Budismo
Tântrico. Por que praticar o Tantra? É dito frequentemente que o caminho do
Tantra é superior ao caminho do Sutra, mas para entender o porquê disso
precisamos nos engajar num estudo
preciso de ambos. Sutra e Tantra, ou então nossas afirmações sobre a
superioridade do Tantra serão meras palavras. Além disso, se não estudarmos
muito bem tanto o Sutra quanto o Tantra, teremos dificuldade em entender como
praticar a união do Sutra e do Tantra, e então, existe um grande perigo de que
tanto rejeitemos a prática do Tantra, quanto ignoremos a prática do Sutra. Os
ensinamentos do Tantra, ou MANTRA SECRETO como também é chamado, são os mais
raros e mais preciosos ensinamentos do Budha. Somente seguindo o caminho do
MANTRA SECRETO podemos atingir a iluminação ou budheidade. Por que não podemos
atingir a plena iluminação apenas praticando os caminhos do Sutra? Há duas
razões principais. Primeiro, para atingirmos a budheidade, precisamos concluir
o Corpo Verdade e o Corpo Forma de um Budha. Embora os ensinamentos do Sutra
apresentem uma explicação geral de como esses dois corpos são alcançados na
dependência das etapas do caminho da sabedoria e do método, eles não apresentam
as explicações sobre as causas substanciais verdadeiras e diretas desses dois
corpos. A causa substancial do Corpo Verdade de um Budha é a clara luz
significativa e a causa substancial do Corpo Forma é o corpo ilusório. Esses
ensinamentos são explicados apenas no MANTRA SECRETO. A segunda razão pela qual
o Sutra não pode nos conduzir à plena iluminação é que os ensinamentos é que os
ensinamentos do Sutra não apresentam os métodos para superar as obstruções
muito sutis a onisciência. As aparências duais sutis associadas as mentes da
aparência branca, vermelho crescente é quase conquista negra. Essas três mentes
manifestam-se quando nossos ventos internos se dissolvem no canal contral
durante o sono, durante o processo da morte ou durante a meditação no estágio
de conclusão. Ainda que essas mentes sejam mentes muito sutis, ainda assim elas
são mentes contaminadas, pois seus objetos, a aparência do espaço permeado por
luz branca, a aparência do espaço permeada por luz vermelha. E a aparência do
espaço permeado por escuridão, aparecem como inerentemente existentes. Essas
aparências de existência inerente são aparências duais sutis e obstruções muito
sutis a onisciência. Uma vez que os ensinamentos do Sutra não explicam como
reconhecer as mentes sutis de aparência branca, vermelho crescente e quase
conquista negra, os Bodhissatvas do Sutra são incapazes até mesmo de reconhecer
as aparências duais sutis associadas a eles, quem dirá abandoná-las. De modo
geral, aparência dual é a aparência da mente tanto do objeto quanto de sua
existência inerente. Todas as mentes dos seres vivos, exceto à excelsa consciência
do equilíbrio medidativo dos seres superiores, tem essa aparência. Uma
realização direta da vacuidade com uma mente densa não tem o poder de superar
as aparências duais sutis associadas às mentes da aparência branca, vermelho
crescente e quase conquista negra. A única maneira de abandonar essas
aparências duais sutis é realizar a vacuidade diretamente com uma mente muito
sutil de clara luza. Considerando que os métodos para manifestar e utilizar a
mente muito sutil de clara luz são explicados apenas no MANTRA SECRETO,
qualquer um que deseje atingir a budheidade certamente precisa se engajar nesse
caminho. Tantra Autêntico. Je Tsongkapa (1357-1419) explicou que uma prática
autentica do MANTRA SECRETO deve possuir quatro atributos, conhecidos como as
quatro perfeitas purezas, são eles: 1. Perfeita Pureza de lugar. 2. Perfeita
Pureza de corpo. 3. Perfeita Pureza de prazeres. 4. Perfeita Pureza de feitos.
A prática dessas quatro perfeitas purezas não foi revelada nos ensinamentos do
sutra, mas só pode ser encontrada na MANTRA SECRETO. O MANTRA SECRETO se
diferencia do Sutra porque é capaz de trazer o resultado para o presente. Por
exemplo, apesar de ainda não termos atingido a iluminação, quando praticamos o
MANTRA SECRETO tentamos impedir o surgimento de aparências e concepções comuns
a respeito de nosso ambiente e o visualizamos como o manda da deidade. Do mesmo
modo, prevenimo-nos contra as aparências comuns de nosso corpo, prazeres e
feitos e, em vez disso, gerarmos como a deidade, visualizamos nossos prazeres
como os de um Budha e executamos os feitos de um ser iluminado. Fazendo essas
práticas, poderemos atingir o estado resultante da budheidade muito
rapidamente. Essas quatro práticas são essenciais tanto para o estágio da
geração como para o de conclusão do MANTRA SECRETO. Níveis do Tantra. 1. Tantra
ação. 2. Tantra performance. 3. Tantra Yoga. 4. Tantra Yoga superior. Tantra
ação enfatiza principalmente ações externas. Tantra performance enfatiza tanto
as ações externas como interiores. Tantra Yoga enfatiza principalmente ações
internas e Tantra Yoga superior é a categoria suprema do Tantra. Todos os
níveis do MANTRA SECRETO transformam grande êxtase em caminho espiritual, mas o
método de transformação difere de acordo com o nível praticado. No Tantra ação,
o meditador gera êxtase olhando para as deidades e então transforma este êxtase
em caminho. No Tantra performance, o meditador gera êxtase trocando sorriso com
as deidades, e no Tantra Yoga, seguram as mãos delas e então transformam este
êxtase em caminho. No Tantra Yoga superior, o meditador gera êxtase imaginando
o abraço sexual com a consorte (esposa, cônjuge) e, em estágios avançados,
engaja-se no abraço real. E então transformam este êxtase em caminho
espiritual. Deve-se contudo notar que é muito difícil usar grande êxtase como
método para atingir a iluminação, e se nós formos capazes de fazer isso nós já
temos uma formidável realização. Como disse o grande Mahasiddha Saraha: A
maioria das pessoas dá grande importância ao êxtase sexual, mas poucos podem
transformar este êxtase em caminho espiritual. Apego e Tantra. O budismo em
geral ensina que o apego é uma delusão (engano) que deve ser evitado e
abandonada em última instância, mas o MANTRA SECRETO apresenta um método para transformar o apego em caminho
espiritual. Entretanto, a prática desse método exige uma grande habilidade. No
MANTRA SECRETO, usamos o apego para gerar grande êxtase e, depois, usamos essa
mente de grande êxtase para meditar sobre a vacuidade. A transformação do apego
só ocorrerá se formos capazes de fazer isso. O apego por si mesmo não pode ser
usado diretamente como caminho, porque apego é uma delusão e mesmo no MANTRA
SECRETO deve ser por fim abandonado. Na verdadeira prática do MANTRA SECRETO, o
êxtase gerado pelo apego medita sobre a vacuidade e desse modo supera todas as
delusões, inclusive o próprio apego. Isso se assemelha ao modo como o fogo é
produzido pelo atrito de dois pedaços de madeira e acaba por consumir a madeira
da qual se originou. Essas práticas de transformação não são possíveis para
pessoas inábeis ou cuja mente não foi treinada. Por essa razão, os iogues e
grandes meditadores do passado disseram que, para se atingir as realizações do
MANTRA SECRETO, primeiro precisamos controlar nossa mente como o treino nas etapas
do caminho do Sutra. Se não construirmos essa base sólida, será impossível
obtermos uma experiência pura do MANTRA SECRETO. Portanto, é muito importante
que o Guia Espiritual e o discípulo, ambos tenham mentes controladas e uma
motivação impecável. Embora possamos nos considerar budistas e tomarmos refúgio
nas Três Joias (Budha, Dharma e a Sangha) todos os dias, isso apenas não basta
para a prática do MANTRA SECRETA. Devemos perceber que o grande êxtase
espontâneo do estágio de conclusão do MANTRA SECRETO não é igual ao prazer
comum que se experimenta no auge do ato sexual. O grande êxtase espontâneo só
pode ser experimentado quando, pela força da meditação conseguimos fazer com
que nossos ventos interiores entrem, permaneçam e se dissolvam dentro do canal
central, provocando assim o derretimento da gota branca, que então flui pelo
canal central. A utilização do grande êxtase espontâneo para realizar a
vacuidade foi o ponto central da prática dos grandes mestres do MANTRA SECRETO
na Índia antiga, como Saraha, Nagarjuna, Tilopa, Naropa e Maitripa e dos
grandes mestres tibetanos, como Marpa, Milarepa, Gampopa e Je Tsongkhapa. Assim
como no passado, o caminho supremo dos meditadores contemporâneos da MANTRA
SECRETO rumo à perfeita iluminação continua sendo a união de grande êxtase
espontâneo e vacuidade. http://www.kadampa.org.br.
Abraço. Davi.
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