisas, ao voltar ele de nada
havia se esquecido, mas estava tão profundamente no seu chão, que seu intelecto
não podia abarcar e compreender isto, estando oculto dele. Logo, ele teve que
procurar e perseguir dentro dele, e não fora dele mesmo. Está tudo dentro, nada
fora, mas está completamente dentro. Consciente disto ele afirmou: "Estou
seguro de que nem a morte nem qualquer sofrimento pode me separar do que encontrei
dentro de mim". Rm 8: 38,39. Um mestre pagão disse o bem, ao constatar de
certa feita: "Estou ciente de que algo brilha em minha compreensão, posso
nitidamente discernir de que se trata, mas o que é isto não posso saber. E
contudo, se o pudesse possuir, saberia tudo que há para ser sabido". Ao
que o outro mestre retorquiu: "Sê corajoso em tua busca. Pois se puderes
segurar isto, terás o somatório total do que é bom e de quebra também a vida
eternas". Santo Agostinho disse algo parecido: "percebo que algo brilha
e fulgura diante de minha alma, se estivesse plenamente aperfeiçoado e
estabilizado, por certo seria a vida eternal". Isto é algo que se revela,
mas ao mesmo tempo se Oculta, vem, mas como um ladrão para tudo surrupiar e
fazer tabula rasa do que existe na alma. Esta coisa que aparece tem a clara
intenção de chamar a alma de volta para si mesma, e em seguida roubar e tirar a
alma de si mesma. Sobre isto, comenta o profeta: "Senhor, tira deles o
espírito e dá-lhes o teu espírito em troca". Salmos 103: 29,30. Isto
também foi o que a alma saturada de amor quis dizer: "Minha alma se
dissolveu e desmanchou quando o Amor falou a sua palavra" Cantares 5:6.
Quando ele entrou, eu tive que me retirar. Cristo quis dizer isto quando falou:
"Quem tudo abandonar por minha causa será recompensado a cem por um, e
quem quiser posuir isto deve negar a si mesmo e a todas as coisas, e quem
deseja me servir que me siga e não busque mais suas coisas". Mas agora
alguém poderia dizer: "Mas meu caro senhor, você quer inverter a ordem
natural das coisas e ir contra sua natureza! É a natureza da alma absorver as
coisas através dos sentidos e formar imagens. Para que contrariar esta ordem
natural das coisas? Não! Mas sabe lá você que nobreza Deus conferiu à natureza
humana, ainda totalmente desconhecida e não revelada? Pois quem se atreveu a
tentar descrever a nobreza da alma não foi mais além do que os levaram suas
inteligências naturais, e eles não sonharam jamais entrar em seu próprio chão,
de tal modo que de fato eles nada conhecem. Foi o que o profeta disse: "Em
silêncio eu me sentarei, e ouvirei o que Deus me dirá" Salmos 84: 9. Por
ser de tal forma Secreta, esta Palavra vem na noite e na escuridão. São João
disse: "A luz brilhou na escuridão e tomou seu lugar de direito, e tantos quantos
a receberam se tornaram com toda autoridade filhos de Deus, a estes lhes foi
dado o poder de se tornarem filhos de Deus" João 1: 5,11-12. Tome bem nota
de como se usa esta Palavra Secreta e esta escuridão. O filho do Pai Celeste
não nasce isolado nesta escuridão, que é Sua característica, você também pode
nascer como filho do mesmo Pai Celeste e a você também ele encherá de força.
Vejam como é enorme a utilização disto! A despeito de todo o conhecimento dos
mestres, obtidos por seus intelectos e compreensões, ou o que eles chegarão a
obter até o dia do Juízo Final, eles não tiveram qualquer ideia que fosse deste
conhecimento e deste chão. Apesar de poderem rotulá-lo de loucura, um não
saber, há contudo mais seiva aqui do que em todo saber e compreensão fora
disto, pois é este não saber que lhe atrai para fora de todas as coisas
restritas, assim como de você mesmo, inclusive. Foi que Cristo disse:
"Quem não negar a si mesmo, e não deixar pai e mãe, e deles não se
desapegar completamente, de mim não é digno". Mateus 10: 37. Como se
estivesse dizendo: Quem não se desligar de todas as criaturas externas não pode
nem ser concebido neste nascimento divino nem nascer. Mas, subtraindo-se de
você mesmo, e de tudo que for externo, este desapego lhe proporcionará isto. E
a bem dizer, e disto estou seguro, quem estiver estabelecido nisto não pode
jamais se desligar de Deus. Ele não pode de forma alguma cometer um pecado
mortal. A ele seria preferível sofrer a morte mais horrenda, como os santos
fizeram antes dele, do que perpetrar o menor dos pecados mortais. Além disto,
eu afirmo que tais pessoas não por vontade própria cometer nem que seja apenas
um pecado venial (perdoável, desculpável), eles mesmos ou em relação a outros,
se o puderem evitar. Tão profundamente estão eles estabelecidos e atraídos a
isto, eles não podem se voltar a qualquer outro caminho que seja, para este
caminho estão voltadas todas as suas forças, sentidos e energia. Possa Deus,
que nasceu de novo como homem, assistir-nos neste nascimento, ajudando-nos
eternamente, a nós, fracos homens, a nascermos de novo Nele como Deus.
Amém". Abraço. Davi.
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