Judaísmo. www.pt.chabad.org.
CASAMENTO: DESTINO OU ACASO ? Quem é o Supremo Casamento. O casamento está
predestinado ou depende dos nossos esforços? Por um lado, ouvimos a ideia de
que o cônjuge de uma pessoa é bashert, pré-ordenado pela mão de D'us. Mas essa
crença levanta muitas dúvidas. Todos têm um bashert? Caso a resposta seja sim,
por que é tão difícil encontrar o parceiro, e por que tantos jamais conseguem?
Bashert é um absoluto inevitável, ou há exceções? Também ouvimos falar da
necessidade de exercer esforços (hishtadlut) para encontrar a alma gêmea: se um
casamento é predeterminado por decreto Divino, até que ponto o esforço e
decisão do ser humano participam do processo? O casamento é o tema fundamental
nas atuais porções da Torá. Primeiro – o casamento de Yitschac, descrito em
detalhes elaborados, como Avraham enviou seu servo para encontrar uma noiva
para Yitschac, concluindo com Rivka conhecendo e casando-se com Yitschac.
Então, a porção da semana passada, que termina com Yitschac e Rivka instruindo
Yaacov a ir procurar sua noiva. E a porção dessa semana elabora sobre a jornada
de Yaacov, sua busca e doloroso processo para descobrir sua alma gêmea, e
finalmente construir sua família em Charan. Desses episódios extraímos muitas
lições importantes sobre amor e casamento – mais relevantes hoje que nunca. Uma
das lições é a respeito da natureza do amor e o mistério de formar casais. No
contexto de Yaacov deixando Beersheva (a abertura da porção dessa semana) a fim
de encontrar uma esposa – o Midrash declara1: “O parceiro de casamento de
uma pessoa se origina de ninguém menos que D'us,” e cita fontes em todas as
três seções do Tanach. “Às vezes um homem vai até seu par designado (como
ocorreu com Yaacov); às vezes seu par designado vai até ele (como foi com
Yitschac).” O Midrash então continua2: Rabi Yehudah bar Simon abriu
[com o versículo] “D'us estabelece o solitário numa família”3. Uma matrona romana perguntou a Rabi Yosei bar
Chalafta: “Em quantos dias D'us criou Seu mundo?”
“Em seis dias,” ele respondeu.
“E o que Ele tem feito desde então?” perguntou ela.
“D'us senta e forma casais,” disse Rabi Yosei.
“Esta é a ocupação de D'us?” ela perguntou desdenhosamente. “Eu poderia fazer
isso também! Tenho um grande número de servos e servas e conseguiria formar
pares deles em uma hora!”
“Você poderia achar que é fácil, mas para D'us, é tão difícil quanto
partir o Mar Vermelho,” disse ele. Depois que Rabi Yosei saiu, a matrona formou
fileiras de seus servos, homens e mulheres, mil em cada fileira, e disse a
eles: “Este homem se casará com essa mulher,” formando os pares à medida que
caminhava pela fila durante a noite. Mas quando eles voltaram ao trabalho na
manhã seguinte, um tinha a cabeça ferida, outro estava sem um olho e um deles
tinha um pé quebrado. “O que está acontecendo aqui?” perguntou a patroa. “Eu
não quero esse aqui [como parceiro].” todos disseram. Ela dizendo “Eu não
ficarei com ele”, e ele dizendo: “Eu não ficarei com ela.” Ela foi até Rabi
Yosei e disse a ele: “Não há D'us como o seu D'us. Quando você me explicou que
D'us está ocupado formando pares, falou sabiamente.” O Talmud ecoa essa crença
declarando que antes de uma pessoa nascer D'us a designa para seu companheiro
ou companheira: “Uma voz celestial emerge e diz “essa mulher para esse homem.’”
Por outro lado, o Talmud declara que “um homem e uma mulher são combinados um
com o outro com base em seus méritos4. Como reconciliamos essas
duas posições: O casamento é projetado por decreto Divino ou é baseado nos
méritos e atos da pessoa? Há duas respostas: o Talmud explica que o “primeiro
par” é por decreto Divino, ao passo que o “segundo par” é baseado nos méritos
da pessoa5. E é por isso que “formar os
pares é tão difícil quanto abrir o mar,” porque uma combinação baseada nos
méritos exige um esforço especial para unir duas pessoas que a princípio não
eram naturalmente compatíveis6. Outro Talmud sugere uma
resposta diferente: Embora uma combinação natural seja inicialmente feita no
céu, a intervenção humana - prece - pode superar e mudar o decreto Divino (até
sobre a primeira “formação do par”). Assim, é permitido se comprometer com uma
mulher em Chol Hamoed por que talvez outro o faça antes dele” devido às suas
preces superando o decreto Divino7. No entanto, essas
declarações talmúdicas exigem explicação. Na verdade, as opiniões diferem no
significado da abordagem de nossos Sábios ao processo de formar os pares. Até e
frase “primeira combinação” e “segunda combinação” está sujeita à várias
interpretações. Significa primeiro e segundo casamento, ou como argumentam
outros “primeira combinação” é o par pré-ordenado Divinamente e “segunda
combinação” é aquela determinada pelos méritos. Eis aqui um sumário das várias
perspectivas e opiniões sobre como a intervenção humana desempenha um papel na
formação dos pares, indo de um extremo ao próximo.8 1 - O decreto Divino
pré-designa quem vai se casar com quem. A prece humana e o mérito somente podem
ajudar a apressar e facilitar o processo (e a prece de outro pode atrasá-lo por
algum tempo).9 Quando chega a hora de
casar, os parceiros irão se encontrar sem dificuldades. 2 - A prece pode anular
inteiramente o edito, e a pessoa encontrará uma nova alma gêmea (uma que não
foi decretada antes do nascimento).10 3 - Cada um tem o livre
arbítrio de casar-se ou não, mas depois que a escolha é feita, o parceiro será
aquele designado no céu (por meio de súplicas por misericórdia, outra pessoa
pode casar com ela primeiro, mas o casamento será temporário).11 4 - A voz Celestial não é um decreto, mas
meramente reflete a compatibilidade natural das almas. Sua natureza inerente os
predispõem - e facilita - escolher um ao outro. Mas eles não o fazem por livre
escolha: são guiados por D'us para se conhecerem baseados em seus méritos, não
por decreto pré-ordenado.12 5 - Todos os casamentos
dependem das ações de uma pessoa. A voz Divina refere-se à força de unir
matéria e forma, a alma e o corpo.13 6 - Segundo14 os escritos do Arizal15, a primeira vez que uma alma desce ao mundo,
“uma voz Celestial emerge e decreta: “A filha de fulano para beltrano.” Quando
chega o tempo do casamento, a oportunidade é imediatamente agarrada sem
estresse ou dificuldade. [Até aquela hora, é possível que ela irá ser a esposa
de outro homem, como foi o caso com Uriah e Batsheva16.] Às vezes, porém, a pessoa não merece e deixa
de casar com seu pretendido. [Naquele exemplo, outro que não tenha um parceiro
designado pode superá-lo pelos seus apelos por misericórdia17. Apesar disso, ele tem garantido um cônjuge
apropriado às suas ações. Às vezes uma alma passa por uma transformação (de má
à boa ou o oposto) e vai desprezar o par designado e casar com outro, pois não
é mais a mesma alma. Às vezes, a alma vai reencarnar para que possa casar com
seu designado. Às vezes, ele vai reencanar por outros motivos, mas como possui
muitos méritos, sua pretendida também reencarna com ele. Apesar disso, como ele
pecou e foi forçado a reencarnar, há forças que se opõem a ele e o impedem de
realizar aquele casamento. Isso está implicado na declaração: “Juntar
[parceiros de casamento] é tão difícil quanto abrir o Mar Vermelho”18. Se o parceiro designado da pessoa não
reencarna, ele é unido a uma alma feminina reencarnada que também não tem um
parceiro nesta encarnação. Portanto é muito difícil juntá-los pois têm uma
natureza diferente19. A mulher deve, porém, ser
compatível com ele na sua fonte20. Há algumas opiniões que
afirmam que se o pretendido não é forçado a reencarnar, o homem aceita a mulher
segundo seus esforços21. Portanto, os casamentos são
feitos no céu ou na terra? A resposta é em ambos. Como tudo na vida, somos
parceiros de D'us na criação. O Divino envia cada alma em sua jornada única
pela vida, e designa que alma pertence a cada uma. Mas nós seres humanos, através
de nossas escolhas e ações, podemos mudar o curso para o melhor (e também
infelizmente, para o pior). D'us criou seu mundo em seis dias. “E o que Ele tem
feito desde então? D'us Se senta e forma casais.” Casais tanto no sentido
literal: criar parceiros no casamento, e também casais no sentido mais amplo:
criando fusão e unidade num universo pluralista e fragmentado. Hoje não
precisamos ser lembrados sobre como é difícil criar e manter casamentos
saudáveis. Alguns sentem que é ainda mais difícil que partir o mar. porém,
temos na dura busca de Yaacov por uma esposa uma lição formidável em superar o
desafio de construir relacionamentos duradouros. A história é o melhor
professor: apesar dos duros desafios de Yaacov - trabalhar vinte anos(!) para
seu cruel e corrupto sogro Laban “durante o dia eu era consumido pelo calor
escorchante, e à noite pela geada, quando o sono era tirado dos meus olhos”22 - Yaacov conseguiu construir a melhor
família que jamais existiu: as doze tribos que dariam início à nação judaica, e
perpetuar a civilização mais nobre que mudaria para sempre a história, até o
dia de hoje! A jornada de Yaacov, orientada por D'us, para encontrar sua esposa
e construir uma família ensina, inspira e permite que cada um de nós encontre
sua alma gêmea. Por mais difícil que sua busca possa ser, saiba que o
envolvimento básico de D'us está em “formar pares”. E assim como Ele orquestrou
e guiou Yaacov (e antes, o casamento de Yitschac e Rivka) e os milhões de
casamentos que se formam - sem os quais não existiríamos hoje - D'us continua a
Se ocupar em formar pares atualmente. Mas os esforços de D'us exigem nossa
parceria. Por intermédio da nossa virtude e prece, sendo pessoas melhores,
engajamos D'us no misterioso e árduo processo de juntar as almas, numa linda
dança que tremula pelo cosmos e transforma o mundo e tudo que nos cerca. www.pt.chaba.org. Abraço. Davi
Nenhum comentário:
Postar um comentário