Bhagavad Gita. A Mensagem do Mestre. VIJNANA YOGA. Capítulo Sete. DISCERNIMENTO ESPIRITUAL. Neste e nos
seguintes cinco capítulos expõe-se a doutrina de KRISHNA e a melhor maneira de
praticar RAJA-YOGA. Esta parte trata do conhecimento espiritual. Isto é, do
despertar da consciência da Divindade no homem. Deus é Amor, e por conseguinte,
pode-se obter a consciência da Divindade só pela força do Amor Divino.
KRISHNA, o Verbo Divino, continua:
Escuta as minhas palavras, ó Arjuna, para saberes como verdadeiramente e sem
dúvida me conhecerás, se fixares em mim a tua mente e em mim descansares o teu
coração
Eu te instruirei na sabedoria
maravilhosa dos homens e dos deuses, sem reserva nem restrição; aprendendo
estes ensinos, adquirirás o saber perfeito, e saberás tudo o que pode ser
sabido por um homem.
Poucos são os homens que, no meio dos
milhares da raça, têm suficiente discernimento para desejar chegar a PERFEIÇÃO.
E, destes poucos, tão raros são os que a procuram com sucesso, que se acha
apenas, cá e lá, alguém que me conhece em minha natureza essencial.
Em minha natureza, há oito formas
elementais, conhecidas como: Terra, Água, Fogo, AR, ETER, MENTE, RAZÃO e
CONSCIENCIA INDIVIDUAL.
Mas, além destas formas da minha
natureza material, possuo uma natureza espiritual SUPERIOR e MAIS NOBRE: é o
PRINCÍPIO que VIVIFICA E SUSTENTA O UNIVERSO.
Sabe que os elementos de que falei
são a matriz de toda a CRIAÇÃO. Eu, porém, sou a fonte de que toda a CRIAÇÃO
provém e à qual tudo volta: EU SOU o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO e da DISSOLUÇÃO DO
UNIVERSO.
Acima de mim, não há nada. Todos os
objetos do UNIVERSO dependem de mim e por mim são sustentados, assim como as
pérolas dependem do fio que passa por elas todas, unindo-as e sustentando-as.
EU SOU o líquido da água; EU SOU a
luz do Sol e da Lua; EU SOU a sílaba sagrada AUM (1); EU SOU o cântico dos
livros sagrados; EU SOU a harmonia dos sons que vibram no ÉTER; EU SOU a
virilidade dos homens. (1). Aum é o símbolo do Ser Supremo. A, simboliza o
Criador ou Pai. U, o Conservador, Salvador ou Filho. M, tipifica o Destruidor,
Renovador ou Espírito Santo.
EU SOU o perfume da Terra e o
esplendor do Fogo; EU SOU a vida de todos os vivos; EU SOU a YOGA, a santidade
dos santos.
EU SOU a semente eterna e imortal de
todos os seres. EU SOU a sabedoria dos sábios, a razão dos racionais, a glória
dos gloriosos, a nobreza dos nobres.
EU SOU a força dos fortes, livres de
toda a avidez e paixão. EU SOU o AMOR PURO em todos os seres, que não pode ser
proibido por lei alguma.
AS TRÊS QUALIDADES da minha natureza:
a HARMONIA, a ATIVIDADE e a INATIVIDADE, as quais também se manifestam como a
LUZ da VERDADE, o desejo da paixão e as trevas da ignorância, em mim têm o
PRINCÍPIO e estão em mim, mas EU NÃO dependo delas (2). (2). Deus é superior
natureza. A natureza não é Deus, mas é uma manifestação da força Divina. Deus
está na natureza, mas não se limita a ela.
O mundo dos homens, achando,
achando-se sob o domínio da ilusão dessas três qualidades da natureza, não
compreende que EU SOU superior a elas, e conservo-me intacto e imutável no meio
dos inúmeros acontecimentos e mudanças
Esta ilusão é muito forte, e tão
denso é o seu véu que é difícil aos olhos humanos penetrá-lo. Só aqueles que a
mim se dirigem e se deixam iluminar pela CHAMA que está detrás da fumaça vencem
a ILUSÃO e chegam até mim.
Malfeitores e tolos não me procuram;
nem aqueles que nutrem pensamentos baixos; nem aqueles que vêm, no vasto
espetáculo da natureza, somente o jogo das forças, sem diretor. Nem aqueles que
extinguiram em si a CENTELHA DA VIDA ESPIRITUAL e se tornaram plenamente
materiais.
HÁ QUATRO CLASSES DE GENTE que a mim
se dirigem: os INFELIZES, os que INVESTIGAM A VERDADE, os BONDOSOS e os SÁBIOS.
De todos eles, ó Arjuna! os SÁBIOS
SÃO OS MELHORES, porque me reconhecem como o SER UNO, e incessantemente, a mim
dedicando a sua VIDA, amam-me sobre tudo, e EU OS AMO com o mais intenso AMOR.
Todos os que me adoram são bons e
todos a mim chegarão; mas o SÁBIO que se me entrega todo, sujeitando-se em tudo
à minha vontade, é como o meu PRÓPRIO EU, repousando em mim, que SOU o seu alvo
final.
Depois de MUITAS VIDAS, em que
ACUMULEI SABEDORIA, vem o SÁBIO A MIM, e, realizando a sua UNIÃO COMIGO,
compreende que o HOMEM PERFEITO é idêntico ao UNIVERSO (3). Poucos há que
chegaram a este grau de adiantamento. (3). O homem perfeito é chamado nas
Escrituras Sagradas védicas de Vasudeva – Filho do Homem.
Os outros, por falta de conhecimento,
impelidos a esta ou aquela deidade, com vários ritos e cerimoniais, vão a
outros deuses. Todos acham o que procuram, DE ACORDO com a sua natureza.
Hás de saber, entretanto, ó Arjuna,
que a VERDADE, apesar de ser desconhecida pelos FANÁTICOS e INTOLERANTES, é
esta: Que, ainda que os homens adorem vários deuses e várias imagens, e tenham
diferentes concepções da deidade adorada, e até pareçam as suas ideias ser
contraditórias entre si, TODA A SUA FÉ SE INSPIRA EM MIM.
A SUA FÉ, em seus deuses e imagens
não é senão a alvorecer da FÉ EM MIM; adorando essas formas e concepções, eles
querem adorar A MIM, sem o saberem. E, em VERDADE te digo, EU ACEITO e
recompenso essa fé e adoração, uma vez que seja honesta e conscienciosa. Esses
homens fazem o melhor que podem, conforme o estado de seu desenvolvimento, e
receberão os benefícios que procuram, CONFORME SUA FÉ. Todo benefício, porém,
EMANA DE MIM. Tal é o MEU AMOR, a MINHA RAZÃO e a MINHA JUSTIÇA.
Mas lembra-te, ó príncipe, que as
recompensas desses desejos momentâneos, finitos, perecíveis, são igualmente de
POUCO DURAÇÃO. Os homens que adoram os deuses inferiores, as caricaturas e
sombras IMPERFEITAS DE DIVINDADE, vão aos MUNDOS DAS SOMBRAS, governados por
esses deuses-sombras. Mas aqueles que são sábios e capazes de me conhecer COMO
SOU, UM e TUDO, vêm A MIM, ao MEU MUNDO DE REALIDADE, onde não há sombras, onde
tudo é real. Até mesmo a CHAMA que faz a SOMBRA desaparecer.
Entre os homens, há muitos que,
faltando-lhes o DISCERNIMENTO, pensam de MIM – O IMANIFESTO EM ESSÊNCIA – como
se EU fosse manifesto e visível a seus olhos. Sabe, porém, ó Arjuna, que, em
MINHA ESSÊNCIA, NÃO SOU manifesto ou VISÍVEL aos homens.
Detrás das minhas FORMAS EMANADAS, EU
permaneço INDESCOBERTO e INVISÍVEL ao ignorante. INATO E IMORTAL SOU EU, mas o
mundo obscurecido pela ilusão não o discerne, pensando que a sombra é a
SUBSTÂNCIA.
EU BEM conheço todos os inumeráveis
seres que existiram no vasto UNIVERSO, em todas as épocas passadas. Igualmente
conheço todos os que existem presentemente; e, além disso – GRANDE MISTÉRIO
para os homens, ó príncipe – conheço todos os que, no FUTURO, hão de aparecer
no CAMPO DA EXISTÊNCIA. Mas todos os seres, passados, presentes ou futuros
NENHUM ME CONHECE plenamente. EU OS TENHO todos em minha MENTE, mas as suas mentes
não podem conter-me em minha essência.
Os seus olhos vivem enganados pela
DUALIDADE DOS CONTRASTES, ó Arjuna, e em vez da UNIDADE, vêm as FORMAS OPOSTAS
e de gosto e desgosto, simpatia e antipatia, desejo e aborrecimento.
Porém, não são todos assim; há um
pequeno número de homens que se libertaram dessa ILUSÃO DA DUALIDADE DOS
CONTRASTES, vencendo o EGOÍSMO e os PECADOS. Estes me conhecem como UM e TUDO
e, firmes em sua vontade, constantes em SEU AMOR e sua DEVOÇÃO, comigo se unem
e a MIM pertencem.
Os que em MIM se refugiam e a MIM
pertencem, repousando EM MIM como a criança no seio da MÃE, esforçam-se por se
libertar dos VÍNCULOS DA MORTALIDADE e reconhecem-me como BRAHMA, como o EU
REAL, o INFINITO, O ETERNO, o ABSOLUTO.
Eles sabem que EU SOU Adhyatman – A
ALMA DAS ALMAS. Karma – a LEI DA CAUSALIDADE. Adhibhuta – PRINCÍPIO UNIVERSAL
DA VIDA. Adhidaiva – DEUS dos DEUSES, a Deidade Suprema. Adhiyajna – o Supremo
Sacrifício. Quem assim me conhece, e com o CORAÇÃO cheio de AMOR e COM A MENTE
FIRME em MIM pensa, na hora da morte comigo se UNIRÁ PARA SEMPRE. Livro
Bhagavad Gita. A Mensagem do Mestre. Abraço. Davi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário