Islamismo. O
Sagrado Alcorão menciona a Virgem Maria (Mariam) 34 vezes em 12 capítulos, e
dedica um capítulo inteiro de 98 versículos em seu nome. E este capítulo é o
19º (décimo nono). Nestas Suratas e versículos, o Alcorão apresenta imagens
descritivas de Maria nas várias fases da vida dela: antes dela nascer, depois
de ter sido escolhida para carregar a Palavra de Deus, e quando ela deu à luz a
Jesus Cristo (A.S), com o início da divulgação e missão de Jesus Cristo em
adorar o Deus Único. Os versículos 35-37 de Surata Ale-Imran mostra o estado
familiar de Maria antes dela nascer. Estes versículos dizem que quando a mulher
de Imran (mãe de Maria) sabia que ela estava grávida, ela consagrou a criança
para servir a Deus. E ela suplicou a Deus que aceitasse sua promessa. Mas
quando ela deu à luz ao recém-nascido descobriu que a criança é uma menina, ela
ficou muito triste e decepcionada. Desde que ela tinha desejado que a criança
fosse um menino, de modo que ele seria capaz de trabalhar e servir no templo de
Deus (em Jerusalém) e realizar a divulgação divina. "A mãe de Maria"
mostrou esses sentimentos tristes ao mesmo tempo apelando para Deus e disse,
como está citado no Alcorão: "Ó meu Senhor Eis que dei a luz a
menina!". Mas o versículo do Alcorão diz que imediatamente ela recebeu a
resposta de Deus: "e Deus sabe melhor que ela a quem ela deu a luz".
Neste versículo existe o primeiro sinal de que ele está no conhecimento de Deus
que a criança Maria não é apenas uma fêmea, e não é apenas uma criança comum.
Então o versículo menciona que a "mulher Imran (a mãe de Maria) escolheu o
nome Maria e fez a promessa de consagra-la a Deus. Portanto, esta foi a segunda
promessa (após a primeira promessa, quando ela estava no ventre de sua mãe), e
com esta segunda promessa a Deus, a mulher de Imran suplicou ao seu Senhor para
proteger Maria e sua descendência de Satanás. E o versículo menciona depois que
Deus respondeu sua oração e confirmou a sua promessa, ou seja, a criança Maria
"com a aceitação perfeita", e que Ele "fez crescer um bom crescimento",
ou seja, ele dedicou a ela uma propositura de puro bem. E Ele Altíssimo
atribuiu-lhe a Zakariyya para que ele cuide dela. Apesar disto, o versículo do
Alcorão nos diz que o primeiro milagre que surpreendeu Zakariyya enquanto ele
era crente recluso e mesmo assim teve de dedicar-se a Maria por uma ordem
divina. Isso é porque Zakariyya não era um estranho para o milagre divino. Ele
é aquele cuja oração Deus respondeu, e deu-lhe um menino, apesar do fato de que
sua mulher era estéril e ele de idade avançada. O versículo diz que: "Toda
vez que ele entrava ao (Almeh-rab) no templo onde estava Maria para vê-la, ele
a encontrava cercada da providência de Deus: "O (Almeh-rab) é um lugar de
oração e adoração a Deus, mostrando que Maria estava sempre em estado de oração
e adoração a Deus. Mas esta providência (para sustento), é comida, bebida e
roupas. Zakariyya achava estranho encontrar esse sustento que ele não trouxe a
ela, e ele sabe que ela não saia do templo para adquirir esta providência
(sustento). Então, era normal lhe perguntar, como é mencionado no versículo
sagrado: "De onde (vem) isso (a providência) para Ti?" A resposta de
Maria a esta questão enfatiza o cuidado de Deus de seu meio de Seus anjos a
Maria e ela respondeu com uma resposta de uma crente confiante e tranquila:
"De Deus. Certamente que Allah providencia o sustento a quem Lhe apraz sem
medida”. Depois, os versículos 42-44 de Surata-Ale-Imran, declara para nós um
texto do primeiro Evangelho que os anjos anunciaram a Maria, dizendo-lhe:
"Ó Maria! Deus lhe escolheu e te purificou e te exaltou acima de todas as
mulheres do universo ". Aqui é necessário contemplar o significado da
primeira e segunda seleção. A primeira ocorreu quando Maria estava no ventre de
sua mãe. E a segunda veio quando Cristo estava no ventre de Maria, o que
significa que acompanhou o segundo Evangelho que os anjos anunciaram a Mariam
dizendo que ela está carregando a Palavra de Deus, o Cristo Jesus, filho de
Maria (A.S). Após a primeira eleição e antes da segunda, foi a purificação de
Deus a Maria por meio da dedicação de Zakariyya e dos anjos. E o texto Corânico
que anunciou as duas fases da eleição Divina de Maria é um texto absoluto que
não tem qualquer exceção. É uma seleção acima das mulheres de todas as nações e
épocas, o que significa que é uma eleição sobre todas as mulheres antes e
depois dela. No versículo 12 de Surata Atta-hrim (capitulo 66), do Sagrado
Alcorão destacou Maria com uma descrição especial que esclarece o significado
de sua eleição e preferência sobre as mulheres de todas as nações e épocas. O
versículo sagrado diz: "E Maria a filha de Imran, que conservou a sua
castidade, e soprou em Nós (o corpo) de nosso espírito, ela testemunhou com
convicção a verdade das palavras de seu Senhor e de suas revelações, e foi uma
das devotas (servos)". Nesta declaração Divina (o versículo acima) possuí
três questões principais: Primeiro: a virgindade de Maria, que preservava a sua
castidade. Segundo: sua gravidez por meio do espírito de Deus. Terceiro: a sua
crença em Deus e sua submissão à vontade Dele. Mariam era uma virgem pura casta
quando os anjos vieram à ela anunciar-lhe as boas novas de Deus: "Deus te
dá boas novas" que Ela está grávida. Mas como pode a celibata virgem
engravidar? A questão foi levantada por Maria diretamente a Deus: "Ó meu
Senhor! Como poderei ter um filho quando nenhum homem me tocou? ". E a
resposta divina veio, nos versículos 45-47 de Surata Ale-Imran: Ele disse:
"Deus cria o que Lhe apraz: Quando Ele determina algo, basta-Lhe dizer:
'Sê! Para que seja". Originalmente, as boas notícias de que os anjos de
Deus revelavam para Maria dizem: "Certamente, Deus te dá boas novas de uma
Palavra de Deus: seu nome será Jesus Cristo, o filho de Maria", o que
significa que Cristo é a Palavra de Deus. Consequentemente, ele não era uma
criança normal ou um ser humano comum. Os versículos 16-21 de Surata Maria
apresenta um relato detalhado das boas novas como Deus enviou para Maria:
"E Nós lhe enviamos Nosso espírito em forma de um homem perfeito". E
estes versículos nos narram o diálogo que ocorreu entre Mariam e espírito de
Deus na forma de um ser humano, ele diz que: "E menciona no livro do
Sagrado Alcorão (a história de) Maria, quando ela se isolou de sua família para
um lugar no Oriente. Separou-se deles por um divisor. E Nós lhe enviamos o
nosso espírito, e ele apareceu diante dela como um homem em todos os aspectos.
Ela disse: "Refugio-me no Misericordioso (Allah) contra si! se tu temes a
Deus, afasta-te de Mim" Ele (o Arcanjo) disse: "Eu sou apenas um
mensageiro do teu Senhor, (para anunciar) para ti o dom de um filho
santificado. Ela disse: "Como poderei ter um filho, se nenhum homem me
tocou, e eu nunca deixei de ser casta?". Ele disse: "Assim será. É-me
fácil, disse Teu senhor e faremos Dele um sinal para os homens e uma
misericórdia nossa". Este é um decreto determinado". Quando Mariam
sentiu a dor do parto, ela carregava seu filho no seu ventre, e se dirigiu para
um lugar longe da vista das pessoas. Ela se inclinou sobre o tronco de uma
tamareira, sofrendo as dores do parto como qualquer outra mãe, somada às dores
do constrangimento moral e psicológico que ela espera enfrentar quando as
pessoas a verem com seu filho, e eles sabem que ela não se casou, ela mesma
disse: "Desejo que eu tivesse morrido antes deste dia e ficado uma coisa
esquecida!". O Alcorão menciona que enquanto ela estava nesse estado de
sofrimento físico e psicológico, o parto ocorreu, e a Palavra de Deus, Jesus
Cristo filho de Maria concretizou-se. E aqui um grande milagre divino acontece,
uma vez que esta criança que é apenas alguns segundos de idade chama sua mãe
debaixo dela, dizendo: "Não entristeçais!". E ele imediatamente
começou a dar suas orientações. "Teu Senhor fez correr um riacho debaixo
de ti, sacode o tronco da palmeira: Ele vai deixar cair tâmaras madura e
frescas sobre ti. Então, coma, beba e fica satisfeita e sossegada". Vale a
pena indicar aqui, uma questão muito importante e simbólica, é que os anjos que
levaram o sustento para Maria de Deus enquanto ela estava grávida antes que ela
desse à luz a Jesus Cristo. Mas depois de dar à luz a Jesus Cristo, para
adquirir o sustento ela precisou sacudir a tamareira de modo que as tâmaras
frescas caíssem sobre Ela. Claro que uma mãe grávida, não estava num estado de
ser capaz de sacudir um tronco de tamareira alta. Mas o significado simboliza a
fase de pré parto é diferente da fase pós-parto, em que Maria antes do parto
era, enquanto carregava a Palavra de Deus, concentrou Sua dedicação e o cuidado
dos anjos, e que após o nascimento da Palavra de Deus, Jesus Cristo se tornou o
eixo, e que Maria, a mãe, voltou para sua natureza humana, mas permanecendo a
mulher escolhida, e a preferida por Deus sobre as mulheres de todas as nações e
épocas. E é isso que explica o significado das instruções que Jesus Cristo deu
a sua mãe para se contar quando ela enfrenta o povo da cidade dela. "E se
tu ver um homem, diga: "Prometi ao Deus Clemente jejuar ao não falar com
qualquer ser humano", como está nos versículos 24-26 de Surata Maria (19).
Assim Maria vivia sob a dedicação de um milagre Divino e deu à luz por um
milagre Divino. Mas quando ela chegou ao seu povo carregando seu filho, ela
veio como uma mãe. Seu papel termina logo que o papel de seu filho Jesus Cristo
começou. As pessoas acharam a cena de uma mãe, a quem não conhecia o marido,
estranha. Eles apressaram-se a acusá-la, mesmo condenado a ela quando disse a
ela, como mencionado nos dois versículos 27 e 28 de Surata Maria (19):
"tens realmente uma coisa incrível te trouxe!" (Significando uma
coisa ruim) Ó irmão de Aarão.! Teu pai não era um homem do mal, nem tua mãe uma
prostituta!". Este é um sinal de que as pessoas conheciam que a família de
Maria, sua mãe e seu pai, era uma família pura e honrosa e ter uma boa
reputação na sociedade. Mesmo assim Maria não se defendeu contra a acusação de
seu povo. Compromete-se com as recomendações do seu bebê, ela se absteve de
falar, e apontou para ele, o que significa que era para perguntar a ele. Aqui,
os versículos 29-33 de Surata Maria (19) apresenta uma imagem do primeiro
confronto entre Jesus Cristo, filho de Maria, e as pessoas. A reação das
pessoas quando Maria apontou que eles pedissem para Jesus foi desaprovação,
disseram-lhe: como podemos falar com alguém que é uma criança no berço?” Em
resposta a esta pergunta de desaprovação e que estava dirigida a Maria, Jesus
Cristo disse: "Eu sou de fato um servo de Allah. Ele me deu a revelação e
fez-me um profeta, e Ele tem me abençoado, onde quer que eu esteja, e tem
intimados sobre mim Oração e Caridade, enquanto eu viver; (Ele) fez-me
benevolente a minha mãe, e não arrogante ou miserável, a paz Assim é em mim o
dia em que nasci, o dia que eu morrer, e o dia que serei ressuscitado para a
vida (de novo)!” Deus deu a Jesus Cristo, filho de Maria, as evidências e apoiou-o
com o espírito santo”. Este apoio com o Espírito Santo foi mencionado três
vezes no Alcorão sagrado: versículos 87 e 253 de Surata de Al-Baqarah, (segunda
Surata) e o versículo 110 do surat al-maIdah (quinta Suarata). E Deus escolheu
sua mãe Maria e fez ela e seu filho um sinal para todas as pessoas (e tempos),
como foi mencionada no versículo 91 de Surata al-Anbiya. (21). Assim Maria tem
no Islã um estatuto e relevância que nenhuma mulher fez ou vai chegar, de Eva
até o fim dos tempos! ( ...)". Muhammad As-Sammak, é secretário geral do
Comitê para o Diálogo Cristão Muçulmano do Líbano, participou do evento MARIA
EXEMPLO PARA TODOS NÓS em Foz do Iguaçu – PR – Brasil, dia 24 de março de 2012.
http://www.pastoraldacrianca.org.br.
Abraço. Davi.
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