Islamismo. www.ligaislamica.org.br. Texto do
Sheikh Mohamad Al Bukai. A DÁDIVA DA AUDIÇÃO. Em nome Deus, O Misericordioso, O
Misericordiador.
Louvado seja Allah, o Senhor dos mundos.
Testemunho que não há divindade além de Allah e que Muhammad (SAAS) é seu servo
e mensageiro. Caros irmãos e irmãs
crentes, uma das maiores dádivas concedidas a nós por Deus é a do sentido da
audição. Os que mais dão valor a ela são aqueles que jamais a tiveram ou
aqueles que a perderam. O ser humano se esquece do valor e da importância das
dádivas em geral ao se acostumar a elas. A
dádiva contínua nos faz acostumarmos a ela e, segundo os sábios, a noção de
normalidade é um mal que devemos combater seguindo a recomendação de nos
lembrarmos, de tempos em tempos, do valor dela e agradecermos a Deus por todas
elas. Peço que se imaginem em lugar onde
as pessoas falam idiomas que vocês não dominam, vocês terão a sensação de
estarem perdidos e se sentirão desconfortáveis. Pois é essa a realidade de
milhares de pessoas que vivem entre nós neste mundo, muitos desde o nascimento
até a morte. Deus, o Altíssimo, no Nobre
Alcorão, nos faz lembrar por meio de mais de 185 versículos sobre esta dádiva
do sentido da audição. Dentre os versículos há um no qual o Altíssimo diz:
“Dize-lhes: foi Ele Quem vos criou e vos dotou de ouvidos, de vistas e de
faculdades. Quão pouco Lhe agradeceis!” (Alcorão Sagrado, 67:23). Em outro versículo: “Allah vos extraiu das entranhas
de vossas mães, desprovidos de entendimento, proporcionou-vos os ouvidos, as
vistas e os corações, para que Lhe agradecêsseis.” (Alcorão, 16:78). Porém, o que mais nos chama a atenção nos versículos
que mencionam o sentido da audição é o que deriva dele e o fato de que, quando
os sentidos são mencionados em mesmo contexto, a sequência se inicia sempre com
o da audição, assim e sempre, sem exceção, apesar da noção que temos da
importância do sentido da visão. Colocamos
a questionar sobre o enigma relacionado a essa sequência na qual a audição se
antecipa à visão e os demais sentidos. Seria o sentido da audição mais
importante que o da visão? Os cientistas
e sábios fizeram pesquisas quanto a esta questão do desenvolvimento científico
na área da medicina que nos ajudou a entendermos muito sobre as diversas faces
dos milagres científicos contidos no Nobre Alcorão, nos fazendo chegar às
seguintes constatações: 1- o primeiro
sentido a entrar em funcionamento a partir da concepção do ser humano no ventre
materno é o da audição, já no quinto mês de gestação. O sentido da visão, por
sua vez, com a presença da luz, começa a se desenvolver após dias ou meses do
nascimento da criança. Os primeiros sons que o feto ouve são as batidas do
coração da mãe; após o nascimento, percebemos como a criança se acalma quando a
mãe a leva em seu colo fazendo com que ouça novamente as batidas de seu coração
as quais estava habituado no útero materno, Louvado seja Deus, o Supremo
Criador; 2- o sentido da audição jamais
sucumbe ao sono enquanto que a visão cessa ao dormirmos, isto é uma bênção que
nos alerta caso ocorra algum barulho ou presença de vozes, que nos levam a
acordar e ficar e verificar o que está ocorrendo; 3- o sentido da visão precisa de luz para entrar em
atividade; o da audição de nada precisa além da existência do sentido em si;
4- o sentido da audição é o instrumento pelo qual
será chamada toda a humanidade a comparecer no dia do Juízo Final e Deus, o
Altíssimo, diz: “E a trombeta será soada, e ei-los que sairão dos seus
sepulcros e se apressarão para o seu Senhor.” (Alcorão, 36:51). Observação: os seres humanos terão seus ossos juntados
estejam onde e como estiverem; no caso dos cremados, haverá uma grande chuva e
das cinzas espalhadas brotarão os seres humanos como plantas que brotam da
terra; e a razão disso e outras coisas mais só Deus pode saber. No caso dos
surdos, estes gozarão da plena faculdade da audição. Caros irmãos e irmãs, há uma diferença linguística
entre escutar, ouvir e prestar atenção (internalizar o que se ouve). O
primeiro se refere somente à recepção dos sons, não se fazendo necessário o
entendimento; o segundo caso se refere à recepção dos sons direcionando, nossa
atenção e selecionando o objeto de nosso interesse e nos instigando assim a uma
maior concentração de nossa mente. Por essa razão, Deus nos pediu para ouvir o
Alcorão e não para apenas escutá-lo. Disse o Altíssimo: “E quando for lido o
Alcorão, ouça-o e silenciai para que sejas misericordiados”. (Alcorão, 7:204).
O terceiro caso se refere à atividade de ouvir e prestar atenção por meio do
coração, internalizando as palavras de Deus. Disse o Altíssimo: “Se vós, ambos,
voltardes arrependidas a Allah (e porque) os vossos corações estão inclinados a
isso”. (Alcorão, 66:4). Assim, quando nos
colocarmos a ouvir o Alcorão, façamos com a audição do coração e não com a
audição da mente. Deus nos adverte em outro
versículo quanto às pessoas que escutam com os seus ouvidos e não com os seus
corações e nos disse: “Ó crentes, obedecei a Allah e ao Seu mensageiro e não
vos afasteis deles. Agora ouvistes a verdade. E não sejais como aqueles que
dizem: ‘Escutamos!’ Quando na realidade não ouvem”’. (Alcorão, 8:20-21). Diante disso, concluímos que o ser humano que ouve,
mas não se beneficia do conteúdo ouvido, que ouve o Alcorão e não se comove com
o seu sentido, que ouve os sermões nas orações das sextas-feiras e os conselhos
e não mudam a sua conduta e a maneira de ver a realidade, na verdade, não
ouvem, somente recepcionam vozes e ruídos sem sentido algum. Caros irmãos e
irmãs, as palavras de Deus, o Altíssimo, e as palavras de Seu mensageiro, são
mais importantes para nossas vidas do que todas as outras coisas que ouvimos
por este mundo afora; devemos dar toda nossa atenção às palavras do Altíssimo e
seu Mensageiro pois delas depende o rumo do destino que escolhemos para nós.
Não poderia ser diferente porque essas palavras nos dão preciosas informações
sobre o passado, o presente e o futuro de nossa vida eterna. Devemos encerrar este sermão agradecendo a Deus pela
dádiva da audição e não utilizá-la para contrariar as Suas ordens e
orientações; não devemos dar ouvidos a falsos relatos e falsos testemunhos; não
devemos dar margens para ouvir coisas que ferem nossa crença. Disse o Altíssimo: “Por certo que Ele vos instruiu, no
Livro, que quando notardes que blasfemam, que escarnecem os versículos de
Allah, não vos senteis com eles, até que mudem de conversa; porque, se assim
não fizerdes, sereis seus cúmplices. Allah reunirá no inferno todos os
hipócritas e incrédulos”. (Alcorão, 4:140). Temos
que conceder nossos ouvidos para receber tudo que agrada a Deus e nos aproxima
Dele. Graças a Deus, o Senhor dos mundos.
Sheikh Mohamad Al Bukai. 16/09/2011. www.ligaislamica.org.br.
Abraço. Davi
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