domingo, 10 de abril de 2016

I. Tantrismo.

Budismo Tântrico. O Tantra é um termo mencionado com frequência, mas raramente compreendido. Infelizmente, restam pouquíssimos mestres qualificados neste mundo capazes de explicar como ingressar, avançar e completar uma prática tântrica qualificada. Um desses professores é o contemporâneo mestre tântrico Geshe Kelsang Gyatso (1931-  ). Em Solos e caminhos tântricos, ele dá uma explicação sobre as quatro classes de tantra, enfatizando especialmente os estágios de geração e de conclusão do Yoga Tantra Superior. Inspirado na sua própria experiência e nos ensinamentos de Je Tsongkhap (1357-1419), Geshe Kelsang torna acessível ao leitor moderno até os mais profundos e esotéricos aspectos do Tantra. Este livro apresenta marco ao revelar esses profundos mistérios ao mundo contemporâneo. O que é uma autêntica prática tântrica? Visto que os seres vivos possuem aspirações limitadas e que se preocupam principalmente com sua própria libertação do sofrimento, ele ensinou o hinayana. Os hinayanistas são bastante conscientes das falhas do apego e o consideram como seu principal objeto de abandono. Por essa razão, esse caminho às vezes é conhecido como “o veículo da separação do apego”. Para abandonar o apego temporariamente, os hinayanistas monásticos renunciam à suas famílias, casas etc., e se retiram para lugares isolados, a fim de meditarem sobre repugnância. E para abandonar o apego por completo, eles meditam sobre a vacuidade. Para aqueles que se sentem atraídos pelo caminho vasto. Budha expôs o  paramitayana, no qual ensinou as seis perfeições e os dez solos do Bodhissatva. Os principais objetos a serem abandonados pelos Bodhissatvas são as obstruções à onisciência. Os Bodhissatvas não temem o apego, porque eles sabem como transformá-lo em caminho espiritual. Do mesmo modo que um agricultor usa estrume e outras substâncias impuras para fertilizar o solo. Os Bodhissatvas Superiores usam suas delusões (engano) como uma ajuda para alcançarem a budheidade, depois de tê-las neutralizado pela força da sua sabedoria e compaixão. Para aqueles que se sentem atraídos pelo Dharma profundo. Budha ensinou o terceiro veículo, o vajrayana. O vajrayana, ou Mantra Secreto, as vezes, é chamado de o “veiculo do apego”, porque, em vez de tentar abandonar o apego, imediatamente, os praticantes desse veículo usam o apego como uma ajuda para gerarem o grande êxtase espontâneo, com o qual eles meditam sobre a vacuidade. Além disso, quando por fim alcançam a iluminação, embora não tenham apego desejoso, eles mostram uma aparência de ter apego. Surgindo como Budhas tântricos sob o aspecto do Pai e Mãe em abraço sexual. Embora seja possível transformar apego em caminho espiritual praticando o Mantra Secreto, isso requer imensa habilidade porque, em geral, quando o apego se manifesta com força, ele automaticamente perturba nossa paz mental. A maioria dos Budhas não explicará o Mantra Secreto para evitar que praticantes não qualificados usem esses ensinamentos para satisfazerem seus prazeres mundanos. É raro encontrar praticantes qualificados entre os discípulos. No  entanto, os ensinamentos do Budha Sakyamuni são uma exceção. Graças ao poder de suas preces anteriores e da sua determinação, seus discípulos têm um carma especial para praticar o Mantra Secreto. Há uma profecia de que, quando o Dharma do Budha Sakyamuni estiver chegando ao fim, a prática do Mantra Secreto terá um rápido e amplo florescimento mundial, como uma chama de vela que brilha mais intensamente um pouco antes de se extinguir. Parece que hoje em dia há muitos livros sobre o Tantra, muitos professores ensinando o Tantra e muitos alunos tentando praticar o Tantra. Contudo, nem todos esses livros e ensinamentos são puros e autênticos. Assim, torna-se cada vez mais importante distinguir entre os ensinamentos tântricos autênticos e outros que foram misturados com ensinamentos não budistas. Somos extremamente afortunados por temos encontrado os ensinamentos tântricos completamente puros de BudhaSakyamuni, transmitidos por JeTsongkhapa e por vários professores realizados da Nova Tradição Kadampa. JeTsongkhapa, que era uma emanação do Budha de Sabedoria Manjushri, esclareceu diversos aspectos da prática tântrica, que haviam sido mal interpretados no passado. Mostrou como é possível, e essencial, praticar a união do Sutra e do Tantra. Antes de JeTsongkhapa, muitas pessoas achavam que o Mantra Secreto e a disciplina moral do vinaya eram contraditórios, e que uma pessoa não podia praticar os dois. Porém, Je Tsongkhapa mostrou que, longe de contradizer o vinaya, a prática do Mantra Secreto é o meio supremamente habilidoso de manter a disciplina vinaya com pureza. Considero-me extremamente afortunado pelo fato de poder transmitir os puros ensinamentos tântricos de Je tsongkhapa, e o leitor também deve se sentir afortunado com a oportunidade de estuda-lo. O que é Tantra? O mais elevado de todos os objetivos humanos é a aquisição da plena iluminação, um estado último de paz no qual todos os obstáculos que obscurecem a mente foram removidos e todas as boas qualidades, como meios habilidosos, sabedoria e compaixão, foram completamente desenvolvidos. Contudo, não alcançaremos esse objetivo último simplesmente esperando por ele, precisamos empregar métodos adequados para chegar lá. Quais são os métodos para atingir a paz da plena iluminação? São os caminhos do Sutra e do Mantra Secreto; não há um terceiro método. Entre esses dois, as técnicas reveladas no Mantra Secreto são superiores às reveladas nos Sutras. O Mantra Secreto, além de ser o caminho supremo à plena iluminação, é raro. Como disse JeTsongkhapa, os ensinamentos do Mantra Secreto são ainda mais raros que os ensinamentos dos Budhas, porque dos mil Budhas fundadores que surgirão neste Eon Afortunado, somente o quarto, Budha Sakyamuni, o décimo primeiro e o último ensinarão os caminhos do Mantra Secreto. No momento, temos uma grande oportunidade de praticar esses ensinamentos raros e benéficos, logo é importante desenvolvermos uma forte intenção de praticá-los  puramente. Se os ensinamentos mahayana desaparecessem deste mundo, não teríamos mais a oportunidade de nos tornar um Budha. Portanto, enquanto ainda temos acesso a esses preciosos ensinamentos, devemos nos aplicar arduamente e tentar obter alguma experiência deles. A etimologia do Mantra Secreto é a seguinte: SECRETO indica que esses métodos devem ser praticados em segredo. Se exibirmos nossa prática, atrairemos muitos obstáculos e forças negativas. Seria como alguém que fala abertamente e descuidadamente sobre uma joia preciosa, atraindo dessa forma a atenção de ladrões. MANTRA significa proteção da mente. A função do Mantra  Secreto é capacitar-nos a progredir rapidamente pelas etapas do caminho espiritual, protegendo nossa mente contra as aparências e as concepções comuns. Abraço. Davi.

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