Yoga.
www.yoganarayana.com. Por A. K.
Singha. Tradução de Iva Gicovate. CIÊNCIA E TANTRA YOGA. A ciência ocupou a
posição muito prestigiada no século vinte. Fez maravilha ao analisar os
fenômenos da Natureza, e em dissipar a ignorância humana. Mesmo assim, quando
os cientistas sondaram a fundo a estrutura dos fenômenos,
se depararam com vários problemas enigmáticos, e a Natureza ainda
parece ser um mistério para eles. Nos anos atuais os cientistas chegaram a
perceber que o método cientifico tem suas limitações básicas. Tinham
que ficar satisfeitos com uma verdade meramente pragmática e experimental
porque todas as teorias cientificas não são confiáveis. Kuhn corretamente
observou que ‘revoluções’ recorrentes podem acontecer no domínio da
ciência porque nenhuma armação teórica da ciência pode explicar adequadamente
todos os aspectos dos fenômenos que ela estuda. Ao seu ver, a investigação
cientifica não pode ser vista como “um empreendimento cumulativo”. Popper
sustem que a teoria cientifica que não pode explicar adequadamente um fenômeno
pode ser derrubada e uma nova teoria pode ser sugerida, que explique o mesmo
fenômeno mais adequadamente. É evidente, assim, que o conhecimento cientifico
pode reivindicar, certamente, dentro de um campo muito limitado. Ainda assim,
muito curiosamente, a maioria dos intelectuais em todo o mundo acredita que a
verdade objetiva pode ser conhecida somente pelo método cientifico. Parecem
estar afetados por uma espécie de hipnose de massa. Ainda é mais estranho que
físicos pareçam dominar todo o mundo intelectual. Eles assumiram que a energia
material é a fundação de todo o universo. Einstein tentou explicar toda a realidade
física partindo do ponto da teoria do campo unificado, de acordo com o
qual tudo no universo é uma manifestação do campo magnético. Werner
Heinsenberg (1901-1976) fez uma tentativa similar para explicar que tudo
na realidade física parte da energia material. Contudo, tanto Einstein como
Heisenberg admitiram que a teoria do campo unificado estava errada.
Heisenberg observou que vários fenômenos de partículas elementares ainda não
tinham sido entendidos apropriadamente dentro da estrutura da teoria
do campo unificado. Os cientistas da vida (biólogos) parecem não estarem
cientes dos últimos desenvolvimentos na área da física, e assumem que a energia
material é a base de todos os fenômenos viventes, e que todo processo
orgânico pode ser explicado pelas leis da física e da química. Pode ser
ressaltado aqui que a maioria dos biólogos aceitam este princípio
de redução na base de dogma ao invés de justificativa racional.
Alguns biólogos tentam explicar o comportamento dos organismos vivos como
modelo de uma máquina. Kalmus comenta que a tentativa dos biólogos em
explicar processos orgânicos não quantitativos de um organismo vivo
em termos quantitativos é uma espécie de engenharia falsa. Alguns psicólogos
modernos tentaram explicar o comportamento humano sob o modelo de um
computador. Skinner rejeitou o conceito da mente pela psicologia, e comparou a
personalidade humana a um papa níquel. Ele tentou reduzir a psicologia a uma
engenharia cultural, o objetivo da qual é controlar completamente o
comportamento humano através de condicionamento. O comentário que foi feito
anteriormente, que a maioria dos intelectuais em todo o
mundo estão trabalhando sob o encantamento dos cientistas físicos,
parece ser amplamente justificado à luz de ilustrações que foram dadas acima.
Pode ser enfatizado, entretanto, que a maioria dos intelectuais ainda
não são capazes de ter uma compreensão clara sobre o alicerce da
Natureza. I. OS CONCEITOS BÁSICOS DOS TANTRA AGAMAS. De acordo
com os Tantra Ágamas, a consciência pura é a realidade final. É
metaforicamente chamada de “Shiva”, o auspicioso Deus supremo. É
inseparável e associada à pura energia. Pura energia é metaforicamente chamada
de “Shakti”, a Deusa suprema que energiza misteriosamente. A pura consciência
impõe limitações a si mesma, e se miniatura nos indivíduos finitos por
esporte. A pura energia distribui seu misterioso encanto em volta das naturezas
puras miniaturadas e se pega dentro de uma armadilha. Conchas atômicas
constituem uma armadilha e o campo com o qual interage é uma rede sutil de
energia. O embrião que cresce é uma armadilha alimentada pela rede de
placentas. Todo o universo é uma rede de campo eletromagnético dentro da qual
todos os objetos e indivíduos interagem. Shakti é a criadora do grande
mistério; e, dai, ela é conhecida como “Katyayini” – o mistério supremo. Por
isso a Natureza é um grande mistério. Também, é porque a personalidade humana é
um grande mistério. Matéria, vida, espaço, morte e outros são todos mistérios
que nem filósofos nem cientistas nunca serão capazes de resolver. Os átomos
materiais são conscientemente pegos na armadilha dentro deles mesmos. A pura
energia é altamente contraída e enrolada e traz dentro dela a consciência.
Enrolada e contraída a pura energia é conhecida como “Kundalini”. É metaforicamente
chamada de ‘uma serpente enrolada e adormecida’. Nos átomos materiais a
‘Kundalini’ traz dentro de si a consciência. Nas formas inferiores de
organismos vivos, a Kundalini fica fortalecida dentro dos cromossomos
e se entrelaça com a consciência encantada. Tanto Kundalini como a
consciência encantada permanece imprensada no espaço e tempo
empíricos quadri dimensionais nas formas inferiores dos organismos
vivos. Na personalidade humana Kundalini fica dormindo no estado
enrolado (serpentinado) na base da coluna. A Kundalini adormecida com
uma ponta de sua cauda em sua boca é conhecida como ‘adho-kundalini’
(kundalini olhando para baixo). Em cada pessoa comum a Kundalinifica
em um estado adormecido para que seus órgãos dos sentidos e entendimento satisfaçam
seus desejos não saciados. A Kundalini Tântrica está acordada e sobe via
a nadi Sushumna dentro da coluna
vertebral. A Kundalini ascendente é chamada de
‘Urdvhaa Kundalini”. É como um raio de luz que ilumina o interior do corpo
de um indivíduo. A pura consciência fica acima da cabeça de uma personalidade
humana. Aqui o termo ‘acima’ é usado no sentido de além das quatro dimensões do
espaço e tempo empíricos. A Kundalini tem a potencialidade de
ascender ao plano de pura consciência que toca osahasrara (o lótus de mil
pétalas), onde o sadha Shiva reside. Um indivíduo pode ter a
consciência intuitiva quando a Kundalini ascende ao plano da consciência
superior. Ele se torna uma pessoa extraordinária com poderes ocultos. Há uma
vibração sutil na pura consciência. A vibração espontânea da pura consciência é
conhecida como ‘spanda’. Spanda é a fonte principal das palpitações,
pulsações, vibrações, ondas e ritmos que são encontrados em todos os fenômenos
da Natureza. A kundalini ascendente pode intuitivamente apreender o ritmo
espontâneo dos panda e tornar-se ciente de como funciona a pura
consciência. O papel da pura consciência é metaforicamente conhecido como
“dança de Nataraja”. Todos os fenômenos da Natureza são manifestações da
dança de Shiva e Shakti. O objetivo de cada
indivíduo é identificar-se com o papel tema
de Shiva e Shakti. II TANTRA. A maioria dos conceitos da ciência
contemporânea se rotula com os princípios básicos do Tantra Ágamas.
Os Yogues Tântricos anteciparam séculos através da consciência
intuitiva o que a ciência contemporânea estabeleceu pela pesquisa empírica.
Muitos cientistas contemporâneos ainda não foram, completamente, capazes de
entender a implicação dos resultados experimentais no domínio das ciências
físicas e biológicas. Uma exposição breve de alguns conceitos da ciência
moderna que se rotulam com os conceitos clássicos dos Tantra Ágamas é dado
abaixo: (a) espontaneidade no comportamento de partículas. Heisenberg achou que
partículas de matéria não se comportam de acordo com determinadas leis, ao
contrário, se comportam de acordo com um princípio indeterminado. Seu princípio
de indeterminação afirma que tanto a posição como a velocidade de
um elétron não pode ser precisamente conhecida ao mesmo
tempo. Ao seu ver, é impossível, a princípio, afirmar os valores iniciais
exatos da posição e velocidade de um elétron, e, daí o futuro estado de
um elétron não poder ser previsto com
exatidão. Fort enfatiza que o princípio de Heisenberg da
indeterminação indica que a Natureza protege seus mais profundos segredos e não
permite os cientistas de saber sobre seus detalhes minuciosos além de certo
limite. O princípio de Heisenberg da indeterminação indica que há
espontaneidade no próprio alicerce da Natureza. Nos Tantra Ágamas foi
insinuado que Sva-cchanda (espontaneidade) é o aspecto básico da
realidade última. Svacchanda é a fonte principal de independência,
liberdade e indeterminação. (b) A ondulação da Natureza dos microfenômenos.
Louise de Brogli (1892-1987) achou que todos os microfenômenos ficam
como isolados das ondulações e formulou sua teoria na mecânica da ondulação com
base nos seus achados experimentais. Erwin Schrodinger
(1887-1961) também achou que as partículas materiais não são nada, senão
sistemas ondulatórios. Paul Dirac (1902-1984), mais além, elaborou a teoria da
mecânica de ondas em sua teoria da eletrodinâmica quântica. Achou que todas as
partículas materiais têm propriedades ondulatórias. A natureza das ondas das
partículas foi antecipada há séculos pelo conceito Tantrico de Spanda. O
conceito de Spanda que ondas, ritmos, pulsações e palpitações são
universais em suas naturezas. c) A natureza hélicoidal do Avanço
Criativo. Achou-se, através da pesquisa na ciência empírica, que o avanço criativo
tem uma estrutura hélicoidal. Por exemplo, quando uma partícula
carregada se move num campo magnético com sua velocidade motriz a uma
velocidade não outra que 90% com respeito a direção do campo, a
órbita não será circular, ao contrário, se movera numa órbita helicoidal.
Watson e Crick acharam que as moléculas de DNA podem ter cópias
suas exatas e as seus dois fios ficam enrolados como uma corda. A
molécula de DNA e seus dois elementos ficam enrolados como uma corda. A
molécula de DNA é helicoidal que se parece com uma escada circular tendo o
mesmo diâmetro e a mesma largura de degraus com uma cerca que conecta
de cada lado. A natureza helicoidal do avanço criativo foi antecipada há
séculos pelo conceito Tantrico de Kundalini e sua ativação
e subida. A energia está inicialmente num estado altamente enrolado
antes de seu avanço criativo. Quando a kundalini ascendente se
torna reta como uma vara de luz, então, sua atividade criativa começa. (d)
Identidade da matéria e luz. Hoje em dia, o conceito de matéria como inerte foi
descartado, Albert Einstein (1879-1955) achou que matéria é energia.
De Brogli achou que todas as formas de matéria são compostas de ondas
leves. Ao seu ver há identidade entre matéria e luz. Partículas
materiais são capazes de serem transformadas em radiação, e a radiação também é
capaz de ser condensada em novas partículas de matéria. Os Tantra Ágamas
antecipam os recentes achados da mecânica de onda. De acordo com ao Tantra
Ágamas, a luz da consciência é a fonte principal de todas as formas de luz. A
pura consciência é da natureza da luz, e todas as entidades que emergem dela
são também da natureza da luz. A luz da consciência é de natureza mais
essencial do que a luz da energia material. (e) Universalidade
dos Bio-ritmos. Recentemente foi descoberto por cientistas de vida
(biólogos) que osbio-ritmos espontaneamente ocorrem em todos os organismos
vivos por todas as suas vidas. Os bio-ritmos de diferentes
freqüências formam um conjunto a fim de produzirem respostas aos estímulos
ambientais. Os bio-ritmos de diferentes frequências produzem
consciência em um organismo vivo, a cerca, da sequência temporal. Pode ser
enfatizado aqui que o conceito de Spanda nos Tantra Ágamas antecipa o
conceito dos bio-ritmos que foi recentemente descoberto pela ciência
da vida (Biologia). O conceito Tantrico despanda é mais
compreensível do que o conceito de bio-ritmo. Dá consciência do
tempo empírico de um organismo vivo. Spanda e o ritmo sutil que dão
ciência do tempo transcendente para um yogueTantrico. III Tempo Empírico e
Transcendente no Tantra Yoga. Os Tantras Ágamas põem ênfase
na emancipação de um indivíduo de conhecimento e sofrimento no período de tempo
de sua vida. Um indivíduo pode ter onisciência no seu tempo de vida. Pode
alcançar o plano do tempo transcendente e ter conhecimento instantâneo de todos
os acontecimentos do passado, presente e futuro através da consciência
intuitiva. O tempo empírico é o primeiro fator da ignorância básica nos seres
humanos. É a fonte da particularidade em um objeto e a identidade pessoal em um
indivíduo. É o princípio da objetivação, individualização, processo, atividade
e criatividade. É o princípio pelo qual os acontecimentos acontecem na
Natureza. É a fonte de conhecimento limitado nos seres humanos. Delimita o
conhecimento empírico dos seres humanos ao plano empírico.
Um indivíduo pode ascender do nível do tempo empírico ao absorver o
processo do corpo grosseiro em puro princípio vital, principio vital em
intelecto e intelecto em consciência indiferenciada. A regulação do princípio
vital na direção para cima é conhecida como “Uccara”(ascenção). BRAHMACHARYA
Pranayama (controle da respiração) e dhyana (meditação) são os
métodos mais eficazes pelos quais o indivíduo pode elevar sua consciência a
estados superiores. Um indivíduo pode ter consciência intuitiva da sequência
inteira de tempo de uma forma sutil e indiferenciada através da expansão de sua
consciência. O Yogue Tantrico é um observador calmo do esquema
tríplice do tempo sequencial (trikala-darshi) em um instante. Ele tenta pegar o
ritmo do tempo transcendente através da consciência intuitiva. E, ele fica
ciente do esquema de existência que é conhecido como ‘Manasi/Srishti’. Ele tem,
assim, onisciência parcial. IV. Visão Geral. A ciência enriqueceu a vida humana
do ponto de vista quantitativo. Tentou satisfazer as necessidades materiais,
biológicas e sociais dos seres humanos. Mas, não contribuiu significativamente
para realçar a qualidade da existência humana. Ao contrário, a ciência, sendo
um valor neutro, tem um efeito desumanizador sobre a personalidade humana.
Avanços tremendos nos campos da ciência e tecnologia trouxeram mudanças rápidas
na sociedade, na personalidade humana e no ambiente físico em todo o mundo. Na
verdade, a ciência e a tecnologia constituem aspectos inseparáveis da civilização
moderna, e pessoas civilizadas não podem viver sem elas. A ciência e a
tecnologia se tornaram quase como extensões da personalidade humana, como as
roupas e acessórios são seus embelezamentos necessários. Contudo, a natureza de
valor neutro da ciência e tecnologia afetou a natureza das pessoas civilizadas
e, suas atitudes em relação à vida se tornaram pragmáticas. O padrão de
comportamento das pessoas civilizadas tende a se tornar
eticamente despadronizado porque sua perspectiva, usualmente, as faz
terem a visão do significado do fim – do meio – da compatibilidade. Isto é
porque há uma rápida deterioração na qualidade moral da personalidade humana.
Há um rápido aumento no número de crimes, quadrilhas, perversão sexual e
alcoolismo nas muitas sociedades avançadas tecnologicamente. Assim, os sintomas
de patologia social estão se tornando muito evidentes nas muitas sociedades
civilizadas. Há um rápido aumento na poluição ambiental devido aos poluentes
industriais, explosões atômicas, desflorestamento, superpopulação nas áreas
urbanas, etc. O desenvolvimento sofisticado de tecnologia de defesa ameaçou a
segurança da humanidade numa escala global. A ciência e tecnologia vieram para
ficar apesar de seus inconvenientes e efeitos colaterais na deterioração da personalidade
humana. Estão, urgentemente, com necessidade de um weltanschauung –
um conceito de civilização para dar-lhes orientação para o desenvolvimento da
humanidade. Na opinião do autor deste artigo, a opinião mundial dos Tantra
Ágamas é a mais compreensível e consistente e pode agir como um princípio
que guia para o desenvolvimento futuro da ciência e tecnologia. Pode melhorar a
qualidade moral da personalidade humana e criar condições para produzir
harmonia na sociedade. Pode restaurar a harmonia ecológica no mundo que está
rapidamente ficando perturbado. Pode trazer à personalidade humana afinada o
tema da pura energia consciente (Shiva-Shakti). A vida presente de um indivíduo
é apenas um fragmento de um filme irreversível que se desdobra através do tempo
seqüencial e empírico, e testemunha todo o drama de sua vida dentro do espaço
de uma única vida. Esta é a garantia que o senhor Shiva deu as
pessoas de uma época moralmente decadente. (Kali Yuga).Um
indivíduo pode flutuar na corrente da consciência superior pela
espiritualização de seu corpo e
mente. Asanas, pranayama, nyasa,bhuta
suddhi, Kundalini Jagarana e chakra-bheda, dhyana,
etc. são auxílios pelos quais o indivíduo pode queimar os desejos grosseiros no
seu corpo e mente até que se torne um Avadhuta yogue (purificado).
Um yogue Tantrico pode ter onisciência quando ele ascende do
tempo sequencial para o transcendental. Ele pode testemunhar o drama de sua
vida no contexto do drama do mundo durante o estado de turiya(transe) que
ele pode alcançar pela meditação sustentada. Ele pode testemunhar o tema
inteiro do drama de sua vida, (que é comumente espalhado por muitos
nascimentos), na sua própria vida atual. www.yoganarayana.com.br. Abraço. Davi
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