Espiritualidade. Texto de
Osho (1931-1990). Pergunta; Osho,
frequentemente eu ouço você falar sobre rebelião. Os padres e as freiras e os
pais que definiram minha educação, agora estão velhos. A maioria já morreu.
Parece que não vale a pena rebelar-me contra aquelas pessoas velhas e
desamparadas. Agora, eu mesmo sou o padre e as doutrinas. Eu sinto que me
rebelar contra qualquer coisa do lado de fora de mim é um desperdício de tempo
e esse não é exatamente o ponto. Isso torna a situação muito mais frustrante e
embaraçosa. Parece que algo dentro de mim tem que se rebelar contra algo
dentro de mim. Eu aceito que não é o meu ser essencial – a face original – que
tem que se rebelar. É o self treinado – o subterfúgio. Mas, para me rebelar, eu
tenho que usar esse "self", pois ele é o único que eu conheço. Como
pode o subterfúgio se rebelar contra o subterfúgio?". A
rebelião da qual eu tenho falado não tem que ser feita contra ninguém. Ela não
é na verdade uma rebelião, mas somente uma compreensão. Não, você não tem que
lutar contra os padres, as freiras e os pais externos. E você não tem também
que lutar contra os padres, freiras e pais internos. Porque, internos ou
externos, eles estão separados de você. O externo está separado, e o interno
também está separado. O interno é apenas o reflexo do externo. Você está
perfeitamente certo ao dizer: 'parece que não vale a pena rebelar-me contra
aquelas pessoas velhas e desamparadas'. Eu não estou dizendo a você para se
rebelar contra aquelas pessoas velhas e desamparadas. E eu também não
estou dizendo a você para se rebelar contra tudo o que eles incutiram em você.
Se você se rebelar contra sua própria mente, isso será uma reação, não uma
rebelião. Note a diferença. A reação surge a partir da raiva; a reação é
violenta. Numa reação você se torna cego de raiva. Numa reação você passa para
o outro extremo. Por exemplo, se os seus pais ensinaram você a ficar limpo
e tomar um banho todo dia, e mais isso e mais aquilo, e se foi ensinado a você
desde pequenino que a limpeza está próxima de Deus; o que você fará, se um dia
você começar a se rebelar? Você vai parar de tomar banho. Você vai começar a
viver imundo. Isso é o que os Hippies seguiram fazendo ao redor do mundo. Eles
pensavam que isso era rebelião. Eles passaram para o outro extremo. A eles foi
ensinado que a limpeza era divina; agora eles estão pensando que a imundície é
divina, que a sujeira é divina. De um extremo, eles passaram para o outro. Isso
não é rebelião. Isso é raiva, isso é ira, isso é desforra. Enquanto você
estiver reagindo aos seus pais e às suas ideias de limpeza, você ainda está
apegado àquelas mesmas ideias. Elas ainda estão dentro de você, elas ainda têm
um poder sobre você, elas ainda são dominante, elas ainda são decisivas. Elas
ainda decidem a sua vida, embora você tenha se tornado o oposto delas; mas elas
decidem. Você não pode tomar um banho tranquilo, pois você se lembrará de seus
pais que o forçavam a tomar banho todos os dias. Agora você não quer tomar mais
banho, de jeito algum. Quem está dominando você? Ainda os seus pais. O que
eles fizeram com você, você ainda não foi capaz de desfazer. Isso é uma reação,
isso não é rebelião. Então o que é rebelião? Rebelião é pura compreensão.
Você simplesmente compreende qual é o caso. Então você não fica mais obcecado
por limpeza, e isso é tudo. Isso não quer dizer que você vá se tornar sujo. A
limpeza tem sua própria beleza. Mas a pessoa não deve ficar obcecada por ela,
porque obsessão é doença. Por exemplo, uma pessoa lavando suas mãos continuamente
por todo o dia – isso é neurose. Lavar as mãos não é uma coisa ruim, mas lavar
suas mãos por todo o dia é loucura. Mas se, de lavar as mãos por todo o dia,
você passar a não lavá-las; se você parar de lavá-las para sempre, então de
novo você terá caído na armadilha, num outro tipo de loucura, o tipo
oposto. Um homem de compreensão lava suas mãos quando é necessário, ele
não está obcecado com isso. Ele é simplesmente espontâneo e natural a respeito
disso. Ele vive inteligentemente e isso é tudo. Mas, se você não prestar
muita atenção nos pequenos detalhes, não verá muita diferença entre obsessão e
inteligência . Por exemplo, se você cruzar com uma cobra no caminho e você der
um salto, naturalmente você deu um salto devido ao medo. Mas esse medo é inteligência.
Se você não for inteligente, for estúpido, você não vai pular para fora do
caminho e, desnecessariamente, estará colocando a sua vida em perigo. A pessoa
inteligente irá pular imediatamente - a cobra está ali. Isso é devido ao medo,
mas esse medo é inteligente, positivo, está a serviço da vida. Mas esse
medo pode se tornar obsessivo. Por exemplo, você pode não querer sentar dentro
de uma casa. Quem sabe? Ela pode desmoronar. E sabe-se que casas se
desmoronam, isso é verdade. Algumas vezes, elas têm desmoronado; você não está
absolutamente errado. Você pode argumentar: 'se outras casas desmoronaram, por
que não esta?' Agora você está com medo de viver sob qualquer teto - ele pode
desabar. Isso é uma obsessão. Isso agora se tornou não inteligente. É bom estar
alerta de que você está comendo um alimento limpo. Mas eu conheço um homem, um
grande poeta (...). Certa vez ele viajava comigo. Sua esposa me contou, 'Agora
você saberá o quanto é difícil viver com esse homem.' Eu perguntei: 'Qual é o
problema?'. Ela disse: 'Você vai saber por si próprio.' Ele não bebia nenhum
chá, nem água, em nenhum lugar. Era muito difícil, porque ele dizia, 'quem sabe
se não existem germes no chá ou na água?' Ele não comia em nenhum hotel. Isso
se tornou um tal problema... E nós tínhamos que viajar trinta e seis horas de
trem e ele estava morrendo de fome e com sede e ele não bebia água. Eu
tentei de toda maneira persuadi-lo. Ele dizia, 'Não. Quem sabe? E se houver
germes? É melhor,' dizia ele, 'passar fome por trinta e seis horas e não comer.
Eu não vou morrer, não se preocupe,' Mas eu podia ver que o homem estava
torturando a si mesmo. Era um verão muito quente e ele estava com sede. E eu
tentava em toda estação - eu trazia soda, trazia coca cola, eu trazia tudo que
podia. Mas ele dizia, 'Esqueça isso - eu não posso tomar nada a não ser que eu
esteja absolutamente seguro. Qual é a segurança? Qual é a garantia?' E ele
não estava absolutamente errado, isso é verdade. Você conhece a Índia, e você
conhece as estações indianas e os hotéis indianos. Você sabe. Ele está certo,
mas agora ele está levando essa lógica longe demais. Então eu disse a ele,
'Pare de respirar também!' Ele disse: 'Por que?' Eu disse: 'Quem sabe, qual é a
garantia? Pare de respirar! Ou beba esta água ou pare de respirar!' Então ele
olhou para mim assustado, porque eu estava realmente raivoso. 'Por que você
segue respirando? Quem sabe, podem existir germes, existem germes em toda
parte. Ele tomou uma xícara de chá, mas a maneira como ele tomou (...)! Sua face
(...). Eu não consigo esquecer. Já se passaram dez anos, mas eu não consigo
esquecer a sua face – era como se eu estivesse matando aquele homem! Eu era um
assassino! E ele estava obrigando-me a isso. Na estação seguinte, ele desceu e
disse, 'Eu não posso viajar com você; eu vou voltar para casa. 'Eu disse, 'Qual
é o problema? 'Ele disse, 'Você estava com tanta raiva, e parecia que você ia
começar a me bater ou alguma coisa assim. E você disse: Não respire mais. Como
eu posso parar de respirar?' Eu disse, 'Eu só estava dando a você um argumento,
que se você pode respirar, por que não beber a água? É a mesma água indiana e o
mesmo ar indiano. Não há com que se preocupar. Ele se recusou a viajar comigo.
Eu tive que viajar sozinho. Ele retornou e desde então eu nunca mais o vi. A
pessoa pode se tornar obsessiva a respeito de qualquer coisa. Qualquer coisa
que pode ser inteligente dentro de certos limites, pode se tornar uma neurose
se você ampliar esses limites. Reagir é passar para o outro extremo. Rebelião é
uma compreensão muito profunda, compreensão profunda de um certo fenômeno. A
rebelião sempre mantém você no meio, ela dá a você um equilíbrio. Você não
tem que brigar com ninguém, as freiras e os padres e os pais, externos e
internos. Você não tem que brigar com ninguém, porque numa briga você nunca
sabe onde vai parar. Numa briga a pessoa perde a consciência; numa briga a
pessoa passa logo para os extremos. Você pode observar isso. Por exemplo, você
está sentado com seus amigos e, no meio da conversa, você diz, 'Aquele filme
que eu vi ontem não vale a pena ser visto.' Isso pode ter sido um comentário
à-toa, mas então alguém diz, 'Você está errado. Eu também vi o filme. Ele é um
dos mais belos filmes que já foram feitos.' Você foi provocado, desafiado; e agora
você se enche de argumentos. Você diz, 'ele não tem valor, é a coisa mais sem
valor que existe!' E você começa a criticar. E se o outro também
insistir, você vai se tornar mais e mais raivoso e vai começar a dizer coisas
que você nem mesmo tinha pensado a respeito. E mais tarde, se você olhar para
trás e ver todo o fenômeno que aconteceu, você ficará surpreso pois quando você
mencionou que o filme não valia a pena ser visto era uma afirmação muito
moderada, mas com o passar do tempo você adotou argumentos e você já estava
numa posição extremada. Você usou tudo que era possível, todas as palavras mais
desagradáveis que você conhecia. Você condenou de toda maneira, você usou toda
a sua habilidade para condenar. E você não estava com disposição para fazer isso
no começo. Se ninguém tivesse contestado você, você poderia ter esquecido
aquele assunto, você não iria nunca fazer aquelas afirmações pesadas. Isso
acontece – quando você começa a brigar, a tendência é você passar para os
extremos. Eu não estou ensinando você a brigar com seus condicionamentos.
Compreenda-os. Torne-se mais inteligente a respeito deles. Simplesmente veja
como eles dominam você, como eles influenciam o seu comportamento, como eles
modelam a sua personalidade, como eles seguem atingindo você pela porta dos
fundos. Simplesmente observe! Seja meditativo. E um dia, quando você tiver
visto o funcionamento dos seus condicionamentos, de repente um equilíbrio será
alcançado. Em sua real compreensão você estará livre. Compreensão é
liberdade, e essa liberdade eu chamo rebelião. O verdadeiro rebelde não é um
lutador; ele é um homem de compreensão. Ele simplesmente cresce em
inteligência, não em raiva, não em ira. Você não consegue transformar a si
mesmo tendo raiva de seu passado. Dessa maneira, o passado irá continuar
dominando você, o passado continuará sendo o centro de seu ser, o passado
permanecerá o seu foco. Você permanecerá focado, preso ao passado. Você poderá
passar para o outro extremo, mas você ainda continuará preso ao passado. Fique
alerta quanto a isso! Esse não é o caminho de um meditador, esse não é o
caminho de um sannyasin. Sannyas é rebelião – rebelião através da compreensão.
Simplesmente compreenda. Você passa ao lado de uma igreja e um profundo desejo
surge em você de ir ao interior e orar. Ou você passa ao lado de um templo e
inconscientemente você se curva diante de uma divindade do templo. Simplesmente
observe. Por que você está fazendo essas coisas? Eu não estou dizendo para
brigar. Eu estou dizendo para observar. Por que você se curva diante do templo?
Porque foi ensinado a você que esse é o templo certo, que a divindade desse
templo é a imagem verdadeira de Deus. Você sabe? Ou isso foi simplesmente dito
a você e você continua seguindo isso? Observe! Vendo isso, que você está simplesmente
repetindo um programa que foi dado a você, que você está simplesmente repetindo
um mesmo disco em sua cabeça, que você está sendo um autômato, um robô, você
irá parar de se curvar. Não que você tenha que fazer qualquer esforço, você
simplesmente irá se esquecer de tudo a respeito disso. Isso irá desaparecer,
isso abandonará você sem deixar qualquer traço. Quando você reage, o traço
permanece lá. Mas, na rebelião não fica nenhum traço; é liberdade completa.
Você tem simplesmente que ser um observador. E o observar é a sua face
original; aquele que observa é a sua consciência verdadeira. Aquilo que é
observado é o condicionamento. Aquele que observa é a fonte divina de seu ser. www.oshobrasil.com.br. Abraço.
Davi.
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