Budismo. Traduzido por Kalayasas durante o período de
Yuan Chia da dinastia de Liu Sung. II. O SUTRA DA CONTEMPLAÇÃO DO BUDA DA VIDA
IMENSURÁVEL. Exposto pelo Buda Sakyamuni. www.terrapuradf.org.br. Esta é a
visualização das verdadeiras características físicas do Bodhisattva
Avalokitesvara e é conhecida como a décima contemplação. Disse então o Buda a
Ananda, “Os seres que desejarem ver o Bodhisattva Avalikitesvara precisam
seguir este método de contemplação. Aqueles que praticarem esta contemplação
não encontrarão qualquer infortúnio; ao invés disso, ficarão livres dos karmas
maléficos que os prendem aos inúmeros kotis de kalpas de samsara. Se apenas
ouvirem o nome deste bodhisattva, vocês obterão méritos imensuráveis. Logo,
quanto mais mérito serão capazes de adquirir ainda se puderem visualizá-lo! Os
que desejarem ver o Bodhisattva Avalokitesvara devem, inicialmente, imaginar a
protuberância no alto de sua cabeça e, em seguida, sua coroa celestial. Devem
então visualizar as outras características físicas em ordem tão claramente como
se estivessem olhando para algo na palma da mão. Praticar deste modo é chamado
de contemplação correta. Praticar de modo diferente, de contemplação incorreta.
“Depois de nascer naquela terra, ele vê o corpo do Buda completo com todas as
suas características físicas e também os corpos dos bodhisattvas igualmente
completos com todas as suas características físicas. Ao ouvir a exposição sobre
o Dharma maravilhoso emitido pela luz e as árvores de joias, ele então atinge a
penetração profunda da não geração de todos os dharmas. Num único instante ele
visita e reverencia todos os Budas das dez regiões e recebe de cada um deles a
predição a respeito de seu estado de Buda na posteridade. Ao retornar à Terra
Pura é dotado de inúmeras centenas de milhares de dharanis. Tal pessoa é
chamada de aquele que atinge o nascimento no mais elevado grau supremo.” Em
seguida visualizem o Bodhisattva Mahasthamaprapta. As dimensões deste
bodhisattva são iguais às de Avalokitesvara. Sua auréola tem o diâmetro de
cento e vinte e cinco yojanas e brilha até a distância de duzentos e vinte e
cinco yojanas. A luz que emana de todo seu corpo ilumina os mundos das dez
direções, fazendo com que brilhem como a cor ouro-púrpura. Esta luz pode ser
vista por qualquer um que com ele tenha uma estreita relação cármica. Mesmo que
se veja a luz emanando de um só poro de sua pele, pode-se perceber as luzes
puras e gloriosas dos inúmeros Budas das dez direções. É por isso que este
bodhisattva é chamado de Luz Ilimitada. Ademais, ele tem o vasto poder de
iluminar todos os seres com a luz da sabedoria, libertando-os dos três reinos
maus. Por este motivo é também conhecido como Mahasthamaprapta (o Dotado de
Vasto Poder); A coroa celestial deste bodhisattva é adornada com quinhentas
flores de lótus feitas de joias, tendo cada qual quinhentos pedestais de joias.
Em cada pedestal aparecem todas as características ilimitadas e gloriosas das
terras de Budas, puras e maravilhosas, nas dez regiões. A protuberância no alto
de sua cabeça tem o formato de um botão de lótus vermelho. E, sobre a
protuberância, existe um vaso de joias. Este vaso está repleto de várias luzes,
nas quais se revelam todas as atividades do Buda. As demais características de
seu corpo são exatamente iguais às de Avalokitesvara. Quando este bodhisattva
caminha, todos os mundos nas dez direções tremem. Onde quer que a terra trema,
surgem quinhentos kotis de flores feitas de jóias, cada qual tão bela e
brilhante como uma flor na Terra da Suprema Bem-aventurança. Quando este
bodhisattva senta-se, todas as terras compostas de sete tipos de jóias, desde
aquela do Buda Luz Dourada no nadir à do Buda Rei da Luz no zênite, tremem
simultaneamente. Corpos manifestos de Amitayus, Avalokitesvara e
Mahasthamaprapta, incontáveis como partículas de poeira, espalham-se em
qualquer lugar das terras e todos congregam-se como nuvens na Terra da Suprema
Bem-aventurança, cobrindo todo o céu. Sentados em assentos de lótus, eles
expõem o Dharma maravilhoso a fim de salvar os seres que sofrem. Praticar deste
modo é chamado de contemplação correta. Praticar de modo diferente, de
contemplação incorreta. Visualizar deste modo é conhecido como a contemplação
do Bodhisattva Mahasthamaprapta e é também chamada de contemplação das características
físicas de Mahasthamaprapata. Visualizar o bodhisattva deste modo é a chamada
décima primeira contemplação. Aqueles que praticarem esta contemplação ficarão
livres dos karmas maléficos que os prendem aos inúmeros kotis de kalpas de
samsara. E não estarão mais sujeitos ao nascimento de útero. Tais pessoas
poderão transportarse para as terras de Budas, puras e maravilhosas. Estas
contemplações são as chamadas visualizações completas de Avalokitesvara e
Mahasthamaprapta. O Buda disse a Ananda e a Vaidehi, “Após o término desta
contemplação visualizem em seguida a si próprios nascendo na Terra do Oeste da
Suprema Bem-aventurança sentados de pernas completamente cruzadas sobre uma
flor de lótus”. Imaginem que a flor feche e então abra; à medida que abre, os
raios de luz de quinhentas cores iluminam seu corpo. Quando seus olhos se
abrem, vocês vêem o céu repleto de Budas e bodhisattvas e ouvem os sons da
água, de pássaros e de árvores e as vozes dos Budas todos expondo o Dharma
maravilhoso em conformidade às doze divisões das escrituras. Quando vocês se
levantarem saindo da meditação, mantenham estas coisas em mente e não as
esqueçam. Ver conforme descrito acima é chamado de visualização da Terra da
Suprema Bem-aventurança do Buda Amitayus. Esta é a visualização total e é
conhecida como a décima segunda contemplação. “Inúmeros corpos transformados de
Amitayus, junto aos de Avalokitesvara e de Mahasthamaprapta, sempre
acompanharão aos que contemplam deste modo.” O Buda disse a Ananda e a Vaidehi,
“Se vocês desejarem sinceramente nascer na Terra do Oeste, devem primeiro
imaginar uma figura de quatro metros e oitenta e cinco centímetros na
superfície de um lago”. As dimensões de Amida, conforme foram anteriormente
descritas, são ilimitadas e ultrapassam a esfera mental das pessoas comuns.
Entretanto, pelo poder dos Votos Originais daquele Tathagata, os que o
contemplam certamente lograrão êxito Vocês podem adquirir méritos imensuráveis
através de visualizar simplesmente uma imagem daquele. Buda. Logo, muito mais méritos
ainda poderão adquirir visualizando todas as suas características físicas.
Amida, utilizando seus poderes sobrenaturais conforme deseja, pode manifestar
livremente suas várias formas nas terras das dez direções. Às vezes ele pode
aparecer como uma figura grande, preenchendo todo o céu, noutras ocasiões como
uma figura menos, com apenas quatro metros e oitenta e cinco centímetros ou a
metade da mesma altura. Todas as figuras que ele manifesta têm a cor do ouro
puro. Os Budas transformados e as flores de lótus de jóias na auréola de cada
forma manifestada são como as descritas acima. Os Bodhisattvas Avalokitesvara e
Mahasthamaprapta são mesmos na aparência, onde quer que estejam. Os seres vivos
podem apenas distinguir um do outro ao observar os objetos sagrados em suas
cabeças. Os dois bodhisattvas auxiliam Amida na tarefa de salvar a todos os
seres em toda parte. Esta é a visualização miscelânea e é conhecida como a
décima terceira contemplação. Disse o Buda a Ananda e a Vaidehi. “Os que
atingem o nascimento no mais elevado nível do grau supremo são os seres vivos
que aspiram nascer naquela terra, têm o despertar das três mentes e, por isso,
lá nascem”. O que são as três mentes? São as seguintes: primeiro, a mente
sincera; segundo, a mente profunda e, terceiro, a mente que aspira ao
nascimento naquela terra através da transferência de seu próprio mérito. Os que
têm estas três mentes certamente nascerão lá.” “Há três outros tipos de seres
vivos que também atingem o nascimento. Quem são os três? São primeiro, os que
têm um coração compassivo, abstêm-se de matar e observam os preceitos; segundo,
os que cantam os sutras do Mahayana de maior alcance; terceiro, os que praticam
as seis formas de plena atenção. Eles aspiram ao nascimento naquela terra
através da transferência do mérito da prática para lá. Com o mérito adquirido
da realização destes atos de um a sete dias, eles atingem o nascimento.”
“Quando um aspirante está prestes a nascer naquela terra por meio de práticas
dedicadas e destemidas, o Tathagata Amitayus vem junto com Avalokitesvara,
Mahasthamaprapta, inúmeros Budas transformados, uma grande assembléia de cem
mil monges e sravakas e inúmeros devas, acompanhados de seus palácios feitos de
sete joias, O Bodhisattva Avalokitesvara, carregando um assento de diamante,
junto ao Bodhisattva Mahasthamaprapta, aparece diante do aspirante. Amitayus
emite grandes fachos de luz que ilumina o corpo do aspirante e, junto com os
bodhisattvas, estende suas mãos dando-lhe as boas-vindas. Avalokitesvara e
mahasthamaprapta, junto a inúmeros bodhisattvas louvam e encorajam o aspirante.
Ao ver o que lhe ocorre, o aspirante fica tão inundado de alegria a ponto de
vir a dançar. Então, vê a si próprio sentado no assento de diamante, e seguindo
o Buda, nasce naquela terra tão breve como o estalar dos dedos.” Depois de
nascer naquela terra, ele vê o corpo do Buda completo, com todas as suas
características físicas e também os corpos dos bodhisattvas igualmente
completos com todas as suas características físicas. Ao ouvir a exposição sobre
o Dharma maravilhoso proferido pelas árvores de jóias brilhantes, ele então
atinge a percepção da não-produção/insight da não-geração de todos os dharmas.
Num único momento ele visita e reverencia todos os Budas em todas as terras das
dez direções, recebendo de cada um deles a predição a respeito de seu Estado de
Buda na posteridade. Ao retornar à Terra Pura é dotado de inúmeras centenas de
milhares de dharanis. Designa-se tal pessoa de aquele que atinge o nascimento
no nível alto do grau superior. Os que atingem o nascimento no nível médio do
grau superior não preservam nem cantam necessariamente os sutras do Mahayana de
grande alcance, mas compreendem os ensinamentos do Buda tão bem que quando
ouvem as verdades supremas não se sentem confusos. Eles têm fé profunda na lei
de causas e efeitos cármicos e não falam de forma desdenhosa do Mahayana.
Transferindo os méritos adquiridos desta maneira à Terra da Suprema
Bemaventurança, aspiram a ali nascer. “Quando este aspirante que realiza esta
prática está prestes a morrer, Amida aparece diante dele, cercado de
Avalokitesvara, Mahasthamaprapta e inúmeros sábios e sua comitiva, trazendo um
assento ouro-púrpura. O Buda exalta-o, dizendo,’Filho do Dharma, por ter
praticado o Mahayana e ter compreendido as verdades supremas, vim buscá-lo.’
Tendo dito isso, ele e mil Budas transformados estendem as mãos de uma só vez
em direção ao aspirante.” “O aspirante vê-se a si mesmo sentado num assento
ouro-púrpura”. No momento em que junta as palmas das mãos e louva os Budas, ele
nasce instantaneamente num lago de sete tipos de jóias daquela terra. O assento
ouro púrpura passa a ser tal qual uma grande flor de jóia que se abre após uma
noite. O corpo do aspirante adquire a cor ouro-púrpura e sob seus pés há flores
de lótus feitas de sete tipos de jóias. Quando o Buda e os bodhisattvas,
juntos, emitem um jorro de luz que ilumina o corpo do aspirante, seus olhos se
abrem e tudo se torna claro. Por causa do estoque de mérito acumulado em vidas
anteriores, ele ouve, por toda parte, vários tipos de sons revelando apenas as
mais profundas e supremas verdades. Descendo de seu assento dourado, ele
reverencia e exalta o Buda com as mãos juntas. Após sete dias, ele atinge
imediatamente o Estágio da Não-Retrogressão para o despertar da suprema e
perfeita Iluminação. Ele também voa nas dez direções assim que desejar, serve a
todos os Budas e aprende com eles vários samadhis Após um lapso de kalpa de
curta duração ele atinge a percepção da não-produção/o insight da não-geração
de todos os dharmas e recebe deles a predição da realização do estado de Buda
no futuro. Tal ser é designado de aquele que atinge o nascimento no nível médio
do grau superior. Aqueles que atingem o nascimento no nível baixo do grau
superior aceitam igualmente a lei de causas e efeitos cármicos, não falam de
forma desdenhosa do Mahayana e despertam a aspiração à suprema Iluminação.
Transferindo os méritos adquiridos desta maneira à Terra da Suprema
Bem-aventurança, aspiram a ali nascer. “Quando um tal aspirante estiver prestes
a falecer, o Buda Amida vem buscá-lo, acompanhado de Avalokitesvara,
Mahasthamaprapta e toda a comitiva, além dos quinhentos Budas transformados que
Amida manifesta, trazendo uma flor de lótus dourada. Estes Budas transformados
estendem suas mãos de uma só vez e louvam-no dizendo, ‘Filho do Dharma, como
você despertou, com a mente pura, a aspiração à suprema Iluminação, viemos
buscá-lo.’ “Quando ele vê tudo isso, o aspirante encontra-se sentado sobre uma
flor de lótus dourada, que logo então se fecha”. Seguindo o Ser Venerado no
Mundo, ele atinge imediatamente o nascimento num lago de sete tipos de joias.
Após um dia e uma noite, a flor de lótus se abre e, dentro de sete dias, o
aspirante pode contemplar o Buda. Embora ele veja o corpo do Buda, ele ainda
não consegue discernir suas marcar e características físicas com muita clareza.
Passadas três semanas, porém, ele as vê distintamente assim como ouve todos os
sons e vozes proclamando o Dharma maravilhoso. Então ele pode viajar por todas
as dez regiões para fazer oferendas aos Budas e ouvir seus ensinamentos
profundos. Após três kalpas-pequenos ele adquire a compreensão clara dos cem
ensinamentos e habita no Estágio da Alegria. Tal pessoa é designada de aquele
que atinge o nascimento no nível baixo do grau superior. Estes três juntos são
conhecidos como a contemplação do grau superior de aspirante e a décima quarta
contemplação. Disse o Buda a Ananda e a Vaidehi, “Aqueles que atingem o
nascimento no nível alto do grau médio são os seres vivos que observam os cinco
preceitos, observam as oito abstinências, praticam de acordo com vários
preceitos, e abstêm-se de cometer as cinco ofensas mais graves e outras
transgressões. Eles transferem o mérito obtido para a Terra do Oeste da Suprema
Bem-aventurança, aspirando lá nascer. “Quando tal pessoa está prestes a morrer,
o Buda Amida aparece diante dela, cercado de uma legião de monges e
assistentes/comitiva e irradiando uma luz dourada. Ele então expõe a verdade do
sofrimento do vazio, da impermanência e do não-eu, e louva a renúncia ao mundo
como um modo de escapar ao sofrimento. Vendo tudo isto, o aspirante fica
extremamente alegre e encontra-se sentado no assento no interior de um botão de
lótus. Ele se ajoelha, une as palmas das mãos e reverencia ao Buda. Antes de
levantar a cabeça ele atinge o nascimento na Terra da Suprema Bem-aventurança
onde o botão de lótus logo se abre. Quando a flor abre ele ouve vários sons
exaltando as Quatro Nobres Verdades. Ele atinge imediatamente a iluminação de
Arhat, adquire os três tipos de conhecimento transcendental e os seis poderes
sobrenaturais, e vivencia os oito samadhis da emancipação. Tal pessoa é
designada de aquele que atinge o nascimento no nível alto do grau médio.
Aqueles que atingem o nascimento no nível médio do grau médio são os seres
humanos que observam durante pelo menos um dia e uma noite as oito
abstinências, os preceitos para um neófito, ou todo o conjunto de preceitos de
um monge ou monja, sem violarem as/e não violam qualquer das regras de conduta.
Eles transferem o mérito adquirido para a Terra da Suprema Bem-aventurança,
aspirando ao nascimento neste local. Quando tal aspirante, perfumado pela
virtude de observar os preceitos, está prestes a morrer, ele vê o Buda Amida
vindo em sua direção com seus atendentes/assistentes/comitiva, irradiando uma
luz dourada e carregando uma flor de lótus feita de sete tipos de joias. Ele
ouve uma voz no céu acima louvando o com as seguintes palavras, “Bom homem,
como você é virtuoso e seguiu os ensinamentos dos Budas dos três períodos, vim
buscá-lo”. O aspirante encontra-se sentado sobre a flor de lótus. Tendo a flor
se fechado, o aspirante nasce num lago de joias da Terra do Oeste da Suprema
Bem-aventurança. Após sete dias o botão de lótus desabrocha, e ele então abre os
olhos. Com as palmas das mãos juntas ele presta homenagem ao Ser Venerado no
Mundo, alegra-se ao ouvir o Dharma e alcança o Estágio de Srota-apanna
(Vencedor do Fluxo). Passando o tempo de meio kalpa, ele torna-se um Arhat. Tal
pessoa é chamada de aquele que atinge o nascimento no nível médio do grau
médio. Aqueles que atingem o nascimento no nível baixo do grau médio são bons
homens e boas mulheres que são respeitosos e zelam por seus pais, respeitam
seus pais e aos semelhantes e praticam ações caridosas. Quando tal aspirante
está prestes a morrer, ele encontra um bom instrutor que lhe explica em detalhe
sobre o prazer da terra de Amida e os Quarenta e Oito Votos do Bhiksu
Dharmakara. Ouvindo isto, ele morre e no tempo que dura um homem forte dobrar e
esticar seu braço, ele atinge o nascimento na Terra do Oeste da Suprema
Bem-aventurança. Ele morre atingindo o nascimento na Terra do oeste da Suprema
bem-aventurança com o período em que um homem forte e jovem dobra e estica seu
braço. Sete dias depois de lá nascer ele encontra Avalokitebvara e
Mahasthamaprapta, alegrando-se ao ouvir o Dharma através deles, e assim
torna-se um Arhat em um kalpa menor. Designa-se tal pessoa de aquele que atinge
o nascimento no nível baixo do grau médio. Estes três juntos são conhecidos
como a contemplação do grau médio de aspirantes e como a décima quinta
contemplação. O Buda disse a Ananda e a Vaidehi, “Aqueles que atingem o
nascimento no nível superior do grau inferior são os seres humanos que cometem
vários atos maus”. Apesar de que estes tolos não caluniem os sutras do Mahayana
de maior alcance, cometem muitos males sem sentir qualquer arrependimento.
Quando tal pessoa está prestes a morrer, ela pode encontrar um bom instrutor
que exalta os títulos das doze divisões das escrituras do Mahayana. Ouvindo os
títulos destes sutras ela liberta-se do mau carma que a prende aos mil kalpas
de samsara. Além disso, o instrutor sábio a ensina a unir as palmas das mãos e
a clamar, ‘Namo Amida Butsu. ’ Só recitar o Nome do Buda, se extingue o mau
carma que prende a pessoa aos cinqüenta kotis de kalpas de samsara. O Buda,
então, envia ao praticante corpos transformados de si próprio, de
Avalokitesvara e de Mahasthamaprapta; eles louvam-no, dizendo ‘Bom homem! Ao
recitar o Nome do Buda seu mau carma foi eliminado e assim viemos buscá-lo.
Quando estas palavras são pronunciadas o aspirante vê a luz desse Buda
transformado permeando seu quarto. Vendo tudo isso, ele alegra-se e morre.
Embarcado/embarcando numa flor de lótus feita de jóias ele segue o Buda
Transformado e nasce num lado de jóias. Em sete semanas o botão de lótus se
abre e o Bodhisattva Avalokitesvara da Grande Compaixão e o Bodhisattva
Mahasthamaprapta surgem diante dele, emitindo grandes fachos de luz, e dão-lhe
explicações sobre os ensinamentos profundos das doze divisões das escrituras.
Ouvindo-as, o aspirante as aceita com fé e desperta a aspiração à suprema
Iluminação. Após dez kalpas menores ele adquire a clara compreensão dos cem
dharmas e entra no Primeiro Estagio. Designa-se este aspirante de aquele que
atinge o nascimento no nível alto do grau inferior. Ele nasce, portanto, por
ter ouvido os nomes do Buda, do Dharma e da Sangha, ou seja, dos Três Tesouros.
Disse o Buda a Ananda e a Vaidehi, “Aqueles que atingem o nascimento no nível
médio do grau inferior são os seres humanos, que violam os cinco preceitos, os
oito preceitos ou os preceitos de um monge ou monja. Pessoas tolas como estas
roubam da Sangha ou tomam os bens pessoais de monges, ou expõem o Dharma com
motivações impuras e não sentem qualquer remorso. Assim, esta pessoa se degrada
a si mesma com mau carma, e por isso cairá no inferno.”. Quando ela estiver
prestes a morrer e as chamas do inferno de repente dela se aproximam, ela pode
vir a encontrar um bom instrutor que lhe explica de modo compassivo os dez
poderes elevados de Amida, descrevendo detalhadamente o poder majestoso da luz
daquele Buda e exaltando suas virtudes na observância dos preceitos, meditação,
sabedoria, emancipação e conhecimento da emancipação. Quando o aspirante tiver
ouvido tudo isto, o mau carma que o prende aos oitenta kotis de kalpas de
samsara se extingue. Assim, as chamas aterradoras do inferno transformam-se em
brisas calmas e refrescantes, fazendo com que flores celestiais flutuem suavemente.
Em cada flor há um Buda transformado, acompanhado de bodhisattvas, e vem buscar
o aspirante. Num instante ele atinge o nascimento dentro de um botão de lótus
em um lago de sete tipos de jóias. Após seis kalpas o botão de lótus se abre e
então Avalokitesvara e Mahasthamaprapta o confortam com suas vozes nobres e
ensinam-lhe sutras profundos do Mahayana. Ao ouvi-los, ele imediatamente
desperta a aspiração à suprema Iluminação. “Designa-se tal pessoa de aquele que
atinge o nascimento no nível médio do grau inferior.” O Buda disse a Ananda e a
Vaidehi, “Aqueles que atingem o nascimento no nível baixo do grau inferior são
os seres humanos que cometem males tais como as cinco ofensas mais graves, os
dez atos maus e todo tipo de imoralidade”. Devido ao mau carma um tolo como
este cairá nos reinos malignos e sofrerá infinitas aflições por muitos kalpas.
Quando estiver prestes a morrer ele poderá encontrar um bom instrutor que o
consola de vários modos, ensinando-lhe o Dharma maravilhoso e incitando-o a
pensar no Buda. Entretanto, ele está tão atormentado pela dor que não pode
fazer tal coisa/pensamento no Buda. O bom instrutor então aconselha-o dizendo,
“Se você não pode se concentrar no Buda, você deve, então ao invés disto,
recitar o Nome do Buda Amida.” Desta maneira, ele diz, contínua e sinceramente,
“Namo Amida Butsu” dez vezes. Por chamar o Nome do Buda, em cada recitação o
mau carma que o prende aos oitenta kotis de kalpas de samsara se extingue.
Quando chega a hora da morte, ele vê diante dele uma flor de lótus dourada como
o disco do sol e, num instante, nasce na terra da Suprema bemaventurança. Após
ficar no botão de lótus por doze grandes kalpas, a flor se abre. Quando a flor
se abre, Avalokitesvara e Mahasthamaprapta ensinam-lhe, com vozes de grande compaixão,
a realidade verdadeira de todos os dharmas e o método de extinguir o mau carma.
Ouvindo isto, ele alegra-se e imediatamente desperta a aspiração à Iluminação.
Designa-se tal pessoa de aquele que atinge o nascimento no nível baixo do grau
inferior. “Estes três juntos são conhecidos como a contemplação do grau
inferior de aspirantes e décima sexta contemplação.” À medida que o Buda
proferia estas palavras, Vaidehi e suas quinhentas atendentes ouviam seu
ensinamento. Vaidehi, tendo visualizado as características extensas da Terra da
Suprema Bem-aventurança, o Buda Amida e os dois bodhisattvas, sentiu grande
alegria no seu coração. Maravilhada com esta revelação, ela atingiu um grande
despertar com clareza mental e alcançou a introspecção/percepção da não-produção
da existência/de todos os existentes. Suas quinhentas atendentes despertaram a
aspiração à Suprema e Perfeita Iluminação, desejando nascer naquela Terra. “Ó
Ser Venerado no Mundo predisse-lhes: Todas devem nascer naquela Terra e assim
atingir o Samadhi de Estar na Presença de Todos os Budas.” Inúmeros devas
também despertaram a aspiração à Suprema Iluminação. Neste momento, Ananda
levantou-se, deu alguns passos à frente e disse ao Buda: “Ser Venerado no
Mundo, como devemos nomear este sutra e como devemos receber e reter a essência
desse ensinamento?” O Buda respondeu a Ananda: “Este sutra é denominado de
‘Visualização da Terra da Suprema Bemaventurança, do Buda Amida e dos
Bodhisattvas Avalokitesvara e Mahasthamaprapta. ’ É também chamado de ‘Purificação
e eliminação de obstáculos cármicos para atingir o Nascimento na presença de
todos os Budas. ’ Mantenha este sutra com firmeza e não o esqueça. Aqueles que
praticam este samadhi poderão ver, durante suas existências, o Buda Amida e os
dois mahassatvas, Se bons homens e boas mulheres apenas ouvirem o Nome deste
Buda e os nomes daqueles dois bodhisattvas, o mau carma que os prende aos
inúmeros kalpas de samsara será eliminado. E assim, quanto mais mérito
adquirirão ainda se concentrarem-se neles! Você deve saber que todos que pensam
naquele Buda são como flores de lótus brancas na humanidade. Os Bodhisattvas
Avalokitesvara e Mahasthamaprapta tornam-se seus bons amigos. Eles se sentarão
no local da Iluminação e nascerão na família dos Budas.”. Disse ainda o Buda a
Ananda, “Mantenha estas palavras em mente. Manter estas palavras em mente
significa manter o Nome do Buda Amida/Buda da Vida Imensurável.”. Quando o Buda
assim falou, o Venerável Mahamaudgalyayana, o Venerável Ananda, Vaidehi e todos
os outros alegraram-se enormemente por terem ouvido o discurso do Buda. O Ser
Venerado no Mundo, então, retornou ao Pico do Abutre cruzando os ares. Ananda
ali expôs tudo o que houve à assembléia. Inúmeros devas, nagas, yaksas e os
outros seres alegraram-se grandemente por ouvir o ensinamento do Buda. Após
reverenciar o Ser Venerado no Mundo, eles partiram. O Sutra da Contemplação do
Buda da Vida Imensurável. Exposto pelo Buda Sakyamuni. Templo Shin Budista da
Terra Pura – Brasília - www.terrapuradf.org.br.
Abraço. Davi
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