Astrologia. Texto de Ricardo Lindemann.
Capítulo Quatro. TOURO E ESCORPIÃO – A ASTROLOGIA NÃO É UMA QUESTÃO DE CRENÇA,
mas uma questão de Ciência, uma questão de verificação. Por isso, convido os
leitores a observarem-se as pessoas de Touro (20 de abril – 20 de maio) e
Escorpião (23 de outubro – 22 de novembro), que na sua esfera de
relacionamentos, apresentam ou não as características aqui citadas. Agora,
vejam bem, as pessoas podem ser de um signo pelo mês do nascimento, podem ser
de um signo também pelo dia do nascimento, ou pelo hora do nascimento. No
primeiro caso, nós vamos dizer que a pessoa é do signo solar porque nasceu no
mês de Touro, a partir de 20 de abril até 20 de maio, mas também o fato é que
se ela tiver nascido em certo horário, ela terá o Ascendente no signo de Touro,
porque existem duas horas por dia em que o signo de Touro estará se elevando no
horizonte Oriental. Há também outra possibilidade, se a Lua estiver em certo
dia apresentando-se no signo de Touro, o que ocorrerá em média num período de
dois dias e um quarto, dois dias e seis horas, dado que nós dividiremos 27,32
dias por 12 signos. Os 27,32 dias correspondem ao mês sideral da Lua, e
dividindo em 12 partes, nós vamos ter este resultado. Então, no geral se diz
que o signo da Lua é o signo do dia, e o signo Ascendente é o signo da hora,
mas na verdade, são maneiras de explicar que nós somos divididos em camadas. Nós
podemos ter o signo de Touro no mental, signo solar ou signo do mês, no
emocional, signo lunar, ou signo do dia, ou no Ascendente que dá a
característica física, e ai sim, o signo da hora. Então, as pessoas não são
também em geral um tipo puro de um signo, elas têm mesclas, e essa é a
importância de nós fazermos um Mapa Astral, ou Natal, de cada pessoa
individualmente, para ver que composições a pessoa apresenta em seu Mapa
Astral. Voltemos agora a nossa atenção novamente para o mural da Última Ceia, onde
o signo de Touro é representado no Cenáculo por Judas Tadeu, e Escorpião por
Judas Iscariotes. É interessante lembrar ainda que a correspondência dos doze
signos e dos doze Apóstolos foi descoberta e estabelecida por Emma Costest de
Mascheville (1903-1980), em seu magnífico livro Luz e Sombra, da Editora
Teosófica, que gostaríamos de recomendar. E, com ela, tivemos a oportunidade de
estudar nos últimos sete anos da sua vida, e talvez, assim, captar algo da
beleza do seu ensinamento, que era então o florescimento da experiência de toda
uma vida dedicada a este estudo. O signo de Touro corresponde ao pescoço, e é
representado por Judas Tadeu. O pescoço é justamente a parte mais saliente da
sua figura, no mural, bem como no Homem Celeste o Escorpião corresponde aos
órgãos sexuais, e estes dois signos ficam assim diametralmente opostos no
zodíaco. Por extensão nós poderíamos dizer que há uma relação entre a garganta
e os órgãos sexuais. É interessante notar que as crianças, portanto antes da
adolescência, antes do corpo ter atividade, propriamente sexual pelo estímulo
das glândulas correspondentes, frequentemente têm como ponto fraco do organismo
a garganta, porque a polaridade oposta não está propriamente ativa. Então, às
vezes, as amigdalites são muito frequentes na infância, etc., e de alguma forma
a garganta, o pescoço, abrange a tireoide, a paratireoide. O Touro rege esta
região no corpo que abrange a tireoide relacionada à capacidade de acumular os
nutrientes no organismo, por isso tem a ver até com a obesidade quando há o mau
funcionamento da tireoide, e assim, o armazenamento e a acumulação das
condições de sobrevivência através do alimento excedente, que significaria a
nossa reserva acumulada. A obesidade já é o excesso de reserva, mas enfim, essa
capacidade de armazenar para o futuro, de acumular riqueza, é uma
característica tradicionalmente relacionada com o signo de Touro, que é um
signo de terra. O oposto, portanto, o Escorpião está associado aos órgãos
sexuais e suas glândulas, seja o aspecto dos hormônios correspondestes ao
hormônio masculino e feminino, como também todo o processo que está associado à
geração de uma nova vida. Portanto o Escorpião está sempre associado, na
tradição astrológica, à paixão, e está de uma certa forma caracterizando a sobrevivência
do indivíduo. E há um equilíbrio novamente a ser encontrado entre essas duas
forças. A posição do Cristo na forma de um triângulo equilátero, que é o
símbolo da harmonia, na Astrologia, tem na mão esquerda o símbolo da doação, a
mão esquerda está voltada assim para cima, enquanto que a direita recolhe, pois
está voltada para baixo. Então, nós temos o símbolo de um equilíbrio de duas
forças da Natureza em que do lado direito do observador, as estações da
primavera e do verão são aquelas nas quais o Sol se doa em luz e calor, e são o
símbolo da atividade, enquanto que o outono e o inverno, que são a outra face
mais obscura que corresponde mais ao lado lunar que, na verdade, é quando o
Sol, proporcionalmente, se recolhe, e a luz dele é menos presente naquelas
estações. E esse equilíbrio entre esses dois polos é o que nós buscamos de
alguma forma na Astrologia. O signo de Touro irá representar a sobrevivência do
indivíduo e o acúmulo de matéria como reserva com essa finalidade, enquanto que
o Escorpião já representa a paixão sexual que vai gerar uma nova vida na
sobrevivência da espécie; portanto, são forças polarizadas. E, assim, o Touro
representa de alguma forma a fecundidade passiva, enquanto que o Escorpião a
força criadora, geradora mais ativa. De certa forma, Marte que é o regente
clássico de Escorpião, é um planeta chamado masculino, ou ativo, enquanto que
Vênus, regente de Touro, é chamado de passivo ou feminino. O equilíbrio entre
esses dois opostos é que nos conduzirá ao Cristo, que está no centro do mural,
que é aquela posição, imparcial na qual nós meditamos, e gostaríamos de citar
novamente, o Princípio básico da meditação no Yoga, segundo o Yoga Sutras de
Patanjali: "Quando a mente é perturbada por pensamentos impróprios, a
constante ponderação sobre os opostos é o remédio". Então, essa é a
polaridade que nós temos que complementar meditando no signo oposto, se
aplicarmos o aforismo II-33 do Yoga Sutra Citado à prática da Astrologia. Assim
verificaremos que o signo de Touro representa a preservação e proteção da vida,
o aspecto de uma fecundidade obediente e protetora da matéria, enquanto que o
Escorpião já representa uma autoridade mais passional dessa força criadora, que
representa a transmutação da matéria, e muitas vezes é associado por isso à
morte. Então, o signo de Touro é a Física, e o Escorpião é a Química, o signo
de Touro é a realização e o Escorpião é a organização. O signo de Touro é
aquela afetividade de uma ternura protetora, às vezes até super protetora, os
problemas das mães de Touro são clássicos no apego aos seus filhos, enquanto
que o Escorpião já tem mais aquela disposição de cortar o que for preciso, tem
uma visão mais cirúrgica para enfrentar o perigo e a morte. Costuma-se dizer
que ele gosta de viver perigosamente. O Escorpião, na verdade, é um animalzinho
frágil. Segundo a tradição, se ele não injetar o veneno no adversário ele irá
injetá-lo em si mesmo. Assim, nutrindo nos outros o medo daquele veneno que ele
traz na cauda, ele impõe uma certa distância de segurança e por isso ele
necessita executar certas punições exemplares. Não que ele possa enfrentar a
todos, mas ninguém quer ser o primeiro a enfrentá-lo porque sabe que receberá a
punição exemplar. Esse é o símbolo de um animal frágil, que a gente poderia até
matar por acidente se pisasse em cima, por descuido, mas por outro lado,
representa um animal que às vezes aterroriza as pessoas, porque elas sabem
muito bem que ele tem veneno. Da mesma forma, o tipo do Escorpião é de uma
fragilidade defendida por uma aparente agressividade, mas se a pessoa souber
conquistá-lo, ele se transforma no nosso melhor protetor, no nosso melhor
amigo, porque não temerá nem sequer a morte para nos defender. Por outro lado,
não convém arranjar inimigos de Escorpião, pois o mesmo que vale para um lado
vale também para o outro, e ele nos perseguirá implacavelmente se nós não
soubermos conquistá-lo, ou principalmente se ferirmos os seus sentimentos. E,
por isso, o Escorpião é considerado como um dos signos mais incompreendidos,
assim também, no próprio mural de Leonardo da Vinci (1452-1519), ele é
representado por Judas Iscariotes, que é tratado como o traidor do Cristo. Mas,
se diz também, que não teria havido a ressurreição do Cristo se não tivesse
existido a figura de Judas Iscariotes que produzisse a morte. Por isso, o
próprio Escorpião, representado por Judas Iscariotes, é o único que apresenta
metade do rosto na luz e metade do rosto na sombra, simbolizando que ele é
capaz de transitar entre estes dois mundos, simbolizando que ele tanto representa
a morte, quanto a ressurreição. Nesse aspecto da ressurreição, o símbolo usado
pelos egípcios para o Escorpião é a Águia. É importante lembrar que no Zodíaco
greco-romano, o Escorpião é caracterizado pelo simbolismo do lado sombrio da
morte, mas o egípcio prefere o da Águia que é o símbolo da ressurreição e da
faceta luminosa da libertação do espírito. E, também, os gregos tinham a outra
representação do Escorpião, a Fênix, aquele animal que, segundo a mitologia,
ressurgia das cinzas, também era um símbolo de ressurreição. Então, o Escorpião
é representado por seu lado morte, na Última Ceia, por Judas Iscariotes, e ali
deixou uma cadeira vazia, porque é sabido que Judas Iscariotes se suicida, na
tradição bíblica. Dona Emy entendia que, mais tarde, essa cadeira seria ocupada
simbolicamente por Paulo que é uma transmutação de Saulo, ou seja, ele
representaria o único Apóstolo que viu o Cristo em espírito sem tê-lo visto na
forma de Jesus corporal, na forma material; ao contrário de Judas Iscariotes que
parece ter convivido com Jesus em seu aspecto corporal, ou físico, mas pelo
visto não o compreendeu muito bem, ou não teve a plena visão da natureza
espiritual do Cristo. Creio que por isso ela entendia que a faceta escorpiônica
da transmutação e da ressurreição estava melhor representada por São Paulo do
que por São Matias. Escorpião simboliza portanto os extremos da natureza, a
vida e a morte, o viver perigosamente, a busca da adrenalina, o sentir a
paixão. Por outro lado, o Touro é representado por um animal ruminante, sombra
e água fresca é o seu lema, que nada mude, que tudo fique como está, é um signo
de terra e fixo. Mas, se observarem o animal que representa o signo de Touro,
caracteriza muitas das qualidades de perseverança, porque é no pescoço do Touro
que se ata o jugo, a canga, ali ele mostra a sua força carregando com
perseverança o carro, puxando a carroça, enfim, todos estes aspectos que estão
associados ao signo de Touro que tem por símbolo esse animal. Eu gostaria que
observassem o aspecto ruminante do Touro. O ruminante mastiga, aquilo vai ao
estômago de alguma forma e volta, aí é ruminado de novo, mascado mais uma vez,
engolido de novo, vai ao estômago e volta, então se mastiga mais uma vez e
aquilo é ruminado e engolido mais uma vez, não sei por quantas vezes, em algum
momento já deve ter perdido o gosto (...). Mas o surpreendente é que o signo de
Touro suporta isso com naturalidade, porque ele é por excelência a encarnação,
e a manifestação da perseverança e da paciência. As qualidades associadas ao
signo de Touro são o seu lado prático, digno de confiança e paciente, de certa
forma persistente e hábil nos seus negócios, seu fino senso de valores. Costuma
ser um conservador, em geral não gosta de mudanças. Mudanças representa
insegurança, possibilidade de um perigo. Touro é essencialmente protetor da
vida. Ele é o contrário de Escorpião que busca viver perigosamente para se
sentir mais vivo, mais intenso, para sentir mais a adrenalina passional em si.
Touro representa essa busca das artes, do amor ao luxo e à boa comida, de uma
vida de certa forma confortável, agradável, mas com força de vontade e
perseverança, com solidez e determinação na consecução dos seus objetivos,
associada a uma afetividade, a uma bondade protetora. Essas são as qualidades
tradicionais atribuídas ao signo de Touro, entre outras. Por outro lado, se nós
quisermos saber qual é o defeito de um signo, que não é uma boa aplicação da
palavra, pois do ponto de vista astrológico todo defeito representa apenas a
falta temporária de uma virtude do signo oposto, como todo vício é uma virtude
em formação que não teve ainda tempo de desabrochar, o mal não existe por si
mesmo, senão como um bem adormecido, e as trevas não são trevas reais, elas são
apenas ausência de luz, não existem por si mesmas, pois que na ausência da luz
as trevas em luz se transformam, como afirma a Escritura. Vale focar as
qualidades de cada signo: as qualidades do Escorpião vão resolver os problemas
do Touro vão resolver os problemas do Escorpião, pois são signos opostos e
complementares. As fraquezas associadas ao signo de Touro, portanto, são
a falta das virtudes de Escorpião. Muitas vezes o Touro é classificado como
possessivo, apegado, pão-duro, preguiçoso ou acomodado, autoindulgente, e pode
ser um chato em potencial, porque tendo medo do desafio da vida ele resiste ao
processo da mudança que é inevitável no ciclo da vida e, portanto, ele pode
acabar tolhendo a liberdade das outras pessoas. É estático nas suas opiniões,
sem flexibilidade ou originalidade, às vezes ganancioso, obcecado com rotinas,
ou rancoroso, no sentido de guardar mágoas, porque ele se deixa ferir, engole
tudo, depois explode de certa forma que nem aquela figura da panela de pressão,
que depois de muito engolir, sem válvula de escape acaba explodindo e jogando
feijão no teto. É claro que o signo de touro pode superar essas tendências se
ele aprender a meditar no signo oposto e desenvolver as suas virtudes. E as
qualidades do Escorpião são as emoções e os sentimentos poderosos. A característica
fundamental do Escorpião é a sua intensidade, o seu sentimento intenso e
passional, sua imaginação e sentido de finalidade, sabendo qual o objetivo que
deseja alcançar. O discernimento sutil se apresenta na sua capacidade de
decisão e organização, persistente e determinado na consecução dos seus
objetivos, ele vai à morte se necessário para atingir seu objetivo, ele não a
teme, gosta do desafio, e o único desafio que o Escorpião tem dificuldade de
superar é a ausência de desafios. A monotonia e a rotina, que o Touro suporta
pacientemente, representa o ponto fraco do Escorpião, ele precisa de novos
desafios para se sentir vivo. Há um equilíbrio, portanto, entre esses extremos.
A falta das virtudes de Touro costuma gerar os problemas clássicos do signo de
Escorpião, atribuídos à vingança, à sensualidade, ao ciúme, ao rancor. Pode ser
também obstinado e intratável, ressentido, desconfiado e muito reativo. Se nós
atingirmos o Escorpião com uma agulha, ele pode reagir da maneira como se
sentir no momento e possivelmente nos jogará uma lança. Porém, em outro dia em
que esteja bem, poderá ser atingido com uma lança e reagir apenas como se
tivesse sido atingido por uma agulha. Essa desproporção relacionada ao estado
emocional do Escorpião, a sua intensa subjetividade, é que o faz, muitas vezes,
desconfiado, reticente, intratável e imprevisível. O Escorpião gosta de ter
provas de amor, então ele se esconde numa torre de marfim e acha que se o outro
de fato sabe amar, terá que conquista-lo e dar provas de amor por ele. Desta
forma, ele se isola como uma princesa numa torre de marfim, naquele castelo com
ponte levadiça e crocodilos no fosso, subindo a murada do castelo à unha, ainda
tendo que matar sabe-se lá quantos cruzados lá no topo, e depois descer para
encontrar a torre de marfim no centro do castelo, para tentar conquistar uma
Rapunzel que não sabe se deixar-se-á conquistar ou não. Então,
caracterizando-se por criar dificuldade, o Escorpião gosta da conquista e torna
ela difícil, porque precisa do desafio para dar valor às coisas. Já o signo de
Touro é mais de querer proteger, ele simboliza o amor que, às vezes, pode ficar
até possessivo nas relações humanas, por outro lado o Escorpião simboliza a
paixão que tem lá a sua intensidade, mas que pode se tornar destrutiva se não
estiver dentro de um regime de equilíbrio. Como é que nós podemos equilibrar o
amor e a paixão? Essa é a grande questão do eixo Touro-Escorpião. Quem não
puder, assim, associar harmoniosamente estas características talvez tenha que
reencarnar muitas vezes até descobrir o ponto de equilíbrio dessas forças,
porque elas são a base de um casamento estável. Se um casamento tiver só o amor
possessivo pode sufocar, se tiver só a paixão pode se tornar demasiado
provocante e irreverente, demasiado sexuado, então nós temos ai o problema dos
opostos e dos extremos. A busca do equilíbrio entre o amor e a paixão é
justamente o caminho do equilíbrio entre o Touro e o Escorpião. Se nós
meditarmos profundamente sobre isso, veremos que nesse eixo também existe o
símbolo da possibilidade da sublimação, aí nós temos aquelas duas serpentes que
se enroscam no caduceu (bastão, insígnia) de Mercúrio, simbolizando a
sublimação de Marte e Vênus pela sabedoria de Mercúrio. Então, é preciso
primeiro resolver essa equação do amor e da paixão para poder sublimar essa
energia e libertar o espírito aprisionado na carne, resolvendo assim a problema
da morte. O Escorpião simboliza também a morte. Como dizem os chineses: "A
criança nasce chorando quando os parentes a recebem sorrindo, enquanto que o
velho morre sorrindo quando os parentes se despedem chorando".
Similarmente é o que dizia Pitágoras (570 AC 495), soma sema, que o corpo é o
sepulcro da alma. Assim, quando a alma nasce no corpo ela fica aprisionada, ela
chora na criança enquanto os outros a recebem aplaudindo, alegres porque um
novo ser nasceu na família, mas quando o corpo morre, o velhinho sorri quando a
sua alma se liberta, e são os outros que choram a sua perda porque ele foi para
outra dimensão. Mas para que nós possamos ter a percepção direta dessa verdade,
da transcendência do corpo, necessitamos primeiramente da transmutação das duas
energias equilibradas, referidas no Oriente pelos canais laterais Ida e
Píngala, comparadas na tradição grega, no caduceu de Mercúrio, por duas
serpentes, branca e negra, simbolizando com isso o necessário equilíbrio do
masculino e do feminino, do Sol e da Lua, que deixa assim equilibrado o canal
central chamado Sushumna, o Tao, o equilíbrio, o sattwa, por onde essa
Kundalini (energia) sob e dá as asas ao caduceu de Mercúrio, como o Ketchari
hindu que é capaz de voar em outras dimensões. Este símbolo se encontra no
diagrama do capítulo Júpiter e Saturno. Então, todo o poder criativo está
associado assim ao eixo de Touro e Escorpião, e se nós pudermos realizar o
equilíbrio entre o amor e a paixão, as energias sexuais assim liberadas nos
darão o caminho da transcendência da condição humana e da possibilidade de
conhecer diretamente o lado oculto das coisas e a outra face do que está além
da morte, que é uma outra dimensão de esplendor de vida, e a Astrologia
simboliza, para nós, o equilíbrio dessas forças no eixo de Touro e Escorpião.
Livro A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios. Abraço. Davi.
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