Hinduísmo. www.pt.krishna.com. Por Giridhari Das.
OS QUATRO PRINCÍPIOS. É um fato científico que aquilo que ingerimos, aquilo que
fazemos e nosso ambiente afeta nosso estado mental, nossa consciência. As
práticas de bhakti agem no nível mais sutil de todos, o nível espiritual. Temos
que nos situar de tal forma a aumentar nossa capacidade de agir nesse nível. Para
realizar alguma prática qualquer apenas com o corpo material basta ter certeza
que estamos fisicamente capazes para tal. Para realizar alguma prática mental,
precisamos nos certificar que nossa mente não está excessivamente agitada ou
perturbada. Estudos mostram que em empresas onde são minimizadas as
preocupações dos empregados ao oferecer, por exemplo, um ambiente tranqüilo de
trabalho, creches e seguro saúde, o trabalhador rende muito mais, tanto
qualitativa quanto quantitativamente. Para realizar práticas intelectuais,
ainda mais preparo externo é necessário e ainda mais fatores podem atrapalhar
sua realização. É comum ouvirmos falar que escritores se refugiam em solitários
e distantes locais para realizarem seu trabalho. Assim, da mesma forma, temos
que tomar cuidados para criar, em nossas vidas, condições favoráveis para
praticar atividades ainda mais sensíveis, mais sutis, que as intelectuais, que
são as práticas espirituais. Os Vedas explicam que a realidade
material é composta de uma combinação de três gunas (termo que
é traduzido como modos), da mesma forma que todas as cores são compostas da
combinação das três cores primárias. Os três modos são denominaddos de
bondade, paixão e ignorância. Tudo que existe é um resultado de uma específica
combinação desses modos. Lembre-se que estamos falando aqui de algo muito mais
elementar que átomos ou mesmo ondas de energia. Basicamente, bondade é aquilo
ligado a paz, conhecimento, tranquilidade, pureza, compaixão, benevolência,
etc; paixão é aquilo ligado a criação, a conquista, a busca do prazer
sensorial, etc.; ignorância é aquilo ligado a ilusão, sujeira, sofrimento,
escuridão, maldade, etc. O assunto dos modos é de máxima importância, tanto que
uma boa parte do Bhagavad-gita é destinado a esse assunto. É
um assunto complexo e não é nosso objetivo tentar explicá-lo aqui. Para isso
serve o item um das práticas de bhakti-yoga. O que precisamos
entender, porém, é que devemos buscar o modo da bondade para criarmos as
condições mais favoráveis à prática de bhakti. Vamos aqui descrever
quatro princípios básicos e suas predominantes regras que devem ser seguidos
para garantir essas condições, mas é importante salientar que devemos entender
o conceito por trás desses princípios. Devemos ficar sempre atentos ao dominante
modo da natureza material com o qual estamos em contato, buscando sempre o modo
da bondade, evitando o modo da paixão (que nem sempre é possível de acordo com
o tipo de vida que temos, nossa profissão, etc.) e certamente ficando longe do
modo da ignorância. Lembre-se também que essas não são pré-condições para a
prática de bhakti! São princípios que irão abrir seu caminho
espiritual, fortalecer sua capacidade de praticar bhakti, garantir
sua permanência em estados de consciência progressivamente mais elevados. Os
quatro princípios: 3.1 Não violência — Não comer nenhum tipo de
carne, peixe ou ovos. Como mencionado acima, uma das práticas mais
importantes de bhakti é comer apenas prasadam. O
que dizer do ato de matar um animal (ou qualquer criatura) inocente, os
cadáveres de animais em si estão no modo da ignorância, por serem coisas
essencialmente em putrefação. Assim sendo, Deus não aceita esse tipo coisa.
Portanto, acima de tudo, evitamos o consumo de qualquer tipo de carne, peixe e
ovos porque não devem ser oferecidos a Deus e assim não podem se tornar prasadam.
Além dessa consideração, é óbvio que a matança indiscriminada de animais
inocentes, muitos com consciências bastante desenvolvidas, emoções, conceitos
de família, amigos, etc., apenas para degustar o sabor de seu cadáver, é algo
bastante violento, grosseiro e imoral. Mesmo para aqueles que não têm muita
sensibilidade espiritual, ética e moral, o consumo de animais também traz desastrosas
consequências dos pontos de vista ecológico, físico e econômico. Para aqueles
que ainda não compreenderam os múltiplos efeitos perversos do consumo de
animais, cabe pesquisar o assunto seriamente — existe farto material sobre o
assunto na Internet, em livros e revistas. 3.2 Austeridade — Não se
intoxicar, evitando todo tipo de droga, inclusive cigarros, bebidas e cafeína. Drogas,
como se sabe, afetam sua mente, distanciando-a da realidade. Inclusive sabe-se
que a maioria dos usuários de drogas deseja justamente fugir da realidade, que
é compreensível visto que a vida no mundo material pode ser muito desagradável.
Porém, devemos é nos libertar do conceito material que nos traz tanto
sofrimento, elevando nossa consciência à plataforma divina, e não a afundando
num escuro poço de ilusão. Já nos encontramos num estado distante da suprema
realidade espiritual, confusos sobre nossa real identidade e propósitos da
vida. Obviamente então o consumo de substâncias que irão piorar essa situação
não pode nos trazer qualquer benefício. Por estimularem a ilusão, drogas também
estão no modo da ignorância e, assim, como tudo mais no modo da ignorância, são
altamente prejudiciais ao seu progresso espiritual (como também seu bem-estar
físico, mental e emocional). Não é necessário descrever aqui os terríveis
resultados do consumo de drogas e cigarros, já amplamente conhecidos.
Infelizmente os nocivos efeitos do álcool são menos conhecidos, mas basta ver
as estatísticas e pesquisas para sentir seu impacto destrutivo tanto na
sociedade (violência, acidentes de trânsito, etc.) como no corpo (danifica
todos os órgãos do corpo, envelhecimento, etc.). 3.3 Veracidade — Não
se envolver com jogos de azar. Por trás de todo jogo de azar, apostas,
etc., está a enganação, a trapaça. O governo lhe fala para você apostar seu
valioso dinheiro para concorrer a uma chance de ganhar uma fortuna na loteria.
Claro que quem vai realmente ganhar a fortuna é o governo e você será o
enganado. Mesmo se ganhar, estará apenas dividindo com o governo o resultado de
uma grande trapaça envolvendo milhões de pessoas. O mesmo vale para todos jogos
de azar. Além do mais, o jogo de azar agita muita a mente. Nos tira
completamente da paz e seriedade necessários para praticarmos bhakti.
O jogo de azar é tão maléfico que existem muitos viciados, cujas vidas foram
totalmente destruídas pelo jogo. 3.4 Pureza — Não praticar o sexo
irrestrito. O sexo por mero prazer é chamado por Srila Prabhupada como
sexo ilícito, é considerado contra as leis de Deus, e gera todo tipo de
problema para os indivíduos e a sociedade como um todo. O sexo irrestrito é uma
atividade inteiramente mundana, diretamente ligada a seu corpo e não a seu real
estado como alma espiritual; portanto, é um grande obstáculo a vida espiritual
e a principal razão pela qual continuamos presos no mundo material. O ponto
fundamental é entender que o sexo por prazer é um ato material, não espiritual.
Apenas o sexo que tenha como objetivo trazer ao mundo devotos de Deus, numa
estrutura familiar estável (casamento), é um ato verdadeiramente espiritual.
Tendo dito isso é compreensível que para aqueles que não estão na plataforma de
pura espiritualidade haja a necessidade de praticar o sexo apenas por prazer. O
fato de isso ser compreensível não o torna louvável nem deve servir de ímpeto
para livremente engajarmos na prática sexual por prazer. Devemos, sim,
seriamente nos engajarmos em serviço devocional, nas várias práticas de bhakti-yoga,
com cada vez mais afinco, dedicação e qualidade, com o sincero e intenso desejo
de um dia nos situar na plataforma de eterna bem-aventurança e conhecimento,
livre das contaminações da natureza material, livre não só de luxúria (que é em
última análise o desejo egoísta de controlar e desfrutar de alguém, de várias
pessoas, ou mesmo de alguma situação), mas também das demais má qualidades que
manifestamos na plataforma condicionada material, como orgulho, intolerância,
ganância, raiva, inveja, etc. www.pt.khrisna.com. Abraço. Davi
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