Bhagavad
Gita. AKSHARA PARABRAHMA YOGA. Capítulo Oito. O CAMINHO PARA A DIVINDADE
SUPREMA. Deus está sempre presente em tudo, vivificando e iluminando todos os
seres. Quem se deixa iluminar pelos raios da Sabedoria, torna-se sábio. A
Sabedoria Divina nele é uma força viva que o conduz ao conhecimento da
Imortalidade.
Então
dirigiu Arjuna ao MESTRE DIVINO as seguintes perguntas: Dize-me, ó Imortal: Que
é BRAHMA? Que é ADHYATMAN? Que é KARMA? Que é ADHIBHUTA E ADHIDAIVA?
Como
pode, ó Fortíssimo Herói! Adhyajna – o SUPREMO SACRIFÍCIO – estar neste corpo,
e como podem conhecer-te na hora da MORTE aquels que a ti se dedicaram?
Explica
o VERBO DIVINO: BRAHMA, o CRIADOR, é o SER SUPREMO, o SER INDIVISO, simples e
eterno. A sua essência chama Adhyatman, ALMA DAS ALMAS. EU mesmo sou BRAHMA. De
MIM emana a ALMA DAS ALMAS, a VIDA UNIVERSAL, a VIDA UMA DOS UNIVERSO. KARMA, A
LEI DA CAUSALIDADE, e que chamam também ESSÊNCIA DA AÇÃO, é aquele PRINCÍPIO da
minha EMANAÇÃO que faz com que os seres vivos nasçam, se movam e ajam.
Adhibhuta,
o PRINCÍPIO UNIVERSAL DA VIDA, não é senão a minha VONTADE manifestada nas leis
naturais do UNIVERSO. Adhidaiva, a SUPREMA DEIDADE, é o ESPÍRITO, cuja
atividade perpétua produz a geração dos SERES e das FORMAS. Adhiyajna, o SUPEMO
SACRIFÍCIO, é o meu aparecimento, em corpo. Este mistério torna-se claro só
àqueles que são capazes de compreender os ENSINOS SUPERIORES (1). (1). Deus
que, em sua essência, é imanifesto, invisível, imaterial, assume forma humana.
Como a luz penetra as trevas e as transmuta em luz, assim a Divindade penetra a
humanidade, para torna-la divina. Este é o Supremo Sacrifício.
Quem,
na HORA DA MORTE, em MIM FIXA o pensamento, entra, depois de ter deixado o
corpo, diretamente em minha DIVINA ESSÊNCIA.
Aquele,
porém, que, na HORA DA MORTE, não pensou em MIM, mas dirigiu tosos os
pensamentos a um outro ser (2), depois DA MORTE, a este ser se une. Porque cada
um chega a ser o que desejou ser. O semelhante ATRAI O SEMELHANTE. (2). Há
seres de natureza espiritual – devas ou deuses – que, para nós, são invisíveis.
O espírito humano pode entrar em relação com eles, se a eles dirige firmemente
a sua vontade e o seu pensar.
Dirige,
pois, a MIM todos os teus pensamentos e luta. Se a tua MENTE e o teu CORAÇÃO EM
MIM firmemente fixares, com certeza, enfim, A MIM chegarás.
Quem,
abandonando todos os desejos pessoais, não tem a MENTE CONCENTRADA em nenhum
outro ser, mas no ESPÍRITO ETERNO, praticando o RETO PENSAR e a RETA AÇÃO, ao
ESPÍRITO ETERNO virá.
Quem,
com a MENTE ELEVADA e cheia de FÉ e AMOR, pensa em MIM, o ETERNO, o
ONIPRESENTE, ONISCIENTE e TODO PODEROSO. Quem sabe que EU SOU, ao mesmo tempo,
infinitamente pequeno e infinitamente grande, IMPALPÁVEL, o SENHOR e
SUSTENTADOR de tudo. Quem, com a VISÃO ESPIRITUAL, percebeu a majestade da
minha face, eternamente velada ao OLHO MATERIAL, e mais resplandecente do que o
Sol ao meio-dia.
Esse
participa da VIDA VERDADEIRA e, na morte, se torna IMORTAL; porque o seu
ESPÍRITO, tendo rompido todos os vínculos, entra em minha VIDA, em minha PAZ e
em minha ESSÊNCIA.
Quer
descrever-te, em poucas palavras, o caminho do ESPÍRITO ETERNO, a que as
Escrituras Sagradas chamam o CAMINHO PARA A IMORTALIDADE. Este caminho é
seguido por todos os que dominaram a si mesmos e se libertaram das paixões, e é
escolhido por aqueles que se dedicam a uma VIDA SANTA, de CONTINÊNCIA,
ASCETISMO, estudo das VERDADES DIVINAS e MEDITAÇÃO.
Ouve
as instruções: Fecha bem as portas dos teus SENTIDOS CORPORAIS. Domina o teu
CORAÇÃO, concentra a tua MENTE sobre o teu EU INTERIOR, e não a deixes vaguear
no EXTERIOR, nem ocupar com os PENSAMENTOS ESTRANHOS.
Sê
constante e firme em teu PROPÓSITO, e repete silenciosamente a MÍSTICA palavra
AUM, cujos três sons ou letras são símbolos do SER SUPREMO, como CRIADOR,
CONSERVAODR e DESTRUIDOR. Se assim te comportares, quando chegar a hora de
DEIXARES o teu INVÓLUCRO CORPÓREO, entrarás no caminho da SUPREMA VENTURA.
O
yogi que pensa em MIM INCESSANTE e FIXAMENTE, ó príncipe, e nunca se apega com
os seus pensamentos a qualquer outro objeto, com facilidade me achará (3).
(3). Isto não quer dizer que não devamos
ocupar-nos com os negócios e objetos exteriores, mas que devemos, qualquer que
seja a nossa ocupação, fazer tudo com boas intenções. E sem nunca nos esquecermos
da divina origem e do divino alvo de nossa vida.
Todos
os mundos e universos (4), mesmo o MUNDO DE BRAHMA, onde um dia é igual a mil
yugas (5), e a noite da mesma extensão, todos hão de passar. Mas, ainda que
passem e se renovem e de novo passam, não há necessidade de volta pra a ALMA do
sábio que se uniu a MIM. (4). Os hindus distinguem sete mundos (lokas) ou
planos espirituais, a saber: 1. Bhurloka – o mundo físico. 2. Antariskshaloka –
o mundo astral. 3. Svarloka ou Devakhan – o céu. 4. Moharloka – o mundo das
almas elevadas. 5. Janalaba. Topasloka. 7. Satyaloka. Estes três últimos
chamam-se Brahmalokas, mundos Divinos. O sétimo é o mundo da Realidade, Verdade
Absoluta. Satya – Verdade. (5). Um Maha-yuga dura 4.320.000 anos solares.
Aos
dias de Brahma sucedem as noites de Brahma; a sua duração é enorme, pois
conta-se em milhares de séculos.
No
princípio de cada DIA BRAMÂMICO, emergem todas as coisas de invisibilidade e
fazem-se visíveis; quando, porém, começa a noite bramâmica, todas COISAS VISÍVEIS
dissolvem-se e tornam a SER INVISÍVEIS.
Esta
multidão de seres, tendo existido antes, MANIFESTAM-SE com o DESPONTAR do novo
dia, e desaparece necessariamente ao chegar a noite, para ressurgir com o
ALVORECER DO NOVO DIA seguinte.
Pois
acima desta NATUREZA VISÍVEL e INVISÍVEL existe o que se chama o IMANIFESTO, o
IMPERECÍVEL.
Neste
SUPREMO CAMINHO, ó príncipe! Chegará ao BRAHMA, que é o IMANIFESTO e
INDESTRUTÍVEL. E quem o atingiu, não perderá nunca mais; esta é a minha MORADA
SUPREMA.
A
SUPREMA ESSÊNCIA, em que todas as coisas têm o seu ser, e pela qual todo este
universo foi criado, pode ser encontrada só pelo ESPÍRITO PURIFICADO, submisso
à VONTADE SUPREMA, desapegado de tudo o que não é DIVINO.
Agora
vou esclarecer-te sobre as condições que determinam se os que passaram pela
PORTA DA MORTE hão de RENASCER, ou se não voltam mais à TERRA.
Aqueles
que DESENCARNAM quando neles arde o FOGO DO AMOR DIVINO, ILUMINADOS pela luz do
VERDADEIRO CONHECIMENTO que distribui o SOL DA SABEDORIA. Conhecem o ESPIRITO
SUPREMO e com ele se unem, esses não são obrigados a RENASCER.
Aqueles,
porém, que DESENCARNAM no meio da FUMAÇA DOS ERROS, na noite da IGNORÂNCIA, não
podem ultrapassar a REGIÃO DA LUA (6). E hão de VOLTAR A ESFERA da MORTALIDADE
e ir RENASCENDO até que adquiram o GRAU NECESSÁRIO de AMOR e de saber. (6).
Isto é, a região astro-mental ou de Kama-Manas.
Estes
dois CAMINHOS são denominados os CAMINHOS ETERNOS DO MUNDO: um é claro, o outro
é escuro. Pelo primeiro chega-se à esfera donde NÃO VOLTA MAIS. O segundo vai
até a certa altura e VOLTA PARA TRÁS.
O
verdadeiro yogi, o homem que se dedica todo à DIVINDADE, sabe isto e não tem
medo. Aperfeiçoa-te, pois, em yoga, e esforça-te por atingir o SABER PERFEITO.
Os
FRUTOS deste SABER, Ó Arjuna! são superiores a tudo o que se pode alcançar pelo
estudo das Escrituras Sagradas, pelos ritos e sacrifícios. Pela AUSTERIADADE e
pela DISTRIBUIÇÃO DE ESMOLAS. O yogi que possui o SABER PERFEITO alcançou o
ALVO SUPREMO. Livro Bhagavad Gita. A Mensagem do Mestre. Abraço. Davi.
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