Cristianismo. Texto de Hélcio Bruno de
Almeida. I. A CRIAÇÃO DE DEUS E O HOMEM TRIPARTIDO. Capítulo Dois. ESBOÇO GERAL.
I. A CRIAÇÃO DE DEUS. II. A CRIAÇÃO ORIGINAL DE DEUS: A. O propósito. B. Os
meios. C. O processo. D. A criação como prova da existência de Deus. III. A
RESTAURAÇÃO E CRIAÇÃO ADICIONAL DE DEUS. A. A criação adicional de Deus sendo
segundo a ordem da vida. B. O processo. IV. NA CRIAÇÃO DE DEUS, A VIDA HUMANA
SENDO A VIDA MAIS ELEVADA. A. O homem sendo criado segundo a imagem e
semelhança de Deus. 1. Para que o homem expresse a Deus. 2. Para que o homem
exerça o domínio de Deus. a. Para tratar com o inimigo de Deus. b. Para
recuperar a Terra. c. Para introduzir a autoridade de Deus. B. O homem sendo
criado com três partes - espírito, alma e corpo. C. O homem sendo criado bom e
reto. D. A vida humana sendo apenas uma vida criada. V. DEUS COLOCANDO O HOMEM
EM FRENTE A ÁRVORE DA VIDA PARA QUE O HOMEM O RECEBA COMO VIDA. A CRIAÇÃO DE
DEUS E O HOMEM TRIPARTIDO. I. A CRIAÇÃO DE DEUS. Nosso Deus é um Deus com um
propósito, uma vontade e um plano. Assim, Ele criou todas as coisas
inteiramente segundo a Sua vontade e plano. Apocalipse 4,11 diz: "Porque
todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e
foram criadas". "Por causa", no grego, aqui significa "por
meio de". Todas as coisas foram criadas não por acaso, nem acidentalmente,
nem casualmente, mas por meio do planejamento de Deus. No Plano de Deus, Ele
ordenou que por meio de todas as coisas Ele atingirá o Seu objetivo. Portanto,
Ele criou todas as coisas. II. A CRIAÇÃO ORIGINAL DE DEUS. A. PROPÓSITO.
Colossenses 1,16-18 "Todas as coisas foram criadas por meio Dele e para
Ele; e Ele é antes de todas as coisas, e, Nele, todas as coisas subsistem
juntas; (...) para que em todas as coisas tenha Ele a primazia". O propósito
de Deus em criar o Universo é totalmente para Seu Filho, para que Este tenha a
preeminência e seja glorificado em toda a criação. Não apenas isso. Cristo, o
Filho, é a corporificação de Deus, porque toda a plenitude da Deidade habita
corporalmente Nele - Cl 2,9. Portanto, quando o Filho é glorificado, Deus
também é expresso. O propósito de Deus na criação do Universo é que o seu Filho
seja glorificado e que Ele próprio seja expresso. B. OS MEIOS. Em Gênesis 1,1 a
palavra "criou" é bara em hebraico, que significa trazer algo a
existência a partir do nada. Portanto, a criação original de Deus foi trazida à
existência a partir do nada. Como, então, Deus criou na sua criação? Quais
foram os meios pelos quais Ele criou? Hebreus 11,3 diz: "(...) O Universo
foi formado pela palavra de Deus (...)" João 1,3 também diz que todas as
coisas vieram à existência por intermédio da Palavra de Deus. Deus falou, e
tudo se fez, Ele ordenou, e tudo passou a existir - Sl 33,9. Portanto,
Deus criou o Universo do nada pela Sua Palavra. Quão poderosa é a Sua Palavra.
Por um lado, a Bíblia claramente nos diz que Deus criou os céus e a Terra
através de Cristo, Seu Filho, Hebreus 1,2 diz que Deus fez o Universo através
do Seu Filho. Colossenses 1,15-16 também dizem que todas as coisas foram
criadas no Filho de Deus. Na verdade, o Filho de Deus é a explicação de Deus;
as coisas criadas através da Palavra de Deus são para a explicação de Deus, ou
seja, para a revelação de Deus. C. O PROCESSO. O livro de Jó 38,4-7 revelam o
processo da criação de Deus. Os céus, e neles todas as hostes e anjos, foram
criados em primeiro lugar. A Terra, com as criaturas vivas vivendo nela, foi
criada em segundo lugar. Jó 38 mostra-nos que, quando Deus lançou o fundamento
da Terra, as estrelas e os anjos (os filhos de Deus) já estavam lá. Também nos
mostra que a Terra criada por Deus foi medida com o cordel estendido sobre ela;
tudo estava em ordem e era excessivamente belo. Portanto, as estrelas da alva
juntamente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam. Nenhuma confusão
podia ser encontrada no Universo naquela época. Tudo era totalmente
resplandecente e belo. Isso nos mostra quão brilhante e belo o Criador é, bem
como a Sua criação. D. A CRIAÇÃO COMO PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS. O Salmo 19,1
diz: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras
das suas mãos". Embora o poder eterno de Deus e suas características
divinas sejam invisíveis, o homem pode entendê-las pelas coisas que foram
feitas. O homem pode entender e é, portanto, indesculpável - Rm 1,20, por não
reconhecer a existência de um Deus que fez todas estas coisas. Assim, olhando
para a criação, devemos saber que há um Criador. III. A RESTAURAÇÃO E CRIAÇÃO
ADICIONAL DE DEUS. Gênesis 1,2b não se refere à criação original de Deus. Esta
foi completada no versículo 1. A partir do versículo 2 o que vemos é a obra de
restauração de Deus. Jeová, que é o Eu Sou, estava restaurando o que tinha sido
danificado, e realizando uma criação adicional. O versículo 2 inicia dizendo:
"E a terra tornou-se sem forma e vazia". "E" é uma
conjunção que combina duas coisas: a primeira, que está saindo, e a segunda,
que está chegando. Isso significa que, após Deus ter criado, algumas coisas
aconteceram, levando o Universo harmonioso e belo, criado originalmente por
Deus, a ser danificado. Assim, Gênesis 2,4 diz: "Estão são as origens dos
céus e da Terra, quando foram criados: no dia em que o Senhor Deus fez a Terra
e os céus". Esse versículo mostra-nos tanto a criação original quanto a
restauração de Deus. A primeira metade do versículo menciona os céus e a Terra
quando forma criados. Note que os céus são mencionados em primeiro lugar, e,
então, a Terra, e o verbo usado aqui é criar. A segunda parte do versículo diz
que o Senhor Deus fez a Terra e os céus. Aqui, a Terra é mencionada em primeiro
lugar, e, então os céus, e o verbo foi mudado de criar para fazer. Como já
explicamos antes, criar significa, produzir algo do nada, fazer significa
trabalhar sobre uma substância, já existente, a fim de produzir alguma outra
coisa a partir dela. Assim, a primeira metade deste versículo refere-se à
criação original de Deus, e a segunda metade refere-se à restauração por Deus
da Terra e dos céus. Em Gênesis 1,1 Deus criou os céus e a Terra. Então do
versículo 3 até o final do capítulo um, Deus fez a Terra e os céus. Ao lermos
os versículos 9-10, podemos ver que no terceiro dia Deus restaurou a Terra.
Deus não criou a Terra, pois ela já estava lá, submersa nas águas. Assim Deus
restaurou a Terra no terceiro dia. Também, no quarto dia, Deus restaurou o céu,
isto é, os céus. Dessa maneira, na restauração, não foram os céus e depois a
Terra, mas primeiramente a Terra e depois os céus. A. A CRIAÇÃO ADICIONAL DE
DEUS SENDO SEGUNDO A ORDEM DIVINA. Em Sua criação adicional, Deus criou todas
as coisas segundo a ordem da vida. Primeiramente Ele criou as coisas sem vida,
e, depois, criou as coisas com vida. Na criação das coisas com vida, Ele também
começou da vida mais baixa, subindo de nível até atingir a vida mais elevada.
Primeiramente, Ele criou a vida sem estado consciente, ou seja, a vida vegetal,
coisas tais como as árvores, a relva e as flores. Apesar de terem vida, estas
coisas não têm estado consciente; assim, a elas pertence a vida mais baixa.
Então, Deus criou a vida animal. Ele também partiu da vida mais baixa, a dos
ovíparos, tais como os peixes e as aves. Embora a vida dessas criaturas possua
estado consciente, esse não é suficientemente elevado. Então, criou os animais
que dão cria, tais como os animais domésticos e selváticos da Terra. Esses
animais que dão cria possuem uma vida que é mais elevada do que a dos ovíparos.
Eles não apenas têm estado consciente, mas este é também mais elevado. Por
último, Deus criou o homem. O homem é a vida mais elevada criada por Deus. O homem
também possui a consciência mais elevada entre as criaturas. B. O PROCESSO. O
relato de Gênesis capítulo um mostra que levou seis dias para Deus efetuar a
obra de restauração e criação adicional - Gn 1,1-25. No primeiro dia, o
Espírito de Deus veio para pairar. Além disso, Deus falou e houve luz. Assim,
Deus separou a luz das trevas. Em nossa experiência está relacionado com o
reconhecimento dos atos pecaminosos e do seu ambiente sem luz. O homem
pecaminoso procura esconder-se da luz - João 1,4,8-9; 3,19-21. No segundo dia,
Deus separou as águas sob o firmamento das águas acima do firmamento. Isso
significa que Ele separou as coisas celestiais das coisas terrenas. As coisas
terrenas são naturais e humanas, enquanto as coisas de cima são espirituais e divinas.
O homem natural não consegue discernir as coisas espirituais. É preciso nascer
do alto para conhecer as coisas divinas - João 3,31-33; I Co 2,11-14. No
terceiro dia, a Terra foi separada das águas. Deus trabalhou sobre as águas,
procurando confiná-las, e limitá-las, de tal modo que a Terra seca pudesse
aparecer. Isso é exatamente como Jeremias 5,22 afirma, que Deus traçou uma
linha para limitar o mar. Após o aparecimento da Terra seca, Deus prosseguiu
além, para criar as várias vidas vegetais, cada uma segundo a sua espécie. O
surgimento da Terra seca indica um novo começo para que a vida possa
manifestar-se. Esta vida é a que surge da morte, ou seja é a vida de
ressurreição. As opiniões dos homens ainda que eventualmente tenham virtudes e
até mencionem a palavra de Deus, precisam passar pela morte para que sejam
úteis na edificação - João 11,23-27,39-44. No quarto dia, Deus restaurou os
luzeiros - o sol, a lua e as estrelas - para governarem sobre o dia e sobre a
noite, e também para dividirem a luz das trevas. No quinto dia, Deus criou as
criaturas vivas na água, e os pássaros, as aves do ar, cada um segundo a
sua espécie. No sexto dia, Deus criou as criaturas vivas sobre a Terra: os
animais domésticos, os répteis e animais selváticos, cada um segundo a sua
espécie. Por último, Deus criou o homem para ser o centro de todas as coisas.
Livro As Doze Lições Básicas do Ministro do Evangelho. Abraço. Davi.
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