Índia. www.tudoindia.com.br. O SISTEMA DE
CASTAS NA ÍNDIA. O sistema de castas na Índia ainda existe hoje em dia?
Como funcionam as castas indianas? Essas são coisas que muita gente me
pergunta ao saber que eu morei vários anos na Índia. Muitos ouviram falar
do sistema de castas na Índia, mas poucos entendem. Vou tentar explicar
um pouco do que eu aprendi dos amigos, do que eu observei aqui, etc. – para
esclarecer a situação um pouco para vocês. O
QUE SIGNIFICA O SISTEMA DE “CASTAS”?
No sentido mais simples, uma “casta” é uma das classes ou comunidades em que a
sociedade indiana se divide. O que confunde muita gente é que, na
Índia, tem dois tipos
de divisões na sociedade, ambos sendo antigos – então o significado de “casta”
fica um pouco complicado. AS CASTAS INDIANAS.
Quando os textos acadêmicos falam das
“castas indianas”, tipicamente falam dos quatro “varnas”,
que hoje em dia são mais teóricos. Mas quando os indianos falam de castas
na Índia hoje em dia, geralmente estão falando dos milhares de “jatis”.
O que é um “varna”?
O que é um “jati”?
Vou explicar: VARNAS: Os Vedas (e outros antigos textos hindus)
falam de quatro classes da sociedade: os brahmins (em
português, brâmanes) – sacerdotes; os kshatriyas –
guerreiros; os vaishyas – comerciantes; e os shudras –
camponeses. Esses são os varnas. Fora desses quatro varnas,
em uma categoria aparte, eram os chamados “intocáveis”, os párias (vou falar mais sobre eles
embaixo). Se você ler um texto acadêmico sobre as “castas” da Índia, vai
ler sobre esse sistema de 4(+1) classes históricas da sociedade indiana.
Muitos indianos ainda se identificam como “brahmins” – mas fora deles, se você conversar com os
indianos hoje em dia sobre suas castas, geralmente não vão
estar falando desses varnas. JATIS: Os jatis são milhares de
comunidades, clãs, e tribos que existem na sociedade indiana.
Historicamente, cada indiano vivia quase completamente dentro do seu jati,
socializando com outros da mesma comunidade e casando somente com pessoas da
mesma comunidade. A maioria dos jatis (embora não todos) vinham de
profissões. Então, se o seu pai era alfaiate, da casta de alfaiates, você
também fazia parte dessa casta – pois você também ia trabalhar como alfaiate, e
os seus filhos também, e todos iam casar com filhas de outros alfaiates!
Além de profissões, outros jatis foram formados de outros tipos de
“comunidades” e grupos. O sistema de estratificação da sociedade indiana era (e
ainda é) muito complicado, com milhares de castas e subcastas, diferencias
regionais, etc. Às vezes todos os membros de um jati também
eram (e são) membros do mesmo varna – mas não sempre. Em todo caso, quando
falamos do sistema de castas na Índia hoje, é principalmente do sistema
complexo de jatis que
precisamos falar. QUAL A ORIGEM DAS CASTAS INDIANAS? Ninguém pode dizer exatamente; são muito
antigas. O sistema de castas indiano, apesar da sua origem no hinduísmo,
mudou muito a forma com as invasões muçulmanas, e mudou ainda mais na época
colonial. A comunidade indiana muçulmana se dividiu em castas também, e
até quem se converteu ao cristianismo geralmente manteve a identificação com a
antiga casta da família. Não posso explicar as origens das castas indianas, nem
explicar todos os detalhes de como mudaram ao longo dos milênios. Mas
posso explicar um pouco sobre a situação hoje em dia na Índia. O SISTEMA DE CASTAS NA ÍNDIA ATUAL. A constituição da Índia, em 1947, proibiu
discriminação com base na “religião, raça, casta,
sexo, ou lugar de nascimento” de uma pessoa. Desde 1950, muitas outras
leis foram aprovadas para melhorar a situação das castas mais marginalizadas,
sobretudo os dalits (o termo utilizado hoje para as castas mais
baixas, incluindo os antigos “intocáveis”). Mas o sistema de castas está
tão profundamente arraigado na sociedade indiana que umas simples leis nunca
iam conseguir eliminar as divisões – e apesar das leis teoricamente “abolindo”
o sistema, ele ainda faz parte da vida da maioria dos indianos, em prática.
Existe mais mobilidade social na Índia agora que em qualquer momento da sua
história documentada. Várias pessoas de classes baixas conseguiram chegar
a postos altos na sociedade e até no governo – em 1997, um dalit foi até eleito presidente
da Índia! Hoje em dia, é teoricamente
possível para qualquer pessoa entrar em qualquer profissão – então só porque
seu pai trabalhou como coletor de lixo, isso não significa
mais que você tem que trabalhar nisso também. Porém, em todo vilarejo do país,
todo mundo ainda sabe
a casta de todos os outros. Mesmo nas cidades grandes, é muito fácil se
informar sobre a casta de qualquer pessoa. Além disso, as vezes até dá
pra saber só pelo sobrenome da pessoa – muitos sobrenomes indianos vem das
antigas profissões/castas. E essa informação é utilizada pelos outros
membros da sociedade em várias situações. Por exemplo, ainda é raro na Índia
casar com alguém de uma casta diferente. Um estudo recente achou
que a porcentagem de casamentos “inter casta” na Índia é de apenas 5%; outro achou que é de 11%. Quer dizer, uns 90-95% dos casamentos indianos ainda são entre
pessoas da mesma casta! A grande
maioria dos casamentos na Índia ainda são arranjados pelos pais – e a casta do
possível genro/nora é quase sempre um fator determinante na decisão deles. O
governo tenta incentivar casamentos inter-castas, reconhecendo que é bom para o
país. E, de fato, a porcentagem de casamentos entre pessoas de castas
diferentes é bem maior que faz um século – quando quase não existia. Mas
ainda é pouco comum. E segundo as pesquisas mencionadas acima, em vários
estados, só 1-3% dos casamentos são inter-castas – muito menor ainda que a
média nacional! Nos populares “sites matrimoniais” da Índia, virou moda
declarar “Caste no bar” – que a casta do potencial parceiro não seria um
impedimento a um possível casamento com ele. Mas as estatísticas mostram
que, na prática, a grande maioria dos indianos acaba casando com alguém da
mesma casta. Mas não é só para casamentos que a casta importa. Em muitos
casos, a casta de uma pessoa também entra na conta de decisões de emprego, por
exemplo. A empresa americana em que eu trabalhava em Ahmedabad, Índia,
tinha uma parceria com uma empresa indiana – e eu participei no processo de
contratação de vários funcionários deles. Revisei currículos, entrevistei
candidatos, etc. Muitos currículos incluíram a casta do candidato.
Em outros, a casta do candidato não estava declarada abertamente, mas ia ser
muito fácil para os indianos da empresa deduzir essa informação (por exemplo,
pelo sobrenome da pessoa, etc). Que eu saiba, essa empresa específica nunca
tomou essa informação em conta nas decisões de recrutamento – mas não posso
saber com certeza. Mesmo sendo ilegal, às vezes essa informação é
utilizada na decisão de emprego. (E não só a casta – também a religião, por exemplo,
que tipicamente também é possível deduzir pelo sobrenome na Índia.)
Geralmente isso toma a forma de um dono preferir contratar gente da mesma casta
dele, ou de recusar de contratar gente das castas mais baixas.
Felizmente, as coisas parecem estar mudando pouco a pouco, e parece que as
novas gerações de indianos urbanos estão mais abertas a sempre contratar o
melhor funcionário, seja qual for a casta dele. E é importante notar que a
persistência do sistema de castas hoje em dia não é só por causa da discriminação!
Também existe um elemento de tradição – famílias que preferem continuar trabalhando
na profissão dos avós e bisavós. Por exemplo, os membros da casta Soni de
Gujarat tradicionalmente trabalhavam como ourives – e hoje em dia, apesar de
ter Sonis trabalhando
em muitas profissões diferentes, ainda tem um número desproporcional que mantêm
a tradição da família e continuam trabalhando com ouro. (Soni também
significa “ourives”, e isso é o sobrenome tradicional dos membros dessa casta.)
A situação é parecida, de alguma forma ou outra, em muitas outras castas.
Apesar das leis, o sistema de castas ainda existe nas mentes dos
indianos. Nos bairros mais modernos e “ocidentalizados” das cidades
grandes da Índia, a importância das castas diminuiu bastante nas últimas
décadas (embora ainda seja em uso, dependendo da pessoa). A maioria dos
meus amigos indianos são mais modernos – e “casta” simplesmente não significa
nada para eles. Nem pensam na casta do outro. Mas eles são modernos
– e são uma pequena minoria neste pais tradicional. Fora desses círculos
mais progressistas, em milhares de vilarejos e povoadinhos indianos, o sistema
de castas ainda governa muitos aspectos da vida. O QUE É UM DALIT? QUEM SÃO OS “INTOCÁVEIS”? Como foi mencionado acima, dalit é
o termo utilizado na Índia hoje para as castas mais baixas, incluindo os
antigos “intocáveis”. “Intocável” era o termo utilizado historicamente
para falar dos párias – as pessoas das castas mais baixas. Eles
trabalharam com coisas tão sujas (por exemplo, coletando lixo nas ruas) que os
indianos das outras castas literalmente recusaram de tocar eles.
Dependendo do lugar, esses outros indianos também se separaram dos “intocáveis”
de outras maneiras – por exemplo, não comeram juntos, não utilizaram os mesmos
pratos, não deixaram os “intocáveis” entrarem nos templos, nas escolas, ou nas
casas dos outros, etc. A palavra “intocável”
(“untouchable“) não está em uso na Índia hoje em dia e
é altamente politicamente incorreta. (Não use!) O governo utiliza o termo “scheduled castes and scheduled tribes”, mas o termo mais utilizado hoje em dia é dalit.
De fato, este é o termo que eles mesmos preferem. E como está a situação
dos dalits na Índia atualmente? Bom, já falamos da
discriminação que as castas mais baixas ainda enfrentam quando se trata de
assuntos como casamento ou emprego. Muitas pessoas não deixaria o filho
casar com uma dalit,
ou não contrataria um dalit na sua empresa, por exemplo. (Bom, tem
até gente de casta alta que nem deixaria o filho casar com uma menina de outra casta
alta, se não for a casta “correta”!) Mas a situação dos dalits está
muito melhor que antes, quando era impossível escapar daquelas profissões
“sujas”. Mesmo sendo difícil às vezes por causa dos preconceitos
enraizados na cultura indiana, é teoricamente possível para os dalits entrarem
em qualquer profissão e atingirem qualquer posto na Índia – e, como falamos,
um dalit até
chegou a ser presidente do país! Atualmente estão representados no
governo e em basicamente toda profissão – não só nos trabalhos tradicionalmente
considerados “sujos”. A constituição da Índia aboliu a discriminação contra
os dalits oficialmente in 1947, e as várias leis
aprovadas desde 1950 melhoraram a situação deles ainda mais. Agora tem um
sistema de cotas para os dalits nas universidades, e até alguns postos do
governo; porém, isso é um assunto bem polêmico na Índia. Apesar disso, em uma pesquisa recente,
mais de seis décadas depois da abolição oficial de “intocabilidade”, 27% dos
indianos que participaram admitiram que ainda seguem essa antiga prática até
algum ponto ou outro. Tinha uma grande variação entre os diferentes
estados do país – só 1% no estado de Bengala Ocidental e 2% em Kerala, mas 50%
em Himachal Pradesh e 53% em Madhya Pradesh, disseram que ainda praticam
“intocabilidade”. Então, o que podemos dizer sobre o sistema de castas na Índia
hoje em dia? Bom, muito progresso já foi feito para eliminar as práticas
discriminatórias – mais ainda tem muitíssimo progresso para fazer no futuro. www.tudoindia.com.br. Abraço. Davi
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