Budismo.
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BUDISMO MODERNO. A PRECIOSIDADE DO LAMRIM KADAM. Atisha escreveu o Lamrim Kadam
original fundamentado no Ornamento da Clara Realização, de Buda Maitreya, que é
um comentário aos Sutras Perfeição de Sabedoria, que Buda Shakyamuni ensinou na
Montanha do Bando de Abutres, em Rajagriha, na Índia. Mais tarde, Je Tsongkhapa
escreveu seus textos extenso, mediano e condensado de Lamrim Kadam como
comentários às instruções do Lamrim Kadam de Atisha e, por meio disso, o
precioso Budadharma do Lamrim Kadam floresceu em muitos países no Oriente e,
agora, no Ocidente. As instruções do Lamrim Kadam – a união dos ensinamentos de
Buda e das instruções especiais de Atisha – são apresentadas em três etapas: as
instruções sobre as etapas do caminho de uma pessoa de escopo inicial, as
instruções sobre as etapas do caminho de uma pessoa de escopo mediano e as
instruções sobre as etapas do caminho de uma pessoa de grande escopo. Todos os
ensinamentos de Buda, tanto os Sutras como os Tantras, estão incluídos nesses
três conjuntos de instruções. Os ensinamentos de Buda são o remédio supremo,
que cura permanentemente tanto a doença física quanto a doença das delusões.
Assim como os médicos receitam diferentes remédios para diferentes doenças,
Buda também oferece diferentes remédios de Dharma de acordo com as diferentes
capacidades de cada pessoa. Buda deu ensinamentos simples para aqueles de
escopo inicial, ensinamentos profundos para os de escopo mediano e ensinamentos
muito profundos para aqueles de grande escopo. Na prática, todos esses
ensinamentos fazem parte do Lamrim Kadam, que é o corpo principal dos ensinamentos
de Buda; não há um único ensinamento de Buda que não esteja incluído no Lamrim
Kadam. Por essa razão, Je Tsongkhapa disse que, quando ouvimos o Lamrim por
inteiro, estamos ouvindo todos os ensinamentos de Buda, e quando praticamos o
Lamrim por inteiro, estamos praticando todos os ensinamentos de Buda. O Lamrim
Kadam é a síntese de todos os ensinamentos de Buda; ele é muito prático e
adequado para todos, e sua apresentação é superior à de outras instruções. Ao
ganhar experiência do Lamrim, iremos entender que nenhum dos ensinamentos de
Buda é contraditório; colocaremos todos os ensinamentos de Buda em prática;
realizaremos facilmente a visão e a intenção última de Buda; e ficaremos livres
de todas as visões e intenções equivocadas. Todos, budistas e não-budistas,
precisam da libertação permanente do sofrimento e de felicidade pura e
duradoura. Esse desejo será satisfeito por meio da prática do Lamrim; portanto,
ele é a verdadeira joia-que-satisfaz-os-desejos. Em geral, todos os
ensinamentos de Buda – o Dharma – são muito preciosos, mas o Dharma Kadam, ou
Lamrim, é um Budadharma muito especial, apropriado para todos, sem exceção. O
grande mestre Dromtonpa disse: “O Dharma Kadam é como um mala feito de ouro”.
Assim como qualquer pessoa, mesmo as que não usam um mala (rosário, ou contas
de oração), ficaria feliz ao receber de presente um mala feito de ouro
simplesmente porque é de ouro, todas as pessoas, mesmo as não-budistas, podem
receber benefícios do Dharma Kadam. O motivo é que não há diferença entre o
Dharma Kadam e as experiências do dia a dia das pessoas. Mesmo sem estudar ou
ouvir o Dharma, algumas pessoas, por ler jornais ou assistir televisão e
entender a situação mundial, frequentemente chegam a conclusões semelhantes
àquelas explicadas nos ensinamentos de Dharma Kadam. Isso acontece porque o
Dharma Kadam está de acordo com a experiência diária das pessoas: ele não pode
ser separado da vida diária. Todos precisam dele para tornar suas vidas felizes
e significativas, para solucionar temporariamente seus problemas humanos e, em
última instância, habilitá-los a encontrar felicidade pura e duradoura pelo
controle da sua raiva, apego, inveja e, especialmente, da ignorância. Neste
tempo espiritualmente degenerado, há cinco impurezas que estão aumentando em
todo o mundo: 1) o nosso meio ambiente está se tornando cada vez mais impuro
devido à poluição; 2) a nossa água, ar e comida estão se tornando cada vez mais
impuros, também em consequência da poluição; 3) o nosso corpo está se tornando
cada vez mais impuro porque doenças e enfermidades estão agora mais
predominantes; 4) a nossa mente está se tornando cada vez mais impura porque as
nossas delusões estão ficando cada vez mais fortes; 5) as nossas ações estão se
tornando cada vez mais impuras porque não temos controle sobre nossas delusões.
Sofrimento, problemas e perigos estão aumentando em todos os lugares devido a
essas cinco impurezas. Entretanto, por meio da prática do Lamrim Kadam, podemos
transformar nossa experiência de todas essas impurezas em caminho espiritual,
que nos conduzirá à felicidade pura e duradoura da libertação e da iluminação.
Podemos usar todas as dificuldades que vemos no mundo como ensinamentos
espirituais que nos encorajam a desenvolver renúncia (o desejo de nos libertar
do ciclo de vida impura), compaixão (o desejo de que os outros se libertem
permanentemente do ciclo de vida impura), e a sabedoria que realiza que todas
essas impurezas são o resultado de nossas ações não virtuosas. Deste modo, pela
prática do Lamrim, podemos transformar todas as condições adversas em
oportunidades para desenvolver as realizações do caminho espiritual, que irão
nos trazer felicidade pura e duradoura. Sempre que os praticantes de Lamrim
experienciam dificuldades e sofrimento, eles pensam: “Outros incontáveis seres
vivos experienciam sofrimento e dificuldades maiores do que eu” e, dessa
maneira, eles desenvolvem ou aumentam sua compaixão por todos os seres vivos, o
que os conduz rapidamente à felicidade suprema da iluminação. O Lamrim Kadam é
o remédio supremo que pode curar permanentemente todos os sofrimentos da
doença, envelhecimento, morte e renascimento; ele é o método científico para
aperfeiçoar nossa natureza e qualidades humanas e para solucionar nossos
problemas diários. O Lamrim Kadam é o grande espelho do Dharma, no qual podemos
ver o modo como as coisas realmente são, e por meio do qual também podemos ver
o que devemos conhecer, o que devemos abandonar, o que devemos praticar e o que
devemos alcançar. E é somente usando este espelho que podemos ver a grande
bondade de todos os seres vivos. Os praticantes kadampa enfatizam o treino da
meditação. O que é meditação? Meditação é uma ação mental, cuja natureza é ser
uma concentração estritamente focada e que faz com que a mente se torne
pacífica e calma – essa é a função da meditação. Queremos ser felizes o tempo
todo, inclusive durante nossos sonhos. Como podemos realizar esse desejo?
Podemos realizá- -lo através do treino da meditação, pois a meditação faz com
que a nossa mente se torne pacífica, e quando nossa mente está em paz, somos
felizes o tempo todo, mesmo que nossas condições exteriores sejam pobres ou
desfavoráveis. Por outro lado, quando nossa mente não está em paz, não nos
sentimos felizes, mesmo que as condições exteriores sejam excelentes. Podemos
compreender isso por meio de nossa própria experiência. Visto que o método
verdadeiro para fazer com que a nossa mente se torne calma, pacífica, é o
treino da meditação, devemos aplicar esforço para treinar meditação. Sempre que
meditamos, estamos fazendo uma ação, ou carma, que fará com que experienciemos
paz mental no futuro. A partir dessa explicação, podemos compreender a
importância da prática da meditação. Os objetos de nossa meditação precisam ser
objetos significativos (que serão explicados extensivamente a seguir), de modo
que, pelo treino da meditação, possamos nos libertar permanentemente de todos
os sofrimentos desta vida e das nossas incontáveis vidas futuras, alcançando
assim a felicidade suprema da iluminação, da mesma maneira que Buda o fez e
demonstrou. O exemplo de Buda é o melhor exemplo para nós. No entanto, no
início, podemos utilizar nossa própria respiração como o objeto de nossa
meditação e, assim, praticar meditação respiratória, que é uma prática bastante
simples. Como podemos praticar meditação respiratória? Primeiro, devemos
relaxar física e mentalmente, e parar de pensar em qualquer coisa. Depois, de
modo suave e natural, inalamos e exalamos pelas narinas – mas não pela boca – e
concentramo-nos, de modo estritamente focado, na sensação do ar à medida que
ele entra e sai pelas narinas. Devemos permanecer concentrados nessa sensação
pelo maior tempo possível. Se, após fazermos isso, nossa mente ainda permanecer
agitada, devemos repetir a meditação respiratória mais vezes, até que nossa
mente se torne completamente tranquila. Depois, devemos aplicar esforço para
permanecermos continuamente tranquilos, dia e noite. Desse modo, poderemos, nós
próprios, fazermo-nos felizes o tempo todo, assim como aos nossos amigos e
familiares. www.budismomoderno.org.br.
Abraço. Davi
Maravilhoso simplesmente maravilhoso de se contemplar e de praticar
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