terça-feira, 11 de junho de 2019

II. O SUTRA DA CONTEMPLAÇÃO DO BUDA DA VIDA IMENSURÁVEL


Budismo.  Traduzido por Kalayasas durante o período de Yuan Chia da dinastia de Liu Sung. II. O SUTRA DA CONTEMPLAÇÃO DO BUDA DA VIDA IMENSURÁVEL. Exposto pelo Buda Sakyamuni. www.terrapuradf.org.br. Esta é a visualização das verdadeiras características físicas do Bodhisattva Avalokitesvara e é conhecida como a décima contemplação. Disse então o Buda a Ananda, “Os seres que desejarem ver o Bodhisattva Avalikitesvara precisam seguir este método de contemplação. Aqueles que praticarem esta contemplação não encontrarão qualquer infortúnio; ao invés disso, ficarão livres dos karmas maléficos que os prendem aos inúmeros kotis de kalpas de samsara. Se apenas ouvirem o nome deste bodhisattva, vocês obterão méritos imensuráveis. Logo, quanto mais mérito serão capazes de adquirir ainda se puderem visualizá-lo! Os que desejarem ver o Bodhisattva Avalokitesvara devem, inicialmente, imaginar a protuberância no alto de sua cabeça e, em seguida, sua coroa celestial. Devem então visualizar as outras características físicas em ordem tão claramente como se estivessem olhando para algo na palma da mão. Praticar deste modo é chamado de contemplação correta. Praticar de modo diferente, de contemplação incorreta. “Depois de nascer naquela terra, ele vê o corpo do Buda completo com todas as suas características físicas e também os corpos dos bodhisattvas igualmente completos com todas as suas características físicas. Ao ouvir a exposição sobre o Dharma maravilhoso emitido pela luz e as árvores de joias, ele então atinge a penetração profunda da não geração de todos os dharmas. Num único instante ele visita e reverencia todos os Budas das dez regiões e recebe de cada um deles a predição a respeito de seu estado de Buda na posteridade. Ao retornar à Terra Pura é dotado de inúmeras centenas de milhares de dharanis. Tal pessoa é chamada de aquele que atinge o nascimento no mais elevado grau supremo.” Em seguida visualizem o Bodhisattva Mahasthamaprapta. As dimensões deste bodhisattva são iguais às de Avalokitesvara. Sua auréola tem o diâmetro de cento e vinte e cinco yojanas e brilha até a distância de duzentos e vinte e cinco yojanas. A luz que emana de todo seu corpo ilumina os mundos das dez direções, fazendo com que brilhem como a cor ouro-púrpura. Esta luz pode ser vista por qualquer um que com ele tenha uma estreita relação cármica. Mesmo que se veja a luz emanando de um só poro de sua pele, pode-se perceber as luzes puras e gloriosas dos inúmeros Budas das dez direções. É por isso que este bodhisattva é chamado de Luz Ilimitada. Ademais, ele tem o vasto poder de iluminar todos os seres com a luz da sabedoria, libertando-os dos três reinos maus. Por este motivo é também conhecido como Mahasthamaprapta (o Dotado de Vasto Poder); A coroa celestial deste bodhisattva é adornada com quinhentas flores de lótus feitas de joias, tendo cada qual quinhentos pedestais de joias. Em cada pedestal aparecem todas as características ilimitadas e gloriosas das terras de Budas, puras e maravilhosas, nas dez regiões. A protuberância no alto de sua cabeça tem o formato de um botão de lótus vermelho. E, sobre a protuberância, existe um vaso de joias. Este vaso está repleto de várias luzes, nas quais se revelam todas as atividades do Buda. As demais características de seu corpo são exatamente iguais às de Avalokitesvara. Quando este bodhisattva caminha, todos os mundos nas dez direções tremem. Onde quer que a terra trema, surgem quinhentos kotis de flores feitas de jóias, cada qual tão bela e brilhante como uma flor na Terra da Suprema Bem-aventurança. Quando este bodhisattva senta-se, todas as terras compostas de sete tipos de jóias, desde aquela do Buda Luz Dourada no nadir à do Buda Rei da Luz no zênite, tremem simultaneamente. Corpos manifestos de Amitayus, Avalokitesvara e Mahasthamaprapta, incontáveis como partículas de poeira, espalham-se em qualquer lugar das terras e todos congregam-se como nuvens na Terra da Suprema Bem-aventurança, cobrindo todo o céu. Sentados em assentos de lótus, eles expõem o Dharma maravilhoso a fim de salvar os seres que sofrem. Praticar deste modo é chamado de contemplação correta. Praticar de modo diferente, de contemplação incorreta. Visualizar deste modo é conhecido como a contemplação do Bodhisattva Mahasthamaprapta e é também chamada de contemplação das características físicas de Mahasthamaprapata. Visualizar o bodhisattva deste modo é a chamada décima primeira contemplação. Aqueles que praticarem esta contemplação ficarão livres dos karmas maléficos que os prendem aos inúmeros kotis de kalpas de samsara. E não estarão mais sujeitos ao nascimento de útero. Tais pessoas poderão transportarse para as terras de Budas, puras e maravilhosas. Estas contemplações são as chamadas visualizações completas de Avalokitesvara e Mahasthamaprapta. O Buda disse a Ananda e a Vaidehi, “Após o término desta contemplação visualizem em seguida a si próprios nascendo na Terra do Oeste da Suprema Bem-aventurança sentados de pernas completamente cruzadas sobre uma flor de lótus”. Imaginem que a flor feche e então abra; à medida que abre, os raios de luz de quinhentas cores iluminam seu corpo. Quando seus olhos se abrem, vocês vêem o céu repleto de Budas e bodhisattvas e ouvem os sons da água, de pássaros e de árvores e as vozes dos Budas todos expondo o Dharma maravilhoso em conformidade às doze divisões das escrituras. Quando vocês se levantarem saindo da meditação, mantenham estas coisas em mente e não as esqueçam. Ver conforme descrito acima é chamado de visualização da Terra da Suprema Bem-aventurança do Buda Amitayus. Esta é a visualização total e é conhecida como a décima segunda contemplação. “Inúmeros corpos transformados de Amitayus, junto aos de Avalokitesvara e de Mahasthamaprapta, sempre acompanharão aos que contemplam deste modo.” O Buda disse a Ananda e a Vaidehi, “Se vocês desejarem sinceramente nascer na Terra do Oeste, devem primeiro imaginar uma figura de quatro metros e oitenta e cinco centímetros na superfície de um lago”. As dimensões de Amida, conforme foram anteriormente descritas, são ilimitadas e ultrapassam a esfera mental das pessoas comuns. Entretanto, pelo poder dos Votos Originais daquele Tathagata, os que o contemplam certamente lograrão êxito Vocês podem adquirir méritos imensuráveis através de visualizar simplesmente uma imagem daquele. Buda. Logo, muito mais méritos ainda poderão adquirir visualizando todas as suas características físicas. Amida, utilizando seus poderes sobrenaturais conforme deseja, pode manifestar livremente suas várias formas nas terras das dez direções. Às vezes ele pode aparecer como uma figura grande, preenchendo todo o céu, noutras ocasiões como uma figura menos, com apenas quatro metros e oitenta e cinco centímetros ou a metade da mesma altura. Todas as figuras que ele manifesta têm a cor do ouro puro. Os Budas transformados e as flores de lótus de jóias na auréola de cada forma manifestada são como as descritas acima. Os Bodhisattvas Avalokitesvara e Mahasthamaprapta são mesmos na aparência, onde quer que estejam. Os seres vivos podem apenas distinguir um do outro ao observar os objetos sagrados em suas cabeças. Os dois bodhisattvas auxiliam Amida na tarefa de salvar a todos os seres em toda parte. Esta é a visualização miscelânea e é conhecida como a décima terceira contemplação. Disse o Buda a Ananda e a Vaidehi. “Os que atingem o nascimento no mais elevado nível do grau supremo são os seres vivos que aspiram nascer naquela terra, têm o despertar das três mentes e, por isso, lá nascem”. O que são as três mentes? São as seguintes: primeiro, a mente sincera; segundo, a mente profunda e, terceiro, a mente que aspira ao nascimento naquela terra através da transferência de seu próprio mérito. Os que têm estas três mentes certamente nascerão lá.” “Há três outros tipos de seres vivos que também atingem o nascimento. Quem são os três? São primeiro, os que têm um coração compassivo, abstêm-se de matar e observam os preceitos; segundo, os que cantam os sutras do Mahayana de maior alcance; terceiro, os que praticam as seis formas de plena atenção. Eles aspiram ao nascimento naquela terra através da transferência do mérito da prática para lá. Com o mérito adquirido da realização destes atos de um a sete dias, eles atingem o nascimento.” “Quando um aspirante está prestes a nascer naquela terra por meio de práticas dedicadas e destemidas, o Tathagata Amitayus vem junto com Avalokitesvara, Mahasthamaprapta, inúmeros Budas transformados, uma grande assembléia de cem mil monges e sravakas e inúmeros devas, acompanhados de seus palácios feitos de sete joias, O Bodhisattva Avalokitesvara, carregando um assento de diamante, junto ao Bodhisattva Mahasthamaprapta, aparece diante do aspirante. Amitayus emite grandes fachos de luz que ilumina o corpo do aspirante e, junto com os bodhisattvas, estende suas mãos dando-lhe as boas-vindas. Avalokitesvara e mahasthamaprapta, junto a inúmeros bodhisattvas louvam e encorajam o aspirante. Ao ver o que lhe ocorre, o aspirante fica tão inundado de alegria a ponto de vir a dançar. Então, vê a si próprio sentado no assento de diamante, e seguindo o Buda, nasce naquela terra tão breve como o estalar dos dedos.” Depois de nascer naquela terra, ele vê o corpo do Buda completo, com todas as suas características físicas e também os corpos dos bodhisattvas igualmente completos com todas as suas características físicas. Ao ouvir a exposição sobre o Dharma maravilhoso proferido pelas árvores de jóias brilhantes, ele então atinge a percepção da não-produção/insight da não-geração de todos os dharmas. Num único momento ele visita e reverencia todos os Budas em todas as terras das dez direções, recebendo de cada um deles a predição a respeito de seu Estado de Buda na posteridade. Ao retornar à Terra Pura é dotado de inúmeras centenas de milhares de dharanis. Designa-se tal pessoa de aquele que atinge o nascimento no nível alto do grau superior. Os que atingem o nascimento no nível médio do grau superior não preservam nem cantam necessariamente os sutras do Mahayana de grande alcance, mas compreendem os ensinamentos do Buda tão bem que quando ouvem as verdades supremas não se sentem confusos. Eles têm fé profunda na lei de causas e efeitos cármicos e não falam de forma desdenhosa do Mahayana. Transferindo os méritos adquiridos desta maneira à Terra da Suprema Bemaventurança, aspiram a ali nascer. “Quando este aspirante que realiza esta prática está prestes a morrer, Amida aparece diante dele, cercado de Avalokitesvara, Mahasthamaprapta e inúmeros sábios e sua comitiva, trazendo um assento ouro-púrpura. O Buda exalta-o, dizendo,’Filho do Dharma, por ter praticado o Mahayana e ter compreendido as verdades supremas, vim buscá-lo.’ Tendo dito isso, ele e mil Budas transformados estendem as mãos de uma só vez em direção ao aspirante.” “O aspirante vê-se a si mesmo sentado num assento ouro-púrpura”. No momento em que junta as palmas das mãos e louva os Budas, ele nasce instantaneamente num lago de sete tipos de jóias daquela terra. O assento ouro púrpura passa a ser tal qual uma grande flor de jóia que se abre após uma noite. O corpo do aspirante adquire a cor ouro-púrpura e sob seus pés há flores de lótus feitas de sete tipos de jóias. Quando o Buda e os bodhisattvas, juntos, emitem um jorro de luz que ilumina o corpo do aspirante, seus olhos se abrem e tudo se torna claro. Por causa do estoque de mérito acumulado em vidas anteriores, ele ouve, por toda parte, vários tipos de sons revelando apenas as mais profundas e supremas verdades. Descendo de seu assento dourado, ele reverencia e exalta o Buda com as mãos juntas. Após sete dias, ele atinge imediatamente o Estágio da Não-Retrogressão para o despertar da suprema e perfeita Iluminação. Ele também voa nas dez direções assim que desejar, serve a todos os Budas e aprende com eles vários samadhis Após um lapso de kalpa de curta duração ele atinge a percepção da não-produção/o insight da não-geração de todos os dharmas e recebe deles a predição da realização do estado de Buda no futuro. Tal ser é designado de aquele que atinge o nascimento no nível médio do grau superior. Aqueles que atingem o nascimento no nível baixo do grau superior aceitam igualmente a lei de causas e efeitos cármicos, não falam de forma desdenhosa do Mahayana e despertam a aspiração à suprema Iluminação. Transferindo os méritos adquiridos desta maneira à Terra da Suprema Bem-aventurança, aspiram a ali nascer. “Quando um tal aspirante estiver prestes a falecer, o Buda Amida vem buscá-lo, acompanhado de Avalokitesvara, Mahasthamaprapta e toda a comitiva, além dos quinhentos Budas transformados que Amida manifesta, trazendo uma flor de lótus dourada. Estes Budas transformados estendem suas mãos de uma só vez e louvam-no dizendo, ‘Filho do Dharma, como você despertou, com a mente pura, a aspiração à suprema Iluminação, viemos buscá-lo.’ “Quando ele vê tudo isso, o aspirante encontra-se sentado sobre uma flor de lótus dourada, que logo então se fecha”. Seguindo o Ser Venerado no Mundo, ele atinge imediatamente o nascimento num lago de sete tipos de joias. Após um dia e uma noite, a flor de lótus se abre e, dentro de sete dias, o aspirante pode contemplar o Buda. Embora ele veja o corpo do Buda, ele ainda não consegue discernir suas marcar e características físicas com muita clareza. Passadas três semanas, porém, ele as vê distintamente assim como ouve todos os sons e vozes proclamando o Dharma maravilhoso. Então ele pode viajar por todas as dez regiões para fazer oferendas aos Budas e ouvir seus ensinamentos profundos. Após três kalpas-pequenos ele adquire a compreensão clara dos cem ensinamentos e habita no Estágio da Alegria. Tal pessoa é designada de aquele que atinge o nascimento no nível baixo do grau superior. Estes três juntos são conhecidos como a contemplação do grau superior de aspirante e a décima quarta contemplação. Disse o Buda a Ananda e a Vaidehi, “Aqueles que atingem o nascimento no nível alto do grau médio são os seres vivos que observam os cinco preceitos, observam as oito abstinências, praticam de acordo com vários preceitos, e abstêm-se de cometer as cinco ofensas mais graves e outras transgressões. Eles transferem o mérito obtido para a Terra do Oeste da Suprema Bem-aventurança, aspirando lá nascer. “Quando tal pessoa está prestes a morrer, o Buda Amida aparece diante dela, cercado de uma legião de monges e assistentes/comitiva e irradiando uma luz dourada. Ele então expõe a verdade do sofrimento do vazio, da impermanência e do não-eu, e louva a renúncia ao mundo como um modo de escapar ao sofrimento. Vendo tudo isto, o aspirante fica extremamente alegre e encontra-se sentado no assento no interior de um botão de lótus. Ele se ajoelha, une as palmas das mãos e reverencia ao Buda. Antes de levantar a cabeça ele atinge o nascimento na Terra da Suprema Bem-aventurança onde o botão de lótus logo se abre. Quando a flor abre ele ouve vários sons exaltando as Quatro Nobres Verdades. Ele atinge imediatamente a iluminação de Arhat, adquire os três tipos de conhecimento transcendental e os seis poderes sobrenaturais, e vivencia os oito samadhis da emancipação. Tal pessoa é designada de aquele que atinge o nascimento no nível alto do grau médio. Aqueles que atingem o nascimento no nível médio do grau médio são os seres humanos que observam durante pelo menos um dia e uma noite as oito abstinências, os preceitos para um neófito, ou todo o conjunto de preceitos de um monge ou monja, sem violarem as/e não violam qualquer das regras de conduta. Eles transferem o mérito adquirido para a Terra da Suprema Bem-aventurança, aspirando ao nascimento neste local. Quando tal aspirante, perfumado pela virtude de observar os preceitos, está prestes a morrer, ele vê o Buda Amida vindo em sua direção com seus atendentes/assistentes/comitiva, irradiando uma luz dourada e carregando uma flor de lótus feita de sete tipos de joias. Ele ouve uma voz no céu acima louvando o com as seguintes palavras, “Bom homem, como você é virtuoso e seguiu os ensinamentos dos Budas dos três períodos, vim buscá-lo”. O aspirante encontra-se sentado sobre a flor de lótus. Tendo a flor se fechado, o aspirante nasce num lago de joias da Terra do Oeste da Suprema Bem-aventurança. Após sete dias o botão de lótus desabrocha, e ele então abre os olhos. Com as palmas das mãos juntas ele presta homenagem ao Ser Venerado no Mundo, alegra-se ao ouvir o Dharma e alcança o Estágio de Srota-apanna (Vencedor do Fluxo). Passando o tempo de meio kalpa, ele torna-se um Arhat. Tal pessoa é chamada de aquele que atinge o nascimento no nível médio do grau médio. Aqueles que atingem o nascimento no nível baixo do grau médio são bons homens e boas mulheres que são respeitosos e zelam por seus pais, respeitam seus pais e aos semelhantes e praticam ações caridosas. Quando tal aspirante está prestes a morrer, ele encontra um bom instrutor que lhe explica em detalhe sobre o prazer da terra de Amida e os Quarenta e Oito Votos do Bhiksu Dharmakara. Ouvindo isto, ele morre e no tempo que dura um homem forte dobrar e esticar seu braço, ele atinge o nascimento na Terra do Oeste da Suprema Bem-aventurança. Ele morre atingindo o nascimento na Terra do oeste da Suprema bem-aventurança com o período em que um homem forte e jovem dobra e estica seu braço. Sete dias depois de lá nascer ele encontra Avalokitebvara e Mahasthamaprapta, alegrando-se ao ouvir o Dharma através deles, e assim torna-se um Arhat em um kalpa menor. Designa-se tal pessoa de aquele que atinge o nascimento no nível baixo do grau médio. Estes três juntos são conhecidos como a contemplação do grau médio de aspirantes e como a décima quinta contemplação. O Buda disse a Ananda e a Vaidehi, “Aqueles que atingem o nascimento no nível superior do grau inferior são os seres humanos que cometem vários atos maus”. Apesar de que estes tolos não caluniem os sutras do Mahayana de maior alcance, cometem muitos males sem sentir qualquer arrependimento. Quando tal pessoa está prestes a morrer, ela pode encontrar um bom instrutor que exalta os títulos das doze divisões das escrituras do Mahayana. Ouvindo os títulos destes sutras ela liberta-se do mau carma que a prende aos mil kalpas de samsara. Além disso, o instrutor sábio a ensina a unir as palmas das mãos e a clamar, ‘Namo Amida Butsu. ’ Só recitar o Nome do Buda, se extingue o mau carma que prende a pessoa aos cinqüenta kotis de kalpas de samsara. O Buda, então, envia ao praticante corpos transformados de si próprio, de Avalokitesvara e de Mahasthamaprapta; eles louvam-no, dizendo ‘Bom homem! Ao recitar o Nome do Buda seu mau carma foi eliminado e assim viemos buscá-lo. Quando estas palavras são pronunciadas o aspirante vê a luz desse Buda transformado permeando seu quarto. Vendo tudo isso, ele alegra-se e morre. Embarcado/embarcando numa flor de lótus feita de jóias ele segue o Buda Transformado e nasce num lado de jóias. Em sete semanas o botão de lótus se abre e o Bodhisattva Avalokitesvara da Grande Compaixão e o Bodhisattva Mahasthamaprapta surgem diante dele, emitindo grandes fachos de luz, e dão-lhe explicações sobre os ensinamentos profundos das doze divisões das escrituras. Ouvindo-as, o aspirante as aceita com fé e desperta a aspiração à suprema Iluminação. Após dez kalpas menores ele adquire a clara compreensão dos cem dharmas e entra no Primeiro Estagio. Designa-se este aspirante de aquele que atinge o nascimento no nível alto do grau inferior. Ele nasce, portanto, por ter ouvido os nomes do Buda, do Dharma e da Sangha, ou seja, dos Três Tesouros. Disse o Buda a Ananda e a Vaidehi, “Aqueles que atingem o nascimento no nível médio do grau inferior são os seres humanos, que violam os cinco preceitos, os oito preceitos ou os preceitos de um monge ou monja. Pessoas tolas como estas roubam da Sangha ou tomam os bens pessoais de monges, ou expõem o Dharma com motivações impuras e não sentem qualquer remorso. Assim, esta pessoa se degrada a si mesma com mau carma, e por isso cairá no inferno.”. Quando ela estiver prestes a morrer e as chamas do inferno de repente dela se aproximam, ela pode vir a encontrar um bom instrutor que lhe explica de modo compassivo os dez poderes elevados de Amida, descrevendo detalhadamente o poder majestoso da luz daquele Buda e exaltando suas virtudes na observância dos preceitos, meditação, sabedoria, emancipação e conhecimento da emancipação. Quando o aspirante tiver ouvido tudo isto, o mau carma que o prende aos oitenta kotis de kalpas de samsara se extingue. Assim, as chamas aterradoras do inferno transformam-se em brisas calmas e refrescantes, fazendo com que flores celestiais flutuem suavemente. Em cada flor há um Buda transformado, acompanhado de bodhisattvas, e vem buscar o aspirante. Num instante ele atinge o nascimento dentro de um botão de lótus em um lago de sete tipos de jóias. Após seis kalpas o botão de lótus se abre e então Avalokitesvara e Mahasthamaprapta o confortam com suas vozes nobres e ensinam-lhe sutras profundos do Mahayana. Ao ouvi-los, ele imediatamente desperta a aspiração à suprema Iluminação. “Designa-se tal pessoa de aquele que atinge o nascimento no nível médio do grau inferior.” O Buda disse a Ananda e a Vaidehi, “Aqueles que atingem o nascimento no nível baixo do grau inferior são os seres humanos que cometem males tais como as cinco ofensas mais graves, os dez atos maus e todo tipo de imoralidade”. Devido ao mau carma um tolo como este cairá nos reinos malignos e sofrerá infinitas aflições por muitos kalpas. Quando estiver prestes a morrer ele poderá encontrar um bom instrutor que o consola de vários modos, ensinando-lhe o Dharma maravilhoso e incitando-o a pensar no Buda. Entretanto, ele está tão atormentado pela dor que não pode fazer tal coisa/pensamento no Buda. O bom instrutor então aconselha-o dizendo, “Se você não pode se concentrar no Buda, você deve, então ao invés disto, recitar o Nome do Buda Amida.” Desta maneira, ele diz, contínua e sinceramente, “Namo Amida Butsu” dez vezes. Por chamar o Nome do Buda, em cada recitação o mau carma que o prende aos oitenta kotis de kalpas de samsara se extingue. Quando chega a hora da morte, ele vê diante dele uma flor de lótus dourada como o disco do sol e, num instante, nasce na terra da Suprema bemaventurança. Após ficar no botão de lótus por doze grandes kalpas, a flor se abre. Quando a flor se abre, Avalokitesvara e Mahasthamaprapta ensinam-lhe, com vozes de grande compaixão, a realidade verdadeira de todos os dharmas e o método de extinguir o mau carma. Ouvindo isto, ele alegra-se e imediatamente desperta a aspiração à Iluminação. Designa-se tal pessoa de aquele que atinge o nascimento no nível baixo do grau inferior. “Estes três juntos são conhecidos como a contemplação do grau inferior de aspirantes e décima sexta contemplação.” À medida que o Buda proferia estas palavras, Vaidehi e suas quinhentas atendentes ouviam seu ensinamento. Vaidehi, tendo visualizado as características extensas da Terra da Suprema Bem-aventurança, o Buda Amida e os dois bodhisattvas, sentiu grande alegria no seu coração. Maravilhada com esta revelação, ela atingiu um grande despertar com clareza mental e alcançou a introspecção/percepção da não-produção da existência/de todos os existentes. Suas quinhentas atendentes despertaram a aspiração à Suprema e Perfeita Iluminação, desejando nascer naquela Terra. “Ó Ser Venerado no Mundo predisse-lhes: Todas devem nascer naquela Terra e assim atingir o Samadhi de Estar na Presença de Todos os Budas.” Inúmeros devas também despertaram a aspiração à Suprema Iluminação. Neste momento, Ananda levantou-se, deu alguns passos à frente e disse ao Buda: “Ser Venerado no Mundo, como devemos nomear este sutra e como devemos receber e reter a essência desse ensinamento?” O Buda respondeu a Ananda: “Este sutra é denominado de ‘Visualização da Terra da Suprema Bemaventurança, do Buda Amida e dos Bodhisattvas Avalokitesvara e Mahasthamaprapta. ’ É também chamado de ‘Purificação e eliminação de obstáculos cármicos para atingir o Nascimento na presença de todos os Budas. ’ Mantenha este sutra com firmeza e não o esqueça. Aqueles que praticam este samadhi poderão ver, durante suas existências, o Buda Amida e os dois mahassatvas, Se bons homens e boas mulheres apenas ouvirem o Nome deste Buda e os nomes daqueles dois bodhisattvas, o mau carma que os prende aos inúmeros kalpas de samsara será eliminado. E assim, quanto mais mérito adquirirão ainda se concentrarem-se neles! Você deve saber que todos que pensam naquele Buda são como flores de lótus brancas na humanidade. Os Bodhisattvas Avalokitesvara e Mahasthamaprapta tornam-se seus bons amigos. Eles se sentarão no local da Iluminação e nascerão na família dos Budas.”. Disse ainda o Buda a Ananda, “Mantenha estas palavras em mente. Manter estas palavras em mente significa manter o Nome do Buda Amida/Buda da Vida Imensurável.”. Quando o Buda assim falou, o Venerável Mahamaudgalyayana, o Venerável Ananda, Vaidehi e todos os outros alegraram-se enormemente por terem ouvido o discurso do Buda. O Ser Venerado no Mundo, então, retornou ao Pico do Abutre cruzando os ares. Ananda ali expôs tudo o que houve à assembléia. Inúmeros devas, nagas, yaksas e os outros seres alegraram-se grandemente por ouvir o ensinamento do Buda. Após reverenciar o Ser Venerado no Mundo, eles partiram. O Sutra da Contemplação do Buda da Vida Imensurável. Exposto pelo Buda Sakyamuni. Templo Shin Budista da Terra Pura – Brasília - www.terrapuradf.org.br. Abraço. Davi

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