Islamismo. www.arresala.org.br.
Por Ahmed Ismail. A VERDADEIRA DIMENSÃO DA FÉ. Diz
DEUS, O ALTÍSSIMO em seu sagrado ALCORÃO: “CHEGASTE A TÍ A HISTÓRIA DE MOISÉS,
QUANDO CHAMADO POR SEU SENHOR NO VALE SAGRADO DE TAWA E LHE DISSE: IDE AO
FARAÓ, POIS EM VERDADE É UM REBELDE E DIZ-LHE: ACASO TE ENCAMINHARÁS À
PURIFICAÇÃO E TE ORIENTARÁS PARA TEU SENHOR E TEMERÁS?” (C.79 – V.18 e 19). Compreendemos
com estes versículos que a missão dos enviados de DEUS foi a convocação à senda
da retidão, a senda da purificação pelo arrependimento, a busca da orientação
divina. Os mensageiros de Deus jamais convocaram os humanos a adotarem uma mera
convenção criada pelos homens, quer seja uma organização, igreja ou seita. ISLAM
(submissão a vontade de DEUS) não se assemelha a participar ou adotar esta ou
aquela orientação religiosa, frequentar este ou aquele templo, uma vez que a
convocação dos profetas é a adoção à FÉ MONOTEISTA, o sincero arrependimento e
a submissão voluntária às ordens de DEUS, ou seja, a devoção conforme a
orientação fiel e correta revelada por DEUS. O que também consiste no abandono
das distorções forjadas pelos demônios dentre os gênios e os humanos; o
politeísmo, a idolatria e os desvios que acorrentam a humanidade à ignorância
espiritual. A questão é que todo ser humano tem a liberdade para buscar a
orientação à senda reta ou negar-se a isso. O princípio da razão que nos orienta
nessa questão é o de que Deus é o Senhor de todas as coisas, não tem nenhuma
necessidade enquanto nós, os seres humanos, dependemos em tudo Dele e carecemos
de sua Orientação para que possamos guiar nossa vida pelo caminho da felicidade
neste mundo e no além. De modo que essa mensagem (ISLAM) é antes de tudo fruto
da misericórdia e bondade infinitas de DEUS para com a humanidade e a concedeu
como uma oportunidade de remissão ao gênero humano. A orientação divina é para
a felicidade e o bem do homem , não para sobrecarregá-lo ou puni-lo. Assim, é
pois, que o primeiro passo é reconhecer que como humanos, somos nós que
necessitamos de orientação e luz para encontrar o caminho e somos nós que
precisamos da graça e da misericórdia de DEUS ao passo que ele, o Senhor do
universo é auto suficiente; a devoção, as preces, os jejuns, as caridades de
toda a humanidade não lhe acrescentam em coisa alguma. Diz Deus, o Altíssimo no
sagrado Alcorão: “EIS QUE VOS CHEGOU AS EVIDÊNCIAS DE VOSSO SENHOR, QUEM AS
OBSERVE SERÁ EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E QUEM NÃO O FAÇA, SERÁ EM SEU PRÓPRIO
PREJUÍZO.” (C.6 – V.104). A fé que esta mensagem provém de DEUS é condição
fundamental para que pela misericórdia divina alguém seja orientado para a
senda da verdade como evidencia o sagrado Alcorão: “DEUS É O GUARDIÃO DOS QUE
CRÊEM, É QUEM OS TIRA DAS TREVAS E OS CONDUZ A LUZ, AO CONTRÁRIO, DOS QUE
DESCRÊEM OS GUARDIÕES SÃO OS SEDUTORES (DEMÔNIOS) QUE OS ARRASTAM DA LUZ PARA
AS TREVAS…”(C.2 – V.257) Essa fé deve se pautar em sinceridade de intenção e devoção
autêntica, livre de simulações pois DEUS conhece o coração dos humanos e ele
decerto guia a quem lhe apraz e desvia a quem lhe apraz. Como segunda condição
está a fé integral em todos os profetas de DEUS; evidencia o Alcorão: “POR
CERTO QUE QUEM NEGA DEUS E SEUS MENSAGEIROS PRETENDEM SEPARÁ-LO DE SEUS
MENSAGEIROS E DIZEM; CREMOS EM ALGUNS E NEGAMOS OUTROS E COM ISSO TEMOS
PREPARADO PARA ELES UM CASTIGO IGNOMIOSO”. (C.4 – V.150 e 151) Esses versículos
foram revelados sobre os judeus e cristãos que por se apegarem as crenças
errôneas de seus sacerdotes e por não desejarem sinceramente submeter-se a
DEUS, logo não tendo verdadeira fé; afirmavam sua descrença ora em JESUS(as)
ora em MOHAMMAD(SAAW) crendo que poderiam por meio disso ludibriar a DEUS. Alguém
que adote tal posição não encontrará a orientação divina,pois não a encontra
senão aquele que sinceramente a busque. Diz DEUS O ALTÍSSIMO NO SAGRADO
ALCORÃO: “APARTAREI DE MEUS VERSÍCULOS A QUEM SE ENCHER DE SOBERBA SEM RAZÃO NA
TERRA E AINDA QUE VEJA TODO PRODÍGIO NÃO CRERÁ NELE E AINDA QUE VEJA A SENDA DA
RETIDÃO, NÃO A ADOTARÁ POR GUIA, AO INVÉS DISSO, SE VER A SENDA DO ERRO, A
TOMARÁ POR GUIA. ISTO PORQUE DESMENTIU NOSSOS VERSÍCULOS E SE AFASTOU DELES”.
(C.7 – V.146). A humildade perante a mensagem divina é outra condição
fundamental para o humano. Há os que levados pelo orgulho colocam-se numa
posição de importância diante de DEUS e inclinados a manter-se no erro renegam
o ISLAM em seus corações afastando-se do que poderia conduzi-los a retidão,
adotam desculpas e subterfúgios e mesmo apontam os erros alheios como se isso
pudesse isentá-los de sua própria responsabilidade e obediência para com DEUS. Diz
DEUS O ALTÍSSIMO NO ALCORÃO: “NÃO CRIEI OS GÊNIOS E OS HUMANOS SENÃO PARA QUE
ME ADORASSEM”. (C.51 – V.56). Pelo orgulho Satã rebelou-se e seduz os humanos
para que façam de suas paixões seus ídolos desprezando a obediência e
escolhendo manter a fidelidade a seus costumes desconsiderando as leis divinas.
DIZ DEUS O ALTÍSSIMO NO ALCORÃO: “E QUANDO SE LHES DIZ SEGUE O QUE DEUS TEM
REVELADO, DIZEM: SEGUIREMOS O QUE VIMOS A PRATICAR NOSSOS PAIS COMO SEGUIRIAM
TAL QUANDO SATÃ OS INDUZ AO CASTIGO DO TÁRTARO (FOGO INFERNAL)?” (C. 31 –
V.121) A estes, a senda da salvação é selada e são entregues aos seus próprios
caprichos e paixões e aos sedutores (os demônios entre os gênios e os humanos)
que os iludem com falsas doutrinas a cerca de DEUS e todo tipo de
mistificações. Declara DEUS o ALTÍSSIMO no ALCORÃO: “É O ALCORÃO ORIENTACÃO E
CURA PARA OS QUE CRÊEM PORÉM OS DESCRENTES ESTÃO ENSURDECIDOS E É
INCOMPREENSÍVEL PARA ELES COMO SE LHES CHAMASSEM DE UM LUGAR DISTANTE”. (C.41 –
V.44) E ainda: “HAVERÁ ALGUÉM MAIS INÍQUO DO QUE QUEM QUANDO É EXORTADO COM OS
VERSÍCULOS DE SEU SENHOR OS DESDENHA ESQUECENDO O QUE COMETE? POR CERTO QUE
SELAMOS SUAS MENTES E ENSURDECEMOS SEUS OUVIDOS PARA QUE NÃO O COMPREENDAM E
AINDA QUE OS CONVIDE A RETIDÃO JAMAIS SE ENCAMINHARÃO”. (C.18 – V.57) Estes,
abdicam da razão e tentam encontrar atalhos adotando crenças forjadas pelos
homens na ilusão de que DEUS lhes aceitará as obras e a fé que julgam e
declaram ter. Desde que nem MOISÉS (A.S.), nem ABRÃAO (A.S.), nem JESUS (A.S.)
ou qualquer outro mensageiro jamais fundaram igrejas ou seitas e nem pregaram
algo senão a fé monoteísta e a submissão a DEUS (ISLAM) declara O ALTÍSSIMO no
ALCORÃO: “E QUEM QUER QUE ADOTE OUTRO CULTO, QUE NÃO SEJA O ISLAM (SUBMISSÃO)
JAMAIS LHE SERÁ ACEITO E NA OUTRA VIDA SE CONTARÁ ENTRE OS DESVENTURADOS.” (C.3
– V.85). E DEUS por amor as suas criaturas enviou seus profetas como
admoestadores para alertar os humanos e em seu ALCORÃO aconselha-os para que
não promovam sua própria ruína e diz: “E NÃO SEJAIS COMO AQUELES QUE DIZEM:
ESCUTAMOS! QUANDO NA REALIDADE NÃO OUVEM PORQUE AS PIORES CRIATURAS AOS OLHOS
DE DEUS SÃO OS SURDOS E MUDOS QUE NÃO RACIOCINAM.” (C.8 – V.21 e 22). Todavia
aquele que se dirige a DEUS com o coração sincero e humilde se guiará à
purificação, à adoção do ISLAM e ao temor. Àquele que o fizer, o ALCORÃO será
orientação e DEUS lhe concederá a compreensão e assim DEUS diz: “ESTE ALCORÃO É
UMA DECLARACÃO PARA A HUMANIDADE, GUIA E EXORTAÇÃO PARA OS TEMENTES.” (C.3 –
V.138) Para esses, a senda reta se torna clara em amor, justiça, caridade,
devoção, afastamento do mal e do que DEUS decretou como ilícito. Disse o
profeta MOHAMMAD (S.A.A.S.): “ADORA O TEU SENHOR COMO SE O VISSE POIS NA
VERDADE ELE O VÊ”. Em nossa curta existência neste mundo ambicionamos muitas
coisas, acalentamos sonhos e esperanças, isso faz parte da natureza humana. O
bom senso está em desejar o melhor, não apenas naquilo que a morte tirará de
nós, mas também almejar a bem-aventurança eterna que DEUS nos oferece por sua
misericórdia. Queira DEUS incluir-nos entre os que raciocinam e se esforçam
pelo melhor. DIZ DEUS O ALTÍSSIMO NO ALCORÃO: “ESTE É O LIVRO NO QUAL NÃO HÁ
DÚVIDA, ORIENTAÇÃO PARA OS TEMENTES, OS QUE CRÊEM NO INVISÍVEL, QUE CUMPREM A
PRECE E CONCEDEM DAQUILO COM QUE LHES AGRACIAMOS. OS QUE CRÊEM NO QUE LHE FOI
REVELADO E NO QUE FOI REVELADO ANTES DE TÍ, ESTES SÃO OS GUIADOS POR SEU SENHOR
E ESTES SÃO OS VITORIOSOS (BEM AVENTURADOS).” (C.2 – V.2 a 5). O conjunto
desses versículos sagrados apresenta-nos a autêntica natureza da fé, tal como é
requerida por DEUS de suas criaturas. Aqui a divina orientação nos orienta no
sentido de compreendermos a abrangência da fé em todas as suas características.
A humanidade no decorrer dos tempos gerou inúmeras concepções de fé. As mais
variadas culturas e religiões têm enfatizado e propagado diversos pontos de
vista quanto ao que é a fé, entretanto, os pontos de vista humanos não são
absolutamente confiáveis e a mensagem divina se fundamenta no CONHECIMENTO
SUPERIOR que emana de DEUS revelado aos profetas e enviados afim de orientar o
homem naquilo em que as opiniões e crenças humanas são incapazes de definir. A
razão fundamental da profecia e das escrituras divinas é exatamente essa:
trazer a luz à compreensão humana para guiá-la em direção a verdade. DIZ O
ALTÍSSIMO: “ESTE É O LIVRO NO QUAL NÃO HÁ DÚVIDA, ORIENTAÇÃO PARA OS TEMENTES…”
DEUS EXALTADO SEJA declara pois sua orientação divina por esse ALCORÃO
afirmando a integridade dessa mensagem e dessa escritura e sua distinção no que
diz respeito a isenção de quaisquer contradições. O Alcorão que ao contrário
das escrituras sagradas anteriores que se destinavam a um determinado povo e
que foram vigentes por um determinado período ou época, se destina a toda
humanidade e é Lei Divina até o dia do juízo, como tal é uma mensagem clara,
compreensível para todos os povos e níveis de intelecto humano. Imam Ali (A.S.)
narra que o Mensageiro de DEUS (S.A.A.S.) lhe disse: “ELE (O ALCORÃO) É A
DECLARAÇÃO QUE SEPARA O CERTO DO ERRADO, É UMA PALAVRA DECISIVA, NÃO ALGO
VÃO.(…) E A PESSOA QUE BUSCA A ORIENTAÇÃO DIVINA EM QUALQUER LUGAR QUE NÃO SEJA
NO ALCORÃO SERÁ DESVIADO POR DEUS”. “E DEUS O MAJESTOSO afirma que esse Alcorão
é orientação para os tementes. Ou seja, para os que sejam sinceros em sua busca
e que reconheçam a autoridade Divina sobre o homem, esse Alcorão o guiará na
senda divina, se tornará luz em sua vida em todos os assuntos. De maneira que o
temor a DEUS é uma das características da fé, uma crença desprovida desse temor
é incapaz de chegar a verdade, tal crença é guiada pelo orgulho e pelo apego ao
erro e por essa razão o Alcorão se torna incompreensível para aqueles que não
são tementes. E DIZ O ALTÍSSIMO: “OS QUE CRÊEM NO INVISÍVEL, QUE CUMPREM A
PRECE E CONCEDEM DAQUILO COM QUE LHES AGRACIAMOS”. Nesse versículo sagrado 3
componentes da fé são destacados. O primeiro deles é a crença no invisível. O
termo “ghaibi” (o que está oculto) refere-se a realidade transcendente que está
além dos sentidos humanos exatamente para que o coração humano seja testado.
Portanto, a fé ou crença no que se vê não é absolutamente fé. Comumente as
pessoas que afirmam crer são as que baseiam sua crença em algum sinal, benção
recebida ou o que julgam como tal, perante DEUS essa crença não é fé. O Alcorão
cita essa característica humana com essas palavras: “QUANTO AO HOMEM, QUANDO
SEU SENHOR O TESTA, HONRANDO-O E AGRACIANDO-O, DIZ ; MEU SENHOR ME HONRA !
PORÉM QUANDO O PROVA, RESTRINGINDO A SUA GRAÇA, DIZ : MEU SENHOR ME AFRONTA!”
(C.89 – V.15 e 16). Essa crença condicionada a satisfação da vontade e da
necessidade humana está muito longe de ser fé, não se baseia em temor, não
reconhece que a vontade Divina está acima da vontade do homem e por isso aquele
que possui esse tipo de crença estará fatalmente a mercê da astúcia de Satã,
que ilude o homem com sinais visíveis, operando curas, previsões e melhorias
materiais para satisfaze-lo e afasta-lo da senda Divina. Por outro lado, A FÉ
NO INVISÍVEL requer do homem a perseverança diante das dificuldades naturais da
vida e a confiança no socorro divino segundo a vontade de DEUS, aquele que a
possua não será iludido por Satã e seus truques. Na verdade, DEUS dispôs os
bens e as graças desse mundo para todos como um teste para prová-los. Isso
explica que mesmo os descrentes, os ingratos, os injustos e maldosos
freqüentemente gozem de bem estar e dos confortos da vida, sendo assim, nenhum
bem visível serve de prova para a fé. Conseqüentemente, todos os fundamentos da
mensagem divina pertencem a dimensão do Invisível (a existência de DEUS, DOS
ANJOS, A RESSURREIÇÃO, O JULGAMENTO FINAL, A EXISTÊNCIA DO PARAÍSO E DO
INFERNO). Todas essas realidades estão além dos sentidos humanos para que os
corações sejam testados na autenticidade de sua fé. As outras duas
características citadas como distintivas da verdadeira fé são o cumprimento da
prece (sallah) e a concessão do zakat. Em vários versículos o ALCORÃO deixa
claro que esses dois preceitos divinos foram ordenados em todas as escrituras
sagradas anteriores como ibadat (culto, adoração a DEUS), AÇÕES QUE TESTEMUNHAM
E EXPRESSAM A FÉ. Da mesma maneira que o mero pronunciar da palavra “água” não
sacia a sede de uma pessoa, a fé que não seja expressa por ações não alcança a
meta superior da religiosidade. Para DEUS não é suficiente que o homem diga: eu
creio. A fé deve necessariamente ser expressa pela obediência, devoção sincera,
boas ações, generosidade e caridade. A fé e a conduta são indissociáveis. Disse
o Profeta (S.A.A.S.): “DEUS NÃO ACEITA A FÉ QUE NÃO SEJA CONSOANTE AS AÇÕES, E
NÃO ACEITA AS AÇÕES QUE NÃO SEJAM CONSOANTES A FÉ”. A crença que não se baseie
nesses princípios e que não seja suficiente para que uma pessoa obedeça a DEUS,
cumprindo o que lhe é ordenado e se abstendo do que tenha lhe sido proibido,
não é de modo algum fé. DIZ O ALTÍSSIMO: “OS QUE CRÊEM NO QUE LHE FOI REVELADO
E NO QUE FOI REVELADO ANTES DE TÍ.” Nesse versículo sagrado DEUS especifica que
a fé deve ser guiada pelo conhecimento espiritual correto, ou seja, com base na
ORIENTAÇÃO DIVINAMENTE REVELADA POR MEIO DOS PROFETAS. Esse é um ponto vital
para definir a fé verdadeira e distingui-la das crenças humanas. A FÉ deve
necessariamente ser conduzida para a verdade e estar em conformidade a mesma.
Crença desprovida desta orientação é inteiramente nula perante DEUS do mesmo
modo de que não importa o quanto alguém creia que o sol gire em torno da terra,
isso não alterará o fato de que é a terra que gira em torno do sol. Uma crença
afastada da verdade, ao invés de fé é tão somente apego ao erro e a ignorância
espiritual. O homem dotado dessa espécie de crença é o que crê no que lhe
convém enquanto lhe convém ou crê no que lhe dizem para crer em qualquer dos
casos não é a orientação divina que ele adota, e não é no que DEUS revelou que
ele crê, mas sim, em suas próprias opiniões ou nas opiniões de outros. É
condição fundamental para a validade da fé que está se conduza pela MENSAGEM
DIVINA, a verdade única TRAZIDA E ANUNCIADA POR TODOS OS PROFETAS (desde que
não existe “a verdade de Moisés”, ou “a verdade de Jesus”, ou a “verdade de
Mohammad”, mas, uma única e indivisível verdade divina). A fé deve com clareza
e convicção se baseia: – NO MONOTEÍSMO. POIS TODOS OS PROFETAS E ESCRITURAS
AFIRMARAM QUE DEUS É ÚNICO, NÃO TEM PARCEIROS EM SEU REINO E É O CRIADOR, SUSTENTADOR
E SENHOR DO UNIVERSO, DETÉM O PODER E TODAS AS BENÇÃOS. Portanto, a crença que
associe algo ou alguém a Deus na adoração ou que recorra a outro senão Ele, é
crença contrária a dos profetas e das escrituras divinas, não será aceita por
DEUS, sendo inteiramente desprovida da luz da Orientação Divina. – NA ACEITAÇÃO
DA JUSTIÇA DIVINA. (O reconhecimento de que Deus (Deus) é absolutamente justo
em todos os seus decretos). – NA ACEITAÇÃO DE TODOS OS PROFETAS ENVIADOS E DE
SUAS MENSAGENS. A descrença em um enviado de DEUS é a descrença naquele que enviou
e em sua orientação. Assim é condição para que a fé seja aceita crer na
mensagem e na verdade de Moisés, de Jesus e de Mohammad e de todos os demais
mensageiros e enviados de DEUS. – NA ACEITAÇÃO DO FUNDAMENTO DO IMAMATO
(liderança espiritual legada a humanidade com o fim do ciclo da profecia) – NA
ACEITAÇÃO DA ORIGEM DIVINA DA TORÁH, DOS SALMOS DO INJIL (EVANGELHO ESPIRITUAL
DE JESUS) E DO ALCORÃO. (muito embora no que diz respeito as escrituras
anteriores ao Alcorão, terem sido maculadas parcialmente pelas palavras humanas
ou perdidas devemos crer que em sua forma original essas escrituras eram
verídicas e divinas). – NA ACEITAÇÃO DA VERDADE DA RESSURREIÇÃO, DO DIA DO
JUÍZO, DA EXISTÊNCIA REAL DO PARAÍSO E DO INFERNO. (desde que essas verdades
foram afirmadas e anunciadas por todos os profetas de Deus em todas as
escrituras divinas). E DIZ O ALTÍSSIMO: “ESTES SÃO OS GUIADOS POR SEU SENHOR,
SÃO ELES OS VITORIOSOS (BEM- AVENTURADOS)”. Esses cuja fé seja íntegra e
correta compreendendo as características aqui apresentadas são os que são
guiados pela misericórdia divina; pois essa orientação é Baraka (benção divina)
DEUS é o guardião dos que crêem e abraçam a senda da verdade revelada, ELE os
redime de suas culpas e afasta-os da ignorância e dos desvios engendrados por
Satã, e essa benção divina está ao alcance de todo aquele que se dirija a DEUS
com o coração humilde e com sincera devoção. No decorrer de sua vida no mundo
um homem pode apegar-se a qualquer das muitas crenças produzidas pela mente
humana e conformar-se com isso, porém, DEUS em sua justiça revelou ao homem sua
senda e deu-lhe a compreensão para aceita-la, temos diante de nós o poder de
escolha e essa escolha resulta da medida de nossa fé e no que há dentro de
nossos corações. A
CONVERSÃO AO ISLAM. A criatura humana, sob o ponto de vista do
Islam possui como natureza original uma essência pura, uma origem sublime a
qual é denominada fitrat muslim, ou seja, originalmente todo homem e mulher
nasce muçulmano (muslim – submisso a seu Criador). Eventualmente, segundo a
educação que recebe, a tradição e cultura em que se desenvolve, afasta-se de
sua natureza original e por conseguinte, adota esta ou aquela crença, este ou
aquele modo de vida que não corresponde as diretrizes divinas para as quais foi
criado por Deus. Assim, ao alcançar a consciência dessas diretrizes e aceitar
em seu coração a fé, escolhendo livremente o Islam (submissão a vontade de
Deus) a criatura retorna a sua natureza original de “muçulmano”. Esse é sem
dúvida o passo mais importante da vida de uma pessoa, pois ao abraçar o Islam
com sinceridade, buscando a Deus seu criador e Senhor, com amor e obediência,
adotando a senda verdadeira anunciada por todos os profetas e mensageiros (a
paz esteja sobre eles) ela se elege entre aqueles que a esperança na
misericórdia divina alcança. Ao declarar conscientemente o testemunho de fé:
ÁXADU AN LA ILAHA ILLA LLAH UA ÁXADU ANNA MOHAMMAD RASULULLAH (eu testemunho
que não há outra divindade senão Deus e que Mohammad é seu profeta) a criatura
retoma imediatamente a sua condição original de muçulmano. Aquele que o faça
(se possível diante de testemunhas muçulmanas) deve repetir o testemunho 3
vezes com profunda reverência e sinceridade, deve então com a firme intenção de
se purificar de seus pecados passados realizar o banho ritual lavando seu corpo
completamente com água pura (do alto da cabeça até os pés, inclusive a boca e
as narinas) e depois ao sair do local de banho, vestir uma roupa limpa e então
repetir o testemunho. Já como muçulmano, deve iniciar o aprendizado do Sallah
(prece) e dos demais princípios do Islam, buscar o conhecimento da vontade de
Deus, se empenhando no bem e se afastando daquilo que ELE tenha proibido ao ser
humano. Queira Deus iluminar e apiedar-se de todo aquele que caminhe por essa
senda abençoada. www.arresala.org.br. Abraço.
Davi
Nenhum comentário:
Postar um comentário