III. RAJA YOGA. Texto de I.
K. taimni (1898-1978). SAMADHI PADA. Yoga citta vrtti nirodhah. I-2. YOGA É A
INIBIÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DA MENTE. Este é um dos mais importantes e conhecidos
sutras deste tratado, não por tratar de
algum princípio importante ou técnica de valor prático, mas por definir, usando
apenas quatro palavras, a natureza essencial do Yoga. Há certos conceitos, em
toda ciência, que são de natureza básica e que devem ser entendidos
corretamente caso o estudante pretenda ter um domínio satisfatório do tema como
um todo. As ideias implícitas nas quatro palavras deste sutra são de natureza
fundamental, e, portanto, o estudante deve tentar aprender, através de estudo e
reflexões, seu significado real. Sem dúvida, o sentido dessas palavras somente
estará suficientemente claro quando o livro tiver sido inteiramente estudado, e
os vários aspectos do assunto considerados em sua relação mútua. A expectativa
é de que palavras de importância tão fundamental sejam cuidadosamente definidas
e tais definições inseridas onde quer que sejam necessário. Mas, no caso do
presente sutra, nenhuma dessas definições foi dada e podemos, portanto,
concluir que o autor espera que o estudante adquira uma ideia clara da
importância das palavras, estudando o livro inteiro. Mas, como é necessário que
o estudante não comece seu estudo com ideias errôneas ou confusas, talvez valha
a pena considerar-se neste estágio inicial, a relevância das palavras e do
sutra de maneira geral. Comecemos pela palavra Yoga. A palavra Yoga, em sânscrito,
tem um grande número de significados. Ela é derivada da raiz yuj, que quer
dizer unir, e a ideia de união está presente em todos os significados. Quais
são duas coisas que se procura unir pela prática do Yoga? De acordo com as mais
elevadas concepções da filosofia hindu, da qual a ciência do Yoga é uma parte
integrante, a alma humana, ou jivatma, é uma faceta ou expressão parcial da
super alma, ou Paramatma, a Divina Realidade, fonte ou substrato do Universo
manifestado. Embora, em essência, os dois sejam o mesmo e sejam indivisíveis,
ainda assim, Jivatma tornou-se subjetivamente separado de Paramatma e está
destinado, depois de atravessar um ciclo evolutivo no Universo manifestado, a
unir-se outra vez com Ele, em consciência. Este estado de unificação dos dois,
em consciência, bem como o processo mental e a disciplina através da qual esta
união é atingida, são ambos chamados Yoga. Esta concepção é formulada de
maneira diferente na filosofia samkhya, mas, numa análise mais acurada,
verificar-se-á a ideia fundamental essencialmente a mesma. Chegamos, agora, à
palavra citta. Esta palavra é derivada de cit ou citi (IV-34), um dos três
aspectos do Paramatma, chamado sat cita nanada no Vedanta. Este é o aspecto em
que se baseia o lado forma do Universo e através do qual ele é criado. O
reflexo deste aspecto na alma individual, que é um microcosmo, é chamado citta.
Citta é, assim, aquele instrumento ou meio através do qual jivatma materializa
seu mundo individual, nele vive e evolui, até que se torne perfeito e unido
como Paramatma. Em termos gerais, por conseguinte, citta corresponde à “mente”
da psicologia moderna, mas tem um alcance e um campo de atuação do qual a
consciência atua em todos os planos do Universo manifestado, a “mente” da
psicologia moderna é confinada tão somente à expressão do pensamento, volição e
sentimento. Não devemos, entretanto, cometer o erro de imaginar citta como uma
espécie de meio material moldado sob diferentes formas, quando diferentes tipos
de imagens mentais são produzidas. Fundamentalmente, sua natureza é a da
consciência, que é imaterial, mas afetada pela matéria. De fato, pode-se dizer
que citta é um produto de ambos, consciência e matéria, ou purusha e prakrti,
sendo ambos necessários para seu funcionamento. É como uma tela intangível, que
permite que a luz da consciência seja projetada no mundo manifestado e somente
pode ser conhecido quando se atinge a Iluminação ou Nirvana. De fato, a teoria
da percepção, analisada na seção IV, dá uma indicação geral em relação à
natureza de citta, mas não diz o que citta é essencialmente. A terceira palavra
que temos de considerar neste sutra é vrtti. Ela é derivada da raiz vrt, que
significa “existir”. Vrtti é, assim, uma maneira de existir. Considerando os
modos nos quais alguma coisa existe, podemos levar em conta suas modificações, estados,
atividades ou suas funções. Todas estas conotações estão contidas no
significado de vrtti, mas no presente contexto este termo é melhor traduzido
pelas palavras “modificações” ou “funcionamento”. Às vezes, a palavra é
traduzida como “transformações”, o que não parece justificável, porque na
transformação a ênfase está na mudança e não na condição. As transformações de
citta podem ser interrompidas e, ainda assim, permanecer em uma modificação
particular, como acontece em sabija samadhi. Como o objetivo final do Yoga é a
inibição de todas as modificações em nirbija samadhi, pode-se constatar que a
palavra “transformação” não expressará adequadamente o significado da palavra
vrtti. Além do mais, a palavra “transformação”
deve ser usada para os três parinamas tratados na primeira parte da seção III.
Dado que citta tem uma existência funcional e vem à existência somente quando a
consciência é afetada pela matéria, a palavra “funcionamento” talvez expresse
ao máximo a importância de vrtti no presente contexto, mas a palavra
“modificações” é também usada em geral e compreendida mais facilmente, podendo,
portanto, ser utilizada. Ao tentar entender a natureza de citta vrttis, devemo,
precaver-nos contra algumas falsas concepções às vezes comuns entre aqueles que
não estudaram o assunto profundamente. A primeira coisa a ser notada é que
citta vrtti não é uma vibração. Já vimos que citta não é algo material e,
portanto, não há nela qualquer vibração. As vibrações somente ocorrem num
veículo e podem produzir uma citta vrtti. Os dois são diferentes, embora
relacionados. O segundo ponto a ser destacado é que citta vrtti não é uma
imagem mental, embora possa ser, e geralmente o é, associada a imagens mentais.
A classificação quíntupla da citta vrttis, em I-5 mostra isso claramente. As
imagens mentais podem ser de inúmeras espécies, mas o autor classificou citta
vrttis em cinco títulos somente. Isso mostra que citta vrttis tem um caráter
mais fundamental e abrangente do que as meras imagens mentais com as quais estão
associadas. Este não é o lugar para discussões detalhadas sobre a natureza
essencial de citta vrttis, já que a questão envolve a natureza essencial de
citta. Mas, se o estudante analisar cuidadosamente os seis sutras (I-6-11), que
tratam das cinco classes de vrttis, verá que eles representam os estados
fundamentais ou tipos de modificações da mente concreta inferior com as quais o
homem comum está familiarizado. Mas o número e a natureza desses diferentes
tipos destinam-se a ser diferentes nos reinos superiores de citta. A última
palavra a ser considerada é nirodha. Derivada da palavra niruddhan, significa
“restringido”, “controlado”, “inibido”. Todos estes significados são aplicáveis
aos diferentes estágios do Yoga. Restrição está incluída nos estágios iniciais;
controle, nos estágios mais avançados; inibição ou total supressão, no último.
O tema nirodha foi tratado em III-9, e o estudante deve ler cuidadosamente o
que foi escrito a esse respeito. Se o estudante tiver compreendido o
significado das quatro palavras neste sutra, verá que define de modo magistral
a natureza essencial do yoga. A eficácia da definição está no fato de que ela
cobre todos os estágios do progresso pelos quais passa o yogi , assim como
todos os estágios de desenvolvimento da consciência resultante desse progresso.
É igualmente aplicável ao estágio do Kriya Yoga, no qual ele aprende as lições
preliminares, aos estágios de dharana e dhyana, nos quais ele traz a mente sob
seu completo controle, para o estágio de subija samadhi, no qual ele tem de
suprimir as “sementes” de samprajnata samadhi, e ao último estágio de nirbija
samadhi, em que ele inibe todas as modificações de citta e ultrapassa o domínio
de prakrti, entrando no mundo da Realidade. O significado integral do sutra
somente será compreendido quando o tema Yoga tiver sido estudado por completo,
em todos os seus aspectos, sendo, assim inútil dizer algo mais neste estágio.
Livro A Ciência do Yoga. Abraço. Davi.
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