Islamismo. www.centroimamhussein.com. Imam
Sajjad. O Tratado dos Direitos. Ansaryan, Qum, 2000. ISLAM E FAMÍLIA. A unidade
familiar é extremamente importante no Islã. Isso se deve ao fato de que o Islã,
como a maioria das outras religiões, está preocupado com a coexistência, a
progressão e o florescimento da sociedade em nível local e global. A
religião do Islã não encoraja o individualismo, nem permite que as pessoas
busquem sucesso às custas dos outros. Os
Direitos dos Pais no Islã. Foi narrado em um Hadith
pertencente a Ahadith Qudsi (ou seja, ditados de Deus que foram gravados
através do Profeta (s.a.w) em vez de ser incluído no Alcorão): "Juro por
Minha Glória e poder que se alguém for desobediente com seus pais vem até mim
com todas as boas ações de todos os profetas, não aceitarei dele." Este
ditado demonstra poderosamente que o Islã tem as opiniões dos pais em extrema
alta consideração. Também mostra que alguém não pode ser um bom muçulmano sem
levar em consideração que o prazer de Deus só pode ser alcançado através do
prazer de seus pais. Isso é algo que também é afirmado no Alcorão: "E seu
Senhor decretou que você não adora, exceto Ele, e aos pais, um bom tratamento.
Se um ou ambos chegam à velhice [enquanto] com você, dizem não a eles [tanto
quanto], "uff", e não os repelem, mas falam com eles uma palavra
nobre E abaixam-lhes a ala da humildade por misericórdia e dizem: "Meu
Senhor, tenha misericórdia deles como eles me trouxeram [quando eu era] pequeno."
(17:24-25). Há um princípio distinto na jurisprudência islâmica que reconhece
que se a forma mais imperceptível de desrespeito não for permitida, certamente
nada pior do que isso também não seria permitido, como é o caso de pronunciar
"uff" para os pais. O Quarto Imã, Ali b. al-Husayn (a.s), escreveu um
documento conhecido como "O Tratado dos Direitos", que é sem dúvida o
primeiro documento islâmico compilado que sistematicamente fornece uma lista
dos vários direitos de diferentes grupos de indivíduos entre outras coisas. Ele
se expande lindamente sobre alguns direitos específicos da mãe e do pai. É
apropriado citar essas explicações e exposições como um resumo adequado dos
direitos dos pais no Islã. "O direito de seu pai é que você sabe que ele é
sua raiz. Sem ele, você não estaria. Sempre que você vê algo em si mesmo que
lhe agrada, saiba que seu pai é a raiz de sua bênção sobre você. Então louve a
Deus e agradeça a Ele nessa medida. E não há força salva em Deus." "O
direito de sua mãe é que você sabe que ela te carregou onde ninguém carrega
ninguém, ela lhe deu do fruto de seu coração que ninguém dá a ninguém, e ela te
protegeu com todos os seus órgãos. Ela não se importava se ela passava fome
enquanto você comia, se ela estava com sede enquanto você bebia, se ela estava
nua enquanto você estava vestida, se ela estava no sol enquanto você estivesse
na sombra. Ela desistiu do sono por causa do seu bem, ela te protegeu do calor
e do frio, tudo para que você pudesse pertencer a ela. Você não será capaz de mostrar
sua gratidão, a menos que através da ajuda de Deus e dando sucesso. (Ali b.
al-Husayn, al-Sahifa al-Sajjadiyyah). Embora seja incumbido de desobedecer aos
pais se uma criança foi ordenada a cometer algo contrário ao Islã, é necessário
buscar o prazer de seus pais em todas as áreas que não fazem com que um
comprometa os valores islâmicos. Os
Direitos dos Irmãos. Imam Ali b al-Husayn (a.s) resume
adequadamente o dever de seus irmãos na seção de seu tratado sobre direitos
sobre o irmão. Naturalmente, embora isso seja aplicável principalmente em
relação ao irmão de sangue, os conselhos e conselhos dados não se afastam das
responsabilidades e direitos que são esperados com os colegas muçulmanos e seus
irmãos espirituais: "O direito de seu irmão é que você sabe que ele é sua
mão, sua força, e sua força. Tome-o não como uma arma com a qual desobedecer a
Deus, nem como equipamento com o qual enganar as criaturas de Deus. Não
negligencie ajudá-lo contra seu inimigo ou dar-lhe um bom conselho. Se ele
obedece a Deus, bem e bom, mas se não, você deve honrar a Deus mais do que ele.
E não há força salva em Deus." Os
Direitos da Esposa de Alguém. Em relação aos direitos da
esposa, Deus descreveu o exemplo do casal dentro do Alcorão. O exemplo do casal
é descrito especificamente como sendo planejado por Alá (s.w.t) como
companheiros mutuamente criados um para o outro: "E um dos seus sinais é
que Ele criou amigos para vocês mesmos que você pode encontrar descanso neles e
Ele colocou entre vocês amor e compaixão; certamente há sinais nisso para um
povo que reflete" (30:21) É obrigação islâmica do marido fornecer
financeiramente sua esposa e sustentá-la e as necessidades dos filhos. A esposa
não é de forma alguma obrigada no Islã a trabalhar para sustentar a família se
ela escolher trabalhar, sua renda é, em princípio, seu próprio dinheiro que ela
pode gastar como quiser e ainda seria responsabilidade do marido fornecer
financeiramente para h Er. Ao descrever as responsabilidades de um homem em
relação à sua esposa, imam Ja'far al-Sadiq (a.s) afirma: "Ele deve cumprir
todas as suas necessidades básicas e não deve aterrorizar ela ficando com raiva
uma e outra vez. Ou seja, depois de satisfazer suas necessidades, é gentil e
afetuoso com ela, então eu juro por Alá, ele cumpriu os direitos de sua
esposa." Os Direitos de um Marido sobre
sua esposa. O profeta Muhammad (s.a.w) resumiu apropriadamente em uma
narração, os deveres específicos de uma esposa para seu marido: "A direita
do homem sobre sua esposa é que ela deve acender a luz, preparar a comida, e
correr para recebê-lo calorosamente quando ele chegar em casa. Ela deve levá-lo
um pouco de água e uma toalha, lavar as mãos e não retirar-se dele a menos que
ela tenha uma desculpa. No Islã, o Profeta e os Imãs têm repetidamente enfatizado
que as responsabilidades da esposa com seu marido são do mesmo nível que as
responsabilidades da criança com seus pais. Assim, encontra-se dentro da vida
dos Infalíveis, a filha do profeta Muhammad (s.a.w), Fatimah al-Zahra (a.s), permaneceu
inteiramente dedicada ao seu pai, bem como seu marido Imam Ali (a.s). Os
Direitos das Crianças sobre seus pais O Profeta (s.a.w) é conhecido por ter
dito: "Ame seus filhos, e seja gentil e misericordioso com eles. Cumpra
suas promessas feitas a eles, já que as crianças consideram seu pai como aquele
que prevê seu sustento" Ele também disse dentro do mesmo trabalho:
"Beije seus filhos. Há uma elevação em seu posto no Paraíso como
recompensa por cada beijo. Cada aumento na hierarquia é de até quinhentos anos.
É claro que o Islã dá uma grande ênfase aos pais que sustentam seus filhos e
fornecem suas necessidades básicas. Separadamente, os pais também precisam ter
um cuidado particular de que não permitem que seus filhos se tornem objeto de
ridicularização. Por essa razão, o Imam Ali b al-Husayn (a.s) em seu tratado de
direitos estipulou que não se deve nomear seus filhos com os tipos de nomes que
se tornarão uma fonte de ridicularização para seus filhos. Outro direito que a
criança possui sobre seus pais é o direito à orientação. É responsabilidade dos
pais garantir que seus filhos não se desviem por falta de orientação na vida. O
conselho dado por Luqman no Alcorão é um exemplo claro de como um pai deve
tentar transmitir sua própria experiência e sabedoria para seus filhos, a fim
de garantir que seus filhos possam se beneficiar e não cometer os mesmos erros
das gerações anteriores. Conclusão. É claro
que o Islã dá uma grande ênfase ao conceito da família com atenção também
abrangendo o conceito de direitos mútuos e responsabilidades dentro de uma
unidade familiar. Dado que uma unidade familiar é um microcosmo da sociedade
mais ampla, se o sucesso pode ser alcançado dentro de uma unidade familiar, com
base na orientação e preceitos do Islã; também pode ser alcançado e alcançado
em um nível macro. Não é coincidência que o Islã tenha geralmente rotulado o
Ummah ou o corpo coletivo de crentes como uma grande família. Portanto, se os
muçulmanos são bem sucedidos em manter a orientação a nível familiar, então há
uma maior probabilidade de que o corpo coletivo dos muçulmanos também receba
orientação apropriada. Bibliografia e Leitura Adicional. www.centroimamhussein.com.
Abraço. Davi
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