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Texto de Judy Lief. Publicado originariamente em Lions Roar e traduzido por
Daniele Vargas. COMO TRANSFORMAR A RAIVA EM QUATRO PASSOS. De acordo com a
psicologia budista, a raiva é um dos seis kleshas raiz, as emoções conflitantes
que causam o nosso sofrimento. Seus companheiros são ganância, ignorância,
paixão, inveja e orgulho. A raiva pode ser quente ou congelante. A raiva pode
ser virada para fora para outras pessoas, para uma situação particular com a
qual você está preso ou com a vida em geral. Pode ser virada para dentro, sob a
forma de auto ódio, ressentimento ou rejeição das partes de você que o
envergonham ou fazem você se sentir vulnerável. A raiva pode fazer você matar;
pode levá-lo a cometer suicídio. A raiva é alimentada pelo impulso de rejeitar,
afastar, destruir. Está associado ao reino do inferno, um estado de dor intensa
e claustrofobia. Essa qualidade da claustrofobia ou de ser espremido em um
canto também se reflete nas origens da raiva da palavra inglesa, cuja raiz
significa “estreito” ou “limitado”. A raiva pode ser extremamente enérgica.
Você se sente ameaçado e claustrofóbico e esse sentimento doloroso se
intensifica até que você ataca como um rato encurralado. Ou pode se manifestar
como um sutil corte de ressentimento que você carrega junto com você sempre,
como um chip em seu ombro. Como os outros kleshas, a raiva é parte da nossa
maquiagem. Todos nós temos isso, mas lidamos com isso de forma muito diferente,
tanto individual como culturalmente. Porque a experiência da raiva é tão potente,
geralmente tentamos nos livrar dela de alguma forma. Uma maneira de tentar
livrar-se disso é infla-la ou reprimi-la, porque estamos envergonhados de
reconhecer ou aceitar que pudéssemos nos sentir desse jeito. Outra maneira de
tentar nos livrar da nossa raiva é agir impulsivamente através de palavras ou
ações violentas, mas isso só alimenta mais raiva. Como a raiva é uma parte
natural de nós, não podemos realmente nos livrar dela, não importa o quanto
tentemos. No entanto, podemos alterar a forma como nos relacionamos com ela.
Quando o fazemos, começamos a vislumbrar uma qualidade escondida nesta força
destrutiva que é sã e valiosa. Podemos salvar o bebê enquanto jogamos fora a
água do banho. No budismo existem muitas estratégias e práticas para lidar com
a raiva. A abordagem geral é começar com a meditação. No contexto da prática de
sessão formal, podemos começar a entender a energia da raiva, bem como os
outros kleshas, e fazer um novo relacionamento com ela. Nessa base, podemos
começar a aplicar esta visão no ambiente mais desafiador da vida cotidiana. COMO A ATENÇÃO PLENA MINA A AGRESSÃO. A prática formal
de mindfulness é o fundamento para explorar a poderosa energia da raiva. É
difícil lidar com a raiva uma vez que ela explodiu, e é por isso que a prática
de meditação é uma ferramenta tão útil. Ao abrandar e ao refinar nossos poderes
de observação, podemos captar o surgimento da raiva em um estágio anterior,
antes de ter uma chance de nos ultrapassar completamente. A prática de ficar
quieto, respirar naturalmente e olhar atentamente a experiência de momento a
momento é, por si só, um antídoto contra a agressão. Isso é verdade porque a
raiva e outras explosões emocionais prosperam ao serem invisíveis. Eles
prosperam na capacidade de espreitar abaixo da superfície de nossa consciência
e aparecer sempre que quiserem. Portanto, estender o limite de sua consciência
tira o habitat natural que sustenta os kleshas. Através da meditação,
aprendemos a sintonizar o que estamos sentindo e a observar essa experiência
sem paixão e com simpatia. Quanto mais pudermos fazer isso na prática formal de
atenção plena, menos estaremos sob o controle de ferro da raiva. Por sua vez,
mais possibilidades teremos de transformar nossa relação com raiva no meio da
vida diária também. Onde surge a raiva? Está na mente. Assim, ao domesticar a
mente, podemos estabelecer uma base sólida para entender como a raiva surge em
nós e como nós habitualmente respondemos a ela. Podemos ver como a raiva se
espalha e se instala em nosso corpo, e como desencadeia dramas formulados sobre
culpa e dor. Podemos expor nossas construções conceituais sobre raiva, nossas
justificativas, defensividade e encobrimentos. Nessa base, podemos seguir
usando a prática seguinte. A ÁRVORE VENENOSA: UMA PRÁTICA
DE RAIVA DE QUATRO PASSOS. Uma analogia tradicional para uma
abordagem progressiva e passo a passo para lidar com a raiva e os outros
kleshas é a árvore venenosa. Como você lida com uma árvore venenosa? A primeira
coisa que você pode fazer é podar, para evitar que ele seja muito grande ou se
espalhe. Mas isso simplesmente mantém o controle. A árvore ainda está lá. No
entanto, uma vez que a árvore é de um tamanho mais gerenciável, pode ser
possível desenterrar e livrar-se dela completamente, o que parece ser uma abordagem
um pouco melhor. Mas assim como você está prestes a fazer isso, você pode se
lembrar que um médico disse uma vez que as folhas e a casca desta árvore
possuem qualidades medicinais. Você percebe que não faz sentido simplesmente se
livrar dessa árvore. Seria melhor usá-la. Finalmente, de acordo com esta
história, um pavão vem, percebe a árvore, e sem mais condições, felizmente a
engole. O pavão instantaneamente converte esse veneno em comida. 1. PODANDO A ÁRVORE: SE ABSTER DE SE ENTREGAR A RAIVA.
O primeiro passo é abster-se do discurso e das ações baseadas na raiva. Quando
surge a raiva, geralmente ela já tomou conta de nós no momento em que
percebemos isso. A intensidade da emoção e a reação a ela estão tão ligadas que
se sentem quase simultâneas. Estamos desesperados por fazer algo com essa
raiva, seja para alimentá-la ou para suprimi-la. Nesta etapa, abster-se de
fazer qualquer coisa, não importa o quão forte seja o desejo de fazê-lo. A
prática é ficar com a experiência da raiva. Começamos no limite, com o segundo
nível de pensamento, onde somos tentados a adicionar combustível à chama ou a
tentar esmaga-la e livrar-se dela. A prática é não se envolver em nenhuma
dessas duas estratégias. É estar com a nossa raiva sem interpretá-la ou criar
estratégias. Nossas reações tendem a ser tão fortes e imediatas que
inicialmente não podemos realmente chegar à raiva em si. Mas, à medida que
nossa reatividade se torna menos pesada, uma brecha pequena e quase minúscula
se abre entre nossa raiva e nossa reação. Nessa lacuna é possível para nós
estar com a raiva e, ao mesmo tempo, abster-se de ser envolvido nela. Podemos
nos relacionar com a nossa raiva de forma mais pura e simples, sem pensamentos
secundários. 2. DESENRAIZANDO A ÁRVORE: VER ATRAVÉS DA SOLIDEZ APARENTE DA
RAIVA. Uma vez que possamos estar com a com mais abertura e menos
julgamento, o segundo passo é analisá-la com mais precisão. Quando surge raiva,
a examinamos. Fazemos perguntas. Para o que damos o rótulo “raiva”? É uma
percepção dos sentidos, um pensamento ou um sentimento? Quão real é isso? Quão
invencível? Está parada? Está em movimento? Quando tentamos enquadrá-la, ela
escapa? De onde isso vem? Onde isso vive? Para onde isso vai? Quais são as suas
qualidades? Sua textura? Sua cor? Sua forma? O que dá raiva e poder sobre nós?
Nesta etapa, examinamos a raiva como um fenômeno simples. De onde vem a raiva?
Qual é o objetivo? É nossa culpa ou é culpa de alguém ou outra coisa? Olhe o
mais diretamente possível. Quais são as raízes da raiva? O que é que a
alimenta? Vá nível por nível, cada vez mais e mais profundamente. Você pode
encontrar sua causa raiz? 3. DESTILANDO A MEDICINA:
DESCOBRINDO A SABEDORIA NO MEIO DA DOR. No terceiro passo,
contemplamos o que é sobre a raiva que é prejudicial e o que pode ser benéfico.
Como a raiva pode ser uma forma de remédio? Se nos livrássemos da nossa raiva,
o que perderíamos? Aqui, a prática é discernir a diferença entre a raiva
prejudicial e a raiva que nos beneficia de alguma forma. Claramente, a
expressão insensata da raiva através de palavras ou ações nos leva a prejudicar
os outros e a sofrer. No entanto, reprimir nossa raiva também causa danos. A
raiva na verdade não desaparece, mas aparece de forma desonesta, vestindo um
disfarce. Então, existe outra opção? De acordo com o budismo tibetano, há um
outro lado da raiva: há sabedoria nela. Normalmente, estamos muito envolvidos
em nossas lutas pessoais para nos conectarmos com essa sabedoria, mas a raiva
realmente tem uma integridade e uma nitidez. É uma mensageira de que algo está
errado, que algo precisa ser abordado. A energia despertada da raiva é dita ser
cristalina, como um espelho perfeito. Ele diz como é sem dissimulação. A raiva
limpa o ar. É imediato e é abrupto, mas agarra a nossa atenção e faz questão. A
raiva interrompe nossa complacência e nos mobiliza para agir. Quando nos
encontramos com a injustiça que está sendo feita ao outro, quando vemos a
violência infligida a seres inocentes, quando vemos as maneiras pelas quais os
humanos justificam quase qualquer ato de violência, é doloroso e nos irrita.
Portanto, a raiva poderia ser o catalisador que nos faz agir com coragem e
compaixão para enfrentar a violência, a injustiça e a ignorância arraigada. E
quanto mais claramente vemos essas tendências no mundo que nos rodeia, mais
reconhecemos dentro de nós traços dessas mesmas tendências para a violência e
para a dissimulação. Portanto, a raiva tem o poder de tirar as telas dos nossos
olhos, cortar a nossa ignorância e evitar as duras realidades. A força destrutiva
da raiva é real e aparente. Ao enfrentar a força destrutiva, praticamos a
contenção no primeiro passo e começamos a ver a aparente solidez da raiva no
segundo. Agora estamos trabalhando com o potencial de sabedoria da raiva. Na
verdade, pode não ser a própria raiva, mas a nossa tendência para manter a
nossa raiva, o roteiro que a acompanha e a auto absorção que são tão
prejudiciais. Quando a raiva nos desperta para um problema real que deve ser
abordado, podemos responder revoltando a raiva e nos sentindo bem com relação a
nós mesmos por fazer isso. Ou podemos realmente ouvir qualquer mensagem que a
raiva nos traga, enquanto ao mesmo tempo abrimos mão do mensageiro. Então
podemos lidar com o que nos foi exposto pelo espelho claro da raiva. 4. O PAVÃO: ENGAJANDO A RAIVA SEM MEDO OU HESITAÇÃO. O
passo final não é realmente uma prática posterior, mas mais o resultado ou a
fruição do domínio das outras três etapas. Continuamos a praticar a abstenção
de exibições impulsivas de raiva, vendo através da aparente solidez da raiva e
abrindo as mensagens que a ira traz sem nos apegar ao mensageiro. Quando
podemos fazer tudo isso com facilidade, podemos finalmente começar a usar a
raiva como uma ferramenta ou meio hábil. Se a raiva é chamada e pode ser útil,
não temos medo de aplicá-la. E quando a ira destrutiva surge, não somos
seduzidos, nem nos escapamos. Nós a devoramos com precisão. Não resta nem um
rastro. www.budavirtual.com.br.
Abraço. Davi
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