quinta-feira, 10 de março de 2016

Como Devo Ler um Sutta ou Sutra.



Budismo. Como devo ler um Sutta ou Sutra. Alguns princípios gerais. Não existe algo como uma tradução definitiva. Não esqueça que o Cânone em Pali foi registrado em Pali, não em Português. Nenhuma vez durante a sua carreira o Budha falou acerca de sofrimento ou iluminação, ele falava de coisas como Dukkha e Nibbana. Tenha em mente também que toda tradução primeiro para o inglês e depois para o Português foi filtrada e processada por um tradutor, alguém que está profundamente inserido na sua cultura em um momento particular no tempo, e cuja experiência e compreensão inevitavelmente irão colorir a tradução. (Traduções Britânicas dos Suttas feitas no final do século XIX início do século XX frequentemente nos soam pesadas e sombrias nos dias de hoje; daqui a cem anos, as traduções que desfrutamos hoje, também, sem dúvida, soarão arcaicas). Tradução é, o mesmo que a tentativa de um cartógrafo de representar a Terra redonda sobre uma superfície plana, uma arte imperfeita. Por essas razões, é melhor que você não se acomode totalmente com uma tradução em particular, quer seja de uma palavra ou de um Sutta inteiro. Só porque, por exemplo, um tradutor equipara Dukkha com sofrimento ou Nibbana com libertação, não significa que você deve aceitar essas traduções como verdades absolutas, tome-as por base. Conceda espaço suficiente para que o seu entendimento mude e amadureça, e cultive a disposição de considerar traduções alternativas. Talvez, ao longo do tempo, suas próprias preferências irão mudar (você pode, por exemplo, achar estresse e extinção mais úteis). Lembre-se de que qualquer tradução é somente uma muleta conveniente, porém provisória, que você precisa usar até que você alcance um entendimento direto das ideias que ela descreve. Se você quer levar realmente a sério o entendimento do que os Suttas contêm, você terá de enfrentar o desafio e aprender algo de Pali. Porém existe um método melhor: leia as traduções e coloque os ensinamentos nelas contidos em prática até que você obtenha os resultados prometidos pelo Budha. O domínio do Pali não é, felizmente, um pre requisito para a Iluminação
Nenhum sutta contém todos ensinamentos. Para colher os maiores benefícios do Cânone explore muitos Suttas diferentes, não selecione apenas alguns. Os ensinamentos acerca da atenção plena por exemplo, embora de grande valor, representam uma pequena porção dos ensinamentos do Budha. Como princípio geral, sempre que você achar que entendeu os ensinamentos do Budha, é um bom sinal de que está na hora de procurar ir um pouco mais fundo. Não se preocupe se um sutta contém ou não as palavras tal como foram ditas pelo Buda histórico.
Não há maneira de provar isso.
Leia os Suttas, coloque os ensinamentos em prática da melhor maneira possível e veja o que acontece.
Você não tem nada a perder.
Se você gostou de um Sutta leia-o de novo.
Às vezes você encontrará um Sutta que irá agarrar a sua atenção de alguma maneira a primeira vez que você o ler.
Confie nessa sua reação e leia-o outra vez; significa que o Sutta tem algo de valioso para lhe ensinar e de que você está maduro para receber esses ensinamentos.
De tempos em tempos releia os Suttas que você se recorda de ter gostado quando leu alguns meses ou anos atrás. Você irá descobrir neles nuanças que não havia notado antes.
Se você não gostou de um Sutta leia-o outra vez.
Às vezes você encontrará um Sutta que é simplesmente irritante.
Confie nessa sua reação, isso significa que o Sutta possui algo de valioso para lhe ensinar, embora talvez você ainda não esteja plenamente preparado para assimilá-lo.
Faça uma marcação nesse sutta e coloque-o de lado por enquanto.
Retorne ao Sutta após algumas semanas, meses ou mesmo anos.
Tarde ou cedo você irá se identificar com ele.
Se um sutta é maçante, confuso ou inútil, simplesmente coloque-o de lado. Dependendo dos seus interesses no momento e da profundidade da sua prática, você pode achar que um determinado Sutta simplesmente não faz sentido ou parece totalmente entediante e maçante. Simplesmente coloque-o de lado e tente um outro. Continue tentando até que você encontre um que faça uma conexão direta e pessoal.

Um bom sutta é aquele que o inspira a parar de lê-lo. A razão para leitura de Suttas é para inspirá-lo (a) a desenvolver o entendimento correto, viver uma vida correta e meditar corretamente. Então, se enquanto você estiver lendo, você sentir um desejo de parar de ler e ir sentar-se em um canto calmo, com os olhos fechados, e dar atenção à respiração, faça-o! O Sutta terá dessa forma realizado o seu propósito. O Sutta lá estará quando você retornar mais tarde.
Leia o sutta em voz alta do começo ao fim. Isto auxilia de várias formas: força-o (a) a ler cada palavra do Sutta, proporciona a oportunidade de praticar a linguagem correta, e proporciona aos seus ouvidos a experiência de ouvir o Dhamma.
Ouça os ensinamentos em diferentes níveis. Muitos Suttas oferecem ensinamentos em muitos níveis ao mesmo tempo, e é bom desenvolver a sensibilidade para isso. Por exemplo, quando o Budha explica para um discípulo as minúcias da linguagem correta, note como ele mesmo (o Budha) usa a linguagem [MN58].
Não ignore as repetições. Muitos Suttas contêm passagens repetidas. Leia o Sutta como você leria uma peça musical: quando você canta ou ouve uma música, você não pula o refrão; da mesma forma, quando você lê um Sutta, você não deveria pular os refrões. Como na música, os refrões nos Suttas freqüentemente têm pequenas e inesperadas porém importantes variações que você não deve perder.
Discuta o Sutta com seus amigos. Compartilhando as suas observações e reações com um amigo, ambos podem aprofundar o entendimento acerca do Sutta. Pense em formar um grupo de estudos dos Suttas. Se você tem dúvidas persistentes acerca de um Sutta, pergunte a um mestre experiente em quem você confia. Se possível consulte monges (as) mais experientes pois o ponto de vista único acerca dos ensinamentos que eles têm poderá auxiliar a esclarecer os gargalos de confusão.
Questões para Ter em mente Quando você lê um Sutta tenha em mente que está ouvindo o Budha enquanto ele ensina outra pessoa. Ao contrário de muitos contemporâneos do Budha de outras tradições espirituais que frequentemente aderiam a uma doutrina fixa quando respondiam a todas as questões [AN X.93], o Budha adequava os princípios básicos dos seus ensinamentos para atender as necessidades particulares do seu público. É portanto importante desenvolver uma sensibilidade para o contexto do Sutta, para identificar de que maneira a situação dos ouvintes do Budha tem alguma semelhança com a sua, de forma que você possa medir de que forma aplicar as palavras do Budha à sua própria situação. Pode ser útil manter algumas questões presentes na sua mente enquanto você lê, tanto para auxiliá-lo (a) a entender o contexto do Sutta e para ajudá-lo (a) a captar os diferentes níveis de ensinamentos que freqüentemente estão ocorrendo ao mesmo tempo. Lembre-se, essas questões não têm o propósito de transformá-lo (a) em um acadêmico; elas simplesmente tem o objetivo de facilitar que cada Sutta ganhe vida para você.
Qual é a ambientação? Na maioria dos suttas o parágrafo de abertura (Assim ouvi) define o cenário do Sutta. Ele acontece em um vilarejo, em um monastério, na floresta? Qual é a estação do ano? Quais eventos estão ocorrendo como pano de fundo? Fixando esses detalhes na sua mente ajudará a lembrar que esse sutta descreve eventos reais que ocorreram a pessoas de verdade, como você e eu, e assim pode auxiliar o sutta a ganhar vida.
Qual é a estória? Um Sutta pode oferecer muito pouco em termos de narrativa [AN VII.6], enquanto que outro pode estar repleto de emoção e drama, em certas ocasiões parecendo mesmo uma breve estória [Mv X.2.3-20]. Como o enredo da estória por si mesmo reforça os ensinamentos apresentados no Sutta?
Quem inicia os ensinamentos? É o Budha quem toma a iniciativa [AN X.69], ou outra pessoa se dirige a ele com perguntas [DN 2] Se for outra pessoa existem premissas ou atitudes por trás das questões que não foram ditas ? Alguém se dirige ao Buda com a intenção de derrotá-lo em um debate [MN 58]? Essas considerações podem lhe dar uma ideia da motivação que está por detrás dos ensinamentos, e a receptividade do ouvinte às palavras do Budha. Com que atitude você toma contato com esses ensinamentos?
Quem está ensinando?
É o Budha [ [SN XV.3], um de seus discípulos SN [XXII.85], ou ambos [SN XXII.1]? Ele ou ela é ordenado (a) SN [XXXV.191] ou um leigo [ [AN VI.16]? Qual é a profundidade de entendimento de quem está ensinando ( isto é, se trata apenas de um Anagami [AN VI.16], ou é um Arahant [Thig V.4 ]? Embora possa ser difícil identificar isso apenas com a leitura do Sutta, tendo alguma ideia do histórico do mestre e suas credenciais pode ajudar a medir o nível dos ensinamentos que são oferecidos. Comentários e discussões com membros da Sangha ou acadêmicos podem ajudar nesse caso.
A quem se dirigem os ensinamentos? É para um monge[SN XXXV.85], monja [SN XXXV.85], ou um discípulo leigo? Se trata de uma grande assembleia [MN 118] ou um indivíduo [AN IV.184]? Ou são seguidores de uma outra religião [MN 57]? Qual é a profundidade do seu entendimento? Se a audiência está composta de Anagamis buscando o estado de arahants, os ensinamentos apresentados poderão ser significativamente mais avançados do que se a audiência nunca teve nenhum contato anterior com os ensinamentos do Buda [AN III.65]. Isto pode ser útil para identificar a adequação dos ensinamentos para o seu caso.
Qual é o método de apresentação? Se trata de uma palestra formal [SN LVI.11], uma sessão de perguntas e respostas  (SnV.6), o recontar de uma antiga estória [AN III.15], ou simplesmente um verso inspirado [Thig 1.11]? O mestre está transmitindo suas instruções somente através do conteúdo dos ensinamentos (SN XII.2) ou a maneira como ele está tratando os ouvintes também faz parte da mensagem [MN 57]? A grande variedade de estilos de ensino empregados pelo Budha e pelos seus discípulos mostra que não existe um método fixo de ensinar o Dhamma; o método empregado depende das exigências de uma situação em particular e da maturidade espiritual da audiência.
Qual é o ensinamento básico? De que forma o ensinamento se encaixa com o sistema triplo progressivo de treinamento do Budha: o foco principal está no desenvolvimento da virtude [ MN 61 ], concentração [ AN V.28 ], ou sabedoria [ MN 140 ]? A apresentação é consistente com o que está contido em outros suttas ( ex. Sn II.14 e DN 31)? Como esses ensinamentos se encaixam no seu modelo dos ensinamentos do Budha? Se encaixa bem no seu entendimento anterior, ou questiona algumas das suas suposições básicas acerca do Dhamma?
Como é a conclusão? O ouvinte alcança o Despertar exatamente ali e naquele momento  (SN XXXV.28), ou demora algum tempo após ouvir os ensinamentos (MN 57) ? Alguém se "converte" ao caminho do Budha como aquele evidenciado pela passagem " Magnifico! Magnifico! Como se tivesse colocado em pé o que estava virado para baixo..."  (AN IV.111)? À vezes o simples ato de apagar uma vela é suficiente para resultar no Despertar da pessoa [Thig V.10], às vezes o próprio Buda não pode fazer nada para que alguém supere o seu kamma  (DN 2). As conclusões variadas dos Suttas servem para ilustrar o poder e a complexidade extraordinários da lei do kamma.
O que este sutta tem para me oferecer ? Esta é a pergunta mais importante de todas, porque ela desafia você a levar o sutta a sério. Afinal, é o coração que tem que ser transformado por esses ensinamentos, não o intelecto. Enquanto você lê um Sutta, pergunte a si mesmo: Eu me identifico com alguma das situações ou personagens no Sutta? As questões colocadas ou os ensinamentos apresentados são relevantes para mim? Quais lições posso aprender do sutta? Tenho dúvidas sobre se sou realmente capaz de fazer o que o Buda pede no Sutta, ou tenho uma confiança ainda maior? Qualquer que seja a mensagem positiva que você encontrou no sutta, qualquer que seja o sabor gratificante que restou, permita que eles cresçam e se desenvolvam ao longo da sua prática de meditação e na sua vida. Não tente equacionar ou realizar um Sutta como se fossem palavras cruzadas. Dê tempo ao tempo para que ele amadureça na sua mente. Ao longo do tempo, as ideias, impressões, e atitudes transmitidas pelo sutta irão gradualmente filtrar para a sua consciência, influenciando a maneira como você vê o mundo. Um dia você poderá estar no meio de uma experiência corriqueira quando de repente a lembrança de um sutta que você leu a muito tempo virá à mente, trazendo consigo um poderoso ensinamento do Dhamma que é perfeitamente adequado para aquele momento. Para facilitar esse processo, pode ser de grande ajuda você criar um espaço para os Suttas. Não comprima a leitura dos suttas juntamente com suas outras atividades e não leia demasiado suttas de uma só vez. Faça do estudo dos Suttas uma atividade especial, contemplativa. Também deve ser uma atividade agradável. Se você achar que está se tornando árida e irritante, simplesmente ponha de lado e tente novamente após alguns dias , semanas ou meses. Após ler um Sutta, não retorne imediatamente às suas atividades; tome algum tempo para fazer um pouco de meditação da respiração, dando uma oportunidade para que o seu coração se acalme de forma que possa absorver mais inteiramente os ensinamentos. Como a meditação, a leitura de suttas é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Conceda-se tempo suficiente para pacientemente desenvolver essa habilidade. http://www.nossacasa.net/shunya. Abraço. Davi.

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