quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O CAMINHO PARA A DIVINDADE SUPREMA.

Bhagavad Gita. AKSHARA PARABRAHMA YOGA. Capítulo Oito. O CAMINHO PARA A DIVINDADE SUPREMA. Deus está sempre presente em tudo, vivificando e iluminando todos os seres. Quem se deixa iluminar pelos raios da Sabedoria, torna-se sábio. A Sabedoria Divina nele é uma força viva que o conduz ao conhecimento da Imortalidade.

Então dirigiu Arjuna ao MESTRE DIVINO as seguintes perguntas: Dize-me, ó Imortal: Que é BRAHMA? Que é ADHYATMAN? Que é KARMA? Que é ADHIBHUTA E ADHIDAIVA?

Como pode, ó Fortíssimo Herói! Adhyajna – o SUPREMO SACRIFÍCIO – estar neste corpo, e como podem conhecer-te na hora da MORTE aquels que a ti se dedicaram?

Explica o VERBO DIVINO: BRAHMA, o CRIADOR, é o SER SUPREMO, o SER INDIVISO, simples e eterno. A sua essência chama Adhyatman, ALMA DAS ALMAS. EU mesmo sou BRAHMA. De MIM emana a ALMA DAS ALMAS, a VIDA UNIVERSAL, a VIDA UMA DOS UNIVERSO. KARMA, A LEI DA CAUSALIDADE, e que chamam também ESSÊNCIA DA AÇÃO, é aquele PRINCÍPIO da minha EMANAÇÃO que faz com que os seres vivos nasçam, se movam e ajam.

Adhibhuta, o PRINCÍPIO UNIVERSAL DA VIDA, não é senão a minha VONTADE manifestada nas leis naturais do UNIVERSO. Adhidaiva, a SUPREMA DEIDADE, é o ESPÍRITO, cuja atividade perpétua produz a geração dos SERES e das FORMAS. Adhiyajna, o SUPEMO SACRIFÍCIO, é o meu aparecimento, em corpo. Este mistério torna-se claro só àqueles que são capazes de compreender os ENSINOS SUPERIORES (1). (1). Deus que, em sua essência, é imanifesto, invisível, imaterial, assume forma humana. Como a luz penetra as trevas e as transmuta em luz, assim a Divindade penetra a humanidade, para torna-la divina. Este é o Supremo Sacrifício.

Quem, na HORA DA MORTE, em MIM FIXA o pensamento, entra, depois de ter deixado o corpo, diretamente em minha DIVINA ESSÊNCIA.

Aquele, porém, que, na HORA DA MORTE, não pensou em MIM, mas dirigiu tosos os pensamentos a um outro ser (2), depois DA MORTE, a este ser se une. Porque cada um chega a ser o que desejou ser. O semelhante ATRAI O SEMELHANTE. (2). Há seres de natureza espiritual – devas ou deuses – que, para nós, são invisíveis. O espírito humano pode entrar em relação com eles, se a eles dirige firmemente a sua vontade e o seu pensar.

Dirige, pois, a MIM todos os teus pensamentos e luta. Se a tua MENTE e o teu CORAÇÃO EM MIM firmemente fixares, com certeza, enfim, A MIM chegarás.

Quem, abandonando todos os desejos pessoais, não tem a MENTE CONCENTRADA em nenhum outro ser, mas no ESPÍRITO ETERNO, praticando o RETO PENSAR e a RETA AÇÃO, ao ESPÍRITO ETERNO virá.

Quem, com a MENTE ELEVADA e cheia de FÉ e AMOR, pensa em MIM, o ETERNO, o ONIPRESENTE, ONISCIENTE e TODO PODEROSO. Quem sabe que EU SOU, ao mesmo tempo, infinitamente pequeno e infinitamente grande, IMPALPÁVEL, o SENHOR e SUSTENTADOR de tudo. Quem, com a VISÃO ESPIRITUAL, percebeu a majestade da minha face, eternamente velada ao OLHO MATERIAL, e mais resplandecente do que o Sol ao meio-dia.

Esse participa da VIDA VERDADEIRA e, na morte, se torna IMORTAL; porque o seu ESPÍRITO, tendo rompido todos os vínculos, entra em minha VIDA, em minha PAZ e em minha ESSÊNCIA.

Quer descrever-te, em poucas palavras, o caminho do ESPÍRITO ETERNO, a que as Escrituras Sagradas chamam o CAMINHO PARA A IMORTALIDADE. Este caminho é seguido por todos os que dominaram a si mesmos e se libertaram das paixões, e é escolhido por aqueles que se dedicam a uma VIDA SANTA, de CONTINÊNCIA, ASCETISMO, estudo das VERDADES DIVINAS e MEDITAÇÃO.

Ouve as instruções: Fecha bem as portas dos teus SENTIDOS CORPORAIS. Domina o teu CORAÇÃO, concentra a tua MENTE sobre o teu EU INTERIOR, e não a deixes vaguear no EXTERIOR, nem ocupar com os PENSAMENTOS ESTRANHOS.

Sê constante e firme em teu PROPÓSITO, e repete silenciosamente a MÍSTICA palavra AUM, cujos três sons ou letras são símbolos do SER SUPREMO, como CRIADOR, CONSERVAODR e DESTRUIDOR. Se assim te comportares, quando chegar a hora de DEIXARES o teu INVÓLUCRO CORPÓREO, entrarás no caminho da SUPREMA VENTURA.

O yogi que pensa em MIM INCESSANTE e FIXAMENTE, ó príncipe, e nunca se apega com os seus pensamentos a qualquer outro objeto, com facilidade me achará (3). (3).  Isto não quer dizer que não devamos ocupar-nos com os negócios e objetos exteriores, mas que devemos, qualquer que seja a nossa ocupação, fazer tudo com boas intenções. E sem nunca nos esquecermos da divina origem e do divino alvo de nossa vida.

Todos os mundos e universos (4), mesmo o MUNDO DE BRAHMA, onde um dia é igual a mil yugas (5), e a noite da mesma extensão, todos hão de passar. Mas, ainda que passem e se renovem e de novo passam, não há necessidade de volta pra a ALMA do sábio que se uniu a MIM. (4). Os hindus distinguem sete mundos (lokas) ou planos espirituais, a saber: 1. Bhurloka – o mundo físico. 2. Antariskshaloka – o mundo astral. 3. Svarloka ou Devakhan – o céu. 4. Moharloka – o mundo das almas elevadas. 5. Janalaba. Topasloka. 7. Satyaloka. Estes três últimos chamam-se Brahmalokas, mundos Divinos. O sétimo é o mundo da Realidade, Verdade Absoluta. Satya – Verdade. (5). Um Maha-yuga dura 4.320.000 anos solares.

Aos dias de Brahma sucedem as noites de Brahma; a sua duração é enorme, pois conta-se em milhares de séculos.

No princípio de cada DIA BRAMÂMICO, emergem todas as coisas de invisibilidade e fazem-se visíveis; quando, porém, começa a noite bramâmica, todas COISAS VISÍVEIS dissolvem-se e tornam a SER INVISÍVEIS.

Esta multidão de seres, tendo existido antes, MANIFESTAM-SE com o DESPONTAR do novo dia, e desaparece necessariamente ao chegar a noite, para ressurgir com o ALVORECER DO NOVO DIA seguinte.

Pois acima desta NATUREZA VISÍVEL e INVISÍVEL existe o que se chama o IMANIFESTO, o IMPERECÍVEL.

Neste SUPREMO CAMINHO, ó príncipe! Chegará ao BRAHMA, que é o IMANIFESTO e INDESTRUTÍVEL. E quem o atingiu, não perderá nunca mais; esta é a minha MORADA SUPREMA.

A SUPREMA ESSÊNCIA, em que todas as coisas têm o seu ser, e pela qual todo este universo foi criado, pode ser encontrada só pelo ESPÍRITO PURIFICADO, submisso à VONTADE SUPREMA, desapegado de tudo o que não é DIVINO.

Agora vou esclarecer-te sobre as condições que determinam se os que passaram pela PORTA DA MORTE hão de RENASCER, ou se não voltam mais à TERRA.

Aqueles que DESENCARNAM quando neles arde o FOGO DO AMOR DIVINO, ILUMINADOS pela luz do VERDADEIRO CONHECIMENTO que distribui o SOL DA SABEDORIA. Conhecem o ESPIRITO SUPREMO e com ele se unem, esses não são obrigados a RENASCER.

Aqueles, porém, que DESENCARNAM no meio da FUMAÇA DOS ERROS, na noite da IGNORÂNCIA, não podem ultrapassar a REGIÃO DA LUA (6). E hão de VOLTAR A ESFERA da MORTALIDADE e ir RENASCENDO até que adquiram o GRAU NECESSÁRIO de AMOR e de saber. (6). Isto é, a região astro-mental ou de Kama-Manas.

Estes dois CAMINHOS são denominados os CAMINHOS ETERNOS DO MUNDO: um é claro, o outro é escuro. Pelo primeiro chega-se à esfera donde NÃO VOLTA MAIS. O segundo vai até a certa altura e VOLTA PARA TRÁS.

O verdadeiro yogi, o homem que se dedica todo à DIVINDADE, sabe isto e não tem medo. Aperfeiçoa-te, pois, em yoga, e esforça-te por atingir o SABER PERFEITO.


Os FRUTOS deste SABER, Ó Arjuna! são superiores a tudo o que se pode alcançar pelo estudo das Escrituras Sagradas, pelos ritos e sacrifícios. Pela AUSTERIADADE e pela DISTRIBUIÇÃO DE ESMOLAS. O yogi que possui o SABER PERFEITO alcançou o ALVO SUPREMO. Livro Bhagavad Gita. A Mensagem do Mestre. Abraço. Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário