Cinema. Editor do Mosaico. Filme Muito Além do Jardim. Esta pelica
que estreou em 1979 do diretor Hal Ashby com roteiro de Jerzy Kosinki e
protagonizada por Peter Sellers (1925-1980), traz alguns questionamentos e
temas recorrentes de nossa atual sociedade. Mesmo que não haja suspense ou mistério
envolvendo a narrativa que optou por um drama chegado a comédia. O expectador
atento descobrirá uma linha de argumento consistente em todo o desenrolar dos
eventos escolhidos como formação do conjunto que embasa o caráter do personagem
principal. Esse é Chance Jardim, um nome que retrata bem nosso protagonista. A
fuga do habitual codinome é para enfatizar a forma patética, se posso falar
assim, simples, que outros pensariam como debilidade mental do seu
comportamento que foge daquilo que chamamos “realidade”. Vivia, desde criança,
numa casa de classe média americana cuidado por uma doméstica que também
atendia ao dono da moradia, um velho senhor que logo morreria ainda no início
da história. Chance, já aparece na narrativa como um cinquentão, contudo tem
hábitos excêntricos – vício em assistir televisão, nunca andara de carro,
estivera confinado dentro da casa até aquela data da desocupação judicial, e
dizia gostar de cuidar de jardim. Coisa que efetivamente não foi visto na
prática, entretanto, parece, que tinha um conhecimento teórico desse ofício.
Verdadeiramente Chance estivera confinado todos aqueles anos. Analisando essa
“deficiência” de Chance pela luz da psicologia, podemos considerar dois
aspectos ontológicos que Sigmund Freud (1856-1939) e Carl Gustav Jung
(1875-1961) trabalham em suas obras – o Self e o Ego. Para a psicanálise o
Self, é a totalidade conjuntural formadora do indivíduo nos primeiros meses que
determina seu estado de normalidade social. Aqui Freud entendia a fundamental
importância dos afetos maternos e paternos na primeira infância. A ausência
deles deturpava e distorcia o relacionamento coletivo do indivíduo, além da má
formação cognitiva. Caso a criança fosse privada deve período de
desenvolvimento, haveria posteriormente uma segunda oportunidade, após a
primeira infância com o surgimento do Ego. Já Jung discorda, entendendo que,
Self e Ego como parte da consciência coletiva se intercambiam mesmo que
tardiamente até o sexto ano, sem prejudicar o indivíduo. Psicólogos e psicanalista,
hoje, já recomendam a casais gays ou lésbicas que adotarem filhos, ou um deles
já terem essa responsabilidade legal antes da união estável, escolherem, um para fazer o papel de pai e o outro de mãe. Isso é de suma importância
para o crescimento emocional, intelectivo, cognitivo e relacional da criança. Questões a
parte os dois estão corretos a luz do roteiro proposto, pois claramente é
mostrado que o procedimento de Chance refletia o meio em que vivia e as
condições onde ele fora criado. Passasse a ideia de que Chance nem fora adotado
formalmente pelo velho, dono da casa, e pessimamente educado sem amor, falta de
carinho e não cursando a escola. Quando o velho morre, Chance é colocado para
fora da casa por força judicial, tramada pelos advogados, que ao requererem a
desocupação da residência pleiteariam na justiça o embargo, descobrindo que o
velho não tinha filhos e nem colocará Chance Jardim como herdeiro. Ao sair para
rua pela primeira vez, deparasse com um grupo de negros que caçoam dele, e um ameaça-o
com uma faca. O racismo é um problema social em muitas sociedades. Geralmente
herança do colonialismo dos países ocidentais, onde os brancos como maioria,
detentores do modo de produção, submetiam os negros e indígenas a trabalhos forçados e
insalubres. Contudo, esse quadro tem mudado no mundo, e os negros têm a cada
dia ocupado seu devido espaço, com honra, na cadeia produção social. Um dos
ícones desse processo, no século XX, foi o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em
1964, Martin Luther King (1929-1968). Ele empreendeu a luta pelos direitos
civis entre os americanos, proclamando a universalização do emprego e liberdade
onde negros e brancos poderiam coexistir em igualdade. Países orientais também
enfrentam esse tipo de discriminação. Caso da Índia com sua tradição de casta
onde os Dalits – palavra sânscrita que significa “chão quando feito aos
pedaços” são os últimos da escala social. Sendo lhes destinado fazer o trabalho
de limpeza de esgoto, recolhimento do lixo e manejo dos mortos dentre outros.
Todos os descendentes da casta ficam expostos a essa “maldição”, sem
perspectiva de mudança. Mesmo que a Constituição do país, em 1950, tenha banido
o sistema de castas de seu território, ainda assim, essa questão é forte na
nação do grande líder hindu Mahatma Ghandi (1869-1949), que deu sua vida pela
paz e equidade entre seus pares. Num pesado estereótipo, Chance revela em seu
relacionamento atributos de simplicidade, ingenuidade e ser verdadeiro. Jesus disse em Mateus 18,3 "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus". Alguns
poderiam falar num insight de sabedoria em alguns momentos, acho exagero. Um
contraponto em seus acentuados defeitos. Esse lado bom de Chance é explorado
pelo roteirista para dar vida à monotonia do drama, criando vários expedientes
em que essas qualidades sobressaem. Como precisamos em nossa experiência ser
verdadeiros. Poucos de nós pautamos nossas atitudes na verdade, tendo coragem
de confrontar a falsidade e mentira. Preferindo jogar debaixo do tapete as
questões, que enfrentar os fatos com evidências, para desmascara o engano. Essa
situação de procrastinação pode tornar-se um transtorno de identidade onde
“duas pessoas” influenciam o comportamento do indivíduo. A ingenuidade é um
aspecto neutro mais para qualidade que defeito. Característica de quem tem
pouca maldade e pouca malícia. Num mundo sexista, racista, homofóbico,
discriminatório, extremista como o nosso. A “ingenuidade” de alma é um atributo
capaz de contribuir para um contexto de harmonia, respeito e consideração pelo
outro. A simplicidade é também algo que falta entre nós. O simples, hoje, é
cafona – provinciano – fugindo da apologia coletiva atual, massificada nas
redes sociais. Devo me espelhar no modus vivendi do outro. Fazer o que ele faz,
vestir o que ele veste, viajar para onde ele viaja, ter o que ele tem. Isso nos
despersonaliza, criando um ego – eu – a
parte do nosso. Perdemos nossa característica individual robotizando-nos a
artificialidade. O mau uso das modernas tecnologias, que tanto nos aproxima e auxilia,
está também nos distanciando e nos descaracterizando como humano, regredindo
nossa consciência aos reinos inferiores. Uma eventualidade levou Chance a
encontrar-se com o bilionário Benjamim Rand que morava numa enorme mansão,
tendo grande influência na sociedade americana. Ele estava doente, contudo
mantinha uma unidade de terapia intensiva em sua big house para cuidar de sua
saúde. A mulher do bilionário, Eve, atendendo a Chance após um acidente,
prontifica-se a leva-lo a um hospital para ver se tudo está bem. Gostando da
simplicidade e ingenuidade dele, ela conversa com seu esposo, pedindo que ele
conheça Chance. Os dois prosam várias vezes, e Rand se simpatiza pelo esquisito
modo de ser, de nosso protagonista, até achando-o sóbrio em muitas de suas
colocações. Como os bilionários são materialistas, centrados em seus negócios,
empresas e preocupados em fazer render os dividendos aplicados em ações no
mercado de capitais e logicamente aumentar sua fortuna. O diálogo de ambos gira
em torno desse assunto, regado à influência da política e os fake News da mídia
americana, que fazendo jogo de palavras enganam o público e descabela
governantes, empresários e políticos, pessoas influentes de uma nação. A
aparição do presidente americano no roteiro mostra que, como em todos os países
a classe dominante está envolvida em conchavos, trama, conspiração, mancomunação
que favoreça seus interesses em detrimentos de outros. As grandes corporações e
conglomerados econômicos disputam parcelas do bolo financeiro nacional, usando
todos os recursos a terem prestígio em situações chaves na administração
federal, estadual e municipal. Rand, depois de conversar com Chance, viu em
suas palavras sobre as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno)
vinculadas ao plantio, tempo de espera e colheita da lavoura, uma “sabedoria”
que aplicou aos seus negócios. Rand se desfez de algumas ações, comprou outras
e procrastinou em negócios mais sensíveis alcançando grandes lucros. O encontro
de Chance, o bilionário e o presidente americano rendeu fama e projeção
midiática a Chance. Foi convidado a aparecer na maior rede de TV do país. Foi
entrevistado pelo jornal de maior circulação. Deu consultoria a um grande
banco. Sempre falando a mesma coisa de forma simples e quase incompreensível,
que o interlocutor precisava deduzir os argumentos para conseguir entender o
contexto e o principal da frase. Chance parecia ser virgem nunca tendo contato
sexual. Isso é deduzido de algumas tomadas de cena. Aquela em que ele
assistindo TV, ao lado de Evie, que de todas as formas tenta seduzi ao ato sem
sucesso. Contudo, ao ver um casal beijando-se a agarra, porém quando a cena
termina ele cessa. Infelizmente o sexo em nossa sociedade ocidental tornou-se
banal. O escritor aos Hebreus diz em 13,4 "Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão a prostituição, e ao adultério, Deus os julgará". Todavia, Jesus nos tranquiliza, caso a tentação da carne venha nos seduzir. Ele, nos evangelhos, várias vezes, conversou com prostitutas, leprosos, ladrões e outros "marginalizados" da sociedade judaica. Amando-os como se eles não tivessem cometido nenhum delito moral ou amoral. O papa Francisco em momento algum, aconselhou aos párocos católicos, impedissem os sacramentos (pão e vinho) a prostitutas, gays, lésbicas e homossexuais que sentissem o desejo da comunhão. Há alguns anos atrás era inconcebível relação sexual antes do casamento.
Quando ocorria, a tradição coercitiva induzia ao matrimônio. Uma situação
errada, convenhamos, porem sinalizava a seriedade duma relação sexual
irresponsável. Hoje, essa vulgarização sexual, tendo o prazer pelo prazer – a
satisfação sem propósito perdurável, é a causa, segundo estudiosos da grande
maioria dos divórcios já nos primeiros anos do casal. Além da existência, hoje,
de relacionamentos precários, e descompromissados, onde ambos, vivendo união
estável, moram em casas separadas e sob contratos de casamento com separação
total de bens. Esses na grande maioria optam por não ter filhos. Um gigantesco
problema econômico para as futuras gerações, que aumentarão drasticamente a
quantidade de velhos, diminuindo enormemente a população ativa que atua no
mercado de trabalho. A impotência sexual é abordada no enredo, quando o presidente
americano, na cama, com sua esposa, não tem suficiente libido para realizar o
ato. Realmente em situações envolvendo problemas ao homem é emocionalmente
difícil atuar para satisfazer seu cônjuge. Situações há em que o esposo ou a
esposa não tem vontade de se relacionar. Essa é uma condição que envolve
fatores internos e externos. O interno pode ser a idade, pois grande parte dos
homens com mais de 50 anos apresentam esse tipo de disfunção sexual. O advento
da velhice compromete funções essenciais do organismo humano. Especialistas
honestos, desaconselham o uso de fármacos químicos com a intenção de impedir a
ejaculação precoce, e aumentar a libido. Esses medicamentos escravizam o
usuário e proporcionam uma falsa sensação de prazer, fragilizando o aparelho reprodutor masculino e feminino, produzindo desníveis na taxa de progesterona e estrogênio. Muitos, ponderadamente, para o tratamento dessa deficiência, optam por plantas e derivados naturais que não afetam nossas funções essenciais. No
Brasil, regiões há que usam o guaraná em pó a séculos. Exemplo são os habitantes de
Maués no Amazonas, com um excelente índice de longevidade e potência sexual
mesmo na velhice. Outro caso que chama a atenção são as tâmaras produzidas no
Afeganistão e deserto do Saara. Uma poderosa fonte de energia e afrodisíaco
natural. Também a erva chamada Tribulus Terrestris está relacionada ao assunto. Ela é um poderoso energético natural usado por pessoas que fazem exercício de academia, corridas de 5 e 10 km, maratona, triathon e atividades laborais. Segundo um que faz uso da erva, meu genro, também ajuda no estímulo e virilidade sexual no casamento. Favor pesquisar as três referências antes de qualquer decisão em usá-las. Outro
assunto abordado ao final; a cerimônia fúnebre do velho bilionário. Sepultado
numa construção em forma de pirâmide, com o símbolo – delta – da maçonaria estampada
na fechada. As escolas de mistérios, mencionadas no Ocultismo, são frequentadas por muitos empresários e industriais influentes em países capitalistas. Lá eles encontram parcerias para compartilhar suas necessidades físicas e emocionais. Em muitos casos atendendo o clamor da fraternidade universal, sem serem vistos na obra humanitária. Também se misturam aos iniciados da sociedade oferecendo o que têm exteriormente, cativados pelo desejo do coração em doar amor ao próximo abnegadamente. Os atuais bilionários americanos Warren Buffett e Bill Gates são exemplos desse coração voluntário e desprendido dos bens materiais. O primeiro com fortuna avaliada em U$ 86 bilhões de dólares, em um dia dou U$ 2,9 bilhões à caridade. Prometendo em 10 anos ficar apenas com 1% de sua fortuna, doando os 99% restante. O segundo com U$ 84 bilhões de dólares promete a metade à caridade, incluindo pesquisas científicas e programas sociais pelo mundo. Quanto mais nos desprendemos do apego material, mais nosso coração se enche de amor pelo próximo. "É dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado". “A Maçonaria é uma fraternidade universal dos maçons e sua condição
de grande família no seio da humanidade, sem no entanto, existe uma potência
maçônica a escala mundial. Nem um grão-mestre, tipo Papa, que centralize o
pensamento e a ação da Ordem. Alguns pilares maçônicos. Construção – vêm do
francês “maçonnerie”, que significa uma construção qualquer, feita por um
pedreiro, o “maçom”. Seu objetivo essencial é a edificação e aperfeiçoamento
dos membros e da humanidade como um edifício de solidariedade e fraternidade.
Justiça Social – a maçonaria admite que o homem e a sociedade são susceptíveis
de melhoria, são passíveis de aperfeiçoamento. Contudo, nada há no seio da
maçonaria que se faça rejeitar uma sociedade do tipo socialista ou liberal. O
que importa é um homem melhor numa sociedade melhor. Aclassimo – sem
discriminação de classes sociais. Engloba representantes de todos os grupos
sociais, que como maçons, devem tentar esquecer a sua integração de classe e
comportar-se com iguais. A maçonaria honra o trabalho manual, bem como o
intelectual. Aperfeiçoamento intelectual – o aprimoramento do homem e da
sociedade não se põe apenas para maçons em termos de melhoria econômico-social.
Mas sobretudo, em melhoria intelectual de afinamento das faculdades de pensar e
de enriquecimento adquiridos. Hoje, talvez a maioria dos maçons professe um
deísmo ou teísmo de conceitos de variadas religiões, desde o cristão ao
muçulmano. Fraternidade – ela é do tipo universal. Esse é não só um princípio
teórico, mas uma norma de prática cotidiana. A maçonaria é uma instituição
universal (...). Todos os maçons constituem uma e a mesma família, dando-se o
tratamento de irmãos, sendo iguais perante a lei. Democracia e Igualdade –
Essas se encontram entre os princípios básicos da instituição maçonaria. Todo
poder emana do povo. Oficinas ou Lojas – cada maçonaria nacional está
estruturada em células autônomas. Existem dois tipos de Oficinas, chamadas
Lojas e Triângulos. A Loja é composta por um mínimo de sete maçons “perfeitos”,
não tendo limite de membros. O Triângulo é composto de três maçons, pelo menos,
passando a Loja quando um sétimo membro vem se agregar. A Simbologia Maçônica
inclui – a Estrela de Cinco Pontas. A Planta de Acácia. O Avental. As Duas Colunas.
O Compasso. O Delta, mostrado no filme, representando um Triângulo Luminoso com
um olho dentro; símbolo da força expandindo. O Número 9. O Malhete, pequeno
martelo, emblema da vontade ativa, do trabalho e da força material. Instrumento
de direção, poder e autoridade dentre outros”. www.maçonaria.net.com.br.
É isso, espero que assistam a projeção e confiram os temas abordados e outros que os amigos, porventura, encontrem como enlevo às suas almas. Progredindo a espiritualidade e humanidade. Abraço.
Davi.
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