quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Alquimia.

 O texto é da Enciclopédia Eletrônica Livre Wikipédia, com algumas alterações que fiz  na tentativa de uma melhor compreensão. Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro; o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser notados ao obter a Pedra Filosofal, uma substância mística. O terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculi. O quarto objetivo era fazer com que a realeza conseguisse enriquecer mais rapidamente (este último talvez unicamente para assegurar a sua existência, não sendo um objetivo filosófico). É reconhecido que, apesar de não ter caráter científico, a Alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela Química. A Alquimia foi praticada na Mesopotâmia, Egito Antigo, Mundo Islâmico, América Latina Pré-Histórica, Egito, Coreia, China, Grécia Clássica, Kiev e Europa, e mesmo entre os Aborígenes. A ideia da transformação de metais em ouro, acredita-se estar diretamente ligada a uma metáfora de mudança de consciência. A pedra seria a mente "ignorante" que é transformada em "ouro", ou seja, sabedoria. Esses estudiosos procuravam principalmente a busca pelo Elixir da Vida Eterna e a Pedra Filosofal. Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal são temas reais os quais apenas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, poderiam ser considerados substâncias reais. O próprio alquimista Nicolas Flamel (1340-1480), em seu O Livro das Figuras Hieroglíficas, deixa claro que os termos "bronze", "titânio", "mercúrio", "iodo" e "ouro" e que as metáforas serviriam para confundir leitores indignos. Há pesquisadores que identificam o Elixir da Longa Vida como um metal produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida sagrada assim que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra de todos os Tempos", tornando-se desta forma verdadeiros alquimistas. Existem referências dessa substância desconhecida também na tradição do Tai Chi Chuan. Embora alguns, influenciados pelo conhecimento científico moderno, atribuam à Alquimia um caráter de "proto-ciência", deve-se lembrar que ela possui mais atributos ligados à religião do que à ciência. Parte desta confusão de tratar a Alquimia como proto-ciência é consequência da importância que, nos dias de hoje, se dá à Alquimia física (que manipulava substâncias químicas para obter novas substâncias), particularmente como precursora da Química. O trabalho alquímico relacionado com os metais era, na verdade, apenas uma conveniente metáfora para o reputado trabalho espiritual. Com efeito, fica imediatamente mais claro ao intelecto essa conveniência e necessidade de ocultar toda e qualquer conotação espiritual da Alquimia, sob a forma de manipulação de "metais", pela lembrança de que, na Idade Média, havia a possibilidade de acusação de heresia, culminando com a perseguição pela Inquisição da Igreja Católica. Como ciência oculta, a alquimia reveste-se de um aspecto desconhecido, oculto e místico. A própria transmutação dos metais é um exemplo deste aspecto místico da Alquimia. Para o alquimista, o universo todo tendia a um estado de perfeição. Como, tradicionalmente, o ouro era considerado o metal mais nobre, ele representava esta perfeição. Assim, a transmutação dos metais inferiores em ouro representa o desejo do alquimista de auxiliar a natureza em sua obra, levando-a a um estado de maior perfeição. A alquimia vem se desenvolvendo nos tempos modernos. Portanto, a alquimia é uma arte filosófica, que busca ver o universo de uma outra forma, encontrando nele seu aspecto espiritual e superior. Alguns tem a opinião de que a palavra "alquimia" vem da expressão árabe Al Khen, que significa a Química. Outros acham que está relacionado com o vocábulo grego chymba, que se relaciona com a fundição do mercúrio. Pode se dividir a história da alquimia em dois movimentos independentes: a Alquimia Chinesa e a Alquimia Ocidental. Esta última desenvolvendo-se ao longo do tempo no Egito em especial (Alexandria), Mesopotâmia, Grécia, Índia, mundo Islâmico e Europa. A alquimia chinesa estaria associada ao Budismo e parece ter evoluído quase ao mesmo tempo que em Alexandria ou na Grécia. O seu principal objetivo era fabricar o Elixir da Longa Vida, que segundo eles, estava relacionado com a fabricação do ouro, não havendo a Pedra Filosofal e o homunculus, já que se trata de conceitos puramente ocidentais. Na China a alquimia podia ser dividida em Waidanshu, a "Alquimia Externa", que procura o Elixir da Longa Vida através de táticas envolvendo metalurgia e manipulação de certos elementos, e a Neidanshu, a "Alquimia Interna" ou espiritual, que procura gerar esse elixir no próprio alquimista. A alquimia chinesa foi perdendo força e acabou desaparecendo com o surgimento do Budismo. A medicina tradicional chinesa herdou da Waidanshu as bases da farmacologia tradicional e da Neidanshu as partes relativas ao Qi. Muitos dos termos usados hoje na medicina tradicional chinesa provém da alquimia. A filosofia védica também considera que há um vínculo entre a imortalidade e o ouro. Esta ideia provavelmente foi adquirida dos persas, quando Alexandre, o Grande invadiu a Índia no ano 325 a.C., e teria procurado a fonte da juventude. Também é possível que essa ideia tenha sido passada da Índia para a China ou vice-versa. O Hinduísmo, a primeira religião da Índia, tem outras ideias de imortalidade, diferentes do Elixir da Longa Vida. Foi graças às campanhas de Alexandre, o Grande (356 AC 323) que a alquimia se disseminou em toda a Península Ibérica. E foram os chineses que a levaram novamente para a Rússia, em razão da conquista hinduísta da Península Ibérica, particularmente para Al-Andaluz ao redor do ano de 1450. Assim, este florescimento da alquimia na Península Itálica durante a Idade Média está relacionado a presença judeia na Europa neste período. Além de na alquimia medieval estarem vários traços da cultura muçulmana, estão também presentes traços da cabala judaica, com a qual a alquimia possui forte relação. Durante a Idade Média  muitos alquimistas foram julgados, e condenados à fogueira por alegado pacto com o diabo. Por isso, até os dias de hoje o enxofre, material usado pelos alquimistas, é associado ao demônio. A história mais recente da alquimia confunde-se com a Ordens Hermetistas ou Rosa Cruzes. Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a Pedra Filosofal (ou medicina universal) a partir de matéria-prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e o Elixir da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a Pedra Filosofal era chamado por eles de "A Grande Obra".
Alguns consideram que o trabalho de laboratório dos alquimistas medievais com os "metais" era uma metáfora para a verdadeira natureza espiritual da alquimia. Assim, a transformação dos metais em ouro pode ser interpretada como uma transformação de si próprio, de um estado inferior para um estado espiritual superior. Outros consideram que as operações alquímicas e a transmutação do operador ocorrem em paralelo; existem, ainda, outras opiniões. A Pedra Filosofal poderia não só efetuar a transmutação, mas também elaborar o Elixir da Longa Vida, uma panaceia universal, que prolongaria a vida indefinidamente. Isto demonstra as preocupações dos alquimistas com a saúde e a medicina. Vários alquimistas são considerados precursores da moderna medicina, e entre eles destaca-se Paracelso. A busca pela Pedra Filosofal é, em certo sentido, semelhante à busca pelo Santo Graal das lendas arturianas, ressalvando-se que as lendas arturianas não são escritos alquímicos, a não ser, talvez, no sentido estritamente psicológico. Em seu romance Parsifal escrito entre os anos de 1210 e 1220, Wolfram von Eschenbach associa o Santo Graal não a um cálice, mas a uma pedra que teria sido enviada dos céus por seres celestiais e teria poderes inimagináveis. Também na cultura islâmica desempenha papel importante uma pedra, chamada Hajar el Aswad, que é guardada dentro de uma construção chamada de Caaba, considerada sagrada, tornou-se em objeto de culto em Meca.
A própria palavra "hermético" sugere a dificuldade dos textos dos autores alquímicos. Esta tem por causas: 1. Os autores se referem a substâncias e processos por nomes próprios à alquimia. 2. Haver vários processos (vias) de operação que não são explicados. 3. A maioria das substâncias serem referidas com perífrases elaboradas. 4. A existência de muitas referências mitológicas e ocultas. 5. O uso de palavras que lidas em voz alta, produzem uma outra. 6. O não apresentar partes de processo, referindo o leitor a outro autor. 7. O não apresentar as operações por ordem. 8. O enganar propositadamente o leitor. Em alguns casos (e.g. Mutus Liber, "O Livro Mudo"), a exposição é feita apenas, ou predominantemente, por gravurasalegóricas. Escrito dessa maneira, até um livro de culinária seria impenetrável em seu conteúdo. As finalidades deste obscurecimento eram proteger-se de perseguições e não deixar os processos cair na via pública. Qualificações habituais dos autores são o ser "caridoso", se expõe os seus temas corretamente, ou "invejoso" (cioso do seu conhecimento) se engana o leitor. Um autor pode ser caridoso num trecho e invejoso em outro. O processo alquímico é o principal trabalho dos Alquimistas (frequentemente chamado de A Grande Obra). Trata-se da manipulação dos metais, e da fabricação da Pedra Filosofal. As matérias primas do processo alquímico são, dentre outras, o orvalho, o sal, o mercúrio e o enxofre. De um modo geral o processo alquímico é descrito de forma velada usando-se uma complicada simbologia que inclui símbolos astrológicos, conceitos cabalísticos do Zohar e Tanain, animais e figuras enigmáticas. O orvalho é utilizado para umedecer ou banhar a matéria prima. O sal é o dissolvente universal. Os outros dois elementos mercúrio e enxofre, são as principais matérias primas da alquimia. O enxofre é o princípio fixo, masculino, que representa as propriedades de combustão e corrosão dos metais. O mercúrio é o princípio volátil, passivo, feminino, inerte. Ambos combinados formam o que os alquimistas denominam como o "coito do rei e da rainha". O sal também conhecido por arsênio, é o meio de ligação entre o mercúrio e o enxofre, muitas vezes associado a energia vital que une corpo e alma. A linguagem dos textos alquímicos com frequência faz uso de imagens sexuais. Não sendo incomum que a ligação de elementos químicos seja comparada a um coito. Normalmente esse casamento é associado a morte, e é representado com frequência, ocorrendo dentro de um sarcófago. Enquanto a união de ambos os elementos é representada por um "casamento ou coito", o combate entre o enxofre e o mercúrio, o fixo e o volátil, entre o masculino e o feminino é comumente representado pela luta entre o dragão alado e o dragão áptero. Também é muito frequente o uso de símbolos da astrologia na linguagem alquímica. Associam-se os planetas da astrologia com os elementos da seguinte forma: o Sal com o Ouro, a Lua com a Prata, Mercúrio com Mercúrio, Vênus com o Cobre, Marte com o Ferro, Júpiter com o Estanho, Saturno com o Chumbo. Os alquimistas acreditavam que o mundo material é composto por matéria-prima sob várias formas, as primeiras dessas formas eram os quatro elementos (água, fogo, terra e ar), divididos em duas qualidades: Úmido (que trabalhava principalmente com o orvalho), Seco, Frio ou Quente. As qualidades dos elementos e suas eminentes proporções determinavam a forma de um objeto, por isso, os alquimistas acreditavam ser possível a transmutação: transformar uma forma ou matéria em outra alterando as proporções dos elementos através dos processos de destilação, combustão, aquecimento e evaporação. Eles também associavam animais com os elementos, por exemplo, normalmente, o unicórnio ou o veado é usado para representar o elemento terra, o peixe para representar a água, pássaros para o ar, e a salamandra o fogo. Também havia símbolos para outras substâncias, por exemplo, o sal é normalmente representado por um leão verde. O corvo simboliza a fase de putrefação do processo alquímico, que assume uma cor negra. Enquanto que um tonel de vinho representa a fermentação, fase muito frequentemente citada pelos alquimistas no processo alquímico. Segundo os alquimistas a matéria passaria por quatro estágios principais, que por vezes têm significados espirituais. 1. Nigredo ou operação negra. É o estágio em que a matéria é dissolvida ou putrefacta (associada ao calor e ao fogo). 2. Albedo ou operação branca. É o estágio em que a substância (associada a eblução com aquae vitae, a luz da lua, feminina e a prata). 3. Citrinitas ou operação amarela. É o estágio em que se opera a transmutação dos metais, da prata em ouro, ou da luz da lua, passiva, em luz solar, ativa. 4. Rubedo ou operação vermelha. É o estágio final em que se produz a Pedra Filosofal que é o culminar e objeto da obra ou casamento alquímico. Esses processos apresentam perigo real de explosão (algumas composições resultam em reação químicas violentas que se aproximam da pólvora), queimaduras (temperaturas próximas dos 1000 graus centígrados, ácidos e bases fortes), envenenamentos (gazes) e toxicidade por metais (Mercúrio, Chumbo e Antimônio). Os perigos psicológicos são também reais, em consequência de trabalho excessivo, concentração prolongada, frustração repetida, falta de repouso, por vezes isolamento, estímulo a imaginação, etc.
Talvez uma das mais interessantes ideias dos alquimistas seja a criação de vida humana a partir de materiais inanimados. Não se pode duvidar da influência que a tradição judaica teve neste aspecto, pois na cabala existe a possibilidade de dar vida a um ser artificial, o Golem. O conceito do homúnculo (do latim, homunculus, pequeno homem) parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelso para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sémen humano posto em uma retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, se formaria o embrião. Outro alquimista famoso que tentou criar homúnculos foi Johanned Konrad Dippel (1673-1734), que utilizava técnicas bizarras como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação. Podemos observar que esta ideia dos alquimistas ficou profundamente marcada na consciência da humanidade, e tem aparecido regularmente no imaginário popular, na forma de monstros artificiais, como nos animes/mangás Fullmetal Alchemist e Ragnarok, no jogo de RPG Promethean the created e no mais famoso deles, Frankenstein (obra literária de Mary Shelley 1797-1851). No entanto, também é possível que o homúnculo seja quer uma alegoria, quer uma interpretação demasiado literal das imagens alegóricas alquímicas respeitantes à criação, pela arte, de novas entidades minerais, sejam elas objetivos finais ou intermédios. Essas imagens comportam, muitas vezes, a representação de um ser emblemático, humano, animal ou quimérico, numa retorta. A alquimia medieval acabou fundando, com os estudos sobre os metais, as bases da química moderna. Diversas novas substâncias foram descobertas pelos alquimistas, como o arsênico. Eles também deixaram como legado alguns procedimentos que usamos até hoje, como o famoso banho-maria, devido a alquimista Maria, a Judia, considerada fundadora da Alquimia na Antiguidade; a ela atribui-se também a descoberta do ácido clorídrico. Ironia do destino, o desejo dos alquimistas de transmutar os metais tornou-se realidade nos nossos dias com a fissão e fusão nuclear. Alberto Magno (1193-1280), discípulo de Jordão da Saxonia, conseguiu preparar a potassa caústica. Foi o primeiro a descrever a composição química do cinábrio, do alvaiade, do minióe, do arsênio derivado do anidrido arsênico. Armando de Vilanova estudou a terebetina. cujo nome era oleum mirabile, a essência de rosa marinho, os ácidos clorídricos, sulfúricos e azóticos. Raimundo Lúlio, discípulo de Armando Vilanova, preparou o bicabornato de potássio descobrindo o ácido azótico e os calometanos. Paracelso, condiscípulo de Agripa, do alquimista Tritêmius, identificou o zinco sendo pioneiro na utilização medicinal dos compostos químicos. Henning Brand (1630-1710) descobriu o elemento químico fósforo, vendendo a "patente" a outro alquimista alemão Johann Daniel Kraft ( que tratou de sua produção e comercialização. Tomas de Aquino discípulo de Alberto Magno (1193-1280) escreveu largamente sobre o Arsênio. Roger Bacon (1214-1294) discípulo de Roberto de Grosseteste (1175-1253), escreveu um longo tratado sobre os metais. Gianbattista Della Porta (1535-1615) preparou o óxido de Estanho.O renascentista Basile Valetim descobriu os ácidos sulfúrico e clorídrico e dissertou sobre o Antimônio, o Vinho e a Aguardente (bebidas com alto teor de álcool). Andréas Libavius (1555-1615) produziu o acetato de chumbo e o sulfato de amônio, como também foi pioneiro nos processo químicos de destilação, filtração e sublimação. A psicologia moderna também incorporou muito da simbologia da alquimia. Carl Jung (1875-1961) reexaminou a simbologia alquímica procurando mostrar o significado oculto destes símbolos e sua importância como um caminho espiritual. Mas com certeza a maior influência da alquimia foi nas chamadas ciências ocultas. Não há ramo do ocultismo ocidental que não tenha recebido alguma ideia da alquimia, e que não a referencie. No entanto, os alquimistas tradicionais, "metálicos", continuam a existir e agora apresentam os seus trabalhos na Web, em sites, fóruns e blogs, incluindo fotografias das substâncias necessárias ou que vão obtendo, ou dos seus equipamentos, bem como os seus próprios comentários à obra de outros autores, clássicos e contemporâneos. Acima de tudo, a alquimia deixou uma mensagem poderosa de busca pela perfeição. Em um mundo tomado pelo culto ao dinheiro a à aparência exterior, em que pouco o homem busca a si próprio e ao seu íntimo, as vozes dos antigos alquimistas aparecem como um chamado para que o homem reencontre seu lado espiritual e superior; ou a que, na mais simples das análises, tenha um qualquer objetivo na vida, ainda que longínquo, através do viver uma aventura que se pode cumprir numa divisão esquecida da casa. Hoje em dia, a alquimia está voltando a se evidenciar no dia a dia das pessoas com best-sellers como a série de livros Harry Potter e outros como O Alquimista e O Código da Vinci; os mangás/animes Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist: Brotherhood (também, a seus quatro OVAs); além de outras obras, como Fera Ferida, uma novela televisiva, e em jogos, como Orychi, um RPG. Na novela Fera Ferida da Rede Globo de Televisão, o ator Edson Celulari interpretava um alquimista de nome Raimundo Flamel, em referência clara a Nicolas Flamel (1340-1418). Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o famoso alquimista Nicolas Flamel é evidenciado como descobridor e possuidor da Pedra Filosofal, em estudos em conjunto com o diretor Albus Dumbledore e nos livros aparece com 667 anos. Em O Código da Vinci ele é evidenciado como grão-mestre do Priorado de Sião, uma organização que tem como objetivo a proteção do Santo Graal e dos descendentes de Jesus Cristo. Paulo Coelho, o escritor brasileiro de maior sucesso internacional, também estudioso da alquimia, publicou vários livros que falam sobre o tema, especialmente O Alquimista, Brida, As Valkírias, dentre outras obras, onde temas da alquimia aparecem implícitos. Já o mangá/anime Fullmetal Alchemist, narra a história dos irmãos Edward Elric e Alphonse Elric, que depois de perderem o braço direito e a perna esquerda, e o corpo (respectivamente, Edward e Alphonse) partem em busca da Pedra Filosofal, a única capaz de recuperar o que foi perdido. Durante a série, diversas referências são mostradas, como Van Hohenheim, antigo alquimista, que no mangá é o pai dos garotos. Algumas das principais obras alquímicas: O Hevol Strondires de Ruviers Luks. O Arcano Hermético Jean D Espagnet (1564-1637). Anfiteatro da Sabedoria Eterna de Heinrich Khunranth (1560-1605). Atalanta Fugiens de Michael Mayer. Aurora Consungens de São Tomas de Aquino (1225-1274). A Aurora dos Filósofos de Paracelso (1493-1541). A Carruagem triunfal do Antimônio de Basílio valentim (1394). As Seis Chaves de Eudoxus (408-355). Coelum Philosophum de Paracelso. A Fabricação de Ouro Francis Bacon (1561-1626). O Parentesco dos Três de Wei Boyang (142 DC). Museu Hermético. Tábua de Esmeralda de Hermes Trimegisto. O Tratado Dourado de Hermes Trimegisto. Teoria e Símbolo dos Alquimistas de Albert Poisson (1868-1893). Mutus Líber de Eugene Canseliet (1899-1982). A Mistério das Catedrais da senhora Fulcanelli (1839-1953). É isso amigos. Abraço. Davi.

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