Islamismo. www.ccib.org.br. SUNNAH E HADITH. Hadith são uma série de ensinamentos, dizeres e ações
do Profeta Muhammad (saws), transcritas e coletadas acuradamente por seus
devotos e companheiros. Explicam e interpretam os versículos corânicos. A
Sunnah ou Hadith são a segunda fonte da qual os ensinamentos do Islam são
esboçados. Hadith significa literalmente um dito transmitido ao homem, mas em
terminologia islâmica significa os ditos do Profeta (paz esteja com ele), sua
ação ou prática de sua aprovação silenciosa da ação ou prática. Hadith e Sunnah
são usados intercaladamente, mas em alguns casos são usados com significados
diferentes. Para lidar com o tópico é necessário conhecer a posição do Profeta
no Islam, porque a indispensabilidade do Hadith depende da posição do profeta.
Analisando o problema, podemos visualizar 3 possibilidades: 1. A obrigação
do profeta era apenas transmitir a mensagem e nada mais foi requerido dele. 2.
Ele tinha, que não apenas transmitir a mensagem, mas também agir de acordo com
ela, e explicá-la. Mas tudo era para um período especificado e depois de sua
morte o Quran se torna suficiente para a humanidade. 3. Ele não tinha nenhuma
dúvida para transmitir a Mensagem Divina, mas era também sua obrigação agir de
acordo com ela e explicá-la para as pessoas. Suas ações e explicações são origem
dos ensinamentos para sempre. Seus ditos, ações, práticas e explicações são
origem de luz para todo muçulmano em todas as épocas. É unanimidade que apenas
a terceira alternativa é correta a respeito da posição do profeta no Islam. O
Quran contém dúzias de lembretes da posição importante do profeta. Todo
muçulmano deve ter o bom exemplo do profeta como um ideal de vida. No seguinte
versículo, ele tem sido feito um ‘Hakam’ para os muçulmanos por Allah (swt). O
Todo Poderoso. Ninguém continua muçulmano se não aceitar as decisões e
julgamentos do profeta: "Qual! Por Teu Senhor, não crerão até que te tomem
por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas sentenciado. Então,
submeter-se-ão a ti espontaneamente" [An-Nisa 4:65]. Enquanto explicando
as qualidades dos muçulmanos, o Quran diz: "A resposta dos fiéis, ao serem
convocados diante de Allah (swt) e seu Mensageiro, para que julguem entre eles,
será: escutamos e obedecemos" [An-Nur 24:51]. Em muitos lugares o Quran
tem dado seu veredito neste assunto. O Quran diz: "Obedecei a Allah (swt)
e a seu Mensageiro" [An-Nisa 59] e "Aceitai, pois, o que vos der o
mensageiro e abstende-vos de tudo quanto ele vos proíba" [Al-Haxr 59:7]. O
Quran é muito claro ao expressar sua visão na posição do profeta. De acordo com
o Quran o profeta tem quatro capacidades e ele deve ser obedecido em cada uma
delas. Ele é o Mu`allim e Murabbee, ele é Shaari` que explica o Livro, ele é o
legislador e juiz, e ele é o administrador. Em todas estas capacidades ele é um
exemplo ideal para os muçulmanos. Cito uns poucos versos do Livro Sagrado que
tratam deste tópico. "Allah (swt) agraciou os fiéis, ao fazer surgir um
Mensageiro de sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e
lhes ensinou o Livro e a Prudência, embora antes estivessem em evidente
erro" [Al-Imran 3:164]. "E a ti revelamos a Mensagem, para que
elucides aos humanos, a respeito do que foi revelado, para que meditem"
[An-Nahl 16: 44]. "São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado,
o qual encontram mencionado em sua Tora e no Evangelho, o qual lhes recomenda o
bem e lhes proíbe o ilícito, prescreve todo o bem e veda-lhes o imundo,
avalia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que os deprimem. Aqueles que
nele creram, honraram-no, defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi
enviada, são os bem-aventurados"[Al-Araf 7:157]. "Ó fiéis, obedecei a
Allah (swt), ao Seu Mensageiro e às autoridades, dentre vós! Se disputardes
sobre qualquer questão, recorrei a Allah (swt) e ao Seu Mensageiro, se crerdes
em Allah (swt) e no dia do Juízo Final, porque isto vos será preferível"
[An-Nisa 4:59]. "Não é dado ao fiel nem à fiel agir conforme o seu
arbítrio, quando Allah (swt) e Seu Mensageiro é que decidem o assunto. Sabei
que quem desobedecer a Allah (swt) e ao Seu Mensageiro desviar-se-á
evidentemente" [Al-Ahzab 33:36]. Em todos estes versículos, o Quran tem
explicado vários aspectos da personalidade do Profeta. Alguém pode julgar a
importância do Profeta a partir destes versículos. Recordo-me de outro importante
versículo do Quran, que é na verdade um veredicto contra aqueles que não
acreditam no Hadith como uma autêntica origem de Lei: "A quem combater o
Mensageiro, depois de haver sido evidenciada a Orientação, seguindo outro
caminho senão o dos fiéis, abandoná-lo-emos em seu erro e o introduziremos no
inferno. Que péssimo destino!" [An-Nisa 4:115]. O Quran pressiona os
muçulmanos a obedecerem ao Profeta, e anuncia que a profecia de Muhammad (saws)
(saws) (paz esteja com ele) está acima das limitações de tempo e espaço. Ele é
último Profeta e um Mensageiro de Allah (swt) para toda a humanidade de todos
os tempos vindouros. O Hadith não é nada além de uma reflexão da personalidade
do Profeta, que dever ser obedecida a todo custo. Qualquer estudante do Quran verá
que o Livro Sagrado geralmente trata os princípios indispensáveis da religião
de forma ampla, entrando em detalhes em apenas alguns raros casos. Os detalhes
são tratados pelo Profeta que, ou mostra pela sua prática como uma injunção
deverá ser tratada, ou dá uma explanação verbal. A Sunnah ou o Hadith do
Profeta não era, como normalmente suposto, uma necessidade que fora sentida
apenas depois de sua morte, já que era muito necessária também em seu tempo de
vida. As duas mais importantes instituições religiosas do Islam são a oração e
o zakat; e quando a injunção relatando a oração e o zakat foram entregues, e
eram repetidamente reveladas em Meca e Medina, contudo nenhum detalhe era
mostrado. Então era o profeta mesmo que por suas próprias ações deu os detalhes
para o adorador e disse: (Salloo kamaa ra'aytamoonee usaallee) "Rezem como
vocês me vêem rezando". O pagamento do zakat é uma injunção que
frequentemente é repetida no Quran, e foi o profeta quem deu as regras para o
pagamento e a coleta. Existem outros exemplos já que o Islam abrange a
totalidade da esfera das atividades humanas, centenas de outros pontos têm sido
explicados pelo Profeta pelo seu exemplo nas ações e palavras. O ulemá tem
discutido a questão do Hadith detalhadamente como um "wahyun khafee"
e uma sabedoria profética. Eu não vou entrar em detalhes, mas uma coisa pode
ser declarada claramente: existem casos nos quais o profeta, não tendo recebido
a revelação, fez um esforço pessoal para formular uma opinião por sua própria
sabedoria. Ou isto era corrigido pela revelação ou era reprovado. A importância
da Sunnah mesmo como segunda fonte do Islam era um assunto estabelecido pelos
companheiros do profeta. Eu cito apenas um dos muitos exemplos: que de Mu`az
ibn Jabal que disse para o profeta que ele deveria decidir de acordo com a
Sunnah caso não encontrasse solução no Quran para o problema. Cita o Dr.
Hamidullah: "A importância dos Hadiths é ainda maior pelo fato de que o
profeta Muhammad (saws) (saws) não apenas ensinava, mas aproveitava para
colocar em prática seus ensinamentos em todos os assuntos importantes da vida.
Após sua designação como Mensageiro de Allah (swt), ele viveu por 23 anos. Ele
enriqueceu sua comunidade com uma religião que ele mesmo praticava
escrupulosamente. Ele fundou um Estado, ao qual ele administrava como chefe
supremo, mantendo a paz e a ordem interna, liderando o exército para a defesa
externa, julgando e decidindo os litígios dos seus súditos, punindo os
criminosos, e legislando sobre os assuntos da vida. Ele casou e deixou um
exemplo de vida familiar. Outro fato importante é que ele não se colocou acima
da lei comum, a mesma que ele impunha aos outros. Sua conduta não era apenas um
comportamento particular, senão uma interpretação e aplicação minuciosa dos
seus ensinamentos" [Introdução ao Islam, página 45]. O homem, no entanto,
que abraçou o Islam necessita de ambos, o Quran e a Sunnah. Na verdade o Hadith
é tão importante que sem ele, o Livro Sagrado e o Islam não podem ser
completamente compreendidos ou ser aplicados na vida prática do fiel. A Sunnah
ou Hadith são a segunda fonte de ensinamentos do Islã. Hadith significa
em terminologia islâmica os ditos do Profeta (SAAS), sua ação ou prática de sua
aprovação silenciosa da ação ou prática. Hadith e Sunnah são usados
intercaladamente, mas em alguns casos são usados com significados diferentes. A
diferença entre o Alcorão e a Suna, é que o texto do Alcorão e o seu
significado vem de Allah (swt), ao Anjo Gabriel só coube levar essa mensagem ao
profeta e a ele só coube receber, preservar, transmitir essa mensagem para as
pessoas e explicar o que necessitava de explicação. Enquanto que a Suna
as tradições os significados são de Allah (swt) e o texto do profeta, diz Allah
(swt) o Altíssimo: “Nem fala por capricho. Isso não é senão a revelação
que foi revelada”. (53: 3 e 4). www.ccib.org.br. Abraço. Davi.
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