Cristianismo.
Texto de Dave Hunt. DISTINÇÃO ENTRE O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA DE
CRISTO. Apocalipse 22,12-20 “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está
comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o ALFA e o ÔMEGA, o
princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que
guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam
entrar na cidade pelas portas. Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e
os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e
comete a mentira. Eu, JESUS, enviei o meu anjo, para vos testificar estas
coisas nas IGREJAS. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela
da manhã. E o ESPÍRITO e a esposa dizem: Vem. E quem ouve diga. Vem. E quem tem
sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Porque eu testifico
a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes
acrescentar alguma coisa, DEUS fará vir sobre ele as pragas que estão escritas
neste livro. E, se alguém tirar quaisquer palavras do LIVRO DESTA PROFECIA,
DEUS tirará a sua parte do LIVRO DA VIDA, e da cidade santa, e das coisas que
estão escritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente
cedo venho. Ora vem, Senhor Jesus”. O
ENCONTRO NOS ARES. Essas palavras, as
últimas de CRISTO que foram registradas por escrito, confirmam Sua promessa
anterior: “...voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu
estou, estejais vós também” (João 14.3). Paulo faz referência ao
cumprimento dessa promessa: “Porquanto o SENHOR mesmo, dada a sua palavra de
ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de DEUS, descerá dos
céus, ...e os mortos em CRISTO ressuscitarão primeiro; ...depois nós, os vivos,
os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o
encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o SENHOR” (1
Tessalonicenses 4.16-17). Como resposta a
essas promessas de CRISTO, “o ESPÍRITO e a noiva dizem: Vem!”
(Apocalipse 22.17); ao que João adiciona, jubilante: “Amém! Vem,
SENHOR JESUS!” (Apocalipse 22.20b). Quem é essa NOIVA? Após declarar
que esposo e esposa são “uma só carne”, Paulo explica: “Grande
é este mistério, mas eu me refiro a CRISTO e à IGREJA” (Efésios 5.32). A QUALQUER MOMENTO.
As palavras de CRISTO, do mesmo modo como as de João, do Espírito e da
NOIVA, não fariam sentido se essa vinda para levar os crentes para Si mesmo
tivesse que esperar a revelação do Anticristo (perspectiva pré-ira) ou a
consumação da GRANDE TRIBULAÇÃO (perspectiva pós-tribulacionista). Uma vinda de
CRISTO “pós-qualquer coisa” para Sua Noiva simplesmente não se encaixa nessas
palavras das Escrituras. Afirmar que a GRANDE TRIBULAÇÃO deve ocorrer primeiro,
para que o ESPÍRITO e a NOIVA digam: “Vem, Senhor Jesus”, é
como exigir o pagamento de uma dívida que vai vencer somente em sete anos! Um ARREBATAMENTO “pós-qualquer coisa” vai contra
várias passagens das Escrituras que demandam claramente a VINDA DE CRISTO a
qualquer momento (iminente). O próprio JESUS disse: “Cingido esteja o
vosso corpo, e acesas as vossas candeias, sede vós semelhantes a homens que
esperam o seu senhor” (Lucas 12.35,36a). Esse mandamento seria
ridículo se CRISTO pudesse vir para o Arrebatamento apenas após os sete anos da
Tribulação. A vinda que a NOIVA DE CRISTO tanto deseja levará à ressurreição dos mortos e à transformação dos
corpos dos vivos. Isso fica bem claro não somente em 1 Tessalonicenses 4, mas
também através de outras passagens: “...de onde (os céus) aguardamos
o Salvador, o SENHOR JESUS CRISTO, o qual transformará o nosso corpo de
humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória” (Filipenses 3.20-21). Muitas
outras passagens também incentivam os crentes a vigiar e esperar com intensa
expectativa. Essas exortações somente fazem sentido se a possibilidade de
CRISTO levar Sua Noiva para o céu puder ocorrer a qualquer momento: “...aguardando
vós a revelação de nosso SENHOR JESUS CRISTO” (1 Coríntios 1.7); “...deixando
os ídolos, vos convertestes a DEUS, para servirdes o DEUS vivo e verdadeiro, e
para aguardardes dos céus o SEU FILHO...” (1 Tessalonicenses 1.9-10);
“...aguardando a bendita esperança e a manifestação do nosso grande Deus e
Salvador JESUS CRISTO” (Tito 2.13); “...aparecerá SEGUNDA VEZ ...aos que o
aguardam para a salvação” (Hebreus 9.28); “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à
vinda do Senhor” (Tiago 5.7). Diferentes opiniões
sobre o Arrebatamento não afetam a salvação, mas deveríamos procurar entender o
que a Bíblia diz. A IGREJA primitiva estava claramente esperando o Senhor a
qualquer momento. Estar vigiando e esperando por CRISTO, se o ANTICRISTO deve
aparecer primeiro, é como esperar o Pentecoste antes da Páscoa. No entanto,
CRISTO exortou: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”
(Mateus 25.13); “...para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo.
O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai” (Marcos 13.36-37). A SURPRESA DA SUA
VINDA. A seguinte afirmação de Jesus também
não se encaixa numa vinda pós-tribulacionista: “Por isso, ficai também
vós apercebidos; porque, à hora que não cuidais, o FILHO DO HOMEM VIRÁ” (Mateus
24.44). É absurdo imaginar que qualquer pessoa sobrevivente da Grande
Tribulação, que tenha visto os eventos profetizados (as pragas e julgamentos
derramados na terra; a imagem do ANTICRISTO no Templo; a marca da besta imposta
a todos que quiserem comprar e vender; as duas testemunhas testificando em
Jerusalém, sendo mortas, ressuscitadas e levadas ao céu; Jerusalém cercada
pelos exércitos do mundo, etc.), tendo contado os 1260 dias (3 anos e meio) de
duração da segunda metade da Grande Tribulação (preditos em Apocalipse
11.2-3;12.14), poderia imaginar naquela hora que CRISTO não estaria a ponto de
retornar! Após todos esses acontecimentos, isso será por demais evidente.
Portanto, simplesmente não há como reconciliar uma vinda de CRISTO pós-tribulacionista com Seu aviso de que virá quando não estiver sendo
esperado. DISTINÇÃO
ENTRE O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA. Somente essa
afirmação já distingue o Arrebatamento (a retirada da Igreja da Terra para o
céu) da SEGUNDA VINDA (para resgatar Israel durante o Armagedom); pois este
último acontecimento não vai surpreender quase ninguém. Contrastando com Seu
aviso de que mesmo muitos na IGREJA não O estarão esperando, as Escrituras
anunciam outra vinda de CRISTO quando todos os sinais já tiverem sido cumpridos
e todos souberem que Ele está voltando. A um Israel descrente, Cristo
declarou: “Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei
que está próximo, às portas” (Mateus 24.33). Até o ANTICRISTO saberá: “E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos,
congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra
o Seu exército” (Apocalipse 19.19). Ou CRISTO está se
contradizendo (impossível!), ou ELE ESTÁ FALANDO DE DOIS EVENTOS. JESUS disse que virá num tempo de paz e prosperidade quando até SUA NOIVA não estará
esperando por Ele: “Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que
não cuidais, o FILHO DO HOMEM VIRÁ” (Lucas 12.40). Não somente as
[virgens] néscias, mas até as sábias estarão dormindo: “E, tardando o
noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram” (Mateus 25.5). No entanto, a Escritura
diz que o MESSIAS virá quando o mundo estiver quase destruído pela guerra, fome
e os juízos de Deus, e quando Israel estiver quase derrotado. Então, Yahweh
declara: “olharão
para aquele a quem traspassaram” (Zacarias 12.10b), e todos os
judeus vivos na terra reconhecerão seu Messias que retornará como “DEUS forte, PAI da
Eternidade” (Isaías 9.6): exatamente como os profetas
previram, Ele veio como homem, morreu pelos seus pecados, e retornará, dessa
vez para salvar Israel. Sobre esse momento culminante, CRISTO declara: “Aquele, porém, que perseverar até
ao fim, esse será salvo” (Mateus 24.13). Paulo adiciona: “...todo o Israel [ainda
vivo] será salvo”...
(Romanos 11.26). DOIS EVENTOS DISTINTOS. Não podemos escapar
ao fato de que duas vindas de CRISTO ainda se darão no futuro: uma que
surpreenderá até mesmo Sua Noiva e outra que não será uma surpresa para quase
ninguém. As duas não podem ser o mesmo evento. Mas onde o Novo Testamento diz
que ainda há duas vindas a serem cumpridas? Todo CRISTÃO crê em DUAS VINDAS DE CRISTO: Ele veio uma vez à terra, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou
dentre os mortos, retornou ao céu e voltará. Contudo, em nenhum lugar o Antigo
Testamento diz que haveria DUAS VINDAS DISTINTAS. Esse fato causou confusão para os rabinos, para os discípulos de CRISTO e até para João Batista, que era “cheio do Espírito Santo, já do ventre
materno” (Lucas 1.15, 41,44), João tinha testificado que JESUS era “o CORDEIRO DE DEUS, que tira o pecado do mundo” (João 1.29). No
entanto, este último dos profetas do Velho Testamento, de quem não havia
ninguém maior “nascido de mulher” (Lucas 7.28), começou a
duvidar: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar
outro?” (Mateus 11.3). Somente uma vinda
do Messias era esperada. Ele iria resgatar Israel e estabelecer SEU REINO sobre
o trono de Davi em Jerusalém. Por essa razão os rabinos, os soldados e a
multidão zombaram dele na cruz (Mt 27.40-44; Mc 15.18-20; 29-32; Lc 23.35-37).
Apesar de todos os milagres que Jesus tinha feito, os discípulos, da mesma
forma, tomaram Sua crucificação como a prova conclusiva de que Ele não poderia
ter sido o MESSIAS. Os dois na estrada de Emaús disseram: “...nós
esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir Israel” (Lc 24.19-21) –
mas agora Ele estava morto. CRISTO os
repreendeu por não crerem “tudo o que os profetas
disseram!” (Lucas 24.25). Este era o problema comum: deixar de
considerar todas as profecias. Israel tinha uma compreensão
unilateral da vinda do MESSIAS (e continua assim atualmente), que lhe permitia
ver apenas seu reino triunfante e o deixava cego para Seu sacrifício pelo
pecado. Até mesmo muitos CRISTÃOS estão tão obcecados com pensamentos de
“conquista” e “domínio” que imaginam ser responsabilidade da IGREJA dominar o
mundo e estabelecer o REINO DE DEUS, para que o REI possa retornar à terra para
reinar. Eles se esquecem da promessa que Ele fez à Sua Noiva de levá-la ao céu,
de onde ela voltará com Ele para ajudá-lo a governar o mundo. O ARREBATAMENTO
OCORRERÁ ANTES DA TRIBULAÇÃO. Como poderia CRISTO executar julgamento sobre a Terra, vindo do céu “entre suas santas
miríades (multidões de santos)” (Judas 14), se primeiro
não as tivesse levado para o céu? Aqui temos outra razão para um Arrebatamento
anterior à Tribulação. Incrivelmente, Michael Horton, em seu livro “Putting
Amazing Back into Grace”, imagina que 1 Tessalonicenses 4.14 (“assim
também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem”) refere-se
à SEGUNDA VINDA DE CRISTO “com os santos”. Ao contrário, na ocasião do
Arrebatamento JESUS trará a alma e o espírito dos CRISTÃOS fisicamente mortos
para serem reunidos com seus corpos na RESSURREIÇÃO, levando-os para o céu
juntamente com os vivos transformados. NA SEGUNDA VIDA Ele trará consigo de
volta à terra os santos vivos, que já foram ressuscitados e previamente levados
ao céu no Arrebatamento. Antes da volta de
Cristo com os Seus santos haverá a CELEBRAÇÃO DAS BODAS DO CORDEIRO COM SUA NOIVA (Apocalipse 19.7). Tendo passado pelo Tribunal de Cristo (1 Coríntios
3.12-15); (2 Coríntios 5.10 ), os santos estarão vestidos de linho fino, branco
e puro (Ap 19.8). Certamente eles devem ser também o exército vestido de linho
fino, branco e puro (Apocalipse 19.14) que virá com CRISTO para destruir o
Anticristo. Quando eles foram levados ao céu? É claro que isso não ocorrerá
durante a própria Segunda Vinda, pois não haveria tempo suficiente nem para o
Tribunal de CRISTO, nem para as BODAS DO CORDEIRO. O ARREBATAMENTO DEVE ter
ocorrido anteriormente. Aqueles que estão
com seus pés plantados na terra, esperando encontrar um “CRISTO”, esquecem que
o verdadeiro CRISTO virá nos buscar para nos ENCONTRARMOS COM ELE NOS ARES e
nos levará para a casa de Seu Pai. Eles se esquecem também que o ANTICRISTO estabelecerá um REINO TERRENO antes que o verdadeiro REI volte para REINAR.
Infelizmente, os que se empenham em estabelecer um reino nesta terra estão
preparando o mundo para o reino fraudulento do “HOMEM DO PECADO”. A ESCRITURA SAGRADA
– BÍBLIA – REGISTRA DUAS VINDA. Como alguém nos
tempos do Velho Testamento poderia saber que haveria DUAS VINDAS DO MESSIAS?
Somente por implicação. Ou os profetas se contradisseram quando profetizaram que
o MESSIAS seria rejeitado e crucificado e que Ele também seria proclamado REI SOBRE O TRONO de Davi para sempre, ou eles falavam de DUAS VINDAS DE CRISTO. Não há forma de colocar dentro de um só evento o
que os profetas disseram. Simplesmente TEM de haver DUAS VINDAS DO MESSIAS: primeiro como o CORDEIRO DE DEUS, para morrer pelos nossos
pecados, e depois como o LEÃO DA TRIBO DE DAVI (Oseias 5.14-15; Apocalipse
5.5), em PODER e GLÓRIA para resgatar Israel no meio da BATALHA DO ARMAGEDOM. 1. A mesma coisa acontece no Novo Testamento. Note as
muitas contradições, a menos que estes SEJAM DOIS EVENTOS). Ele vem PARA Seus SANTOS e numa hora que ninguém espera; mas vem com Seus santos
quando todos souberem que Ele está vindo.2.
Ele não vem à terra mas arrebata os santos para se encontrarem com Ele
nos ares (1 Ts 4.17); por outro lado, Ele vem à terra: “naquele dia,
estarão Seus pés sobre o monte das Oliveiras” (Zacarias.14.4), e os
santos vem à terra com Ele. 3. Ele leva OS SANTOS PARA OS CÉUS, para as muitas mansões na casa de Seu Pai,
para estarem com Ele (João.14.3); mas traz os santos do céu
(Zacarias 14.5, Judas 14). 4. Ele vem para SUA NOIVA num tempo de paz e prosperidade, bons negócios e prazeres (Lucas
17.26-30); mas volta para salvar Seu povo Israel quando o mundo já terá sido
praticamente destruído, em meio ao pior conflito já visto na terra, a batalha
do Armagedom. REBATENDO AS CRÍTICAS DO ARREBATAMENTO. CRISTO declarou: “Assim como foi nos dias
de Noé ...comiam, bebiam, casavam-se... O mesmo aconteceu nos dias de Ló:
comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que
Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre... Assim será no dia em que o
FILHO DO HOMEM se manifestar” (Lucas 17.26-30). Essas condições
mundiais por ocasião do ARREBATAMENTO só podem se referir ao período anterior à
TRIBULAÇÃO; certamente não ao final dela!
ARREBATAMENTO? Há críticos afirmando que a palavra “ARREBATAMENTO” nem
está na Bíblia! Isso não é verdade, pois a versão latina da Bíblia (Vulgata),
feita por JERÔNIMO (347-420) no quinto século, traduziu o grego harpazo (arrancar
subitamente) pela palavra raptus (raptar), da qual deriva
“Arrebatamento”. Foi o que CRISTO nos prometeu em João 14: levar-nos para o
céu. Outros críticos papagueiam o mito
propagado por Dave Mac Pherson, de que o ensino do ARREBATAMENTO ANTES DA TRIBULAÇÃO apareceu apenas no início do século XIX através de John Nelson Darby
(1800-1882), que o teria aprendido de Margaret Mac Donald (1815-1864). Ela o
teria recebido de Edward Irving (1792-1834), e este, por sua vez, o teria
encontrado nos escritos do jesuíta Emmanuel Lacunza (1731-1801). Isso
simplesmente não é verdade. Muitos escritores anteriores expressaram a mesma
convicção. Um deles foi Ephraem de Nisibis (306-373), bem conhecido na história
da IGREJA da Síria. Ele afirmou: “Todos os santos e eleitos de Deus serão
reunidos antes da tribulação, que está por vir, e serão levados para o
Senhor...” Seu sermão com essa afirmação teve ampla circulação popular em
diferentes idiomas. Sim, HÁ UMA VINDA DO SENHOR APÓS A TRIBULAÇÃO: “Logo em seguida à TRIBULAÇÃO daqueles dias... verão o FILHO DO HOMEM vindo sobre as NUVENS DO CÉU, com poder
e muita glória” (Mateus 24.29-30). A referência aos anjos “reunindo
Seus escolhidos dos quatro ventos” (versículo 29-31) certamente não significa
CRISTO arrebatando SUA IGREJA para levá-la ao céu, pois trata-se do ajuntamento
do Israel disperso, de volta à sua Terra quando da SEGUNDA VINDA. CRISTO associou o mal com o pensamento de que Sua
vinda se atrasaria: “Mas, se aquele servo, sendo mal, disser consigo
mesmo: MEU SENHOR demora-se” (Mateus 24.48; Lucas 12.45).Novamente, essa
afirmação não tem sentido se o ARREBATAMENTO vem após a TRIBULAÇÃO. Não existe motivo maior para uma vida santa e um
evangelismo diligente do que saber que o SENHOR poderia nos levar ao céu a
qualquer momento. QUE A NOIVA acorde do seu sono, APAIXONE-SE NOVAMENTE PELO NOIVO, e de coração diga continuamente por meio da sua vida diária: “VEM, SENHOR JESUS!” (Dave Hunt
- TBC - http://www.chamada.com.br). Abraço. Davi.
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