Cristianismo.
Texto de Hélcio Bruno de Almeida. Livro As Doze Lições Básicas do Ministro do
Evangelho. II A BÍBLIA SAGRADA. Capítulo Um. O PENSAMENTO CENTRAL DA BÍBLIA. A.
A MAIORIA DOS LIVROS SOBRE a Bíblia apresentam Cristo como o seu pensamento
central. Porém, segundo a luz que temos recebido, sentimos que é insuficiente
dizer simplesmente que o pensamento central da Bíblia é Cristo. As palavras do
apóstolo Paulo na carta aos Efésios são: "Grande é este mistério, mas eu
me refiro a Cristo e à Igreja" Ef 5,32. Com tal referência,
podemos dizer que o pensamento central da Bíblia é Cristo e a Igreja. B. SEM
DÚVIDA, TODA A BÍBLIA revela a Cristo. Mas, ao mesmo tempo, ele também nos
mostra que Cristo precisa da igreja, assim como o homem precisa de uma esposa.
Desde o começo, a Bíblia apresenta isso em tipo - que não era bom que Adão
vivesse só. Pelo Novo Testamento sabemos que tal figura refere-se a Cristo
necessitar de sua noiva. Portanto, no começo da Bíblia, não apenas Adão é
revelado, mas também Eva foi produzida, a partir de Adão, para se tornar sua
noiva, e como os dois tornaram-se um. Havia Adão e também Eva. O apóstolo disse
que isso é um grande mistério, mas que ele se referia a Cristo e a igreja. Na
Bíblia, não podemos ver apenas Cristo, sem ver a igreja. Na Bíblia há a
história de Deus contatando o homem, por meio de Cristo, mas também vemos o
homem ocupando uma posição muito importante. Os personagens centrais na Bíblia
são não apenas Deus em Cristo, mas também o homem com a noiva de Deus em Cristo.
O casal universal é Deus e o homem. No Universo Deus é o único varão e o homem
é seu complemento. Se Deus não tem o homem, é como se Ele fosse
"solteiro". No Universo tem de haver o casamento de Deus com o homem
- Gn 2,18-25; Ef 5,31,32; Ap 22,17. C. POR ESSA
RAZÃO, A PRIMEIRA CENA apresentada no Antigo Testamento é a história de um
homem buscando uma esposa. Esse homem tipifica Cristo, e Cristo é a
corporificação de Deus. Essa esposa tipifica a igreja, e a igreja é um grupo de
homens e mulheres salvos por Deus dentre a humanidade para que sejam edificados
por Ele. Por todo o Antigo Testamento, Deus colocava-se o tempo todo na posição
de marido para com o seu povo. Deus tratou os israelitas como sua esposa. Mais
tarde, veio o Senhor Jesus. João, o antecessor do Senhor Jesus, não apenas
apresentou-O como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas também
testificou que aquele que tem a noiva é o Noivo. João não apenas apresenta o
Senhor Jesus como o Cordeiro redentor, mas também como o Noivo que tem a noiva.
Então, nas Epístolas, o apóstolo Paulo diz: "Tenho preparado para vos (os
salvos) apresentar como como virgem pura a um só esposo que é Cristo".
2 Co 11,2. Ele também diz que a igreja é para Cristo, assim como Eva
é para Adão. Em Apocalipse, no fim de toda a Bíblia, há uma proclamação de que
chegaram as bodas do Cordeiro. Quando a Nova Jerusalém aparece, é dito que ela
foi preparada e adornada para o seu marido. Essa é a união de Deus com o homem.
Todas as pessoas redimidas e o Redentor tornam-se um como o mistério do
Universo, que é Cristo e a igreja. D. PORTANTO O PERSONAGEM CENTRAL de toda a
Bíblia é esse casal misterioso. Deus e o homem tornam-se um, da mesma maneira
que o homem tornam-se um, da mesma maneira que o homem e a mulher tornam-se uma
carne. O homem e a mulher tornam-se uma carne típica; Deus e o homem tornam-se
um. Cristo é Deus tornando-se um com o homem, e a igreja é o homem tornando-se
um com Deus. Deus vem em seu Filho, Cristo, para poder tornar-se um com o
homem. O homem é edificado em Seu Filho com como Sua igreja, para que possa
tornar-se um com Deus. Essa unidade, essa união misteriosa, é Cristo e a
igreja, e também a união de Deus com o homem. Esse é o pensamento central da
Bíblia. E. TAMBÉM PODEMOS FALAR DO PENSAMENTO central da Bíblia de
outra maneria. Cristo é a palavra viva de Deus, e a Bíblia é a palavra
escrita de Deus. Cristo é o conteúdo da Bíblia e a Bíblia é a explanação de
Cristo. Se tirarmos Cristo da Bíblia, ela se tornará um livro vazio, como um
vaso vazio sem o seu conteúdo. Ao mesmo tempo, ninguém pode conhecer bem a
Cristo sem conhecer a Bíblia, porque a Bíblia é a explanação de Cristo. Somente
quando alguém lê a explanação na Bíblia pode entender e conhecer o que Cristo
é. A Bíblia nos diz que tudo o que é de Cristo foi posto na igreja e é expresso
pela igreja. Portanto, o pensamento central da Bíblia é Cristo e a igreja. É
insuficiente conhecer apenas Cristo, temos de conhecer também a igreja. A
Bíblia mostra-nos que a personagem central e Universal tem tanto uma cabeça
quanto um corpo. A Cabeça é Cristo e o Corpo é a igreja. Portanto, Cristo e a
igreja são o pensamento central da Bíblia. F. FINALMENTE AO OBSERVARMOS a
criação do homem em Gênesis, vemos a razão pela qual o casal homem e mulher
foram criados. Deus os criou e os abençoou para serem fecundos, multiplicarem,
encherem e sujeitarem a Terra, tendo assim domínio sobre a criação de Deus.
Isso revela que o casal universal é para o estabelecimento do reino de Deus.
Neste sentido podemos concluir que o pensamento central da Bíblia é Cristo e a
igreja pra o reino de Deus - Gn 1,26-28. VI OS LIVROS E AS SEÇÕES DA
BÍBLIA SAGRADA - A BÍBLIA se divide em duas partes. A primeira parte é chamada
de Antigo Testamento e a segunda de Novo Testamento. A. O ANTIGO TESTAMENTO:
ESTE SE REFERE a primeira parte da Bíblia, a qual se compõe de trinta e nove
livros que se dividem em: 1. OS LIVROS DA LEI: Estes compreendem um total de
cinco livros - Gênesis, Êxodos, Levíticos, Números e Deuteronômio, e são
chamados de livros da lei porque neles há os mandamentos, os estatutos e os
juízos que formam a lei de Moisés para o povo de Israel. 2. OS LIVROS DE
HISTÓRIA: Estes compreendem um total de doze livros: Josué, Juízes, Rute,
Samuel, Reis I e II, Crônicas I e II, Esdras, Neemias e Ester. Relatam a
história dos israelitas desde sua entrada em Canaã até seu regresso do
cativeiro. Portanto, eles são chamados dos livros de história. 3. OS LIVROS DE
POESIA: Estes compreendem um total de cinco livros: Jó, Provérbio, Salmos,
Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, os quais expressam em poesia as diferentes
experiências espirituais do povo de Deus. 4. OS LIVROS DOS PROFETAS: Estes
compreendem um total de dezessete livros, de Isaías a Malaquias, escritos pelos
profetas concernentes aos israelitas, aos gentios e a Cristo. Eles dividem-se
em profetas maiores de Isaías até Daniel (5 livros), e profetas menores de
Oseias até Malaquias (12 livros). B. O NOVO TESTAMENTO: Este se refere a
segunda parte da Bíblia, a qual se compõe de vinte e sete livros que se dividem
em: 1.OS LIVROS DE HISTÓRIA: Estes compreendem um total de cinco livros, do
Evangelho de Mateus aos Atos dos Apóstolos. Os quatro primeiros são uma
história do Senhor Jesus e o último é a narração do mover dos discípulos na
Terra depois da ascensão do Senhor aos céus. 2. AS EPÍSTOLAS: Estas compreendem
um total de vinte e um livros, desde o livro de Romanos até o livro de Judas,
os quais são cartas escritas pelos apóstolos às igrejas, ou aos santos em
particular. Elas transmitem a visão e o encargo de cada apóstolo às igrejas e
aos santos de acordo com as suas necessidades, a fim de que tenham uma vida da
igreja e espiritual normal. 3. O LIVRO DE PROFECIA: O único livro de profecia
do Novo Testamento é o Apocalipse, o qual é o livro que conclui o Novo
Testamento e é o último livro de toda a Bíblia. Contem profecias relacionadas
com a igreja, Israel, o mundo, a segunda vinda de Cristo, o destino de Satanás,
o juízo final, a era vindoura e a eternidade. VII; OS TEMAS DA BÍBLIA SAGRADA:
A. O TEMA GERAL: Deus planejou e criou; Satanás rebelou-se e danificou; o homem
caiu e perdeu-se; e Cristo redimiu e edificou para o estabelecimento do reino
de Deus. B. O TEMA DO ANTIGO TESTAMENTO: 1. Deus criou, Satanás danificou, o
homem caiu e Deus prometeu a vinda de Cristo para a redenção. 2. Deus deseja
levar o homem a Cristo para obter a redenção voltando a pertencer a Deus. C. O
TEMA DO NOVO TESTAMENTO: 1. Cristo vindo para redimir os pecadores e edificar a
igreja, conforme o plano de Deus. 2. Em Cristo, a igreja é redimida e
edificada, e o reino é estabelecido. D. AS DIFERENÇAS ENTER O NOVO TESTAMENTO E
O VELHO TESTAMENTO: 1. Os dois testamentos e as duas alianças que Deus fez com
o homem. 2. Deus fez uma promessa para Abraão e mais tarde também confirmou com
um juramento - Gn 22,16. 3. A promessa tornou-se uma aliança
- Gl 3,15-17. 4. A velha aliança foi proclamada no monte Sinai (Os
Dez Mandamentos), por Moisés, em Ex 19 e continuou até o tempo de
João Batista 0 Mt 11,12-13. 5. Dois mil anos mais tarde, Deus enviou
Jesus, que derramou Seu sangue na cruz e cumpriu a nova aliança
- Lc 22,20. E. O VELHO TESTAMENTO, UMA ALIANÇA que foi acrescentada e
abolida - Rm 5,20; Gl 3,19; 22-26; Hb 8,13. 1.
Promulgada por mão de Moisés
- Gl 3,19; Jo 1,17, Ex 24,3. 2. Sancionada pelo
sangue de touros e de bodes - Hb 9,22; 18-20; Ex 24,6-8. 3.
Baseada na lei, como sua condição, a qual não pode dar vida
- Dt 6,1-3; Gl 3,10; 3,21. 4. Requer que o homem faça algo
- Gl 3,12; Dt 4,1; 5,1. Aplica-se somente ao período do
Velho Testamento - Hb 8,13; Jr 31,31-34. F. O NOVO TESTAMENTO, UMA
MELHOR ALIANÇA QUE É ETERNA - Hb 8,6; 7,16; 13,20; 8,13. 1. Cumprida
por Jesus Cristo - Mt 26,28. 2. Estabelecida com o sangue de Jesus, o
Filho de Deus - Lc 22,20; 1 Jo 1,7. 3. Baseada na graça,
como sua condição, a qual dá vida - Rm 6,14. 4. Exige que o homem
somente creia - Rm 11,6; Jo 3,15,18. 5. Aplica-se para o
período do Novo Testamento e pela eternidade - Jr 31; Hb 13,20. VIII.
COMO LER A BÍBLIA - Como a Bíblia é a Palavra de Deus, sua natureza é divina e
espiritual, precisamos aprender a lê-la para obter benefício em todo o nosso
ser. A. LENDO-A COM ENTENDIMENTO. "Então, lhes abriu o entendimento para
compreenderem as Escrituras" Lc 24,45. Ao ler a Bíblia, devemos
primeiro usar o entendimento de nossa mente para compreender seu texto, o qual
está escrito em linguagem humana, e conhecer seu significado. B. LENDO-A COM
SABEDORIA. 1. "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos
e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria" Cl 3,16. 2."Para que
o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de
sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele" Ef 1,17.
Estes dois versículos indicam que necessitamos entender com sabedoria a palavra
com respeito às coisas divinas reveladas por Deus na Bíblia. Efésios 1,17
também nos mostra que tal sabedoria está unida ao nosso espírito. Esta
sabedoria não é a que temos por natureza, mas a que obtemos por meio da oração.
Tal sabedoria em nosso espírito é mais profunda e mais alta que o entendimento
em nossa mente. Compreendemos a letra da Bíblia com o entendimento em nossa
mente, mas ganhamos a revelação da verdade da Bíblia por meio da sabedoria em
nosso espírito. C. RECEBENDO-A COM O ESPÍRITO. "Tomai também (...) a espada
do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo
tempo no Espírito" Ef 6, 17-18. Aqui nos diz que recebemos a
palavra de Deus orando no espírito. Isto nos revela que também necessitamos
exercitar nosso espírito quando lemos e recebemos a palavra de Deus. Isto se
faz, indubitavelmente, por meio da oração. Portanto, ao ler a Bíblia, depois de
haver entendido o significado do texto com nosso entendimento e haver
compreendido a verdade do texto com nossa sabedoria, devemos usar nosso
espírito mediante a oração para receber as verdades da Escritura na parte mais
profunda de nosso ser, isto é, em nosso espírito. Em outras palavras, depois de
entendido o texto e recebido a verdade que contém, todavia devemos exercitar
nosso espírito para converter em oração o que entendemos e compreendemos afim
de que a verdade seja assimilada em nosso espírito e assim tornar-se nosso
suprimento de vida e a base de nossa experiência espiritual. D. LER-ORAR A
PALAVRA: Outra forma simples, espiritual e benéfica de desfrutar a Bíblia é
tomá-la por meio do ler-orar. Lemos o texto bíblico com repetição, com ênfase,
de maneira viva, transformando cada frase e cada palavra em nossa oração. Às
vezes podemos aplicar o texto a nós mesmos mediante a oração. Quanto mais
praticarmos o ler-orar, mais elevado, liberado, mais profundo e mais cheio
ficará o nosso espírito. Esse é o benefício que recebemos. E. DESFRUTANDO A
PRECIOSIDADE E DOÇURA DA PALAVRA. "Para mim vale mais a lei que procede de
tua boca do que milhares de outro ou de prata" Sl 119,72.
"São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado e são
mais doces do que o mel" Sl 19,10. Esses versículos revelam a
preciosidade da palavra de Deus na Bíblia, pela qual o nosso desejo é
continuamente despertado. Revelam também a doçura e amabilidade da palavra de
Deus. F. DEDICANDO UM TEMPO PARA LER A BÍBLIA: Podemos ler a Bíblia em qualquer
momento e devemos fazê-lo sempre que possível ou necessário. No entanto,
falando em termos gerais, é melhor lê-la pela manhã, antes de ter contato com
qualquer pessoa ou coisa. Tais ocasiões podem não durar muito tempo, mas
devemos anelar ler a Bíblia antes de qualquer outra coisa, sempre que possível
mesclados com oração - Sl 119,145-149. IX. OS PRINCÍPIOS DE
INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA. A. TODO ENSINAMENTO DA BÍBLIA DEVE estar perfeitamente
harmonizado com a linha central da economia de Deus, a qual é revelada na
própria Escritura. B. OS FATOS OU RELATOS QUE ESTÃO INCLUÍDOS NA BÍBLIA não
indicam, necessariamente, que devem ser seguidos como um ensinamento, mas é
preciso discernimento para perceber qual é a vontade de Deus
- Hb 4,12; Ef 1,15-17; At 15,22-29. C. A BÍBLIA EXPLICA A
PRÓPRIA BÍBLIA: 1. Somente a totalidade dos versículos pode manifestar toda a
verdade - 2 Pe 1,20. 2. Uma porção da Escritura não é suficiente para
representar de modo completo uma verdade - Mt 4,7; Sl 91.
3. Ao concluirmos sobre uma verdade não podemos omitir nenhuma porção da
Palavra sobre aquele assunto: exemplo acerca da salvação eterna e a disciplina dispensacional - Rm 10,13;
1 Co 3,19; 1 Co 9,27. 4. Os textos podem ser de
interpretação literal como também na forma de parábolas para aplicação. Devemos
ter muito cuidado com tais porções para não formalizar ensinamentos errôneos ou
que contrariam o sentido moral ou ético das demais Escrituras
- Lc 16,1-9; 19-31. 5. Devemos levar em conta a diferença das pessoas
para quem a palavra é dirigida, as diferenças nas dispensações e o background
(histórico ou pano de fundo) - 1 Co 10,32; Mt 5,21-22; Jo 13,5-11.
6. A revelação das Escrituras é progressiva e constante - Mt 5,43-44;
17,1-8; 2 Pe 1,12,19. 7. As Escrituras revelam dois grupos de
verdades, as básicas e as secundárias. As básicas podem ser comparadas ao
tronco e as secundárias com os galhos da árvore. As básicas são essenciais à
vida, e dizem respeito à revelação de Deus e de sua obra redentora em Cristo,
enquanto as secundárias são referentes às práticas dos crentes e das igrejas.
Devemos discernir entre os dois grupos - Mt 16,16-18; 1 Co 14,1-4,31,30.
X. COMO ESTUDAR A BÍBLIA - sendo uma pessoa correta: A. A NECESSIDADE DE SER
ESPIRITUAL: 1. As palavras que eu vos tenho dito são Espírito
- Jo 6,63,55; 4,24;3,6; Cl 2,23. 2. Conferindo coisas espirituais com
espirituais, sendo espiritual e andando segundo o espírito -
1 Co 2,1-4,5-7. B. A NECESSIDADE DE CONSAGRAÇÃO: 1. Estando com o
coração aberto. - 2 Co 3,18. 2. Tendo o olhar singelo
- Mt 6,21,24. 3. Sendo continuamente obediente - Jo 7,17.
C. A NECESSIDADE DE PRÁTICA - Hb 5,13,14. Livro As Doze Lições
Básicas do Ministro do Evangelho. Abraço. Davi
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