Islamismo. Alcorão Sagrado. “Na
Nissá”. (As Mulheres). Revelada em Medina, Arábia Saudita, contendo 176
versículos. 4ª Surata. Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Ó
humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser (213), do qual criou
a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres.
Temei a Deus, em nome do qual exigis os vossos direitos mútuos (214) e
reverenciai os laços de parentesco (215), porque Deus é vosso Observador.
Concedei aos órfãos os seus patrimônios( 216); não lhes substituais o bom pelo
mau, nem absorvais os seus bens com os vossos, porque isso é um grave delito.
Se temerdes ser injustos no trato com os órfãos (217), podereis desposar duas,
três ou quatro das que vos aprouver, entre as mulheres (218). Mas, se temerdes
não poder ser equitativos para com elas, casai, então, com uma só, ou
conformai-vos com o que tender à mão (219). Isso é o mais adequado, para evitar
que cometais injustiças. Concedei os dotes que pertencem às mulheres e, se for
da vontade delas conceder-vos algo, desfrutai-o com bom proveito. Não
entregueis aos néscios (220) o vosso patrimônio, cujo manejo Deus vos confiou,
mas mantende-os, vesti-os e tratai-os humanamente, dirigindo-vos a eles com
benevolência. Custodiai os órfãos, até que cheguem a idades núbeis. Se
porventura observardes amadurecimento neles, entregai-lhes, então, os
patrimônios; porém, abstende-vos de consumi-los desperdiçada e apressadamente,
(temendo) que alcancem a maioridade. Quem for rico, que se abstenha de usá-los;
mas, quem for pobre, que disponha deles com moderação. Aos filhos varões
corresponde uma parte do que tenham deixado os seus pais e parentes (221). Às
mulheres também corresponde uma parte do que tenham deixado os pais e parentes,
quer seja exígua ou vasta – uma quantia obrigatória. Quando os parentes (que
não herdeiros diretos), os órfãos e os necessitados estiverem presente, na
partilha da herança, concedei-lhes algo dela e tratai-os humanamente,
dirigindo-vos a eles com bondade. Que (os que estão fazendo a partilha) tenham
o mesmo temor em suas mentes, como se fossem deixar uma família desamparada
atrás de si. Que temam a Deus e digam palavras apropriadas (222). Porque
aqueles que malversarem o patrimônio dos órfãos, introduzirão fogo em suas
entranhas e entrarão no Tártaro. Deus vos prescreve acerca da herança (223) de
vossos filhos: Daí ao varão a parte de duas filhas; se apenas houver filhas, e
estas forem mais de duas (224), corresponder-lhes-á dois terços do legado e, se
houver apenas uma, esta receberá a metade. Quanto aos pais do falecido, a cada
um caberá a sexta parte do legado, se ele deixar um filho; porém, se não
deixar, prole e a seus pais corresponder a herança, à mãe caberá um terço; mas
se o falecido tiver irmãos, corresponderá à mãe um sexto, depois de pagas as
doações e dívidas. É certo que vós ignorais quais sejam os que estão mais
próximos de vós, quanto ao benefício, quer sejam vossos pais ou vossos filhos.
Isto é uma prescrição de Deus (225), porque Ele é Sapiente, Prudentíssimo. De tudo
quanto deixarem as vossas esposas, corresponder-vos-á a metade, desde que elas
não tenham tido prole; porém, se a tiverem, só vos corresponderá a quarta parte
(226) de tudo quanto deixardes, se não tiverdes prole; porém, se a tiverdes, só
lhes corresponderá a oitava parte de tudo quanto deixardes, depois de pagas as
doações e dívidas. Se um falecido, homem ou mulher, em estado de Kalala (227),
deixar herança e tiver um irmão ou uma irmã (228), receberá cada um deles, a
sexta parte; porém, se forem mais, herdarão juntos a terça parte, depois de
pagas as doações e dívidas (229), sem prejudicar ninguém. Isto é uma prescrição
de Deus, porque Ele é Tolerante, Sapientíssimo. Tais são os preceitos de Deus.
Àqueles que obedecerem a Deus e ao Seu Mensageiro, Ele os introduzirá em
jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Tal será o
magnífico benefício. Ao contrário, quem desobedecer a Deus e ao Seu Mensageiro,
profanando os Seus preceitos, Ele o introduzirá no fogo infernal, onde permanecerá
eternamente, e sofrerá um castigo ignominioso. Quanto àquelas, dentre vossas
mulheres, que tenham incorrido em adultério (230), apelai para quatro
testemunhas (231), dentre os vossos e, se estas o confirmarem, confinai-as em
suas casas, até que lhes chegue a morte ou que Deus lhes trace um novo destino
(232). E àqueles, dentre vós, que o cometerem (homens e mulheres), puni-os;
porém, caso se arrependam e se corrijam, deixai-os tranquilos, porque Deus é
Remissório, Misericordiosíssimo. A absolvição de Deus recai tão-somente sobre
aqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se arrependem. A esses, Deus
absolve, porque é Sapiente, Prudentíssimo. A absolvição não alcançará aqueles
que cometerem obscenidades até à hora da morte, mesmo que nessa hora alguém,
dentre eles, diga: Agora me arrependo. E tampouco alcançará os que morrerem na
incredulidade, pois para eles destinamos um doloroso castigo. Ó fiéis, não vos
é permitido herdar as mulheres, contra a vontade delas (233), nem as
atormentar, com os fim de vos apoderardes de uma parte daquilo que as tenhais
dotado (234), a menos que elas tenham cometido comprovada obscenidade. E
harmonizai-vos entre elas, pois se as menosprezardes, podereis estar
depreciando seres que Deus dotou de muitas virtudes. Se desejardes trocar de
esposa, tendo-a dotado com um quintal, não o diminuais em nada. Tomá-lo-íeis de
volta, com uma falsa imputação e um delito flagrante? E como podeis tomá-lo de
volta depois de haverdes convivido com elas íntima e mutuamente, se elas tiveram,
de vós, um compromisso solene? Não vos caseis com as mulheres que desposaram os
vosso pais – salvo fato consumado (anteriormente) – porque é uma obscenidade,
uma abominação e um péssimo exemplo (235). Está-vos vedado casar com (236):
vossas mães (237), vossas filhas, vossas irmãs, vossas tias paternas e
maternas, vossas sobrinhas, vossas nutrizes, vossas irmãs de leite (238),
vossas sogras, vossas enteadas, as que estão sob vossa tutela (239) – filhas
das mulheres com quem tenhais coabitado; porém, se não houverdes tido relações
com elas, não sereis recriminados por desposá-las. Também vos está vedado casar
com as vossas noras, esposas dos vossos filhos (240) carnais, bem como
unir-vos, em matrimônio, com duas irmãs (241) - salvo fato consumado (anteriormente)
-; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo. Também vos está vedado
desposar as mulheres casadas, salvo as que tendes à mão. (242) Tal é a lei que
Deus vos impõe. Porém, fora do mencionado, está-vos permitido procurar, munidos
de vossos bens, esposas castas e não licenciosas (243). Dotai convenientemente
(244) aquelas com quem casardes, porque é um dever; contudo, não sereis
recriminados, se fizerdes ou receberdes concessões, fora do que prescreve a
lei, porque Deus é Sapiente, Prudentíssimo. E quem, dentre vós, não possuir
recursos suficientes para casar-se com as fiéis livres, poderá fazê-lo com uma
crédula, dentre vossas cativas fiéis (245), porque Deus é Quem melhor conhece a
vossa fé – procedeis uns dos outros; casai com elas, com a permissão dos seus
amos, e dotai-as convenientemente, desde que sejam castas, não licenciosas e
não tenham amantes. Contudo, uma vez casadas, e incorrerem em adultério,
sofrerão só a metade do castigo que corresponder às livres; isso, para quem de
vós temer cair em pecado. Mas se esperardes, será melhor; sabei que Deus é
Indulgente, Misericordiosíssimo. Deus tenciona elucidar-vos os Seus preceitos,
iluminar-vos, segundo as tradições do vossos antepassados, e absolver-vos,
porque é Sapiente, Prudentíssimo. Deus deseja absolver-vos; porém, os que
seguem os desejos vãos anseiam vos desviar profundamente. E Deus deseja
aliviar-vos o fardo, porque o homem foi criado débil. Ó fiéis, (246), não
consumais reciprocamente os vossos bens, por vaidades, realizai comércio de mútuo
consentimento e não cometais suicídio, porque Deus é Misericordioso para
convosco. Àquele que tal fizer, perversa e iniquamente, introduzi-lo-emos no
fogo infernal, porque isso é fácil a Deus. Se evitardes os grandes pecados, que
vos estão proibidos, absorver-vos-emos das vossas faltas e vos proporcionaremos
digna entrada (no Paraíso). Não ambicioneis aquilo com que Deus agraciou uns,
mais do que aquilo com que (agraciou) outros, porque aos homens lhes
corresponderá aquilo que ganharem (247); assim, também as mulheres terão aquilo
que ganharem. Rogai a Deus que vos conceda a Sua graça, porque Deus é
Onisciente. A cada qual instituímos a herança de uma parte do que tenham
deixado seus pais e parentes. Concedei, a quem vossas mãos se comprometeram
(248), o seu quinhão, porque Deus é testemunha de tudo. Os homens são os
protetores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que as
outras, e pelo o seu sustento do seu pecúlio. As boas esposas são as devotas,
que guardam, na ausência (do marido), o segredo que Deus ordenou que fosse
guardado. Quanto àquelas, de quem suspeitais deslealdade, admoestai-as na
primeira vez (249), abandonai os seus leitos na segunda vez e castigai-as na
terceira vez; porém, se vos obedecerem, não procureis meios contra elas (250).
Sabei que Deus é Excelso, Magnânimo. E se temerdes desacordo entre ambos
(esposo e esposa), apelai para um árbitro da família dele e outro da dela
(251). Se ambos desejarem reconciliar-se, Deus reconciliará, porque é Sapiente,
Inteiradíssimo. Adorai a Deus e não Lhe atribuais parceiros (252). Tratai com
benevolência vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho
próximo, o vizinho estranho (253), o companheiro (254), o viajante e os vossos
servos (255), porque Deus não estima arrogante (256) e jactancioso algum.
Quanto àqueles que são avarentos e recomendam aos demais a avareza, e ocultam o
que Deus lhes concedeu da Sua graça, saibam que destinamos um castigo
ignominioso para os incrédulos (257). Tampouco Deus aprecia os que distribuem
ostensivamente (258) os seus bens e não crêem em Deus, nem no Dia do Juízo
Final, além de terem Satanás por companheiro. Que péssimo companheiro! Que
teriam eles a temer, se cressem em Deus e no Dia do Juízo Final, e fizessem
caridade, com aquilo com que Deus os agraciou, uma vez que Deus bem os conhece?
Deus não frustrará ninguém, nem mesmo no equivalente ao peso de um átomo; por
outra, multiplicará toda a boa ação e concederá, de Sua parte, uma magnífica
recompensa. Que será deles, quando apresentarmos uma testemunha de cada nação e
te designarmos (ó Mohammad) testemunha contra eles? Nesse dia, os incrédulos,
que desobedeceram ao Mensageiro, ansiarão para que sejam nivelados com a terra,
mas saibam que nada podem ocultar de Deus. Ó fiéis, não vos deis à oração,
quando vos achardes ébrios(259), até que saibais o que dizeis, nem quando
estiverdes polutos (manchado) pelo dever conjugal – salvo se vos achardes em
viagem -, até que vos tenhais higienizado (260). Se estiverdes enfermos ou em
viagem, ou se algum de vós acabar de fazer a sua necessidade, ou se tiverdes
contato com mulheres, sem terdes encontrado água, recorrei à terra limpa e
passai (as mão com a terra) em vossos rostos e mãos; sabei que Deus é
Remissório, Indulgentíssimo. Não tens reparado naqueles que foram agraciados
com uma parte do Livro e trocam a retidão pelo erro, procurando desviar-vos da
senda reta? Entretanto, Deus conhece, melhor do que ninguém, os vossos
inimigos. Basta Deus por Protetor, e basta Deus por Socorredor. Entre os judeus,
há aqueles que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos
e nos rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa ráina (261),
distorcendo, assim, os sentidos, difamando a religião. Porém, se tivessem dito:
Ouvimos e obedecemos. Escuta-nos e digna-nos com a Tua atenção
("anzurna" em vez de "Ráina"), teria sido melhor e mais
propício para eles. Porém, Deus os amaldiçoa por sua perfídia, porque não
creem, senão pouquíssimos deles. Ó adeptos do Livro, crede no que vos
revelamos, coisa que bem corrobora o que tendes, antes que desfiguremos os
rosto de alguns (262), ou que os amaldiçoemos, tal como amaldiçoamos os
profanadores do sábado (263), para que a sentença de Deus seja executada! Deus
jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem
Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Deus cometerá um pecado ignominioso. Não
reparaste naqueles que se jactam de puros? Qual! Deus purifica quem Lhe apraz e
não os frustra, no mínimo que seja (264). Olha como forjam mentiras acerca de
Deus! Isso, só por si só, é um verdadeiro delito. Não reparaste naqueles que
foram agraciados com uma parte do Livro? Creem em feitiçaria e no sedutor, e
dizem dos incrédulos: Estes estão mais bem encaminhados do que os fiéis. São
aqueles a quem Deus amaldiçoou e, a quem Deus amaldiçoar, jamais encontrará
socorredor (265). Possuem, acaso, uma parte do domínio? Se a possuíssem, dela
não dariam a seus semelhantes, nem a mais ínfima partícula (266). Ou invejam
seus semelhantes por causa do que Deus lhes concedeu de Sua graça? Já tínhamos
concedido à família de Abraão o Livro, a sabedoria, além de lhe proporcionarmos
um poderoso reino (267). Entre eles, há os que nele acreditaram, bem como os
que repudiaram. E o inferno é suficiente como Tártaro (268). Quanto àqueles que
negam os Nossos versículos, introduzi-los-emos no fogo infernal. Cada vez que a
sua pele se tiver queimado, trocá-la-emos por outra, para que experimentem mais
e mais o suplício. Sabei que Deus é Poderoso, Prudentíssimo. Quanto aos fiéis,
que praticam o bem, introduzi-lo-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios,
onde morarão eternamente, onde terão esposas imaculadas, e os faremos desfrutar
de uma densa sombra (269). Deus manda restituir a seu dono o que vos está
confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o equidade. Quão excelente
é isso a que Deus vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente. Ó fiéis, obedecei a
Deus, ao Mensageiro e às autoridades (270), dentre vós! Se disputardes sobre
qualquer questão, recorrei a Deus e ao Mensageiro, se crerdes em Deus e no Dia
do Juízo Final, porque isso vos será preferível e de melhor alvitre. Não
reparaste naqueles que declaram (271) que creem no que te foi revelado e no que
foi revelado antes de ti, recorrendo, em seus julgamentos, ao sedutor, sendo
que lhes foi ordenado rejeitá-lo? Porém, Satanás quer desviá-los profundamente.
E quando lhes for dito: Aproximai-vos do que Deus revelou, e do Mensageiro!
Verás os hipócritas afastarem-se de ti desdenhosamente. Que será deles, quando
os açoitar um infortúnio, por causa do que cometeram as suas mãos? Então,
recorrerão a ti, julgando por Deus e clamando: Só temos ansiado o bem e a
concórdia. São aqueles, cujos segredos dos corações Deus bem conhece. Evita-os,
porém exorta-os e fala-lhes com palavras que invadam os seus ânimos. Jamais
enviaríamos um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a anuência de
Deus. Se, quando se condenaram, tivessem recorrido a ti e houvessem implorado o
perdão de Deus, e o Mensageiro tivesse pedido perdão por eles, encontrariam
Deus, Remissório, Misericordiosíssimo. Qual! Por teu Senhor, não crerão até que
te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas
sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente (272). Porém, se lhes
tivéssemos prescrito: Sacrificai-vos e abandonai os vossos lares!, não o teriam
feito, senão poucos deles (273). Porém, se tivessem feito o que lhes foi
prescrito, quão melhor teria sido para eles e para o fortalecimento (da sua
fé). E, então, ter-lhes-íamos concedido a Nossa magnífica recompensa. E
tê-los-íamos encaminhado pela senda reta. Aqueles que obedecem a Deus e ao
Mensageiro, contar-se-ão entre os agraciados por Deus: profetas, verazes,
mártires e virtuosos (274). Que excelentes companheiros serão! Tal é a benignidade
de Deus. E basta Deus, Que é Sapientíssimo. Ó fiéis, ficai prevenidos contra o
adversário, e avançai por destacamentos, ou avançai em massa (275). Entre vós,
há alguns retardatários que, ao tomarem conhecimento de que sofrestes um revés,
dizem: Deus nos agraciou, por não estarmos presentes, com eles. Porém, se vos
chegasse uma graça de Deus, diriam, como se não existisse vínculo algum entre
vós e eles: Oxalá tivéssemos estado com eles, assim teríamos logrado um
magnífico benefício (276)! Que combatam pela causa de Deus aqueles dispostos a
sacrificar a vida terrena pela futura, porque a quem combater pela causa de
Deus, quer sucumba, quer vença, concederemos magnífica recompensa. E o que vos
impede de combater pela causa de Deus e dos indefesos (277), homens, mulheres e
crianças? que dizem: Ó Senhor nosso, tira-nos desta cidade (Makka), cujos
habitantes são opressores. Designa-nos, de Tua parte, um protetor e um
socorredor (278)! OS fiéis combatem pela causa de Deus; os incrédulos, ao
contrário, combatem pela do sedutor. Combatei, pois, os aliados(279) de
Satanás, porque a angústia de Satanás é débil. Não reparaste naqueles, aos
quais foi dito (280): Contende as vossas mãos, observai a oração e pagai o
zakat? Mas quando lhes foi prescrita a luta, eis que grande parte deles temeu
as pessoas, tanto ou mais que a Deus, dizendo: Ó Senhor nosso, por que nos
prescreves a luta? Por que não nos concedes um pouco mais de trégua? Dize-lhes:
O gozo terreno é transitório; em verdade, o da outra vida é preferível para o
temente; sabei que não sereis frustrados, no mínimo que seja. Onde quer que vos
encontrardes, a morte vos alcançará, ainda que vos guardeis em fortalezas
inexpugnáveis. (Quanto aos hipócritas), se os alcança uma ventura, dizem: Isto
provém de ti. Dize-lhes: Tudo emana de Deus! Que sucede a esta gente, que não
compreende o que lhe é dito? Toda a ventura que te ocorra (ó homem) emana de
Deus; mas toda a desventura que te açoita provém de ti. Enviamos-te (ó
Mohammad) como Mensageiro da humanidade, e Deus é suficiente testemunha disto.
Quem obedecer ao Mensageiro obedecerá a Deus; mas quem se rebelar, saiba que
não te enviamos para lhes seres guardião (281). Eles juram-te obediência!
Porém, quando se retiram da tua presença, uma parte deles planeja, durante a
noite, fazer o contrário do que disseste. Mas (a verdade é que) Deus registra
tudo quanto, durante a noite, confabulam. Opõe-te, pois, a ele e encomenda-te a
Deus, porque Ele é para ti suficiente Guardião. Não meditam, acaso, no Alcorão?
Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas discrepâncias.
Ao tomarem (os hipócritas) conhecimento de qualquer rumor, quer seja de
tranquilidade ou de temor, divulgam-no espalhafatosamente. Porém, se o
transmitissem ao Mensageiro ou às suas autoridades, os esclarecedores, entre
eles, saberiam analisá-lo. Não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia
para convosco, salvo poucos, teríeis todos seguido Satanás. Luta, pois, pela
causa de Deus, porque tu és somente responsável por ti mesmo; e esforça-te em
estimular os fiéis; quisesse Deus, conteria a fúria dos incrédulos, porque Deus
é mais poderoso, ainda, e mais punidor (282). Quem interceder em favor de uma
causa nobre participará dela; por outra, quem interceder em favor de um ignóbil
princípio, igualmente participará dele; e Deus tem poder sobre tudo (283).
Quando fordes saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo
menos, igual, porque Deus leva em conta todas as circunstâncias. Deus! Não há
mais divindade além d’Ele! Ele vos congregará para o indubitável Dia da
Ressurreição. Quem é mais leal do que Deus, quanto ao que diz? Aláh seja
louvado e seu Profeta Muhammad abençoado. http://www.ibeipr.com.br.
Abraço. Davi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário