Comentários
de Shri Mataji Devi. Nesse 16º capítulo, o Senhor Krishna classifica,
claramente, a humanidade de todas as eras e épocas em duas categorias: os
divinamente bons, Devas e os maus, Asuras. Ele descreve as ações desempenhadas
por ambos, bem como as consequências que advêm delas. Diferentemente do tipo
divino, o tipo maléfico, dos Asuras, é contrário a todos os valores
espirituais. Ele não sabe distinguir o que é certo e o que é errado, nem o que
é puro e impuro, e nem o verdadeiro do falso. Segundo esse tipo não há lugar
para Deus no mundo e ele acha que é o mais poderoso. Esse tipo pretende somente
acumular riquezas, destruir seus inimigos, satisfazer a sua luxúria e ganhar
fama e prestígio custe o que custar. Esse tipo tenta explorar e torturar os
seus semelhantes e não tem nenhum respeito por Deus. O tipo divino é puro,
destemido, controlado, generoso, amoroso, paciente e não tem vaidade e nem
orgulho. Quais são os efeitos das ações desses dois tipos? A natureza divina
conduz a liberação, enquanto que a natureza demoníaca leva à escravidão. O
Senhor Krishna, assegura a Arjuna que ele nasceu com qualidades divinas. Para o
tipo demoníaco, o ego é a coisa suprema e ele acha que é capaz de fazer e de
executar qualquer coisa. Esse tipo torna-se habituado aos prazeres dos sentidos
e vive num inferno. Soberbo, obstinado, cheio de orgulho e intoxicado pela
riqueza, ele realiza os rituais de sacrifício em nome da ostentação,
contrariamente ao que decretam as regras das Escrituras. Além disso, iludidas
pelo falso ego, pela luxúria, pelo orgulho, pela raiva e pela sensação de poder
e de força, essas pessoas maliciosas tornam-se invejosas em relação ao Senhor
que está presente em seus próprios corpos e nos dos outros. O Senhor Krishna
assevera que os seres humanos perversos e invejosos decaem cada vez mais, a
cada dia, e nascem, repetidas vezes, no mundo material através de vários tipos
demoníacos. Eles não conseguem aproximar-se de Deus e entregam-se ao tipo de
existência mais abominável. Como é que se pode evitar cair nesse inferno? Isso
pode ser feitos se evitarem três coisas: Kama, luxúria, Krodha, raiva, e Lodha,
ganância. Todos os seres humanos sadios deveriam evitar esses três obstáculos.
Quando isso é evitado, então o indivíduo executa ações que conduzem a
Realização Divina e alcança, gradativamente, a meta suprema. No entanto, se o
indivíduo optar por abandonar as regras do bom comportamento e fizer o que lhe
der na cabeça, então ele não alcançará a perfeição, a felicidade ou a
Realização de Deus. O Senhor krishna diz que deveríamos compreender o que é o
Dharma, dever, e o Adharma, conforme rezam as Escrituras, antes de começarmos a
trabalhar, de modo que as nossas atividades possam nos conduzir à Realização de
Deus. Segue a Escritura Sagrada. “Prossegue Krishna, o Verbo Interno: Vou
dar-te os sinais característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz à
Vida Divina. Ei-los: Intrepidez, pureza de coração, perseverança em busca da
sabedoria, caridade, abnegação, domínio de si mesmo, devoção, religiosidade,
austeridade, retidão. Abstenção de más ações, veracidade, mansidão, renúncia,
equanimidade, boa vontade, amor e compaixão para com todos os seres. Ausência
do desejo de matar, ânimo tranquilo, modéstia, discrição, firmeza. Fortaleza,
paciência, constância, castidade, humildade, indulgência. Agora ouve os
característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz aos demônios:
Hipocrisia, orgulho, arrogância, presunção, cólera, rudeza e ignorância. O bom
caráter liberta da imortalidade e conduz a Divindade. O mau caráter causa
repetidos renascimentos mortais. O primeiro dá liberdade, o segundo escravidão.
Mas não temas, Oh herói! Tu tens bom caráter e destino divino. Duas espécies de
natureza pode-se observar neste mundo humano, a divina ou boa, e a diabólica ou
má. As características da natureza boa ou divina já te descrevi
suficientemente. Escuta agora, Oh filho da Terra! Quais são as características
da natureza má. Os seres que são iguais aos Asuras (demônios, espíritos maus),
não conhecem nem o seu princípio nem o fim. Não sabem o que é praticar reta
ação e não sabem abster-se de ação má. Neles não há pureza, nem moralidade, nem
veracidade. Eles dizem que no mundo não há verdade, nem justiça, negam a
existência do Espírito Divino. Acreditam que o mundo é produto do acaso, e que
o fim da vida é o gozo material. Vivendo conforme estas ideias errôneas, são
gente de intelecto mesquinho, ações desregradas, inimigos da Humanidade e praga
do mundo. Entregam-se aos prazeres carnais e dizem que esse é o mais alto bem.
Mas nunca os prazeres sensuais os satisfazem, porque, mal um apetite obteve
satisfação, já emerge um outro, cada vez mais imperioso. Esses homens são
hipócritas, vaidosos e ilusos (enganados). É impura a sua vida, porque,
pensando que com a morte tudo se acaba, creem que o supremo bem consiste na
satisfação de seus desejos. Confundidos nas teias do desejo, entregam-se à
volúpia, à ira e a avareza. Prostituem as suas mentes e o seu sentimento de
justiça, procurando acumular riquezas por meios ilegais, com o fim de terem com
que satisfazer os desejos materiais. Dizem eles: Hoje obtive isto, e amanhã hei
de obter aquilo, conforme o desejo do meu coração. Isto me pertence, e aquilo
me pertencerá. A este inimigo derrotei, e aquele derrotarei. Eu Sou o Senhor!
Eu Sou meu próprio deus, e tudo no mundo há de me servir para o meu gozo. Eu
Sou feliz, forte, poderoso! Eu Sou rico e nobre. Onde está outro que me iguale?
Distribuirei esmolas entre a população, para que se conheça a minha
liberalidade, e se espalhe a minha fama! Assim os engana a ignorância. E
confundidos pelos seus pensamentos e enleados na rede da ilusão, procurando
sempre só a satisfação dos seus desejos, precipitam-se no horrendo inferno,
Naraka. Alguns deles, em sua hipocrisia, desejam aparecer como bons perante o
mundo e, por isso, praticam atos de piedade e ritos da religião. Segundo,
entretanto, apenas a letra, e repelindo o espírito das doutrinas religiosas, e
dando as esmolas com ostentação e com coração frio. Estes blasfemadores,
egoístas e violentos, cheios de orgulho, voluptuosidade e ira, odeiam-me e a
tudo o que é bom, tanto em si mesmos, como nos outros seres. Estes ímpios,
malvados e aborrecedores, os mais vis entre os homens do mundo, são por Mim
arrojados em demoníacas matrizes. E caídos em demoníacos seios, alucinando-se
de nascimento em nascimento, em vez de Me alcançarem, submergem-se nos mais
profundos abismo. A bíblia diz nos Salmos 42:7 “Um abismo chama outro abismo”.
Três são as portas deste inferno destruidor do ser: luxúria, ira e avareza.
Essas estão incluídas nos sete pecados capitais descritos no catolicismo além
da gula, vaidade, soberba e preguiça. Delas se aparte pois o homem. Quem se
salva destas três portas tenebrosas, realiza a sua própria felicidade e assim
atinge a Meta Suprema. Mas quem despreza os mandamentos da Lei e se entrega aos
impulsos do desejo, não consegue a perfeição, nem a felicidade, nem a Meta
Suprema. Portanto, sejam as Escrituras a tua norma na determinação do que deves
e não deves fazer. Neste mundo, age sempre de conformidade com as Escrituras
cujos preceitos conheces”. Abraço. Davi.
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