Islamismo. Tradução de Samir El Hayek. ALCORÃO SAGRADO. 4ª SURATA – AN NISSÁ
– AS MULHERES. Revelada em Madina; 176 versículos. Em nome de Allah, o
Clemente, o Misericordioso. 1. Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou
de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender
inúmeros homens e mulheres. Temei a Allah, em nome do Qual exigis os vossos
direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Allah é vosso
Observador. 2. Concedei aos órfãos os seus patrimônios; não lhes substituais o
bom pelo mau, nem absorvais os seus bens com os vossos, porque isso é um grave
delito. 3. Se temerdes ser injustos no trato com os órfãos, podereis desposar duas,
três ou quatro das que vos aprouver, entre as mulheres. Mas, se temerdes não
poder ser equitativos para com elas, casai, então, com uma só, ou conformai-vos
com o que tendes à mão. Isso é o mais adequado, para evitar que cometais
injustiças. 4. Concedei os dotes que pertencem às mulheres e, se for da vontade
delas conceder-vos algo, desfrutai-o com bom proveito. 5. Não entregueis aos
tolos o vosso patrimônio, cujo manejo Allah vos confiou, mas mantende-os,
vesti-os e tratai-os humanamente, dirigindo-vos a eles com benevolência. 6.
Custodiai os órfãos, até que cheguem a idades de se casarem. Se porventura
observardes amadurecimento neles, entregai-lhes, então, os seus patrimônios;
porém, abstende-vos de consumi-los desperdiçada e apressadamente, (temendo) que
alcancem a maioridade. Quem for rico, que se abstenha de usá-los; mas, quem for
pobre, que disponha deles com moderação. 7. Aos filhos varões corresponde uma
parte do que tenham deixado os seus pais e parentes. Às mulheres também
corresponde uma parte do que tenham deixado os pais e parentes, quer seja pouca
ou muita – uma quantia obrigatória. 8. Quando os parentes (que não herdeiros
diretos), os órfãos e os necessitados estiverem presentes, na partilha da
herança, concedei-lhes algo dela e tratai-os humanamente, dirigindo-vos a eles
com bondade. 9. Que (os que estão fazendo a partilha) tenham o mesmo temor em
suas mentes, como se fossem deixar uma família desamparada atrás de si. Que
temam a Allah e digam palavras apropriadas. 10. Porque aqueles que fraudarem o
patrimônio dos órfãos, introduzirão fogo em suas entranhas e entrarão no fogo
abrasador. 11. Allah vos prescreve acerca da herança dos vossos filhos: Dai ao
varão a parte de duas filhas; se apenas houver filhas, e estas forem mais de
duas, corresponder-lhes-á dois terços do legado; e, se houver apenas uma, esta
receberá a metade. Quanto aos pais do falecido, a cada um caberá a sexta parte
do legado, se ele deixar um filho; porém, se não deixar prole, e a seus pais
corresponder a herança, à mãe caberá um terço; mas se o falecido tiver irmãos,
corresponderá à mãe um sexto, depois de pagas as doações e dívidas. É certo que
vós ignorais quais sejam os que estão mais próximos de vós, quanto ao
benefício, quer sejam vossos pais ou vossos filhos. Isto é uma prescrição de
Allah, porque Ele é Sapiente, Prudentíssimo. 12. De tudo quanto deixarem as
vossas esposas, corresponder-vos-á a metade, desde que elas não tenham tido
prole; porém, se a tiverem, só vos corresponderá a quarta parte, depois de
pagas as doações e dívidas. Caberá a elas a quarta parte de tudo quanto
deixardes, se não tiverdes prole; porém, se a tiverdes, só lhes corresponderá a
oitava parte de tudo quanto deixardes, depois de pagas as doações e dívidas. Se
um falecido, homem ou mulher, em estado de Kalála, (pessoa que não tenha
deixado ascendentes ou descendentes) deixar herança e tiver um irmão ou uma
irmã, receberá, cada um deles, a sexta parte; porém, se forem mais, co-herdarão
a terça parte, depois de pagas as doações e dívidas, sem prejudicar ninguém.
Isto é uma prescrição de Allah, porque Ele é Tolerante, Sapientíssimo. 13. Tais
são os preceitos de Allah. Àqueles que obedecerem a Allah e ao Seu Mensageiro,
Ele os introduzirá em jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente.
Tal será o magnífico benefício. 14. Ao contrário, quem desobedecer a Allah e ao
Seu Mensageiro, profanando os Seus preceitos, Ele o introduzirá no fogo
infernal, onde permanecerá eternamente, e sofrerá um castigo humilhante. 15.
Quanto àquelas, dentre vossas mulheres, que tenham incorrido em adultério,
apelai para quatro testemunhas, dentre os vossos e, se estas o confirmarem,
confinai-as em suas casas, até que lhes chegue a morte ou que Allah lhes trace
um novo destino. 16. E àqueles, dentre vós, que cometerem adultério (homens e
mulheres), puni-os; porém, caso se arrependam e se corrijam, deixai-os
tranquilos, porque Allah é Remissório, Misericordiosíssimo. 17. A absolvição de
Allah recai apenas sobre aqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se
arrependem. A esses, Allah absolve, porque é Sapiente, Prudentíssimo. 18. A
absolvição não alcançará aqueles que cometerem obscenidades até à hora da
morte, mesmo que nessa hora alguém, dentre eles, diga: Agora me arrependo. E
tampouco alcançará os que morrerem na incredulidade, pois para eles destinamos
um doloroso castigo. 19. Ó crentes, não vos é permitido herdardes as mulheres,
contra a vontade delas, nem as atormentardes, com o fim de vos apoderardes de
uma parte daquilo com que as tenhais dotado, a menos que elas tenham cometido
comprovada obscenidade. E harmonizai-vos com elas, pois se as menosprezardes,
podereis estar depreciando seres que Allah dotou de muitas virtudes. 20. Se
desejardes trocar de esposa, tendo-a dotado com um quintal, não lho diminuais
em nada. Tomá-lo-íeis de volta, com a falsa imputação e um delito flagrante?
21. E como podeis tomá-lo de volta depois de haverdes convivido com elas íntima
e mutuamente, se elas tiveram, de vós, um compromisso solene? 22. Não vos
caseis com as mulheres que desposaram os vossos pais – salvo fato consumado
(anteriormente) – porque é uma obscenidade, uma abominação e um péssimo
exemplo. 23. Está-vos vedado casar com: vossas mães, vossas filhas, vossas
irmãs, vossas tias paternas e maternas, vossas sobrinhas, vossas nutrizes,
vossas irmãs de leite, vossas sogras, vossas enteadas que estão sob vossa
tutela – filhas das mulheres com quem tenhais coabitado; porém, se não
houverdes tido relações com as mães, não sereis recriminados por desposá-las. Também
vos está vedado casar com as vossas noras, esposas dos vossos filhos carnais,
bem como unir-vos, em matrimônio, com duas irmãs – salvo fato consumado
(anteriormente) –; sabei que Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo. 24.
Também vos está vedado desposar as mulheres casadas, salvo as que tendes à mão.
Tal é a lei que Allah vos impõe. Porém, fora do mencionado, está-vos permitido
procurar, munidos de vossos bens, esposas castas e não licenciosas. Dotai
convenientemente aquelas com quem casardes, porque é um dever; contudo, não
sereis recriminados, se fizerdes ou receberdes concessões, fora do que
prescreve a lei, porque Allah é Sapiente, Prudentíssimo. 25. E quem, dentre
vós, não possuir recursos suficientes para casar-se com as crentes livres,
poderá fazê-lo com uma crédula, dentre vossas cativas crentes, porque Allah é
Quem melhor conhece a vossa fé – procedeis uns dos outros; casai com elas, com
a permissão dos seus amos, e dotai-as convenientemente, desde que sejam castas,
não licenciosas e não tenham amantes. Contudo, uma vez casadas, se incorrerem
em adultério, sofrerão só a metade do castigo que corresponder às livres; isso,
para quem de vós temer cair em pecado. Mas se esperardes, será melhor; sabei
que Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo. 26. Allah tenciona elucidar-vos os
Seus preceitos, iluminar-vos, segundo as tradições dos vossos antepassados, e
absolver-vos, porque é Sapiente, Prudentíssimo. 27. Allah deseja absolver-vos;
porém, os que seguem os desejos vãos anseiam por vos desviar profundamente. 28.
E Allah deseja aliviar-vos o fardo, porque o homem foi criado débil. 29. Ó
crentes, não consumais reciprocamente os vossos bens, por vaidade; realizai
comércio de mútuo consentimento e não cometais suicídio, porque Allah é
Misericordioso para convosco. 30. Àquele que tal fizer, perversa e iniquamente,
introduzi-lo-emos no fogo infernal, porque isso é fácil a Allah. 31. Se
evitardes os grandes pecados, que vos estão proibidos, absolver-vos-emos das
vossas faltas e vos proporcionaremos digna entrada (no Paraíso). 32. Não
ambicioneis aquilo com que Allah agraciou uns, mais do que aquilo com que
(agraciou) outros, porque aos homens lhes corresponderá aquilo que ganharem;
assim, também as mulheres terão aquilo que ganharem. Rogai a Allah que vos conceda
a Sua graça, porque Allah é Onisciente. 33. A cada qual instituímos a herança
de uma parte do que tenham deixado seus pais e parentes. Concedei, a quem
vossas mãos se comprometeram, o seu quinhão, porque Allah é testemunha de tudo
34. Os homens são os protetores das mulheres, porque Allah dotou uns com mais
(força) do que as outras, e porque as sustentam do seu pecúlio. As boas esposas
são as devotas, que guardam, na ausência (do marido), o que Allah ordenou que
fosse guardado. Quanto àquelas de quem constatais rebeldia, admoestai-as (na
primeira vez), abandonai os seus leitos (na segunda vez) e castigai-as (na
terceira vez); porém, se vos obedecerem, não procureis meios (escusos) contra
elas. Sabei que Allah é Excelso, Magnânimo. 35. E se temerdes desacordo entre
ambos (esposo e esposa), apelai para um árbitro da família dele e outro da
dela. Se ambos desejarem reconciliar-se, Allah os reconciliará, porque é
Sapiente, Inteiradíssimo. 36. Adorai a Allah e não Lhe atribuais parceiros.
Tratai com benevolência os vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados,
o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro de lado, o viajante e os
vossos servos, porque Allah não estima arrogante e pretencioso algum. 37.
Quanto àqueles que são avarentos e recomendam aos demais a avareza, e ocultam o
que Allah lhes concedeu da Sua graça, saibam que destinamos um castigo
humilhante para os incrédulos. 38. (Tampouco Allah aprecia) os que distribuem
ostensivamente os seus bens, e não crêem em Allah, nem no Dia do Juízo Final,
além de terem Satanás por companheiro. Que péssimo companheiro! 39. Que teriam
eles a temer, se cressem em Allah e no Dia do Juízo Final, e fizessem caridade
com aquilo com que Allah os agraciou, uma vez que Allah bem os conhece? 40.
Allah não frustrará ninguém, nem mesmo no equivalente ao peso de um átomo; por
outra, multiplicará toda a boa ação e concederá, de Sua parte, uma magnífica
recompensa. 41. Que será deles, quando apresentarmos uma testemunha de cada
nação e te designarmos (ó Mohammad) testemunha contra eles? 42. Nesse dia, os
incrédulos, que tiverem desobedecido o Mensageiro, ansiarão para que sejam
nivelados com a terra; saibam que nada podem ocultar de Allah. 43. Ó crentes,
não vos deis à oração quando vos achardes ébrios, até que saibais o que dizeis,
nem quando estiverdes polutos pelo dever conjugal – salvo se vos achardes em
viagem –, até que vos tenhais higienizado. Se estiverdes enfermos ou em viagem,
ou se algum de vós acabar de fazer a sua necessidade, ou se tiverdes contato
com mulheres, sem terdes encontrado água, recorrei ao tayamum (ablução seca)
com terra limpa e passai (as mãos com a terra) em vossos rostos e mãos; sabei
que Allah é Remissório, Indulgentíssimo. 44. Não tens reparado naqueles que
foram agraciados com uma parte do Livro e trocam a retidão pelo erro,
procurando desviar-vos da senda reta? 45. Entretanto, Allah conhece, melhor do
que ninguém, os vossos inimigos. Basta Allah por Protetor, e basta Allah por
Socorredor. 46. Entre os judeus, há aqueles que deturpam as palavras, quanto ao
seu significado. Dizem: Ouvimos e nos rebelamos. Dizem ainda a frase:
"Issma’ ghaira mussma’en, wa rá’ina, (ouvimos, o que não deve ser ouvido)
distorcendo-lhe, assim, o sentido, difamando a religião. Porém, se tivessem
dito: Ouvimos e obedecemos. Escuta nos e digna nos com a Tua atenção
("anzurna" em vez de "Rá’ina"), teria sido melhor e mais
propício para eles. Porém, Allah os amaldiçoa por sua incredulidade, porque não
creem, senão pouquíssimos deles. 47. Ó adeptos do Livro, crede no que vos
revelamos, coisa que bem corrobora o que tendes, antes que desfiguremos os
rostos de alguns, ou que os amaldiçoemos, tal como amaldiçoamos os profanadores
do sábado, para que a sentença de Allah seja executada! 48. Allah jamais
perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe
apraz. Quem atribuir parceiros a Allah cometerá um pecado atroz. 49. Não
reparaste naqueles que se jactam de puros? Qual! Allah purifica quem Lhe apraz,
e não os frustra, no mínimo que seja. 50. Olha como forjam mentiras acerca de
Allah! Isso, por si só, é um verdadeiro delito. 51. Não reparaste naqueles que
foram agraciados com uma parte do Livro? Creem em feitiçaria e no sedutor, e
dizem dos incrédulos: Estes estão mais bem encaminhados do que os crentes. 52.
São aqueles a quem Allah amaldiçoou e, a quem Allah amaldiçoar, jamais
encontrará socorredor. 53. Possuem, acaso, uma parte do domínio? Se a
possuíssem, dela não dariam a seus semelhantes, nem a mais ínfima partícula.
54. Ou invejam seus semelhantes por causa do que Allah lhes concedeu de Sua
graça? Já tínhamos concedido à família de Abraão o Livro, a sabedoria, além de
lhe proporcionarmos um poderoso reino. 55. Entre eles, há os que nele (o Livro)
acreditaram, bem como os que o repudiaram. E o inferno é suficiente fogo
abrasador. 56. Quanto àqueles que negam os Nossos versículos, introduzi-losemos
no fogo infernal. Cada vez que a sua pele se tiver queimado, trocá-la-emos por
outra, para que experimentem mais e mais o suplício. Sabei que Allah é Poderoso,
Prudentíssimo. 57. Quanto aos crentes, que praticam o bem, introduzi-los-emos
em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente, onde terão
esposas imaculadas, e os faremos desfrutar de uma densa sombra. 58. Allah manda
restituirdes ao seu dono o que vos está confiado; quando julgardes entre as
pessoas, fazei-o com equidade. Quão excelente é isso a que Allah vos exorta!
Ele é Oniouvinte, Onividente. 59. Ó crentes, obedecei a Allah, ao Mensageiro e
às autoridades, dentre vós! Se disputardes sobre qualquer questão, recorrei a
Allah e ao Mensageiro, se é que credes em Allah e no Dia do Juízo Final, porque
isso vos será preferível e de melhor alvitre. 60. Não reparaste naqueles que
declaram que crêem no que te foi revelado e no que foi revelado antes de ti,
recorrendo, em seus julgamentos, ao sedutor, sendo que lhes foi ordenado
rejeitá-lo? Porém, Satanás quer desviá-los profundamente. 61. E quando lhes for
dito: Aproximai-vos do que Allah revelou, e do Mensageiro! Verás os hipócritas
afastarem-se de ti desdenhosamente. 62. Que será deles, quando os açoitar um
infortúnio, por causa de que cometeram as suas mãos? Então, recorrerão a ti,
jurando por Allah e clamando: Só temos ansiado o bem e a concórdia. 63. São
aqueles, cujos segredos dos corações Allah bem conhece. Evita-os, porém,
exorta-os e fala-lhes com palavras que invadam os seus ânimos. 64. Jamais
enviaríamos um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a permissão de
Allah. Se, quando se condenaram, tivessem recorrido a ti e houvessem implorado
o perdão de Allah, e o Mensageiro tivesse pedido perdão por eles, encontrariam
Allah, Remissório, Misericordiosíssimo. 65. Por teu Senhor, não crerão, até que
te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas
sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente. 66. Porém, se lhes
tivéssemos prescrito: Sacrificai-vos e abandonai os vossos lares! não o teriam
feito, senão poucos deles. Porém, se tivessem feito o que lhes foi prescrito,
quão melhor teria sido para eles e para o fortalecimento (da sua fé). 67. E,
então, ter-lhes-íamos concedido a Nossa magnífica recompensa. 68. E
tê-los-íamos encaminhado pela senda reta. 69. Aqueles que obedecem a Allah e ao
Mensageiro, contar-se-ão entre os agraciados por Allah: profetas, verazes,
mártires e virtuosos. Que excelentes companheiros serão! 70. Tal é a
benignidade de Allah. E basta Allah, Que é Sapientíssimo. 71. Ó crentes, ficai
prevenidos contra o adversário, e avançai por destacamentos, ou avançai em
massa. 72. Entre vós, há alguns retardatários que, ao tomarem conhecimento de
que sofrestes um revés, dizem: Allah nos agraciou, por não estarmos presentes,
com eles! 73. Porém, se vos chegasse uma graça de Allah, diriam, como se não
existisse vínculo algum entre vós e eles: Oxalá tivéssemos estado com eles,
assim teríamos logrado um magnífico benefício! 74. Que combatam pela causa de
Allah aqueles dispostos a sacrificar a vida terrena pela Futura, porque a quem
combater pela causa de Allah, quer sucumba, quer vença, concederemos magnífica
recompensa. 75. E o que vos impede de combater pela causa de Allah e dos
indefesos, homens, mulheres e crianças? Que dizem: Ó Senhor nosso, tira-nos
desta cidade (Makka), cujos habitantes são opressores. Designa-nos, da Tua
parte, um protetor e um socorredor! 76. Os crentes combatem pela causa de
Allah; os incrédulos, ao contrário, combatem pela do sedutor. Combatei, pois,
os aliados de Satanás, porque a sutileza de Satanás é débil. 77. Não reparaste
naqueles aos quais foi dito: Contende as vossas mãos, observai a oração e pagai
o zakat? Mas quando lhes foi prescrita a luta, eis que grande parte deles temeu
as pessoas, tanto ou mais que a Allah, dizendo: Ó Senhor nosso, por que nos
prescreves a luta? Por que não nos concedes um pouco mais de trégua? Dize-lhes:
O gozo terreno é transitório; em verdade, o da Outra Vida é preferível para o
temente; sabei que não sereis frustrados, no mínimo que seja. 78. Onde quer que
vos encontrardes, a morte vos alcançará, ainda que vos guardeis em fortalezas
inexpugnáveis. (Quanto aos hipócritas) Se os alcança uma ventura, dizem: Isto
emana de Allah! Por outra, se os açoita um infortúnio, dizem: Isto provém de
ti. Dize-lhes: Tudo emana de Allah! Que sucede a esta gente, que não compreende
o que lhe é dito? 79. Toda a ventura que te ocorra (ó homem) emana de Allah;
mas toda a desventura que te açoita provém de ti. Enviamos-te (ó Mohammad) como
Mensageiro para a humanidade, e Allah é suficiente Testemunha disto. 80. Quem
obedecer ao Mensageiro obedecerá a Allah; mas quem se rebelar, saiba que não te
enviamos para lhes seres guardião. 81. Eles juram-te obediência! Porém, quando
se retiram da tua presença, uma parte deles planeja, durante a noite, fazer o
contrário do que disseste. Mas (a verdade é que) Allah registra tudo quanto
confabulam durante a noite. Opõe-te, pois, a eles e confia em Allah, porque Ele
é para ti suficiente Guardião. 82. Não meditam, acaso, no Alcorão? Se fosse de
outra origem que não de Allah, haveria nele muitas disparidades. 83. Ao tomarem
(os hipócritas) conhecimento de qualquer rumor, quer seja de tranquilidade ou
de temor, divulgam-no espalhafatosamente. Porém, se o transmitissem ao
Mensageiro ou às suas autoridades, os discernidos, entre estes, saberiam
analisa-lo. Não fosse pela graça de Allah e pela Sua misericórdia para
convosco, teríeis todos seguido Satanás, salvo poucos. 84. Luta, pois, pela
causa de Allah, porque tu és somente responsável por ti mesmo; e esforça-te em
estimular os crentes; quisesse Allah, conteria a fúria dos incrédulos, porque
Allah é mais poderoso, ainda, e mais punidor. 85. Quem interceder em favor de
uma causa nobre participará dela; por outra, quem interceder em favor de um
ignóbil princípio, igualmente participará dele; e Allah tem poder sobre tudo.
86. Quando fordes saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo
menos, igual, porque Allah leva em conta todas as circunstâncias. 87. Allah!
Não há mais divindade além d'Ele! Ele vos congregará para o indubitável Dia da
Ressurreição. Quem é mais leal do que Allah, quanto ao que diz? 88. Por que vos
dividistes em dois grupos a respeito dos hipócritas, uma vez que Allah os
reprovou pelo que perpetraram? Pretendeis orientar quem Allah desvia? Jamais
encontrarás senda alguma para aquele a quem Allah desvia. 89. Anseiam (os
hipócritas) que renegueis, como renegaram eles, para que sejais todos iguais.
Não tomeis a nenhum deles por confidente, até que tenham migrado pela causa de
Allah. Porém, caso se rebelem, capturai-os então, matai-os, onde quer que os
acheis, e não tomeis a nenhum deles por confidente nem por socorredor, www.islamcuiaba.com.
Abraço. Davi.
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