terça-feira, 3 de novembro de 2015

Bhagavad Gita. Os Atributos Divinos e Demoníacos.



Comentários de Shri Mataji Devi. Nesse 16º capítulo, o Senhor Krishna classifica, claramente, a humanidade de todas as eras e épocas em duas categorias: os divinamente bons, Devas e os maus, Asuras. Ele descreve as ações desempenhadas por ambos, bem como as consequências que advêm delas. Diferentemente do tipo divino, o tipo maléfico, dos Asuras, é contrário a todos os valores espirituais. Ele não sabe distinguir o que é certo e o que é errado, nem o que é puro e impuro, e nem o verdadeiro do falso. Segundo esse tipo não há lugar para Deus no mundo e ele acha que é o mais poderoso. Esse tipo pretende somente acumular riquezas, destruir seus inimigos, satisfazer a sua luxúria e ganhar fama e prestígio custe o que custar. Esse tipo tenta explorar e torturar os seus semelhantes e não tem nenhum respeito por Deus. O tipo divino é puro, destemido, controlado, generoso, amoroso, paciente e não tem vaidade e nem orgulho. Quais são os efeitos das ações desses dois tipos? A natureza divina conduz a liberação, enquanto que a natureza demoníaca leva à escravidão. O Senhor Krishna, assegura a Arjuna que ele nasceu com qualidades divinas. Para o tipo demoníaco, o ego é a coisa suprema e ele acha que é capaz de fazer e de executar qualquer coisa. Esse tipo torna-se habituado aos prazeres dos sentidos e vive num inferno. Soberbo, obstinado, cheio de orgulho e intoxicado pela riqueza, ele realiza os rituais de sacrifício em nome da ostentação, contrariamente ao que decretam as regras das Escrituras. Além disso, iludidas pelo falso ego, pela luxúria, pelo orgulho, pela raiva e pela sensação de poder e de força, essas pessoas maliciosas tornam-se invejosas em relação ao Senhor que está presente em seus próprios corpos e nos dos outros. O Senhor Krishna assevera que os seres humanos perversos e invejosos decaem cada vez mais, a cada dia, e nascem, repetidas vezes, no mundo material através de vários tipos demoníacos. Eles não conseguem aproximar-se de Deus e entregam-se ao tipo de existência mais abominável. Como é que se pode evitar cair nesse inferno? Isso pode ser feitos se evitarem três coisas: Kama, luxúria, Krodha, raiva, e Lodha, ganância. Todos os seres humanos sadios deveriam evitar esses três obstáculos. Quando isso é evitado, então o indivíduo executa ações que conduzem a Realização Divina e alcança, gradativamente, a meta suprema. No entanto, se o indivíduo optar por abandonar as regras do bom comportamento e fizer o que lhe der na cabeça, então ele não alcançará a perfeição, a felicidade ou a Realização de Deus. O Senhor krishna diz que deveríamos compreender o que é o Dharma, dever, e o Adharma, conforme rezam as Escrituras, antes de começarmos a trabalhar, de modo que as nossas atividades possam nos conduzir à Realização de Deus. Segue a Escritura Sagrada. “Prossegue Krishna, o Verbo Interno: Vou dar-te os sinais característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz à Vida Divina. Ei-los: Intrepidez, pureza de coração, perseverança em busca da sabedoria, caridade, abnegação, domínio de si mesmo, devoção, religiosidade, austeridade, retidão. Abstenção de más ações, veracidade, mansidão, renúncia, equanimidade, boa vontade, amor e compaixão para com todos os seres. Ausência do desejo de matar, ânimo tranquilo, modéstia, discrição, firmeza. Fortaleza, paciência, constância, castidade, humildade, indulgência. Agora ouve os característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz aos demônios: Hipocrisia, orgulho, arrogância, presunção, cólera, rudeza e ignorância. O bom caráter liberta da imortalidade e conduz a Divindade. O mau caráter causa repetidos renascimentos mortais. O primeiro dá liberdade, o segundo escravidão. Mas não temas, Oh herói! Tu tens bom caráter e destino divino. Duas espécies de natureza pode-se observar neste mundo humano, a divina ou boa, e a diabólica ou má. As características da natureza boa ou divina já te descrevi suficientemente. Escuta agora, Oh filho da Terra! Quais são as características da natureza má. Os seres que são iguais aos Asuras (demônios, espíritos maus), não conhecem nem o seu princípio nem o fim. Não sabem o que é praticar reta ação e não sabem abster-se de ação má. Neles não há pureza, nem moralidade, nem veracidade. Eles dizem que no mundo não há verdade, nem justiça, negam a existência do Espírito Divino. Acreditam que o mundo é produto do acaso, e que o fim da vida é o gozo material. Vivendo conforme estas ideias errôneas, são gente de intelecto mesquinho, ações desregradas, inimigos da Humanidade e praga do mundo. Entregam-se aos prazeres carnais e dizem que esse é o mais alto bem. Mas nunca os prazeres sensuais os satisfazem, porque, mal um apetite obteve satisfação, já emerge um outro, cada vez mais imperioso. Esses homens são hipócritas, vaidosos e ilusos (enganados). É impura a sua vida, porque, pensando que com a morte tudo se acaba, creem que o supremo bem consiste na satisfação de seus desejos. Confundidos nas teias do desejo, entregam-se à volúpia, à ira e a avareza. Prostituem as suas mentes e o seu sentimento de justiça, procurando acumular riquezas por meios ilegais, com o fim de terem com que satisfazer os desejos materiais. Dizem eles: Hoje obtive isto, e amanhã hei de obter aquilo, conforme o desejo do meu coração. Isto me pertence, e aquilo me pertencerá. A este inimigo derrotei, e aquele derrotarei. Eu Sou o Senhor! Eu Sou meu próprio deus, e tudo no mundo há de me servir para o meu gozo. Eu Sou feliz, forte, poderoso! Eu Sou rico e nobre. Onde está outro que me iguale? Distribuirei esmolas entre a população, para que se conheça a minha liberalidade, e se espalhe a minha fama! Assim os engana a ignorância. E confundidos pelos seus pensamentos e enleados na rede da ilusão, procurando sempre só a satisfação dos seus desejos, precipitam-se no horrendo inferno, Naraka. Alguns deles, em sua hipocrisia, desejam aparecer como bons perante o mundo e, por isso, praticam atos de piedade e ritos da religião. Segundo, entretanto, apenas a letra, e repelindo o espírito das doutrinas religiosas, e dando as esmolas com ostentação e com coração frio. Estes blasfemadores, egoístas e violentos, cheios de orgulho, voluptuosidade e ira, odeiam-me e a tudo o que é bom, tanto em si mesmos, como nos outros seres. Estes ímpios, malvados e aborrecedores, os mais vis entre os homens do mundo, são por Mim arrojados em demoníacas matrizes. E caídos em demoníacos seios, alucinando-se de nascimento em nascimento, em vez de Me alcançarem, submergem-se nos mais profundos abismo. A bíblia diz nos Salmos 42:7 “Um abismo chama outro abismo”. Três são as portas deste inferno destruidor do ser: luxúria, ira e avareza. Essas estão incluídas nos sete pecados capitais descritos no catolicismo além da gula, vaidade, soberba e preguiça. Delas se aparte pois o homem. Quem se salva destas três portas tenebrosas, realiza a sua própria felicidade e assim atinge a Meta Suprema. Mas quem despreza os mandamentos da Lei e se entrega aos impulsos do desejo, não consegue a perfeição, nem a felicidade, nem a Meta Suprema. Portanto, sejam as Escrituras a tua norma na determinação do que deves e não deves fazer. Neste mundo, age sempre de conformidade com as Escrituras cujos preceitos conheces”. Abraço. Davi.

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