segunda-feira, 16 de março de 2020

MEDITAÇÃO OU SUBJUGAÇÃO AO EU SUPERIOR


Editor do Mosaico. Com a decretação do Covid 19/Coronavirus como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é fundamental que todas as pessoas sigam as orientações passadas por esse órgão internacional de saúde, para sua proteção particular e coletiva. Essas, podem ser acessadas nas plataformas virtuais: facebook, twitter, instagram, lindekim, whatsapp e outros. O vírus tem se espalhado por mais de 112 país, tendo seu pico de contágio, hoje, na Europa. A China que contabilizava mais de 1.000 casos por dia, em grande parte na província de Wuhan onde se originou no início de janeiro, declarou o fim do epicentro da epidemia. Na cidade de Hubei foram registradas 8 novas infecções em 13/03. Os médicos e profissionais de saúde que atendem a população chinesa pela primeira vez tiraram as máscaras de proteção desde o começo do surto. Todavia, mais de 3.173 chineses perderam suas vidas com essa doença até agora. A Itália tem números assustadores de contaminações. Hoje são mais de 21.200 pessoas infectadas com 1.226 mortes pelo Covid 19. Sendo mais de 70% das ocorrências na região da Lombardia. A epidemia começa a se espalhar pela América Latina. O Brasil contabiliza 234 casos confirmados até 14/03 e 1.490 suspeitos da infecção em 13 estados. 72% deles no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ainda não se confirmou morte pelo Covid 19 no país. Nações com infecções confirmadas. Colômbia 24. Costa Rica 26. Cuba 4. Chile 61. Venezuela 2. México 41. Equador 28. Argentina têm 45 casos e 1 morte. O Panamá tem 4 casos e 1 morte. É recomendado procurar um hospital ou um posto de atendimento, imediatamente, para fazer o teste (positivo ou negativo) se a pessoa apresentar os seguintes sintomas: Nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar. Sendo positivo, passará por uma interdição “quarentena”, isolado num recinto fechado de preferência. Os em estágio avançado da doença, os governos locais disponibilizam leitos para o tratamento intensivo e cura. É importante saber que, há casos de pessoas assintomáticas (sem indicação) que não apresentam riscos, conforme os especialistas. Os sintomáticos – que transmitem – são o problema e esses podem manifestar o vírus depois de cinco dias, surgindo a infecção em doze dias. Atenção dobrada quanto aos com doenças crônicas: diabetes, bronquite, asma, hipertensão, câncer e outras. São considerados grupos de risco, além de idosos com mais de 60 anos. Um aviso importante: especialistas dizem que crianças com o Covid 19 transmitem-no aos que estão no grupo de risco. Sendo, assim, é recomendável que esses idosos e doentes mantenha certa distância delas. Não abraçando, beijando ou acariciando. Isso para segurança de sua saúde. Fique atento aos seguintes cuidados: 1. Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda. 2. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundo. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar. 3. Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!). 4. Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo. 5. Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar. 6. Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. 7. Manter ambientes muito bem ventilados. 8. Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres. 9. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. 10. Evitar contato com animais selvagens ou doente. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção viral. Não devemos em absoluto menosprezar essa perigosa situação da pandemia. Não podemos cair no extremo do pânico nem na indiferença. Imaginando que estamos isentos de ocorrências como na China e Itália. A prudência, comedimento e sensatez é o melhor caminho. Salmos 127,1 “Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela”. Deus trabalha a nosso favor, quando nos disponibilizamos a ação como contrapartida. Se não agirmos fazendo nossa parte, Deus não pode realizar a dele. Há necessariamente reciprocidade na ação divina quando o homem se posiciona para agir. Divina Providência. Que sua misericórdia continue alcançando as nações infectadas pela pandemia. Abençoe a todos os doentes, que sejam curados pelos medicamentos que estão tomando. Ilumine os cientistas à que providenciem o mais rápido possível uma vacina para conter a propagação do vírus. Dê responsabilidade e atitude aos dirigentes municipais, estaduais e federais das nações no combate ininterrupto aos efeitos da epidemia. Que cada indivíduo se posicione como cuidador de si e dos outros no isolamento individual e coletivo para o bem do próximo. Mãe Divina, e Amada, creio que, enquanto durar essa circunstância mundial, tua santa mão estará orientando, consolando, confortando e abençoando todos os seus filhos espalhados pelo planeta Terra. É o que te peço oh Imaculada Conceição, no nome de seu Filho Amado Jesus Cristo. Amém.


Bhagavad Gita. A Mensagem do Mestre. Capítulo VI. MEDITAÇÃO OU SUBJUGAÇÃO AO EU SUPERIOR. Neste capítulo se expõe como se realiza a união com o Ser Supremo, mediante a santificação interior, e a meditação.

O Verbo Divino: Ouve as minhas palavras, ó Arjuna! Quem cumpre honestamente o seu dever da melhor maneira que lhe é possível, sem nutrir desejos de ser recompensado é, ao mesmo tempo, um asceta e um homem de ação. Não aquele que simplesmente prescinde de ritos e sacrifícios. 2. Sabe, ó príncipe, que a Reta Ação, praticada com o conhecimento da verdade, é a melhor renúncia, o melhor ascetismo. Porque este consiste em verdade só no desinteresse e, se a ação não é acompanhada pelo conhecimento inteligente da renúncia dos resultados, não merece o nome de Reta Ação. 3. Nos primeiros degraus do Caminho da Perfeição, ensina-se que o aspirante deve praticar a reta ação para ganhar os melhores méritos. Quando o discípulo atingiu a sabedoria e o conhecimento, e libertou-se do apego às obras, explica-lhe que a calma meditação e a paz serena da mente são os melhores meios para conduzi-lo ao alvo. A cada um dá-se conforme as necessidades e o grau de seu desenvolvimento. 4. Quando o homem está livre do apego aos frutos das ações, e à ação mesma, e aos objetos do mundo dos sentidos. Então atingiu o mais alto grau da Reta Ação, e tornou-se um yogi perfeito. 5. Cada um deve elevar-se espiritualmente pela força que lhe dá o Espírito Divino, e não se inferiorizar. O Eu Real, isto é, o Espírito do homem, é o amante do homem e o seu melhor amigo. Mas ao ignorante pode parecer que é seu inimigo porque tende a aniquilar o seu sentimento de personalidade separada. 6. O Eu Real é o amigo daquele que domina o seu eu pessoal, inferior. Porém, se a alma não alcançou ainda o Conhecimento, pode parecer-lhe que o Eu Real é o seu maior inimigo. Porque quer libertar a alma ignorante das ilusões e dos erros que se lhe tornaram agradáveis. 7. A alma do homem que chegou ao conhecimento do Eu Real em si mesmo permanece quieta e calma, contente e meiga, não se alterando pelo frio nem pelo calor. Nem por sofrimento nem por prazer, nem por aquilo que o mundo chama honra ou desonra. 8. O sábio yogi contenta-se com a ciência e com o conhecimento da Humanidade Divina. Ele dá igual apreço a um pedaço de barro como ao ouro ou a uma pedra preciosa. 9. É afável para com todos, com igual amor e fraternidade a todos trata, sejam amigos ou inimigos, parentes ou não, compatriotas ou estrangeiros, santos ou pecadores, bons ou maus. 10. O yogi senta-se num lugar isolado e entrega-se à meditação e a profundos pensamentos. Dominando a mente e o corpo pelo Eu Real, é livre de opiniões e de expectativas egoístas. 11. Senta-se num lugar limpo, nem demasiado alto, nem demasiado baixo. Cinge-se com um pano ou com o couro de antílope preto, e repousa sobre verbenas (1). 12. Assim sentado, domina a sua mente e dirige o pensamento a um ponto de concentração, retendo, ao mesmo tempo, as impressões dos sentidos e não deixando entrar na mente pensamentos que vagueiam. Nessa posição, conservando calma e persistência, purifica a sua alma, dirigindo a consciência ao Eu Real, ao Absoluto, que é a base de toso os seres. 13. Tem sob domínio e imóveis a sua cabeça, a nuca e todo o corpo, de acordo com os costumes tradicionais dos yogis. Fixa o olhar no Eterno e Infinito, não olhando para nada do mundo dos sentidos, que o rodeia. 14. Com o ânimo tranquilo e sereno, livre do medo, inabalável em seu propósito, refreando a sua vontade, em silêncio permanece, pensando em Mim e em Mim se imergindo. 15. O yogi que, desta maneira se exercita em devoção e praticando o domínio mental. Une-se com o Eu Real, passa para o estado da Paz e Bem-aventurança que só em Mim se encontram. 16. A união mística com a Divindade não é atingível, porém, para aquele que é comilão, nem para quem jejua demasiadamente, nem para o dorminhoco. Nem para quem se debilita por demasiadas vigílias. Quem quer ser yogi, há de evitar os extremos e seguir o dourado caminho do meio. 17. A ciência yogi, que destrói o sofrimento, é realizável para os que observam moderação e temperança em comida e recreio. Em ação e descanso. Para que aqueles que fugindo do mal do excesso em ação, não caem no mal oposto do excesso em repressão. 18. Quando um homem tem o pleno domínio de si mesmo, e conserva a sua mente fixa no Eu Real, e não anseia nenhum objeto desejável, merece o nome de yukta – cheio de graça. 19. A sua mente tornou-se estável e firme, como a chama da lâmpada que está colocada num lugar aonde não tem acesso o vento. 20. A mente do yogi se deleita na contemplação do Eu Real e acha no seu interior o contentamento e a felicidade. 21. Cheio de indizíveis delícias, inerentes às esferas espirituais que se estendem além dos sentidos, o yogi permanece firme na contemplação da Verdade. 22. Ele sabe que não há coisa melhor, nem maior satisfação do que esse estado de Paz inabalável, que resulta do Conhecimento da Realidade. Nada lhe pode perturbar essa Paz e esse contentamento, nem os maiores sofrimentos, dores e cuidados da vida mundana, porque está acima deles. 23. A ausência de sofrimentos, dores e cuidados chama-se Yoga, União Espiritual. Esta Yoga deve ser começada com firme convicção e praticada com alegre disposição mental. 24. Atirando longe de ti os vãos desejos da imaginação e dominando por meio da mente, iluminada e guiada pelo Espírito, as inclinações dos sentidos, chegarás, passo a passo à tranquilidade e calma. 25. Quando a mente se fixou uma vez no Eu Real, acha insensato peregrinar em qualquer outra coisa. 26. Se tua mente não atingiu ainda o necessário grau do domínio das paixões e impressões, anda para cá e para lá. Desviando-se do seu objetivo supremo, ê vigilante e refreia-a pela força da vontade concentrada, reconduzindo-a sempre ao Alvo. 27. O homem, cujo coração encontrou a Paz que não admite nenhum movimento de paixão, e tornou-se livre daquilo a que se chama “pecado”, venceu os erros e entrou no reino da Verdade. 28. O yogi, que atingiu assim a Unidade Eterna e cessou de pecar, goza a harmonia da Vida Uma e as delícias da união com Deus. 29. Ele, cuja alma se uniu assim a Deus, em Deus e Deus em todas as almas, vê tudo em Deus. 30. Em verdade te digo que aquele que Me vê em tudo e todo o Universo em Mim, nunca Me abandonará e nunca será por Mim abandonado. Pra sempre estará ligado a Mim, pelos laços preciosos do Amor. 31. Quem Me reconhece em todos os seres, ama-Me e comigo se une, participa da vida eterna do Meu Ser, qualquer seja o seu modo de vida exterior neste mundo. 32. O verdadeiro yogi, ó Arjuna! É aquele que chegou, pela iluminação interna, a saber que uma só Essência penetra toda a vida e todas as coisas. E conserva o ânimo igual em todas as vicissitudes da vida, reconhecendo a necessidade de equilíbrio entre o prazer e a dor na Natureza. 33. Arjuna: Eu não posso achar firmeza, ó Herói valente, nessa submissão, nessa resignação e nesse domínio da mente de que falas. Eu sei que a mente e o coração são instáveis, inquietos, turbulentos, vacilantes, obstinados e insubmissos à vontade. 34. Parece que dominar o coração ou a mente em suas inclinações e seus pensamentos é tão difícil como reter um forte vento. 35. Krishna: Tens razão, dizendo que é muito difícil dominar a mente, porque é instável e inclina-se ora para um ora para outro objeto. Entretanto, quem fortaleceu a sua vontade por meio de exercícios e disciplina, pode ser senhor de seu coração, senhor de sua mente. 36. É verdade que a Yoga (União Espiritual) é coisa dificílima para quem tem a mente descontrolada, mas é acessível para quem tenha a mente dominada. 37. Arjuna: Qual é, porém, a sorte daquele, ó Mestre, que está cheio de fé. Mas não atinge a perfeição em Yoga, porque não domina a sua mente, que se afasta do caminho da disciplina? 38. Perecerá, talvez, como uma nuvem despedaçada pelos ventos? Será ele reduzido a nada, sendo repelido tanto deste mundo, como do mundo superior, porque caminha, incerto e inexperiente pela senda que conduz ao Brahma, ao Absoluto? 39. Responde-me, ó Divino, porque tu, unicamente, podes dar-me explicação satisfatória e dissipar as minhas dúvidas. 40. Krishna: Não, meu caríssimo, não perecerá o homem em tais condições. Não será aniquilado nem neste mundo, nem nos vindouros. A fé conserva-o vivo, a sua bondade preserva-o da aniquilação. Não se perde nunca quem vive honestamente e em Mim confia. 41. A alma, cuja devoção e fé, acompanhadas de boas obras, carecem da aquisição da perfeita disciplina, depois da morte do corpo, vai habitar o céu dos justos. Que ainda não atingiram a Perfeição (2). Ali fica gozando felicidade por inúmeros anos, mas, depois, reencarna-se em casa de um homem bom e nobre, nas condições adaptadas ao seu desenvolvimento e adiantamento. 42. Pode nascer, nesta nova encarnação, com filho de um yogi adiantado, se bem que tal nascimento seja difícil obter-se neste mundo, atrasado moralmente. 43. Na sua nova existência, o homem recupera novamente toda a organização espiritual que tinha adquirido na vida passada. E, assim, fica preparado para continuar os estudos e as tarefas que conduzem à Perfeição. 44. Com a morte, não se perde nada daquilo que a alma adquiriu. As experiências que o homem fez nas vidas passadas, tornam-se instintos e incitam-no ao progresso, até inconscientemente. Mesmo quem só tivesse desejado conhecer  Yoga, recupera esse desejo e com o decorrer do tempo transcende os liames da matéria. 45. Trabalhando com paciência, perseverança e aplicação, sendo livre dos erros e plenamente desenvolvido pelas experiências, ganhas em suas múltiplas encarnações, o yogi chega ao alvo procurado, à Paz e a Meta Suprema. 46. Como vês, yogi é aquele que procura a Verdade e, confiando na Justiça da Lei Absoluta, sempre faz o melhor que pode. É maior do que um asceta ou fanático que procura obter mérito, impondo-se penas e martírio voluntários a si mesmo. É superior aos eruditos e aos que praticam boas obras com desejo de recompensas. Sê, pois, ó Arjuna! também um yogi, cheio de fé e bondade! 47. De todos os yogis, Eu prefiro, porém, aquele que Me adora com fé e a Mim dedica o interior da sua alma. Aquele cujo coração transborda Meu Amor e cuja mente sempre sente a minha presença e, com ela a Paz Suprema.

Referência: (1). O plano é o símbolo da castidade, o antílope é o símbolo da delicadeza do sentimento. A verbena (erva Kusha) é o símbolo da firmeza. O yogi deve ser casto, delicado e firme. (2). Os teósofos hindus chamam a esse céu: devachan (morada dos deuses). Bhagavad Gita – A Mensagem do Mestre. Abraço. Davi

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