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Por Jayadvaita Swuami. QUEM É A MOCINHA QUE ESTÁ COM KRISHNA? Quando as
pessoas vêem uma gravura como a que está reproduzida ao lado, elas costumam
perguntar, “Quem é a mocinha que está com Krishna?”. A resposta é que Ela é
Srimati Radharani, a potência de prazer de Krishna. Os devotos do movimento da
consciência de Krishna tentam humildemente glorificar a Srimati Radharani
porque, com Sua misericórdia, pode-se avançar muitíssimo em consciência de
Krishna. O Que é a Potência de Prazer? Naturalmente, todos desejam sentir
prazer, mas ninguém é totalmente independente para obter satisfação. Para
satisfazer nossos desejos, necessitamos da associação às outras pessoas.
Costumamos usar a expressão “sentir prazer consigo próprio”, mas nossa
satisfação é maior quando estamos em boa companhia. Na verdade, a maioria das
pessoas acharia a solidão prolongada praticamente insuportável. Entretanto,
Krishna, o Senhor Supremo, por ser a fonte de tudo, é totalmente independente.
Ele é independente em Sua existência, Seu conhecimento e Seu prazer, pois tudo
é sustentado por Ele, assim como as pérolas estão ensartadas num cordão. Por
esta razão, Krishna não precisa de coisa alguma ou de alguém. De certa forma,
como Ele é tudo, ninguém existe fora d’Ele. Consequentemente, quando Krishna
deseja ter prazer, Ele expande sua potência ou energia interna que Lhe traz
satisfação. Esta potência é uma pessoa. Seu nome é Srimati Radharani. Radharani
não é uma pessoa diferente de Krishna ou, de outra forma, Ela é igual e
diferente d’Ele. Como duas pessoas poderiam ser uma, ou como uma poderia ser
duas? Um exemplo simples ilustra como isto é possível. O sol não pode existir
sem a luz solar, nem esta última pode existir sem o sol. Podemos dizer “O sol
está em meu quarto” – mesmo que o sol esteja há milhões de quilômetros de distância
-, porque o sol aparece sob a forma de sua energia. Pela mesma razão, a energia
(o brilho solar) e o energético (o sol) são simultaneamente um e diferentes. Da
mesma forma, Radha e Krishna são iguais e diferentes ao mesmo tempo. Krishna, o
Senhor auto-refulgente, é a Personalidade Suprema de Deus, enquanto que Srimati
Radharani é Sua energia suprema de prazer. Juntos, eles formam a Verdade
Absoluta completa. Quem Pode Compreender Tudo Isto?A especulação mental não nos
permite entender coisa alguma sobre Radha e Krishna. Krishna e Suas potências
são acintya (inconcebíveis) e ananta (ilimitados).
Ele é a própria fonte da mente e, desta forma, está além da mente. A mente
limitada não pode compreender a Personalidade de Deus ilimitada. A literatura
védica explica isto de forma bastante lógica: “tudo aquilo que transcende à
natureza material é inconcebível, pois todos os argumentos especulativos
aplicam-se ao mundo material. Como argumentos mundanos não permitem entender as
questões transcendentais sutis, não se deve tentar compreender os assuntos
transcendentais por meio de argumentos mundanos”. Quando os intelectuais
mundanos comuns tentam explicar ou interpretar a identidade ou os passatempos
de Radha e Krishna, a natureza ilimitada de Krishna os confunde e, por esta
razão, tudo eles interpretam mal. Assim, algumas vezes eles consideram que
Radha e Krishna são semelhantes a um rapaz e uma mocinha comuns do mundo
material. Contudo, embora costumem se apresentar como eruditos, eles não sabem
o que estão dizendo. Portanto, deve-se evitar por todos os meios as idéias
mundanas confusas destes intelectuais estouvados. Se alguém quiser entender
Radha e Krishna, deve esforçar-se por compreendê-los ouvindo submissamente o
que uma autoridade fidedigna tem a dizer. A autoridade original sobre Krishna é
o próprio Krishna. Todos somos, antes de tudo, autoridades sobre nós próprios e
isto também se aplica a Krishna. Além disto, como Ele é ilimitado, ninguém mais
pode compreendê-lo plenamente. Arjuna, discípulo de Krishna, confirma isto
no Bhagavad-gita:
svayam evatmanatmanam
vettha tvam purusottama
bhuta-bhavana bhutesa
deva-deva jagat patê
Aquilo que conhecemos como “amor” no mundo material na verdade é luxúria, ou
desejo de gratificar a si próprio. Este sentimento não tem uma base permanente;
hoje em dia, eu amo uma moça, amanhã outra, de acordo com minhas fantasias
volúveis. Na verdade, embora um rapaz e uma moça possam trocar de parceiros
sexuais com tanta freqüência quanto os cães e gatos, em nosso idioma moderno
que estão “fazendo amor” em suas relações sexuais, como se o atrito grosseiro
de dois corpos quentes pudesse gerar amor. Falamos de amor com muita facilidade,
mas neste mundo material realmente não há amor – tudo é luxúria. A diferença
entre amor e luxúria é semelhante à diferença entre ouro e ferro. Ambos são
metais, mas sob outros aspectos não têm qualquer outra semelhança. As almas
condicionadas do mundo material geralmente estão equivocadas e frustradas no
amor porque tentam obter prazer satisfazendo seus sentidos corporais materiais.
Elas não sabem que são diferentes dos seus corpos. O corpo está em constante
transformação – da infância para a juventude e daí para a velhice -, mas a
mesma pessoa sempre está presente em cada corpo. Ela se identifica como
americano ou inglês, judeu ou cristão, homem ou mulher, de acordo com seu
corpo, mas a alma não é este corpo. Portanto, não importam os esforços envidados
no sentido de tentar ser feliz gratificando as exigências do seu corpo, a
pessoa jamais terá êxito. Assim como não se pode satisfazer um pássaro limpando
sua gaiola sem o alimentar, não se pode satisfazer os sentidos físicos. Além
disto, quanto mais o indivíduo tenta satisfazer os sentidos, mais crescem suas
demandas. A indulgência não pode satisfazer seus sentidos físicos, assim como a
gasolina não pode apagar um incêndio. Tentar aplacar as ansiedades com a
gasolina da gratificação dos sentidos apenas provocará uma explosão. Portanto,
ao tentar satisfazer seus desejos materiais de desfrute sensual, a pobre alma
condicionada simplesmente intensifica seu desejo, mas não alcança a satisfação.
A alma torna-se serva dos sentidos, trabalhando arduamente para satisfazer seus
desejos ardentes, que nunca podem ser aplacados. Para encontrar prazer
verdadeiro, a alma deve descobrir o verdadeiro amor – e para isto deve amar
Krishna. Para sermos realmente felizes, devemos nos dedicar ao Seu serviço
devocional. Este serviço devocional está sob o controle de Srimati Radharani.
Ela é a deidade que governa o serviço devocional. Como é muito misericordiosa,
os devotos aproveitam-se especialmente de sua natureza bondosa para conseguir
servir a Krishna. Na verdade, embora raramente se consiga praticar serviço
devocional puro, podemos conseguir isto muito facilmente pela graça de Srimati
Radharani. O Bhagavad-gita confirma que aqueles que são
verdadeiramente grandes almas (mahatmas) abrigam-se na energia
espiritual (daivi prakrti) de Krishna, ou Srimati Radharani. “Sempre
cantando minhas glórias, esforçando-se com muita determinação, prostrando-se
diante de Mim, estas grandes almas adoram-Me perpetuamente com devoção” (Bg,
9.4). Este serviço devocional não é uma atividade do mundo material, mas é
totalmente espiritual porque está sob o controle direto da energia espiritual
de Krishna – Srimati Radharani. Para prestar serviço devocional, deve-se seguir
os passos de Srimati Radharani realizando serviço devocional puro a Krishna,
sem qualquer interesse por lucro material. No entanto, não se deve cultivar
devoção apenas a Krishna. Ele não está completo sem Srimati Radharani, assim
como o sol não está completo sem o brilho solar. Por esta razão, deve-se adorar
Radha e Krishna, porque juntos Eles formam a Verdade Absoluta completa. Na
verdade, a devoção a Radharani é melhor do que a devoção a Krishna. Em termos
mais exatos, podemos adorar melhor a Krishna, a Suprema Personalidade de Deus,
através de Srimati Radharani, Sua energia de prazer supremo. Krishna afirma
no Bhagavad-gita, “Se alguém Me oferecer, com amor e devoção, uma
folha, uma flor, frutas ou água, Eu as aceitarei” (Bg 9.26). Entretanto, em vez
de oferecer uma flor diretamente a Krishna, é melhor oferecê-la a Srimati
Radharani pedindo, “Minha querida Radharani, por favor, recomende-me a Seu
Krishna”. Krishna é o controlador supremo, mas também está sob o controle da
devoção pura de Srimati Radharani. Portanto, Krishna também é conhecido como
“propriedade de Radharani”. Por esta razão, se alguém consegue agradar a
Radharani, pode facilmente agradar ao Senhor Krishna. Srimati Radharani tem o
aspecto de um maha-bhagavata, o mais elevado dos devotos. Desta
forma, Ela vê a todos igualmente. Se alguém se aproxima d’Ela com o propósito
de servir a Krishna, mesmo que esta pessoa seja a mais caída, Ela imediatamente
confere sua misericórdia recomendando esta pessoa a Krishna: “Ó, Krishna, aqui
está um devoto. Ele é melhor do que Eu”. Como Srimati Radharani está sempre
absorvida em pensar em Krishna, Ela é muito querida por Ele. Por esta razão, a
pessoa certamente será bem-sucedida, se tentar chegar a Krishna através de
Radharani. Como Podemos Aprender a Servir a Radha e Krishna?
Para aprender a servir a Radha e Krishna, primeiro a pessoa deve aproximar-se
de um mestre espiritual fidedigno. Krishna tem duas energias – material e
espiritual. A energia espiritual é plena de bem-aventurança e conhecimento
eternos, enquanto que a energia material causa ignorância, miséria e morte. Embora
todos sejamos originalmente espirituais, infelizmente agora estamos
corporificados na energia material. Entretanto, devido à ilusão, não nos
lembramos da nossa posição original, nem sabemos como voltar ao mundo
espiritual. Por esta razão, Krishna desce pessoalmente a este mundo material
para nos atrair demonstrando Seus passatempos transcendentais e proferindo a
mensagem do Bhagavad-gita para nossa iluminação. Mas Krishna
voltou à Sua morada há cerca de 5.000 anos. Isto significa que não podemos mais
chegar a Ele? Não. Em sua ausência, podemos abordá-lo por meio do Seu
representante, o mestre espiritual. O mestre espiritual é a encarnação
misericordiosa de Deus. Como Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, é
difícil chegar até Ele. Contudo, como Ele também é muito compassivo e movido
por Sua compaixão, Krishna dá poder aos Seus devotos puros para trazer as almas
caídas e esquecidas de volta ao lar, de volta ao Supremo. Srimati Radharani, a
contraparte feminina e compassiva do Senhor Krishna, representa Sua natureza
piedosa. Por esta razão, o mestre espiritual, que desce compassivamente ao
mundo material para o bem das almas caídas, é considerado um representante de
Srimati Radharani. Pela misericórdia do mestre espiritual, pode-se obter a
misericórdia de Krishna. Não há meios alternativos para se alcançar o sucesso.
Sem a misericórdia do mestre espiritual, não se pode fazer qualquer progresso
em serviço devocional. Esta é a opinião de todas as autoridades fidedignas
sobre a vida devocional. O mestre espiritual treina seus discípulos de tal
forma, que eles possam libertar-se do cativeiro da consciência material,
dedicar-se ao serviço devocional e desenvolver gradativamente amor puro por
Deus. O mestre espiritual tem a responsabilidade de engajar cientificamente
cada discípulo numa atividade prática. Diante dos diversos caminhos disponíveis
para alcançar a realização espiritual, precisamos da orientação experiente de
um mestre espiritual fidedigno para entender qual deles deve ser seguido para
realizarmos progressos reais em direção à meta suprema. Na era em que vivemos,
o processo mais recomendado para atingir a perfeição é cantar o mantra Hare
Krishna – Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/Hare Rama,
Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Krishna e Rama são nomes do Senhor e Hare é o
vocativo de Hara, a potência de prazer do Senhor – Srimati Radharani. Como
almas espirituais, somos originalmente energia espiritual, mas de uma forma ou
de outra caímos neste mundo material de nascimentos e mortes. Contudo, quando
nos abrigamos na energia espiritual suprema, Srimati Radharani, voltamos à
nossa posição original feliz. Radharani é a potência que dá prazer
transcendental a Krishna. Quando a misericórdia desta potência é derramada
sobre uma entidade viva, ela desenvolve amor por Deus e desta forma obtém o
prazer mais elevado – e também pode distribuir este prazer aos demais. Sua
Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada introduziu este processo de
cantar os santos nomes nos países do ocidente e, agora, isto se espalha por
todo o mundo. De acordo com suas palavras, “O cantar é exatamente como o choro
de uma criança chamando por sua mãe. A mãe Hara [Srimati Radharani] ajuda o
devoto a obter a graça do Pai, e o Senhor revela-Se ao devoto que canta sinceramente
este mantra”. www.pt.krishna.com.
Abraço. Davi
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