Tradução de Ariel Ricci. Budismo Nitiren Daishonin. Aprender é difícil porque nossa sociedade nos
ensina a respeito do bem e do mal, o certo e o errado. Estamos programados para
crer no bem e no mal. Se possuímos as coisas que desejamos somos felizes. Se
não as possuímos, culpamos às nossas vidas. No Gosho "As 14 calunias da
Lei", Daishonin nos ensinou que há 14 coisas que nos impedem de sermos
felizes. Duas delas são: 1. Uma percepção equivocada de nossas
vidas, não sabemos quem somos. 2. temos muito apego às coisas materiais.
Aceitamos nossas identidades equivocadas tão profundamente que se convertem em
nossa realidade. A apreciação não se refere às coisas fora de nós mesmos. Aprecie sua
vida ante de tudo. Quando fracassar, aprecie-se. Se depois de vários intentos
fracassa e volta a tentar, aprecie-se. Aprecie-se quando se sentir envergonhado
de si mesmo. Nosso problema fundamental é que não somos felizes. Bom, de que maneira
mudamos isto? Aprecie quem você é. Você é um Budha. É a melhor coisa que tem
aparecido em todo o planeta! Você é a maior coisa do universo inteiro. Se você
acredita que não há nada que possa fazer com a sua vida, então, não haverá nada
que possa fazer. Acreditar que você pode fazer qualquer coisa é como harmonizar
sua vida. Quando éramos crianças, ninguém nos ensinou a andar. Nossa natureza
era verdadeira e aprendemos por nós mesmos. Mas na medida em que fomos
crescendo, as pessoas, os pais, professores, etc., quiseram nos controlar. E
nos dava raiva. Seja como uma árvore. Uma árvore se mantém não importa se você a golpeia
ou a insulta. Está em harmonia consigo mesma. Não lhe importa o que você faça.
Ela é só uma árvore. Mas não é a mesma coisa com os seres humanos. Nós não
vivemos em harmonia com a nossa natureza e somos desviados pelas opiniões e os
pensamentos fora de nós (influências). Recitar Nam myoho rengue kyo é ficar em
harmonia consigo mesmo. Mas vem da apreciação de sua própria vida. Quando sua
vida está desmoronando, tente orar daimoku nesse momento para apreciar sua
vida. Se você estiver em harmonia, tudo mudará. Nossas vidas têm um incrível
poder e sabedoria, mas não confiamos em nós mesmos para deixar que isto seja
assim! Sempre buscamos fora de nós um aval que nunca conseguimos. Se nos
valorizamos, poderemos ser capazes de influenciar ao nosso redor. Faça um
desafio durante um mês. Não importa em que situação está minha vida, recitarei
Daimoku com a determinação de que eu mudarei esta situação em um mês. Assumirei
a responsabilidade para que isto aconteça. E neste mês criarei o maior
benefício da minha vida. Daishonin disse que a Torre do Tesouro do Sutra de
Lótus é o Gohonzon, e que cada um de nós que recitamos o Nam myoho rengue kyo
somos muitos Budhas entesourados. Se você tem fé de que é um desses muitos
Budhas entesourados, então no local onde você está, é o local do Budha e o
sonho que você tem é o sonho do Budha. E se acaso você descuidasse de sua vida,
não poderá mudar as coisas. Novamente o desafio para mudar sua vida
em um mês: 1.Perceba a verdadeira vida (sou um Budha) 2. Assuma a
responsabilidade para criar o maior beneficio que nunca tenha tido na sua vida.
Tudo começa e acaba com você. Kyochi Myoho é a
inseparabilidade da pessoa e a Lei. Quando você ora Daimoku, você e a Lei
se fundem num só. O Nam myoho rengue kyo abrange todo o Universo. Não ore para
vencer um obstáculo. Não ore por algo que está lá fora. Ore
Nam myoho rengue kyo para a harmonia da sua própria vida. Ore para perceber sua
própria verdade. O que significa apreciar a outra pessoa? Significa que você
não faz julgamentos sobre elas. Não importa quais sejam as circunstâncias, você
fará qualquer coisa pela felicidade de outra pessoa. Não utilize a ira como
forma de julgar. Tudo bem ficar bravo, mas não julgue a vida de outra pessoa só
porque você ficou furioso com essa pessoa. Ser um Budha não significa que você
seja perfeito. Significa que você sempre haverá de converter o negativo em
benefício. Esta é a história do Bodhisattva Fukyo. Era um discípulo de Sakyamuni.
Originalmente era um homem rico, mas era muito infeliz. Quando converteu-se ao
budismo decidiu que ele demonstraria completa apreciação a todas as pessoas que
encontrasse no seu caminho de modo que a cada uma que via fazia una reverência.
As pessoas não podiam entender esse comportamento de um estranho. De modo que
começaram a insultá-lo, e ele continuava a reverenciá-los. Logo começaram a lhe
jogar pedras por onde fosse. Mesmo esquivando as pedras, continuava a
reverenciá-los. O Sr. Sonoda escutou esta história no início da sua prática e
decidiu que ele também queria fazer da apreciação a essência da sua prática
budista. Normalmente pensamos na apreciação como algo que está fora de nós. Nós
apreciamos nossas posses ou o que alguém faz a nosso favor. Mas no budismo, a
apreciação é para nossa própria vida. Lutamos para apreciar a essência de
nossa vida, não importa a situação que estejamos passando no momento. Estamos
programados desde muito cedo por nossas famílias, professores, a televisão,
etc. Para acreditar que somos um certo tipo de pessoas. Mas o budismo diz que
temos uma percepção incorreta de nossas vidas. Nitiren Daishonin disse:
"aquele que percebe a grandeza de sua vida é um Budha. Aquele que não, é um
tolo. Ore daimoku para perceber que você é um Budha tal como é
Nam myoho rengue kyo que oferece a oportunidade de perceber quem é você
verdadeiramente. Quando você percebe quem é você, logrará de forma natural
influenciar seu ambiente. A programação torna difícil apreciar nossas vidas.
Pensamos que a apreciação sempre tem que estar conectada com o material. Budismo é tomar
consciência (despertar) da grandeza de sua própria vida. Não é fácil ter apreço
à sua própria vida porque sua própria vida não deseja apreciar-se a si mesma.
Só tente orar Daimoku por 15 minutos exclusivamente focalizando sobre a
apreciação da sua vida. Sua mente se distrairá e pensará em qualquer outra
coisa menos em apreciação. Lute para manter-se focalizado na apreciação tal
como você é. Em nossas mentes julgamos nossas vidas. Vemos parte de nós como
bom e parte como mal. Achamos que temos que forçar tudo para o lado positivo
para sermos felizes. Mas você não pode fazer isso. Você é quem é. Não existe
aquilo de um Budha bom ou um Budha mau. Somente se é um Budha. Tal e qual você
é. Todos somos somente Budhas. Algumas vezes fazemos coisas terríveis. O bem e
o mal existem porque somos seres humanos. A única coisa que nossa estupidez
prova é que somos humanos e não há nada de ruim nisso. Ser um Budha significa
que tomamos o negativo e o convertemos num benefício. Quando pegamos uma
circunstância negativa e a utilizamos para validar una crença negativa a
respeito de nós, estamos na miséria. O fato de que não consegue o emprego que
sempre tem desejado, não é uma prova de que você é uma pessoa terrível ou que
não o merece. É uma oportunidade para provar o maravilhoso que você é como ser
humano. Todos somos disfuncionais de uma maneira ou outra e achamos que esta é a
causa de todos nossos sofrimentos. Isso é uma besteira. Aceitamos tanto esta
afirmação para ter uma razão para fracassar. Assim a negatividade só
aprofunda-se e perpetua-se. A condição de Budha também existe
dentro de nossa disfunção. Se manifestamos nossa condição de Budha e apreciamos
nossas vidas, logo nossa disfunção se transformará no nosso grande benefício. O
Nam myoho rengue kyo pode mudar tudo. Tudo referente ao nosso caráter é
inacreditavelmente maravilhoso. Acreditamos que temos que consertar o que
achamos que está errado, mas na realidade não está errado! Necessitamos
encontrar o maravilhoso e poderoso de nossa vida. E isso você pode
faze-lo numa noite se verdadeiramente aprecia-se. Apreciação não
significa que aceite as circunstâncias. De novo, não é algo que está fora de
você. A apreciação tem três qualidades: 1. Não importa o que aconteça, você não
deve trair seus sonhos/metas nem a você mesmo. 2. Não importa o que
aconteça, não faça nenhum julgamento de você. 3. Não importa quais
sejam as circunstâncias na sua vida, você deve mudá-las. É inaceitável ficar
num lugar onde se sinta deprimido. Esta deve ser nossa atitude
fundamental. Se está com raiva, transforme-a na função do Budha. Qualquer
qualidade é fundamental na sua vida, ore Daimoku para apreciar a qualidade, e
esta se converterá num poder inacreditável. http://www.maisbelashistoriasbudistas.com.br.
Abraço. Davi.
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