terça-feira, 12 de abril de 2016

II. Tantrismo.



Budismo Tântrico. Por que praticar o Tantra? É dito frequentemente que o caminho do Tantra é superior ao caminho do Sutra, mas para entender o porquê disso precisamos nos engajar num estudo  preciso de ambos. Sutra e Tantra, ou então nossas afirmações sobre a superioridade do Tantra serão meras palavras. Além disso, se não estudarmos muito bem tanto o Sutra quanto o Tantra, teremos dificuldade em entender como praticar a união do Sutra e do Tantra, e então, existe um grande perigo de que tanto rejeitemos a prática do Tantra, quanto ignoremos a prática do Sutra. Os ensinamentos do Tantra, ou MANTRA SECRETO como também é chamado, são os mais raros e mais preciosos ensinamentos do Budha. Somente seguindo o caminho do MANTRA SECRETO podemos atingir a iluminação ou budheidade. Por que não podemos atingir a plena iluminação apenas praticando os caminhos do Sutra? Há duas razões principais. Primeiro, para atingirmos a budheidade, precisamos concluir o Corpo Verdade e o Corpo Forma de um Budha. Embora os ensinamentos do Sutra apresentem uma explicação geral de como esses dois corpos são alcançados na dependência das etapas do caminho da sabedoria e do método, eles não apresentam as explicações sobre as causas substanciais verdadeiras e diretas desses dois corpos. A causa substancial do Corpo Verdade de um Budha é a clara luz significativa e a causa substancial do Corpo Forma é o corpo ilusório. Esses ensinamentos são explicados apenas no MANTRA SECRETO. A segunda razão pela qual o Sutra não pode nos conduzir à plena iluminação é que os ensinamentos é que os ensinamentos do Sutra não apresentam os métodos para superar as obstruções muito sutis a onisciência. As aparências duais sutis associadas as mentes da aparência branca, vermelho crescente é quase conquista negra. Essas três mentes manifestam-se quando nossos ventos internos se dissolvem no canal contral durante o sono, durante o processo da morte ou durante a meditação no estágio de conclusão. Ainda que essas mentes sejam mentes muito sutis, ainda assim elas são mentes contaminadas, pois seus objetos, a aparência do espaço permeado por luz branca, a aparência do espaço permeada por luz vermelha. E a aparência do espaço permeado por escuridão, aparecem como inerentemente existentes. Essas aparências de existência inerente são aparências duais sutis e obstruções muito sutis a onisciência. Uma vez que os ensinamentos do Sutra não explicam como reconhecer as mentes sutis de aparência branca, vermelho crescente e quase conquista negra, os Bodhissatvas do Sutra são incapazes até mesmo de reconhecer as aparências duais sutis associadas a eles, quem dirá abandoná-las. De modo geral, aparência dual é a aparência da mente tanto do objeto quanto de sua existência inerente. Todas as mentes dos seres vivos, exceto à excelsa consciência do equilíbrio medidativo dos seres superiores, tem essa aparência. Uma realização direta da vacuidade com uma mente densa não tem o poder de superar as aparências duais sutis associadas às mentes da aparência branca, vermelho crescente e quase conquista negra. A única maneira de abandonar essas aparências duais sutis é realizar a vacuidade diretamente com uma mente muito sutil de clara luza. Considerando que os métodos para manifestar e utilizar a mente muito sutil de clara luz são explicados apenas no MANTRA SECRETO, qualquer um que deseje atingir a budheidade certamente precisa se engajar nesse caminho. Tantra Autêntico. Je Tsongkapa (1357-1419) explicou que uma prática autentica do MANTRA SECRETO deve possuir quatro atributos, conhecidos como as quatro perfeitas purezas, são eles: 1. Perfeita Pureza de lugar. 2. Perfeita Pureza de corpo. 3. Perfeita Pureza de prazeres. 4. Perfeita Pureza de feitos. A prática dessas quatro perfeitas purezas não foi revelada nos ensinamentos do sutra, mas só pode ser encontrada na MANTRA SECRETO. O MANTRA SECRETO se diferencia do Sutra porque é capaz de trazer o resultado para o presente. Por exemplo, apesar de ainda não termos atingido a iluminação, quando praticamos o MANTRA SECRETO tentamos impedir o surgimento de aparências e concepções comuns a respeito de nosso ambiente e o visualizamos como o manda da deidade. Do mesmo modo, prevenimo-nos contra as aparências comuns de nosso corpo, prazeres e feitos e, em vez disso, gerarmos como a deidade, visualizamos nossos prazeres como os de um Budha e executamos os feitos de um ser iluminado. Fazendo essas práticas, poderemos atingir o estado resultante da budheidade muito rapidamente. Essas quatro práticas são essenciais tanto para o estágio da geração como para o de conclusão do MANTRA SECRETO. Níveis do Tantra. 1. Tantra ação. 2. Tantra performance. 3. Tantra Yoga. 4. Tantra Yoga superior. Tantra ação enfatiza principalmente ações externas. Tantra performance enfatiza tanto as ações externas como interiores. Tantra Yoga enfatiza principalmente ações internas e Tantra Yoga superior é a categoria suprema do Tantra. Todos os níveis do MANTRA SECRETO transformam grande êxtase em caminho espiritual, mas o método de transformação difere de acordo com o nível praticado. No Tantra ação, o meditador gera êxtase olhando para as deidades e então transforma este êxtase em caminho. No Tantra performance, o meditador gera êxtase trocando sorriso com as deidades, e no Tantra Yoga, seguram as mãos delas e então transformam este êxtase em caminho. No Tantra Yoga superior, o meditador gera êxtase imaginando o abraço sexual com a consorte (esposa, cônjuge) e, em estágios avançados, engaja-se no abraço real. E então transformam este êxtase em caminho espiritual. Deve-se contudo notar que é muito difícil usar grande êxtase como método para atingir a iluminação, e se nós formos capazes de fazer isso nós já temos uma formidável realização. Como disse o grande Mahasiddha Saraha: A maioria das pessoas dá grande importância ao êxtase sexual, mas poucos podem transformar este êxtase em caminho espiritual. Apego e Tantra. O budismo em geral ensina que o apego é uma delusão (engano) que deve ser evitado e abandonada em última instância, mas o MANTRA SECRETO apresenta  um método para transformar o apego em caminho espiritual. Entretanto, a prática desse método exige uma grande habilidade. No MANTRA SECRETO, usamos o apego para gerar grande êxtase e, depois, usamos essa mente de grande êxtase para meditar sobre a vacuidade. A transformação do apego só ocorrerá se formos capazes de fazer isso. O apego por si mesmo não pode ser usado diretamente como caminho, porque apego é uma delusão e mesmo no MANTRA SECRETO deve ser por fim abandonado. Na verdadeira prática do MANTRA SECRETO, o êxtase gerado pelo apego medita sobre a vacuidade e desse modo supera todas as delusões, inclusive o próprio apego. Isso se assemelha ao modo como o fogo é produzido pelo atrito de dois pedaços de madeira e acaba por consumir a madeira da qual se originou. Essas práticas de transformação não são possíveis para pessoas inábeis ou cuja mente não foi treinada. Por essa razão, os iogues e grandes meditadores do passado disseram que, para se atingir as realizações do MANTRA SECRETO, primeiro precisamos controlar nossa mente como o treino nas etapas do caminho do Sutra. Se não construirmos essa base sólida, será impossível obtermos uma experiência pura do MANTRA SECRETO. Portanto, é muito importante que o Guia Espiritual e o discípulo, ambos tenham mentes controladas e uma motivação impecável. Embora possamos nos considerar budistas e tomarmos refúgio nas Três Joias (Budha, Dharma e a Sangha) todos os dias, isso apenas não basta para a prática do MANTRA SECRETA. Devemos perceber que o grande êxtase espontâneo do estágio de conclusão do MANTRA SECRETO não é igual ao prazer comum que se experimenta no auge do ato sexual. O grande êxtase espontâneo só pode ser experimentado quando, pela força da meditação conseguimos fazer com que nossos ventos interiores entrem, permaneçam e se dissolvam dentro do canal central, provocando assim o derretimento da gota branca, que então flui pelo canal central. A utilização do grande êxtase espontâneo para realizar a vacuidade foi o ponto central da prática dos grandes mestres do MANTRA SECRETO na Índia antiga, como Saraha, Nagarjuna, Tilopa, Naropa e Maitripa e dos grandes mestres tibetanos, como Marpa, Milarepa, Gampopa e Je Tsongkhapa. Assim como no passado, o caminho supremo dos meditadores contemporâneos da MANTRA SECRETO rumo à perfeita iluminação continua sendo a união de grande êxtase espontâneo e vacuidade. http://www.kadampa.org.br. Abraço. Davi.

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