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KISLÊV. A gema correspondente ao mês de Kislêv, o nono mês, é a ametista,
chamada “achlamá”, em hebraico. Achlamá vem da raiz etimológica hebraica
“chalam”, que significa “saúde” (física e mental) e “cura” [vide Isaías 32:16].
Aliás, no mês de Kislêv – não por acaso –, lemos nas porções da Torá nove dos
dez sonhos lá mencionados (Jacob, Labão, José, Faraó, os ministros, etc.). A
palavra “sonho” - em hebraico “chalom” - provém da mesma raiz etimológica já
mencionada. Tudo isso nos permite concluir que Kislêv também é um mês propício
para a concretização dos sonhos. Encontramos na Torá que antes de Yaacov deitar
e sonhar sobre a famosa escada que atingia o céu, ele protegeu a sua cabeça
(Gênese 28:11). A cabeça é a parte mais sensível do corpo, e a maior
preocupação do homem é mantê-la saudável. Falando em nível do povo, também
precisamos cuidar da nossa dor de cabeça. Com relação à cabeça, a literatura
talmúdica [Beit Hamidrash IV, Tossfot Menachot 37a] nos relata um interessante
julgamento realizado na época do Rei Salomão. Um pai de família faleceu,
deixando sua herança para sete filhos. Um deles possuía duas cabeças e achava
que a herança deveria ser dividida em oito partes, cabendo-lhe duas porções. Os
irmãos discordavam, achando que a herança deveria ser dividida em sete partes
iguais. O problema foi levado aos sábios, chegando até a Corte Suprema
(Sanhedrin), que não soube como julgá-lo, recorrendo à ajuda do sábio rei
Salomão. O rei aceitou o caso, pedindo que todos comparecessem ao seu palácio
na manhã seguinte. À noite, o rei Salomão foi ao Templo rezar, quando lembrou
ao Todo-Poderoso que ele não havia pedido nenhuma honra nem riqueza, apenas
sabedoria. Como era de se esperar, este caso atraiu muitos curiosos. Pela
manhã, o rei Salomão, inspirado pela sabedoria Divina, mandou trazer água
fervente para despejar em uma das cabeças deste ser estranho, dizendo o
seguinte: “Se as duas cabeças gritarem de dor, é apenas uma pessoa; se uma
gritar e a outra não, são duas pessoas diferentes”. E assim foi feito. A água
foi jogada em uma cabeça e logo as duas cabeças começaram a gritar de dor.
Neste momento, o rei Salomão proclamou o veredito que era uma só pessoa e a
herança deveria ser dividida em sete partes. Mais uma vez, esta decisão
salomônica foi aclamada por todos. Sem desconsiderar o conteúdo literal desta
história, alguns também a interpretam de maneira figurativa. Após o reinado de
Salomão, ocorreu a famosa cisão entre os Reinos de Israel e Judá. Já nos
últimos anos de vida do rei Salomão havia discórdia entre as Tribos de Judá e
Efraim. A situação chegou a tal ponto, que alguns temiam uma divisão
categórica, gerando dois povos com duas cabeças. O rei, preocupado com esta
desavença que poderia levar a uma divisão concreta do povo, resolve testar se
as divergências são apenas superficiais ou profundas (dois povos com duas
cabeças). E a melhor forma de saber isso é ver se ambos sentem dor e aflição
pelas mesmas mágoas - a mesma dor pela água fervente. Hoje, muito se comenta
sobre as divergências dentro do povo judeu. Fala-se em ortodoxos e ultra
ortodoxos de um lado e liberais e ultraliberais do outro. Também na Terra Santa
existem profundas diferenças entre a direita e a esquerda e os extremos de
ambos os lados. Alguns, precipitados, falam de uma ruptura definitiva. Outros
nos assediam falando repetidamente em divisão do povo de Israel. Muitos temem ver
dois povos com duas cabeças. O julgamento salomônico relatado acima nos permite
checar se esta dor de cabeça são apenas divergências superficiais ou se estamos
à beira de um, cisma perigoso. A realidade nos mostra que todas as correntes do
judaísmo sentem uma profunda dor quando somos afligidos por sofrimentos
materiais ou espirituais. Todos os irmãos choram e gritam quando veem as cenas
chocantes dos últimos atentados terroristas em Israel. Assim também, na esfera
espiritual, as águas ferventes da assimilação causam dor a todos nós, inclusive
aos familiares atingidos. A água fervente do rei Salomão corresponde hoje à
praga que mais nos atinge: a assimilação, que nos dá tanta dor de cabeça. As
estatísticas apresentam dados alarmantes: o número de judeus está diminuindo e
a população judaica está envelhecendo. Algumas comunidades totalmente seculares
apresentam uma taxa de 72% de assimilação. Outras, mais felizes, possuem um
mínimo de 53%. A continuar desta forma, em quinze anos a população judaica
diminuirá drasticamente. Todos esses números nos deixam perplexos e
preocupados, com uma enorme enxaqueca. Este fenômeno é a água fervente que fere
as nossas famílias. Este fogo estranho consome os melhores jovens dos nossos
efetivos. O salmista as chama de “águas traiçoeiras que atingem a nossa alma”
(Salmos 124:5). Quem não sente mais dor por este fenômeno está realmente se
excluindo da comunidade, já que não sente mais o fervor do líquido que queima.
Todavia, como mencionado anteriormente, todos nós, sem exceção, sentimos uma
profunda dor quando tais fatos ocorrem ou chegam aos nossos ouvidos. Sem dúvida
nenhuma, as divergências entre os vários segmentos do povo de Israel são apenas
superficiais. As diferenças não estão enraizadas profundamente, já que todos sentimos
a mesma dor pelas adversidades que recaem sobre nós. Afinal, cada judeu possui
dentro de si a chama eterna, a faísca Divina. Todo e qualquer judeu, sem
exceção, desde o mais justo ao mais perverso, do mais erudito ao mais
ignorante, fala em sua prece matinal “Ó, meu D’us, a alma que me deste é pura”.
Esta faísca Divina é o denominador comum que assegura sermos um só povo. Temos
que nos concentrar naquilo que nos une, naquilo que temos em comum, e não
enfatizar constantemente as diferenças que nos separam. E a dor de cabeça? Como
combatê-la? Água fervente tem que ser esfriada com água fria e pura. O Tanach,
bem como os sábios do Talmud, compara a Torá com a água pura e límpida, líquido
vital para a sobrevivência do homem. Assim, também, a Torá e seus ensinamentos
são imprescindíveis para a sobrevivência do povo judeu. O antídoto para as
águas ferventes e assimiladoras é espalhar o máximo possível os ensinamentos da
Torá – a fonte das águas saudáveis. Principalmente na nossa época, quando a
procura é grande e existe uma ânsia manifesta da alma judaica pela sua Fonte –
D’us. Como diz o salmista: “Minha alma tem sede de Ti, minha carne anseia por
Ti” (63:2). Do mesmo modo que a escuridão não se dissipa com uma vassoura, mas
com a luz, também as águas quentes devem ser substituídas pela água límpida e
pura da Torá e das Mitsvot. Citando o profeta Isaías: “Todos que têm sede
procurem água” (Isaías 55:1).
Apesar das divergências aparentes, o veredito salomônico é bem claro: somos apenas um povo, ligados somente a um D’us. A saga do povo judeu demonstra que ele não é regido pelas leis da natureza nem é sujeito às estatísticas pelo fato de ele ter a habilidade inerente de apagar as águas ferventes estando ligado à fonte milenar, que é o judaísmo. Neste mês de Kislêv, propício para a saúde e cura, vamos tratar de diminuir a nossa dor de cabeça e demonstrar que somos um povo com apenas uma cabeça. O tefilin que colocamos na cabeça é feito de quatro pergaminhos colocados em quatro compartimentos separados. O tefilin da mão, por sua vez, tem apenas um pergaminho com um compartimento. Analogamente, existem diferenças filosóficas e ideológicas entre nós, porém, na ação - e principalmente nas boas ações - somos um povo unido e amalgamado. E já que o mês é propício para sonhos, que essa união possa apressar o sonho da Redenção, conforme diz o Salmista: “Quando o Senhor retornar os cativos de Sion nós seremos como sonhadores” (126:1). www.morasha.com.br. Abraço. Davi
Apesar das divergências aparentes, o veredito salomônico é bem claro: somos apenas um povo, ligados somente a um D’us. A saga do povo judeu demonstra que ele não é regido pelas leis da natureza nem é sujeito às estatísticas pelo fato de ele ter a habilidade inerente de apagar as águas ferventes estando ligado à fonte milenar, que é o judaísmo. Neste mês de Kislêv, propício para a saúde e cura, vamos tratar de diminuir a nossa dor de cabeça e demonstrar que somos um povo com apenas uma cabeça. O tefilin que colocamos na cabeça é feito de quatro pergaminhos colocados em quatro compartimentos separados. O tefilin da mão, por sua vez, tem apenas um pergaminho com um compartimento. Analogamente, existem diferenças filosóficas e ideológicas entre nós, porém, na ação - e principalmente nas boas ações - somos um povo unido e amalgamado. E já que o mês é propício para sonhos, que essa união possa apressar o sonho da Redenção, conforme diz o Salmista: “Quando o Senhor retornar os cativos de Sion nós seremos como sonhadores” (126:1). www.morasha.com.br. Abraço. Davi
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