Cristianismo. Texto
de Hélcio Bruno de Almeida. II A BÍBLIA SAGRADA. Capítulo Um. O PENSAMENTO
CENTRAL DA BÍBLIA. A. A MAIORIA DOS LIVROS SOBRE a Bíblia apresentam Cristo
como o seu pensamento central. Porém, segundo a luz que temos recebido,
sentimos que é insuficiente dizer simplesmente que o pensamento central da
Bíblia é Cristo. As palavras do apóstolo Paulo na carta aos Efésios são:
"Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à
Igreja" Ef 5,32. Com tal referência, podemos dizer que o
pensamento central da Bíblia é Cristo e a Igreja. B. SEM DÚVIDA, TODA A BÍBLIA
revela a Cristo. Mas, ao mesmo tempo, ele também nos mostra que Cristo precisa
da igreja, assim como o homem precisa de uma esposa. Desde o começo, a Bíblia
apresenta isso em tipo - que não era bom que Adão vivesse só. Pelo Novo
Testamento sabemos que tal figura refere-se a Cristo necessitar de sua noiva.
Portanto, no começo da Bíblia, não apenas Adão é revelado, mas também Eva foi
produzida, a partir de Adão, para se tornar sua noiva, e como os dois
tornaram-se um. Havia Adão e também Eva. O apóstolo disse que isso é um grande
mistério, mas que ele se referia a Cristo e a igreja. Na Bíblia, não podemos
ver apenas Cristo, sem ver a igreja. Na Bíblia há a história de Deus
contatando o homem, por meio de Cristo, mas também vemos o homem ocupando uma
posição muito importante. Os personagens centrais na Bíblia são não apenas Deus
em Cristo, mas também o homem com a noiva de Deus em Cristo. O casal universal
é Deus e o homem. No Universo Deus é o único varão e o homem é seu complemento.
Se Deus não tem o homem, é como se Ele fosse "solteiro". No Universo
tem de haver o casamento de Deus com o homem
- Gn 2,18-25; Ef 5,31,32; Ap 22,17. C. POR ESSA
RAZÃO, A PRIMEIRA CENA apresentada no Antigo Testamento é a história de um
homem buscando uma esposa. Esse homem tipifica Cristo, e Cristo é a
corporificação de Deus. Essa esposa tipifica a igreja, e a igreja é um grupo de
homens e mulheres salvos por Deus dentre a humanidade para que sejam edificados
por Ele. Por todo o Antigo Testamento, Deus colocava-se o tempo todo na posição
de marido para com o seu povo. Deus tratou os israelitas como sua esposa. Mais
tarde, veio o Senhor Jesus. João, o antecessor do Senhor Jesus, não apenas
apresentou-O como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas também
testificou que aquele que tem a noiva é o Noivo. João não apenas apresenta o
Senhor Jesus como o Cordeiro redentor, mas também como o Noivo que tem a noiva.
Então, nas Epístolas, o apóstolo Paulo diz: "Tenho preparado para vos (os
salvos) apresentar como como virgem pura a um só esposo que é Cristo".
2 Co 11,2. Ele também diz que a igreja é para Cristo, assim como Eva
é para Adão. Em Apocalipse, no fim de toda a Bíblia, há uma proclamação de que
chegaram as bodas do Cordeiro. Quando a Nova Jerusalém aparece, é dito que ela
foi preparada e adornada para o seu marido. Essa é a união de Deus com o homem.
Todas as pessoas redimidas e o Redentor tornam-se um como o mistério do
Universo, que é Cristo e a igreja. D. PORTANTO O PERSONAGEM CENTRAL de toda a
Bíblia é esse casal misterioso. Deus e o homem tornam-se um, da mesma maneira
que o homem tornam-se um, da mesma maneira que o homem e a mulher tornam-se uma
carne. O homem e a mulher tornam-se uma carne típica; Deus e o homem tornam-se
um. Cristo é Deus tornando-se um com o homem, e a igreja é o homem tornando-se
um com Deus. Deus vem em seu Filho, Cristo, para poder tornar-se um com o
homem. O homem é edificado em Seu Filho com como Sua igreja, para que possa tornar-se
um com Deus. Essa unidade, essa união misteriosa, é Cristo e a igreja, e também
a união de Deus com o homem. Esse é o pensamento central da Bíblia. E. TAMBÉM
PODEMOS FALAR DO PENSAMENTO central da Bíblia de outra maneria. Cristo é a
palavra viva de Deus, e a Bíblia é a palavra escrita de Deus. Cristo é o
conteúdo da Bíblia e a Bíblia é a explanação de Cristo. Se tirarmos Cristo da
Bíblia, ela se tornará um livro vazio, como um vaso vazio sem o seu conteúdo.
Ao mesmo tempo, ninguém pode conhecer bem a Cristo sem conhecer a Bíblia,
porque a Bíblia é a explanação de Cristo. Somente quando alguém lê a explanação
na Bíblia pode entender e conhecer o que Cristo é. A Bíblia nos diz que tudo o
que é de Cristo foi posto na igreja e é expresso pela igreja. Portanto, o
pensamento central da Bíblia é Cristo e a igreja. É insuficiente conhecer
apenas Cristo, temos de conhecer também a igreja. A Bíblia mostra-nos que a
personagem central e Universal tem tanto uma cabeça quanto um corpo. A Cabeça é
Cristo e o Corpo é a igreja. Portanto, Cristo e a igreja são o pensamento
central da Bíblia. F. FINALMENTE AO OBSERVARMOS a criação do homem em Gênesis,
vemos a razão pela qual o casal homem e mulher foram criados. Deus os criou e
os abençoou para serem fecundos, multiplicarem, encherem e sujeitarem a Terra,
tendo assim domínio sobre a criação de Deus. Isso revela que o casal universal
é para o estabelecimento do reino de Deus. Neste sentido podemos concluir que o
pensamento central da Bíblia é Cristo e a igreja pra o reino de Deus
- Gn 1,26-28. VI OS LIVROS E AS SEÇÕES DA BÍBLIA SAGRADA - A BÍBLIA
se divide em duas partes. A primeira parte é chamada de Antigo Testamento e a
segunda de Novo Testamento. A. O ANTIGO TESTAMENTO: ESTE SE REFERE a primeira
parte da Bíblia, a qual se compõe de trinta e nove livros que se dividem em: 1.
OS LIVROS DA LEI: Estes compreendem um total de cinco livros - Gênesis, Êxodos,
Levíticos, Números e Deuteronômio, e são chamados de livros da lei porque neles
há os mandamentos, os estatutos e os juízos que formam a lei de Moisés para o
povo de Israel. 2. OS LIVROS DE HISTÓRIA: Estes compreendem um total de doze
livros: Josué, Juízes, Rute, Samuel, Reis I e II, Crônicas I e II, Esdras,
Neemias e Ester. Relatam a história dos israelitas desde sua entrada em Canaã
até seu regresso do cativeiro. Portanto, eles são chamados dos livros de
história. 3. OS LIVROS DE POESIA: Estes compreendem um total de cinco livros:
Jó, Provérbio, Salmos, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, os quais expressam
em poesia as diferentes experiências espirituais do povo de Deus. 4. OS LIVROS
DOS PROFETAS: Estes compreendem um total de dezessete livros, de Isaías a
Malaquias, escritos pelos profetas concernentes aos israelitas, aos gentios e a
Cristo. Eles dividem-se em profetas maiores de Isaías até Daniel (5 livros), e
profetas menores de Oseias até Malaquias (12 livros). B. O NOVO TESTAMENTO:
Este se refere a segunda parte da Bíblia, a qual se compõe de vinte e sete
livros que se dividem em: 1.OS LIVROS DE HISTÓRIA: Estes compreendem um total
de cinco livros, do Evangelho de Mateus aos Atos dos Apóstolos. Os quatro
primeiros são uma história do Senhor Jesus e o último é a narração do mover dos
discípulos na Terra depois da ascensão do Senhor aos céus. 2. AS EPÍSTOLAS:
Estas compreendem um total de vinte e um livros, desde o livro de Romanos até o
livro de Judas, os quais são cartas escritas pelos apóstolos às igrejas, ou aos
santos em particular. Elas transmitem a visão e o encargo de cada apóstolo às
igrejas e aos santos de acordo com as suas necessidades, a fim de que tenham
uma vida da igreja e espiritual normal. 3. O LIVRO DE PROFECIA: O único livro
de profecia do Novo Testamento é o Apocalipse, o qual é o livro que conclui o
Novo Testamento e é o último livro de toda a Bíblia. Contem profecias
relacionadas com a igreja, Israel, o mundo, a segunda vinda de Cristo, o
destino de Satanás, o juízo final, a era vindoura e a eternidade. VII; OS TEMAS
DA BÍBLIA SAGRADA: A. O TEMA GERAL: Deus planejou e criou; Satanás rebelou-se e
danificou; o homem caiu e perdeu-se; e Cristo redimiu e edificou para o
estabelecimento do reino de Deus. B. O TEMA DO ANTIGO TESTAMENTO: 1. Deus
criou, Satanás danificou, o homem caiu e Deus prometeu a vinda de Cristo para a
redenção. 2. Deus deseja levar o homem a Cristo para obter a redenção voltando
a pertencer a Deus. C. O TEMA DO NOVO TESTAMENTO: 1. Cristo vindo para redimir
os pecadores e edificar a igreja, conforme o plano de Deus. 2. Em Cristo, a
igreja é redimida e edificada, e o reino é estabelecido. D. AS DIFERENÇAS ENTER
O NOVO TESTAMENTO E O VELHO TESTAMENTO: 1. Os dois testamentos e as duas
alianças que Deus fez com o homem. 2. Deus fez uma promessa para Abraão e mais
tarde também confirmou com um juramento - Gn 22,16. 3. A promessa
tornou-se uma aliança - Gl 3,15-17. 4. A velha aliança foi proclamada
no monte Sinai (Os Dez Mandamentos), por Moisés, em Ex 19 e continuou
até o tempo de João Batista 0 Mt 11,12-13. 5. Dois mil anos mais
tarde, Deus enviou Jesus, que derramou Seu sangue na cruz e cumpriu a nova
aliança - Lc 22,20. E. O VELHO TESTAMENTO, UMA ALIANÇA que foi
acrescentada e abolida - Rm 5,20; Gl 3,19;
22-26; Hb 8,13. 1. Promulgada por mão de Moisés
- Gl 3,19; Jo 1,17, Ex 24,3. 2. Sancionada pelo
sangue de touros e de bodes - Hb 9,22; 18-20; Ex 24,6-8. 3.
Baseada na lei, como sua condição, a qual não pode dar vida
- Dt 6,1-3; Gl 3,10; 3,21. 4. Requer que o homem faça algo
- Gl 3,12; Dt 4,1; 5,1. Aplica-se somente ao período do
Velho Testamento - Hb 8,13; Jr 31,31-34. F. O NOVO TESTAMENTO, UMA MELHOR
ALIANÇA QUE É ETERNA - Hb 8,6; 7,16; 13,20; 8,13. 1. Cumprida por
Jesus Cristo - Mt 26,28. 2. Estabelecida com o sangue de Jesus, o
Filho de Deus - Lc 22,20; 1 Jo 1,7. 3. Baseada na graça,
como sua condição, a qual dá vida - Rm 6,14. 4. Exige que o homem
somente creia - Rm 11,6; Jo 3,15,18. 5. Aplica-se para o
período do Novo Testamento e pela eternidade - Jr 31; Hb 13,20. VIII.
COMO LER A BÍBLIA - Como a Bíblia é a Palavra de Deus, sua natureza é divina e
espiritual, precisamos aprender a lê-la para obter benefício em todo o nosso
ser. A. LENDO-A COM ENTENDIMENTO. "Então, lhes abriu o entendimento para
compreenderem as Escrituras" Lc 24,45. Ao ler a Bíblia, devemos
primeiro usar o entendimento de nossa mente para compreender seu texto, o qual
está escrito em linguagem humana, e conhecer seu significado. B. LENDO-A COM
SABEDORIA. 1. "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos
e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria" Cl 3,16. 2."Para que
o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de
sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele" Ef 1,17.
Estes dois versículos indicam que necessitamos entender com sabedoria a palavra
com respeito às coisas divinas reveladas por Deus na Bíblia. Efésios 1,17 também
nos mostra que tal sabedoria está unida ao nosso espírito. Esta sabedoria não é
a que temos por natureza, mas a que obtemos por meio da oração. Tal sabedoria
em nosso espírito é mais profunda e mais alta que o entendimento em nossa
mente. Compreendemos a letra da Bíblia com o entendimento em nossa mente, mas
ganhamos a revelação da verdade da Bíblia por meio da sabedoria em nosso
espírito. C. RECEBENDO-A COM O ESPÍRITO. "Tomai também (...) a espada do
Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo
tempo no Espírito" Ef 6, 17-18. Aqui nos diz que recebemos a
palavra de Deus orando no espírito. Isto nos revela que também necessitamos
exercitar nosso espírito quando lemos e recebemos a palavra de Deus. Isto se faz,
indubitavelmente, por meio da oração. Portanto, ao ler a Bíblia, depois de
haver entendido o significado do texto com nosso entendimento e haver
compreendido a verdade do texto com nossa sabedoria, devemos usar nosso
espírito mediante a oração para receber as verdades da Escritura na parte mais
profunda de nosso ser, isto é, em nosso espírito. Em outras palavras, depois de
entendido o texto e recebido a verdade que contém, todavia devemos exercitar
nosso espírito para converter em oração o que entendemos e compreendemos afim
de que a verdade seja assimilada em nosso espírito e assim tornar-se nosso
suprimento de vida e a base de nossa experiência espiritual. D. LER-ORAR A
PALAVRA: Outra forma simples, espiritual e benéfica de desfrutar a Bíblia é
tomá-la por meio do ler-orar. Lemos o texto bíblico com repetição, com ênfase,
de maneira viva, transformando cada frase e cada palavra em nossa oração. Às
vezes podemos aplicar o texto a nós mesmos mediante a oração. Quanto mais
praticarmos o ler-orar, mais elevado, liberado, mais profundo e mais cheio
ficará o nosso espírito. Esse é o benefício que recebemos. E. DESFRUTANDO A
PRECIOSIDADE E DOÇURA DA PALAVRA. "Para mim vale mais a lei que procede de
tua boca do que milhares de outro ou de prata" Sl 119,72. "São
mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado e são mais doces
do que o mel" Sl 19,10. Esses versículos revelam a preciosidade
da palavra de Deus na Bíblia, pela qual o nosso desejo é continuamente
despertado. Revelam também a doçura e amabilidade da palavra de Deus. F.
DEDICANDO UM TEMPO PARA LER A BÍBLIA: Podemos ler a Bíblia em qualquer momento
e devemos fazê-lo sempre que possível ou necessário. No entanto, falando em
termos gerais, é melhor lê-la pela manhã, antes de ter contato com qualquer
pessoa ou coisa. Tais ocasiões podem não durar muito tempo, mas devemos anelar
ler a Bíblia antes de qualquer outra coisa, sempre que possível mesclados com
oração - Sl 119,145-149. IX. OS PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO DA
BÍBLIA. A. TODO ENSINAMENTO DA BÍBLIA DEVE estar perfeitamente harmonizado com
a linha central da economia de Deus, a qual é revelada na própria Escritura. B.
OS FATOS OU RELATOS QUE ESTÃO INCLUÍDOS NA BÍBLIA não indicam, necessariamente,
que devem ser seguidos como um ensinamento, mas é preciso discernimento para
perceber qual é a vontade de Deus - Hb 4,12; Ef 1,15-17; At
15,22-29. C. A BÍBLIA EXPLICA A PRÓPRIA BÍBLIA: 1. Somente a totalidade dos
versículos pode manifestar toda a verdade - 2 Pe 1,20. 2. Uma porção
da Escritura não é suficiente para representar de modo completo uma verdade
- Mt 4,7; Sl 91. 3. Ao concluirmos sobre uma verdade não
podemos omitir nenhuma porção da Palavra sobre aquele assunto: exemplo acerca
da salvação eterna e a disciplina dispensacional - Rm 10,13;
1 Co 3,19; 1 Co 9,27. 4. Os textos podem ser de
interpretação literal como também na forma de parábolas para aplicação. Devemos
ter muito cuidado com tais porções para não formalizar ensinamentos errôneos ou
que contrariam o sentido moral ou ético das demais Escrituras - Lc 16,1-9;
19-31. 5. Devemos levar em conta a diferença das pessoas para quem a palavra é
dirigida, as diferenças nas dispensações e o background (histórico ou pano de
fundo) - 1 Co 10,32; Mt 5,21-22; Jo 13,5-11. 6. A
revelação das Escrituras é progressiva e constante - Mt 5,43-44;
17,1-8; 2 Pe 1,12,19. 7. As Escrituras revelam dois grupos de
verdades, as básicas e as secundárias. As básicas podem ser comparadas ao
tronco e as secundárias com os galhos da árvore. As básicas são essenciais à vida,
e dizem respeito à revelação de Deus e de sua obra redentora em Cristo,
enquanto as secundárias são referentes às práticas dos crentes e das igrejas.
Devemos discernir entre os dois grupos - Mt 16,16-18;
1 Co 14,1-4,31,30. X. COMO ESTUDAR A BÍBLIA - sendo uma pessoa correta:
A. A NECESSIDADE DE SER ESPIRITUAL: 1. As palavras que eu vos tenho dito são
Espírito - Jo 6,63,55; 4,24;3,6; Cl 2,23. 2. Conferindo coisas
espirituais com espirituais, sendo espiritual e andando segundo o espírito -
1 Co 2,1-4,5-7. B. A NECESSIDADE DE CONSAGRAÇÃO: 1. Estando com o
coração aberto. - 2 Co 3,18. 2. Tendo o olhar singelo
- Mt 6,21,24. 3. Sendo continuamente obediente - Jo 7,17.
C. A NECESSIDADE DE PRÁTICA - Hb 5,13,14. Livro As Doze Lições
Básicas do Ministro do Evangelho. Abraço. Davi
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