Espiritismo.
www.instituoandreluiz.org. Texto de Allan Kardec (1804-1869). O Livro dos
Espíritos. Parte 2ª. Capítulo IV. DA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS. A
reencarnação: Como pode a alma, que não alcançou a perfeição
durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?“ Sofrendo a prova de uma nova
existência.” a). Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação
como Espírito? “Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma
transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.” b) A alma
passa então por muitas existências corporais? “Sim, todos contamos muitas
existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que
eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.” c) Parece resultar desse
princípio que a alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, então,
que reencarna em novo corpo. E assim que se deve entender? “ Evidentemente.”
Qual o fim objetivado com a reencarnação? “Expiação, melhoramento progressivo
da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?” 168. É limitado o número das
existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente? “A cada nova
existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que
se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da
vida corporal.” É invariável o número das encarnações para todos os Espíritos?
“Não; aquele que caminha depressa, a muitas provas se forra. Todavia, as
encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porquanto o progresso é
quase infinito.” O que fica sendo o Espírito depois da sua última encarnação?
“Espírito bem-aventurado; puro Espírito.” Justiça da
reencarnação: Em que se funda o dogma da reencarnação? “Na
justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa
sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão
que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem
não dependeu o melhorarem-se? Não são filhos de Deus todos os homens? Só entre
os egoístas se encontram a iniquidade, o ódio implacável e os castigos sem
remissão.” Todos os Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes faculta os
meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida corporal. Sua
justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências, o que não puderam
fazer ou concluir numa primeira prova. Não obraria Deus com equidade, nem de
acordo com a Sua bondade, se condenasse para sempre os que talvez tenham
encontrado, oriundos do próprio meio onde foram colocados e alheios à vontade
que os animava, obstáculos ao seu melhoramento. Se a sorte do homem se fixasse
irrevogavelmente depois da morte, não seria uma única a balança em que Deus
pesa as ações de todas as criaturas e não haveria imparcialidade no tratamento
que a todas dispensa. A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste em
admitir para o Espírito muitas existências sucessivas, é a única que
corresponde à ideia que formamos da justiça de Deus para com os homens que se
acham em condição moral inferior; a única que pode explicar o futuro e firmar
as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos
erros por novas provações. A razão indica e os Espíritos a ensinam. O homem,
que tem consciência da sua inferioridade, haure consoladora esperança na
doutrina da reencarnação. Se crê na justiça de Deus, não pode contar que venha
a achar-se, para sempre, em pé de igualdade com os que mais fizeram do que ele.
Sustém-no, porém, e lhe reanima a coragem a idéia de que aquela inferioridade
não o deserda eternamente do supremo bem e que, mediante novos esforços, dado
lhe será conquistá-lo. Quem é que, ao cabo da sua carreira, não deplora haver
tão tarde ganho uma experiência de que já não mais pode tirar proveito?
Entretanto, essa experiência tardia não fica perdida; o Espírito a utilizará em
nova existência. (A.K.). Encarnação nos
diferentes mundos: As nossas diversas existências corporais se
verificam todas na Terra? “Não; vivemo-las em diferentes mundos. As que aqui
passamos não são as primeiras, nem as últimas; são, porém, das mais materiais e
das mais distantes da perfeição.” A cada nova existência corporal a alma passa
de um mundo para o outro, ou pode ter muitas no mesmo globo? “Pode viver,
muitas vezes no mesmo globo, se não se adiantou bastante para passar a um mundo
superior.” A) Podemos, então, reaparecer muitas vezes na Terra? “Certamente.”
b) Podemos voltar a este, depois de termos vivido em outros mundos? “Sem
dúvida. É possível, que já tenhais vivido algures e na Terra.” Tornar a viver
na Terra constitui uma necessidade? “Não; mas, se não progredistes, podereis ir
para outro mundo que não valha mais do que a Terra e que talvez até seja pior
do que ela.” Haverá alguma vantagem em voltar-se a habitar a Terra? “Nenhuma
vantagem particular, a menos que seja em missão, caso em que se progride aí
como em qualquer planeta.” a) Não se seria mais feliz permanecendo na condição
de Espírito? “Não, não; estacionar-se-ia e o que se quer é caminhar para Deus.”
Depois de haverem encarnado noutros mundos, podem os Espíritos encarnar neste,
sem que jamais aí tenham estado? “Sim, do mesmo modo que vós em outros. Todos
os mundos são solidários: O que não se faz num faz-se noutro.” a) Assim, homens
há que estão na Terra pela primeira vez? “Muitos, e em graus diversos de
adiantamento.” b) Pode-se reconhecer, por um indício qualquer, que um Espírito
está pela primeira vez na Terra? “Nenhuma utilidade teria isso.” Para chegar à
perfeição e à suprema felicidade, destino final de todos os homens, tem o
Espírito que passa pela fieira de todos os mundos existentes no Universo? “Não,
porquanto muitos são os mundos correspondentes a cada grau da respectiva escala
e o Espírito, saindo de um deles, nenhuma coisa nova aprenderia nos outros do
mesmo grau.” a) Como se explica então a pluralidade de suas existências em um
mesmo globo? “De cada vez poderá ocupar posição diferente das anteriores e
nessas diversas posições se lhe deparam outras tantas ocasiões de adquirir
experiência.” Podem os Espíritos encarnar em um mundo relativamente inferior a
outro onde já viveram? “Sim, quando em missão, com o objetivo de auxiliarem o
progresso, caso em que aceitam alegres as tribulações de tal existência, por
lhes proporcionar meio de se adiantarem.” a) Mas, não pode dar-se também por
expiação? Não pode Deus degredar para mundos inferiores Espíritos rebeldes? “Os
Espíritos podem conservar-se estacionários, mas não retrogradam. Em caso de
estacionamento, a punição deles consiste em não avançarem, em recomeçarem, no
meio conveniente à sua natureza, as existências mal empregadas.” b) Quais os
que têm de recomeçar a mesma existência? “Os que faliram em suas missões ou em
suas provas.” Os seres que habitam cada mundo hão todos alcançado o mesmo nível
de perfeição? “Não; dá-se em cada um o que ocorre na Terra: uns Espíritos são
mais adiantados do que outros.” Passando deste planeta para outro, conserva o
Espírito a inteligência que aqui tinha? “Sem dúvida; a inteligência não se
perde. Pode, porém, acontecer que ele não disponha dos mesmos meios para
manifestá-la, dependendo isto da sua superioridade e das condições do corpo que
tomar.” (Veja-se: “Influência do organismo”. cap. VII, para 2ª) Os seres que
habitam os diferentes mundos têm corpos semelhantes aos nossos? “É fora de
dúvida que têm corpos, porque o Espírito precisa estar revestido de matéria
para atuar sobre a matéria. Esse envoltório, porém, é mais ou menos material,
conforme o grau de pureza a que chegaram os Espíritos. É isso o que assinala a
diferença entre os mundos que temos de percorrer, porquanto muitas moradas há
na casa de nosso Pai, sendo, conseguintemente, de muitos graus essas moradas.
Alguns o sabem e desse fato têm consciência na Terra; com outros, no entanto, o
mesmo não se dá.” É-nos possível conhecer exatamente o estado físico e moral
dos diferentes mundos? “Nós, Espíritos, só podemos responder de acordo com o
grau de adiantamento em que vos achais. Quer dizer que não devemos revelar
estas coisas a todos, porque nem todos estão em estado de compreendê-las e
semelhante revelação os perturbaria.” À medida que o Espírito se
purifica, o corpo que o reveste se aproxima igualmente da natureza espírita.
Torna-se menos densa a matéria, deixa de rastejar penosamente pela superfície
do solo, menos grosseiras se lhe fazem as necessidades físicas, não mais sendo preciso
que os seres vivos se destruam mutuamente para se nutrirem. O Espírito se acha
mais livre e tem, das coisas longínquas, percepções que desconhecemos. Vê com
os olhos do corpo o que só pelo pensamento entrevemos. Da purificação do
Espírito decorre o aperfeiçoamento moral, para os seres que eles constituem,
quando encarnados. As paixões animais se enfraquecem e o egoísmo cede lugar ao
sentimento da fraternidade. Assim é que, nos mundos superiores ao nosso, se
desconhecem as guerras, carecendo de objeto os ódios e as discórdias, porque
ninguém pensa em causar dano ao seu semelhante. A intuição que seus habitantes
têm do futuro, a segurança que uma consciência isenta de remorsos lhes dá,
fazem que a morte nenhuma apreensão lhes cause. Encaram-na de frente, sem
temor, como simples transformação. A duração da vida, nos diferentes mundos,
parece guardar proporção com o grau de superioridade física e moral de cada um,
o que é perfeitamente racional. Quanto menos material o corpo, menos sujeito às
vicissitudes que o desorganizam. Quanto mais puro o Espírito, menos paixões a
miná-lo. É essa ainda uma graça da Providência, que desse modo abrevia os
sofrimentos. (A.K.). Indo de um mundo para outro, o Espírito passa por nova
infância? “Em toda parte a infância é uma transição necessária, mas não é, em
toda parte, tão obtusa como no vosso mundo.” Tem o Espírito a faculdade de
escolher o mundo onde passe a habitar? “Nem sempre. Pode pedir que lhe seja
permitido ir para este ou aquele e pode obtê-lo, se o merecer, porquanto a
acessibilidade dos mundos, para os Espíritos, depende do grau da elevação
destes.” a) Se o Espírito nada pedir, que é o que determina o mundo em que ele
reencarnará? “O grau da sua elevação.” O estado físico e moral dos seres vivos
é perpetuamente o mesmo em cada minuto? “Não; os mundos também estão sujeitos à
lei do progresso. Todos começaram, como o vosso, por um estado inferior e a
própria Terra sofrerá idêntica transformação. Tornar-se-á um paraíso, quando os
homens se houverem tornado bons.” É assim que as raças, que hoje povoam a
Terra, desaparecerão um dia, substituídas por seres cada vez mais perfeitos,
pois que essas novas raças transformadas sucederão às atuais, como estas
sucederam a outras ainda mais grosseiras. (A.K.). Haverá mundos onde o
Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o
perispírito? “Há e mesmo esse envoltório se torna tão etéreo que para vós é
como se não existisse. Esse o estado dos Espíritos puros.” a) Parece resultar
daí que, entre o estado correspondente às últimas encarnações e o de Espírito
puro, não há linha divisória perfeitamente demarcada, não? “Semelhante
demarcação não existe. A diferença entre ume outro estado se vai apagando pouco
a pouco e acaba por ser imperceptível, tal qual se dá com a noite às primeiras
claridades do alvorecer.” A substância do perispírito é a mesma em todos os
mundos? “Não; é mais ou menos etérea. Passando de um mundo a outro, o Espírito
se reveste da matéria própria desse outro, operando-se, porém, essa mudança com
a rapidez do relâmpago.” Os Espíritos puros habitam mundos especiais, ou se
acham no espaço universal, sem estarem mais ligados a um mundo do que a outros?
“Habitam certos mundos, mas não lhes ficam presos, como os homens à Terra;
podem, melhor do que os outros, estar em toda parte.” Transmigrações
progressivas: Desde o início de sua formação, goza o Espírito da
plenitude de suas faculdades? “Não, pois que para o Espírito, como para o
homem, também há infância. Em sua origem, a vida do Espírito é apenas
instintiva. Ele mal tem consciência de si mesmo e de seus atos. A inteligência
só pouco a pouco se desenvolve.” Qual o estado da alma na sua primeira
encarnação? “O da infância na vida corporal. A inteligência apenas desabrocha:
a alma se ensaia para a vida.” As dos nossos selvagens são almas no estado de
infância? “De infância relativa, pois já são almas desenvolvidas, visto que já
nutrem paixões.” a) Então, as paixões são um sinal de desenvolvimento? “De
desenvolvimento, sim; de perfeição, porém, não. São sinal de atividade e de
consciência do eu, porquanto, na alma primitiva, a inteligência e a vida se
acham no estado de gérmen.” A vida do Espírito, em seu conjunto, apresenta
as mesmas fases que observamos na vida corporal. Ele passa gradualmente do
estado de embrião ao de infância, para chegar, percorrendo sucessivos períodos,
ao de adulto, que é o da perfeição, com a diferença de que para o Espírito não
há declínio, nem decrepitude, como na vida corporal; que a sua vida, que teve
começo, não terá fim; que imenso tempo lhe é necessário, do nosso ponto vista,
para passar da infância espírita ao completo desenvolvimento; e que o seu
progresso se realiza, não num único mundo, mas vivendo ele em mundos diversos.
A vida do Espírito, pois, se compõe de um série de existências corpóreas, cada
uma das quais representa para ele uma ocasião de progredir, do mesmo modo que
cada existência corporal se compõe de uma série de dias, em cada um dos quais o
homem obtém um acréscimo de experiência e de instrução. Mas, assim como, na
vida do homem, há dias que nenhum fruto produzem, na do Espírito há existências
corporais de que nenhum resultado colhe, porque não as soube aproveitar. (A.K.).
Pode alguém, por um proceder impecável na vida atual, transpor todos os graus
da escala do aperfeiçoamento e tornar-se Espírito puro, sem passar por outros
graus intermédios? “Não, pois o que o homem julga perfeito longe está da
perfeição. Há qualidades que lhe são desconhecidas e incompreensíveis. Poderá ser
tão perfeito quanto o comporte a sua natureza terrena, mas isso não é a
perfeição absoluta. Dá-se com o Espírito o que se verifica com a criança que,
por mais precoce que seja, tem de passar pela juventude, antes de chegar à
idade da madureza; e também com o enfermo que, para recobrar a saúde, tem que
passar pela convalescença. Demais, ao Espírito cumpre progredir em ciência e em
moral. Se somente se adiantou num sentido, importa se adiante no outro, para
atingir o extremo superior da escala. Contudo, quanto mais o homem se adiantar
na sua vida atual, tanto menos longas e penosas lhe serão as provas que se
seguirem.” a) Pode ao menos o homem, na vida presente, preparar com segurança,
para si, uma existência futura menos prenhe de amarguras? “Sem dúvida. Pode
reduzir a extensão e as dificuldades do caminho. Só o descuidoso permanece
sempre no mesmo ponto.” Pode um homem, nas suas novas existências, descer mais
baixo do que esteja na atual? “Com relação à posição social, sim; como
Espírito, não.” É possível que, em nova encarnação, a alma de um homem de bem
anime o corpo de um celerado? “Não, visto que não pode degenerar.” a) A alma de
um homem perverso pode tornar-se a de um homem de bem? “Sim, se se arrependeu.
Isso constitui então uma recompensa.” A marcha dos Espíritos é progressiva,
jamais retrograda. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da
categoria a que ascenderam. Em suas diferentes existências corporais, podem
descer como homens, não como Espíritos. Assim, a alma de um potentado da Terra
pode mais tarde animar o mais humilde obreiro e vice versa, por isso que, entre
os homens, as categorias estão frequentemente, na razão inversa da elevação das
qualidades morais. Herodes era rei e Jesus, carpinteiro. (A.K.). A
possibilidade de se melhorarem noutra existência não será de molde a fazer que
certas pessoas perseverem no mau caminho, dominadas pela ideia de que poderão
corrigir-se mais tarde? “Aquele que assim pensa em nada crê e a ideia de um
castigo eterno não o refrearia mais do que qualquer outra, porque sua razão a
repele, e semelhante ideia induz à incredulidade a respeito de tudo. Se
unicamente meios racionais se tivessem empregado para guiar os homens, não
haveria tantos cépticos. De fato, um Espírito imperfeito poderá, durante a vida
corporal, pensar como dizes; mas, liberto que se veja da matéria, pensará de
outro modo, pois logo verificará que fez cálculo errado e, então, sentimento
oposto a esse trará ele para a sua nova existência. É assim que se efetua o
progresso e essa a razão por que, na Terra os homens são desigualmente
adiantados. Uns já dispõe de experiência que a outros falta, mas que adquirirão
pouco a pouco. Deles depende o acelerar-se o progresso ou retardar-se
indefinidamente.” O homem, que ocupa uma posição má, deseja trocá-la o mais
depressa possível. Aquele, que se acha persuadido de que as tribulações da vida
terrena são consequência de suas imperfeições, procurará garantir para si uma
nova existência menos penosa e esta ideia o desviará mais depressa da senda do mal
do que a do fogo eterno, em que não acredita. (A.K.). Não podendo os
Espíritos aperfeiçoar-se, a não ser por meio das tribulações da existência
corpórea, segue-se que a vida material seja uma espécie de crisol ou de
depurador, por onde têm que passar todos os seres do mundo espírita para
alcançarem a perfeição? “Sim, é exatamente isso. Eles se melhoram nessas
provas, evitando o mal e praticando o bem; porém, somente ao cabo de mais ou
menos longo tempo, conforme os esforços que empreguem; somente após muitas
encarnações ou depurações sucessivas, atingem a finalidade para que tendem.” a)
É o corpo que influi sobre o Espírito para que este se melhore, ou o Espírito
que influi sobre o corpo? “Teu Espírito é tudo; teu corpo é simples veste que
apodrece: eis tudo.” O suco da vide nos oferece um símile material dos
diferentes graus da depuração da alma. Ele contém o licor que se chama espírito
ou álcool, mas enfraquecido por uma imensidade de matérias estranhas, que lhe
alteram a essência. Esta só chega à pureza absoluta depois de múltiplas
destilações, em cada uma das quais se despoja de algumas impurezas. O corpo é o
alambique em que a alma tem que entrar para se purificar. Às matérias estranhas
se assemelha o perispírito, que também se depura, à medida que o Espírito se
aproxima da perfeição. (A.K.) Sorte das
crianças depois da morte: Poderá ser tão adiantado quanto o de um
adulto o Espírito de uma criança que morreu em tenra idade? “Algumas vezes o é
muito mais, porquanto pode dar-se que muito mais já tenha vivido e adquirido
maior soma de experiência, sobretudo se progrediu.” a) Pode então o Espírito de
uma criança ser mais adiantado que o de seu pai? “Isso é muito frequente. Não o
vedes vós mesmos tão amiudadas vezes na Terra?” Não tendo podido praticar o mal,
o Espírito de uma criança que morreu em tenra idade pertence a alguma das
categorias superiores? “Se não fez o mal, igualmente não fez o bem e Deus não o
isenta das provas que tenha de padecer. Se for um Espírito puro, não o é pelo
fato de ter animado apenas uma criança, mas porque já progredira até a pureza.”
Por que tão frequentemente a vida se interrompe na infância? “A curta duração
da vida da criança pode representar, para o Espírito que a animava, o
complemento de existência precedentemente interrompida antes do momento em que
deverá terminar, e sua morte, também não raro, constitui provação ou expiação
para os pais.” a) Que sucede ao Espírito de uma criança que morre pequenina?
“Recomeça outra existência.” Se uma única existência tivesse o homem e se,
extinguindo ela, sua sorte ficasse decidida para a eternidade, qual seria o
mérito de metade do gênero humano, da que morre na infância, para gozar, sem
esforços, da felicidade eterna e com que direito se acharia isenta das
condições, às vezes tão duras, a que se vê submetida a outra metade? Semelhante
ordem de coisas não corresponderia à justiça de Deus. Com a reencarnação, a
igualdade é real para todos. O futuro a todos toca sem exceção e sem favor para
quem quer que seja. Os retardatários só de si mesmos se podem queixar. Forçoso
é que o homem tenha o merecimento de seus atos, como tem deles a
responsabilidade. Aliás, não é racional considerar-se a infância como um estado
normal de inocência. Não se veem crianças dotadas dos piores instintos, numa
idade em que ainda nenhuma influência pode ter tido a educação? Alguns não há
que parecem trazer do berço a astúcia, a felonia, a perfídia, até pendor para o
roubo e para o assassínio, não obstante os bons exemplos que de todos os lados
se lhes dão? A lei civil as absorve de seus crimes, porque, diz ela, obraram
sem discernimento. Tem razão a lei, porque, de fato, elas obram mais por
instinto do que intencionalmente. Donde, porém, provirão instintos tão diversos
em crianças da mesma idade, educadas em condições idênticas e sujeitas às
mesmas influências? Donde a precoce perversidade, senão da inferioridade do
Espírito, uma vez que a educação em nada contribuiu para isso? As que se
revelam viciosas, é porque seus Espíritos muito pouco hão progredido. Sofrem
então, por efeito dessa falta de progresso, as consequências , não dos atos que
praticam na infância, mas dos de suas existências anteriores. Assim é que a lei
é uma só para todos e que todos são atingidos pela justiça de Deus. (A.K.). Sexo nos Espíritos: Têm sexos os Espíritos?
“Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles
amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.” Em nossa
existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem animar o de uma
mulher e vice-versa? “Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens
e as mulheres.” Quando errante, que prefere o Espírito; encarnar no corpo de um
homem, ou no de uma mulher? “Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha
são as provas por que haja de passar.” Os Espíritos encarnam como homens ou
como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo,
cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres
especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem
encarnasse só saberia o que sabem os homens. (A.K). Parentesco, filiação: Transmitem os pais
aos filhos uma parcela de suas almas, ou se limitam a lhes dar a vida animal a
que, mais tarde, outra alma vem adicionar a vida moral? “Dão-lhes apenas a vida
animal, pois que a alma é indivisível. Um pai obtuso pode ter filhos
inteligentes e vice-versa.” Uma vez que temos tido muitas existências, a nossa
parentela vai além da que a existência atual nos criou? “Não pode ser de outra
maneira. A sucessão das existências corporais estabelece entre os Espíritos
ligações que remontam às vossas existências anteriores. Daí, muitas vezes, a
simpatia que vem a existir entre vós e certos Espíritos que vos parecem
estranhos.” A algumas pessoas a doutrina da reencarnação se afigura destruidora
dos laços de família, com o fazê-los anteriores à existência atual. “Ela os
distende; não os destrói. Fundando-se o parentesco em afeições anteriores,
menos precários são os laços existentes entre os membros de uma mesma família.
Essa doutrina amplia os deveres da fraternidade, porquanto, no vosso vizinho,
ou no vosso servo, pode achar-se um Espírito a quem tenhais estado presos pelos
laços da consanguinidade.” a) Ela, no entanto, diminui a importância que alguns
dão à genealogia, visto que qualquer pode ter tido por pai um Espírito que haja
pertencido a outra raça, ou que haja vivido em condição muito diversa. “É
exato; mas essa importância assenta no orgulho. Os títulos, a categoria social,
a riqueza, eis o que esses tais veneram nos seus antepassados. Um, que coraria
de contar, como ascendente, honrado sapateiro, orgulhar-se-ia de descender de
um gentil-homem devasso. Digam, porém, o que disserem, ou façam o que fizerem,
não obstarão a que as coisas sejam como são, que não foi consultando-lhes a
vaidade que Deus formulou as leis da Natureza.” Do fato de não haver filiação
entre os Espíritos dos descendentes de qualquer família, seguir-se-á que o
culto dos avoengos seja ridículo? “De modo nenhum. Todo homem deve considerar-se
ditoso por pertencer a uma família em que encarnaram Espíritos elevados. Se bem
os Espíritos não procedam uns dos outros, nem por isso menos afeição consagram
aos que lhes estão ligados pelos elos da família, dado que muitas vezes são
atraídos para tal ou qual família pela simpatia, ou pelos laços que
anteriormente se estabeleceram. Mas, ficai certos de que os vossos antepassados
não se honram com o culto que lhes tributais por orgulho. Em vós não se
refletem os méritos de que eles gozem, senão na medida dos esforços que
empregais por seguir os bons exemplos que vos deram. Somente nestas condições
lhes é grata e até mesmo útil a lembrança que deles guardais.” Parecenças físicas e morais: Frequentemente os pais
transmitem aos filhos a parecença física. Transmitirão também alguma parecença
moral? “Não, que diferentes são as almas ou Espíritos de uns e outros. O corpo
deriva do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes
das raças apenas há consanguinidade.” a) Donde se originam as parecenças morais
que costuma haver entre pais e filhos? “É que uns e outros são Espíritos
simpáticos, que reciprocamente se atraíram pela analogia dos pendores.” Nenhuma
influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho depois do nascimento
deste? “Ao contrário: bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os
Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os
Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação.
Constitui isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu
desempenho.” Por que é que de pais bons e virtuosos nascem filhos de natureza
perversa? Por outra: por que é que as boas qualidades dos pais nem sempre
atraem, por simpatia, um bom Espírito para lhes animar o filho? “Não é raro que
um mau Espírito peça lhe sejam dados bons pais, na esperança de que seus
conselhos o encaminhem por melhor senda e muitas vezes Deus lhe concede o que
deseja.” Pelos seus pensamentos e preces podem, os pais atrair para o corpo, em
formação do filho, um bom Espírito, de preferência a um inferior? “Não, mas
podem melhorar o Espírito do filho que lhes nasceu e está confiado. Esse o
dever deles. Os maus filhos são uma provação para os pais.” Donde deriva a
semelhança de caráter que muitas vezes existe entre dois irmãos, mormente se
gêmeos? “São Espíritos simpáticos que se aproximam por analogia de sentimentos
e se sentem felizes por estar juntos.” Há dois Espíritos, ou, por outra, duas
almas, nas criança cujos corpos nascem ligados, tendo comuns alguns órgãos?
“Sim, mas a semelhança entre elas é tal que faz vos pareçam, em muitos casos,
uma só.” Pois que nos gêmeos os Espíritos encarnam por simpatia, donde provém a
aversão que às vezes se nota entre eles? “Não é de regra que sejam simpáticos
os Espíritos dos gêmeos. Acontece também que Espíritos maus entendam de lutar
juntos no palco da vida.” Que se deve
pensar dessas histórias de crianças que lutam no seio materno? “Lendas! Para
significarem quão inveterado era o ódio que reciprocamente se votavam,
figuram-no a se fazer sentir antes do nascimento delas. Em geral, não levais
muito em conta as imagens poéticas.” Que é o que dá origem ao caráter
distintivo que se nota em cada povo? “Também os Espíritos se grupam em
famílias, formando-as pela analogia de seus pendores mais ou menos puros,
conforme a elevação que tenham alcançado. Pois bem! um povo é uma grande
família formada pela reunião de Espíritos simpáticos. Na tendência que
apresentam os membros dessas famílias, para se unirem, é que está a origem da
semelhança que, existindo entre os indivíduos, constitui o caráter distintivo
de cada povo. Julgas que Espíritos bons e humanitários procurem, para nele
encarnar, um povo rude e grosseiro? "Não. Os Espíritos simpatizam com as
coletividades, como simpatizam com os indivíduos. Naquelas em cujo seio se
encontrem, eles se acham no meio que lhes é próprio.” Em suas novas existências
conservará o Espírito traços do caráter moral de suas existências anteriores?
“Isso pode dar-se. Mas, melhorando-se, ele muda. Pode também acontecer que sua
posição social venha a ser outra. Se de senhor passa a escravo, inteiramente
diversos serão os seus gostos e dificilmente o reconheceríeis. Sendo o Espírito
sempre o mesmo nas diversas encarnações, podem existir certas analogias entre
as suas manifestações, se bem que modificadas pelos hábitos da posição que
ocupe, até que um aperfeiçoamento notável lhe haja mudado completamente o
caráter, porquanto, de orgulhoso e mau, pode tornar-se humilde e bondoso, se se
arrependeu.” E do caráter físico de suas existências pretéritas conserva o
Espírito traços nas suas existências posteriores? “O novo corpo que ele toma
nenhuma relação tem com o que foi anteriormente destruído. Entretanto, o
Espírito se reflete no corpo. Sem dúvida que este é unicamente matéria, porém,
nada obstante, se modela pelas capacidades do Espírito, que lhe imprime certo
cunho, sobretudo ao rosto, pelo que é verdadeiro dizer-se que os olhos são o
espelho da alma, isto é, que o semblante do indivíduo lhe reflete de modo
particular a alma. Assim é que uma pessoa excessivamente feia, quando nela
habita um Espírito bom, criterioso, humanitário, tem qualquer coisa que agrada,
ao passo que há rostos belíssimos que nenhuma impressão te causam, que até
chegam a inspirar-te repulsão. Poderias supor que somente corpos bem moldados
servem de envoltório aos mais perfeitos Espíritos, quando o certo é que todos
os dias deparas com homens de bem, sob um exterior disforme. Sem que haja
pronunciada parecença, a semelhança dos gostos e das inclinações pode,
portanto, dar lugar ao que se chama “um ar de família.” Nenhuma relação
essencial guardando o corpo que a alma toma numa encarnação com o de que se
revestiu em encarnação anterior, visto que aquele lhe pode vir de procedência
muito diversa da deste, fora absurdo pretender-se que, numa série de
existências, haja uma semelhança que é inteiramente fortuita. Todavia, as
qualidades do Espírito frequentemente modificam os órgãos que lhe servem para
as manifestações e lhe imprimem ao semblante físico e até ao conjunto de suas
maneiras um cunho especial. É assim que, sob um envoltório corporal da mais
humilde aparência, se pode deparar a expressão da grandeza e da dignidade,
enquanto sob um envoltório de aspecto senhoril se percebe frequentemente a da
baixeza e da ignomínia. Não é pouco frequente observar-se que certas pessoas,
elevando-se da mais ínfima posição, tomam sem esforços os hábitos e as maneiras
da alta sociedade. Parece que elas aí vêm a achar-se de novo no seu elemento. Outras,
contrariamente, apesar do nascimento e da educação, se mostram sempre
deslocadas em tal meio. De que modo se há de explicar esse fato, senão como
reflexo daquilo que o Espírito foi antes? (A.K.). Ideias
inatas: Encarnado, conserva o Espírito algum vestígio das percepções
que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências anteriores? “Guarda
vaga lembrança, que lhe dá o que se chama ideias inatas.” a) Não é, então,
quimérica a teoria das ideias inatas? “Não; os conhecimentos adquiridos em cada
existência não mais se perdem. Liberto da matéria, o Espírito sempre os tem
presentes. Durante a encarnação, esquece-os em parte, momentaneamente; porém, a
intuição que deles conserva lhe auxilia o progresso. Se não fosse assim, teria
que recomeçar constantemente. Em cada nova existência, o ponto de partida, para
o Espírito, é o em que, na existência precedente, ele ficou.” b) Grande conexão
deve haver entre duas existências consecutivas? “Nem sempre tão grande quanto
talvez o suponhas, dado que bem diferentes são, muitas vezes, as posições do
Espírito nas duas e que, no intervalo de uma e outra, pode ele ter progredido.”
Qual a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo
prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, o das línguas, do
cálculo, etc.? “Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que
ela não tem consciência. Donde queres que venham tais conhecimentos? O corpo
muda, o Espírito, porém, não muda, embora troque de roupagem.” Pode o Espírito,
mudando de corpo, perder algumas faculdades intelectuais, deixar de ter, por
exemplo, o gosto das artes? “Sim, desde que conspurcou a sua inteligência ou a
utilizou mal. Depois, uma faculdade qualquer pode permanecer adormecida durante
uma existência, por querer o Espírito exercitar outra, que nenhuma relação tem
com aquela. Essa, então, fica em estado latente, para reaparecer mais tarde.” Dever-se-ão
atribuir a uma lembrança retrospectiva o sentimento instintivo que o homem,
mesmo quando selvagem, possui da existência de Deus e o pressentimento da vida
futura? “É uma lembrança que ele conserva do que sabia como Espírito antes de
encarnar. Mas, o orgulho amiudadamente abafa esse sentimento.” a) Serão devidas
a essa mesma lembrança certas crenças relativas à Doutrina Espírita, que se
observam em todos os povos? “Esta doutrina é tão antiga quanto o mundo; tal o
motivo por que em toda parte a encontramos, o que constitui prova de que é
verdadeira. Conservando a intuição do seu estado de Espírito, o Espírito
encarnado tem, instintivamente, consciência do mundo invisível, mas os
preconceitos bastas vezes falseiam essa ideia e a ignorância lhe mistura a
superstição.” Não é novo, dizem alguns, o dogma da reencarnação;
ressuscitaram-no da doutrina de Pitágoras. Nunca dissemos ser de invenção
moderna a Doutrina Espírita. Constituindo uma lei da Natureza, o Espiritismo há
de ter existido desde a origem dos tempos e sempre nos esforçamos por
demonstrar que dele se descobrem sinais na antiguidade mais remota. Pitágoras,
como se sabe, não foi o autor do sistema da metempsicose; ele o colheu dos
filósofos indianos e dos egípcios, que o tinham desde tempos imemoriais. A
ideia da transmigração das almas formava, pois, uma crença vulgar, aceita pelos
homens mais eminentes. De que modo a adquiriram? Por uma revelação, ou por
intuição? Ignoramo-lo Seja, porém, como for, o que não padece dúvida é que uma
ideia não atravessa séculos e séculos, nem consegue impor-se a inteligências de
escol, se não contiver algo de sério. Assim, a ancianidade desta doutrina, em
vez de ser uma objeção, seria prova a seu favor. Contudo, entre a metempsicose
dos antigos e a moderna doutrina da reencarnação, há, como também se sabe,
profunda diferença, assinalada pelo fato de os Espíritos rejeitarem, de maneira
absoluta, a transmigração da alma do homem para os animais e reciprocamente.
Portanto, ensinando o dogma da pluralidade das existências corporais, os
Espíritos renovam uma doutrina que teve origem nas primeiras idades do mundo e
que se conservou no íntimo de muitas pessoas, até aos nossos dias.
Simplesmente, eles a apresentam de um ponto de vista mais racional, mais acorde
com as leis progressivas da Natureza e mais de conformidade com a sabedoria do
Criador, despindo-a de todos os acessórios da superstição. Circunstância digna
de nota é que não só neste livro os Espíritos a ensinaram no decurso dos
últimos tempos: já antes da sua publicação, numerosas comunicações da mesma
natureza se obtiveram em vários países, multiplicando-se depois, consideravelmente.
Talvez fosse aqui o caso de examinarmos por que os Espíritos não parecem todos
de acordo sobre esta questão. Mais tarde, porém, voltaremos a este assunto.
Examinaremos de outro ponto de vista a matéria e, abstraindo de qualquer
intervenção dos Espíritos, deixemo-los de lado, por enquanto,. Suponhamos que
esta teoria nada tenha que ver com eles; suponhamos mesmo que jamais se haja
cogitado de Espíritos. Coloquemo-nos, momentaneamente, num terreno neutro,
admitindo o mesmo grau de probabilidade para ambas as hipóteses, isto é, a da
pluralidade e a da unicidade das existências corpóreas, e vejamos para que lado
a razão e o nosso próprio interesse nos farão pender. Muitos repelem a ideia da
reencarnação pelo só motivo de ela não lhes convir. Dizem que uma existência já
lhes chega de sobra e que, portanto, não desejariam recomeçar outra semelhante.
De alguns sabemos que saltam em fúria só com o pensarem que tenham de voltar à
Terra. Perguntar-lhes-emos apenas se imaginam que Deus lhes pediu o parecer, ou
consultou os gostos, para regular o Universo. Uma de duas: ou a reencarnação
existe, ou não existe; se existe, nada importa que os contrarie; terão que a
sofrer, sem que para isso lhes peça Deus permissão. Afiguram-se os que assim
falam um doente a dizer: Sofri hoje bastante, não quero sofrer mais amanhã.
Qualquer que seja o seu mau-humor, não terá por isso que sofrer menos no dia
seguinte, nem nos que se sucederem, até que se ache curado. Conseguintemente,
se os que de tal maneira se externam tiverem que viver de novo, corporalmente,
tornarão a viver, reencarnarão. Nada lhes adiantará rebelarem-se, quais
crianças que não querem ir para o colégio, ou condenados, para a prisão.
Passarão pelo que têm de passar. São demasiado pueris semelhantes objeções, para
merecerem mais seriamente examinadas. Diremos, todavia, aos que as formulam que
se tranquilizem, que a Doutrina Espírita, no tocante à reencarnação, não é tão
terrível como a julgam; que, se a houvessem estudado a fundo, não se mostrariam
tão aterrorizados; saberiam que deles dependem as condições da nova existência,
que será feliz ou desgraçada, conforme ao que tiverem feito neste mundo; que
desde agora poderão elevar-se tão alto que a recaída no lodaçal não lhes seja
mais de temer. Suponhamos dirigir-nos a pessoas que acreditam num futuro depois
da morte e não aos que criam para si a perspectiva do nada, ou pretendem que
suas almas se vão afogar num todo universal, onde perdem a individualidade,
como os pingos da chuva no oceano, o que vem a dar quase no mesmo. Ora, pois:
se credes num futuro qualquer, certo não admitis que ele seja idêntico para
todos, porquanto de outro modo, qual a utilidade do bem? Por que haveria o
homem de constranger-se? Por que deixaria de satisfazer a todas as suas
paixões, a todos os seus desejos, embora a custa de outrem, uma vez que por
isso não ficaria sendo melhor, nem pior? Credes, ao contrário, que esse futuro
será mais ou menos ditoso ou inditoso, conforme ao que houverdes feito durante
a vida e então desejais que seja tão afortunado quanto possível, visto que há
de durar pela eternidade, não? Mas, porventura, teríeis a pretensão de ser dos
homens mais perfeitos que hajam existido na Terra e, pois, com direito a
alcançardes de um salto a suprema felicidade dos eleitos? Não. Admitis então
que há homens de valor maior do que o vosso e com direito a um lugar melhor,
sem daí resultar que vos conteis entre os réprobos. Pois bem! Colocai-vos
mentalmente, por um instante, nessa situação intermédia, que será a vossa, como
acabastes de reconhecer, e imaginai que alguém vos venha dizer: Sofreis; não
sois tão felizes quanto poderíeis ser, ao passo que diante de vós estão seres
que gozam de completa ventura. Quereis mudar na deles a vossa posição? -
Certamente, respondereis; que devemos fazer? Quase nada: recomeçar o trabalho
mal executado e executá-lo melhor. Hesitaríeis em aceitar, ainda que a poder de
muitas existências de provações? Façamos outra comparação mais prosaica.
Figuremos que a um homem que, sem ter deixado a miséria extrema, sofre, no
entanto, privações, por escassez de recursos, viessem dizer: Aqui está uma
riqueza imensa de que podes gozar; para isto só é necessário que trabalhes
arduamente durante um minuto. Fosse ele o mais preguiçoso da Terra, que sem
hesitar diria: Trabalhemos um minuto, dois minutos, uma hora, um dia, se for
preciso. Que importa isso, desde que me leve a acabar os meus dias na fartura?
Ora, que é a duração da vida corpórea, em confronto com a eternidade? Menos que
um minuto, menos que um segundo. Temos visto algumas pessoas raciocinarem deste
modo: Não é possível que Deus, soberanamente bom como é, imponha ao homem a
obrigação de recomeçar uma série de misérias e tribulações. Acharão,
porventura, essas pessoas que há mais bondade em condenar Deus o homem a sofrer
perpetuamente, por motivo de alguns momentos de erro, do que em lhe facultar
meios de reparar suas faltas? “Dois industriais contrataram dois operários,
cada um dois quais podia aspirar a se tornar sócio do respectivo patrão.
Aconteceu que esses dois operários certa vez empregaram muito mal o seu dia,
merecendo ambos ser despedidos. Um dos industriais, não obstante as súplicas do
seu, o mandou embora e o pobre operário, não tendo achado mais trabalho, acabou
por morrer na miséria. O outro disse ao seu: Perdeste um dia; deves-me por isso
uma compensação. Executaste mal o teu trabalho; ficaste a me dever uma
reparação. Consinto que o recomeces. Trata de executá-lo bem, que te
conservarei ao meu serviço e poderás continuar aspirando à posição superior que
te prometi.” Será preciso perguntemos qual dos industriais foi mais
humano? Dar-se-á que Deus, que é a clemência mesma, seja mais inexorável do que
um homem? Alguma coisa de pungente há na ideia de que a nossa sorte fique para
sempre decidida, por efeito de alguns anos de provações, ainda quando de nós
não tenha dependido o atingirmos a perfeição, ao passo que eminentemente
consoladora é a ideia oposta, que nos permite a esperança. Assim, sem nos
pronunciarmos pró ou contra a pluralidade das existências, sem preferirmos uma
hipótese a outra, declaramos que, se aos homens fosse dado escolher, ninguém
quereria o julgamento sem apelação. Disse um filósofo que, se Deus não
existisse, fora mister inventá-lo, para felicidade do gênero humano. Outro tanto
se poderia dizer sobre a pluralidade das existências. Mas, conforme atrás
ponderamos, Deus não nos pede permissão, nem consulta os nossos gostos. Ou isto
é, ou não é. Vejamos de que lado estão as probabilidades e encaremos de outro
ponto de vista o assunto, unicamente como estudo filosófico, sempre abstraindo
do ensino dos Espíritos. Se não há reencarnação, só há, evidentemente, uma
existência corporal. Se a nossa atual existência corpórea é única, a alma de
cada homem foi criada por ocasião do seu nascimento, a menos que se admita a
anterioridade da alma, caso em que se caberia perguntar o que era ela antes do
nascimento e se o estado em que se achava não constituía uma existência sob
forma qualquer. Não há meio termo: ou a alma existia, ou não existia antes do
corpo. Se existia, qual a sua situação? Tinha, ou não, consciência de si mesma?
Se não tinha, é quase como se não existisse. Se tinha individualidade, era
progressiva, ou estacionária? Num e noutro caso, a que grau chegara ao tomar o
corpo? Admitindo, de acordo com a crença vulgar, que a alma nasce com o corpo,
ou, o que vem a ser o mesmo, que, antes de encarnar, só dispõe de faculdades
negativas, perguntamos: 1º Por que mostra a alma aptidões tão diversas e
independentes das ideias que a educação lhe fez adquirir? 2º Donde vem a
aptidão extranormal que muitas crianças em tenra idade revelam, para esta ou
aquela arte, para esta ou aquela ciência, enquanto outras se conservam
inferiores ou medíocres durante a vida toda? 3º Donde, em uns, as ideias inatas
ou intuitivas, que noutros não existem? 4º Donde, em certas crianças, o
instituto precoce que revelam para os vícios ou para as virtudes, os
sentimentos inatos de dignidade ou de baixeza, contrastando com o meio em que
elas nasceram? 5º Por que, abstraindo-se da educação, uns homens são mais
adiantados do que outros? 6º Por que há selvagens e homens civilizados? Se
tomardes de um menino hotentote recém-nascido e o educardes nos nossos melhores
liceus, fareis dele algum dia um Laplace ou um Newton? Qual a filosofia ou a
teosofia capaz de resolver estes problemas? É fora de dúvida que, ou as almas
são iguais ao nascerem, ou são desiguais. Se são iguais, por que, entre elas,
tão grande diversidade de aptidões? Dir-se-á que isso depende do organismo.
Mas, então, achamo-nos em presença da mais monstruosa e imoral das doutrinas. O
homem seria simples máquina, joguete da matéria; deixaria de ter a
responsabilidade de seus atos, pois que poderia atribuir tudo às suas
imperfeições físicas. Se almas são desiguais, é que Deus as criou assim. Nesse
caso, porém, por que a inata superioridade concedida a algumas? Corresponderá
essa parcialidade à justiça de Deus e ao amor que Ele consagra igualmente a
todas suas criaturas? Admitamos, ao contrário, uma série de progressivas
existências anteriores para cada alma e tudo se explica. Ao nascerem, trazem os
homens a intuição do que aprenderam antes: São mais ou menos adiantados,
conforme o número de existências que contem, conforme já estejam mais ou menos
afastados do ponto de partida. Dá-se aí exatamente o que se observa numa
reunião de indivíduos de todas as idades, onde cada um terá desenvolvimento
proporcionado ao número de anos que tenha vivido. As existências sucessivas
serão, para a vida da alma, o que os anos são para a do corpo. Reuni, em certo
dia, um milheiro de indivíduos de um a oitenta anos; suponde que um véu encubra
todos os dias precedentes ao em que os reunistes e que, em consequência,
acreditais que todos nasceram na mesma ocasião. Perguntareis naturalmente como
é que uns são grandes e outros pequenos, uns velhos e jovens outros, instruídos
uns, outros ainda ignorantes. Se, porém, dissipando-se a nuvem que lhes oculta
o passado, vierdes a saber que todos hão vivido mais ou menos tempo, tudo se
vos tornará explicado. Deus, em Sua justiça, não pode ter criado almas
desigualmente perfeitas. Com a pluralidade das existências, a desigualdade que
notamos nada mais apresenta em oposição à mais rigorosa equidade: é que apenas
vemos o presente e não o passado. A este raciocínio serve de base algum
sistema, alguma suposição gratuita? Não. Partimos de um fato patente,
incontestável: a desigualdade das aptidões e do desenvolvimento intelectual e
moral e verificamos que nenhuma das teorias correntes o explica, ao passo que
uma outra teoria lhe dá explicação simples, natural e lógica. Será racional
preferir-se as que não explicam àquela que explica? À vista da sexta
interrogação acima, dirão naturalmente que o hotentote é de raça inferior.
Perguntaremos, então, se o hotentote é ou não um homem. Se é, por que a ele e à
sua raça privou Deus dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é, por
que tentar fazê-lo cristão? A Doutrina Espírita tem mais amplitude do que tudo
isto. Segundo ela, não há muitas espécies de homens, há tão-somente cujos
espíritos estão mais ou menos atrasados, porém, todos suscetíveis de progredir.
Não é este princípio mais conforme à justiça de Deus? Vimos de apreciar a alma
com relação ao seu passado e ao seu presente. Se a considerarmos, tendo em vista
o seu futuro, esbarraremos nas mesmas dificuldades. 1ª Se a nossa existência
atual é que, só ela, decidirá da nossa sorte vindoura, quais, na vida futura,
as posições respectivas do selvagem e do homem civilizado? Estarão no mesmo
nível, ou se acharão distanciados um do outro, no tocante à soma de felicidade
eterna que lhes caiba? 2ª O homem que trabalhou toda a sua vida por
melhorar-se, virá a ocupar a mesma categoria de outro que se conservou em grau
inferior de adiantamento, não por culpa sua, mas porque não teve tempo, nem
possibilidade de se tornar melhor? 3ª O que praticou o mal, por não ter podido
instruir-se, será culpado de um estado de coisas cuja existência em nada
dependeu dele? 4ª Trabalha-se continuamente por esclarecer, moralizar,
civilizar os homens. Mas, em contraposição a um que fica esclarecido, milhões
de outros morrem todos os dias antes que a luz lhes tenha chegado. Qual a sorte
destes últimos? Serão tratados como réprobos? No caso contrário, que fizeram
para ocupar categoria idêntica à dos outros? 5ª Que sorte aguarda os que morrem
na infância, quando ainda não puderam fazer nem o bem, nem o mal? Se vão para o
meio dos eleitos, por que esse favor, sem que coisa alguma hajam feito para
merecê-lo? Em virtude de que privilégio eles se veem isentos das tribulações da
vida? Haverá alguma doutrina capaz de resolver esses problemas? Admitam-se as
existências consecutivas e tudo se explicará conforme à justiça de Deus. O que
se não pôde fazer numa existência faz-se em outra. Assim é que ninguém escapa à
lei do progresso, que cada um será recompensado segundo o seu merecimento real
e que ninguém fica excluído da felicidade suprema, a que todos podem aspirar,
quaisquer que sejam os obstáculos com que topem no caminho. Essas questões
facilmente se multiplicariam ao infinito, porquanto inúmeros são os problemas
psicológicos e morais que só na pluralidade das existências encontram solução.
Limitamo-nos a formular as de ordem mais geral. Como quer que seja, alegar-se-á
talvez que a Igreja não admite a doutrina da reencarnação; que ela subverteria
a religião. Não temos o intuito de tratar dessa questão neste momento.
Basta-nos o havermos demonstrado que aquela doutrina é eminentemente moral e
racional. Ora, o que é moral e racional não pode estar em oposição a uma
religião que proclama ser Deus a bondade e a razão por excelência. Que teria
sido da religião, se, contra a opinião universal e o testemunho da ciência, se
houvesse obstinadamente recusado a render-se à evidência e expulsado de seu
seio todos os que não acreditassem no movimento do Sol ou nos seis dias da
criação? Que crédito houvera merecido e que autoridade teria tido, entre povos
cultos, uma religião fundada em erros manifestos e que os impusesse como
artigos de fé? Logo que a evidência se patenteou, a Igreja, criteriosamente, se
colocou do lado da evidência. Uma vez provado que certas coisas existentes
seriam impossíveis sem a reencarnação, que, a não ser por esse meio, não se
consegue explicar alguns pontos do dogma, cumpre admiti-lo e reconhecer
meramente aparente o antagonismo entre esta doutrina e a dogmática. Mais
adiante mostraremos que talvez seja muito menor do que se pensa a distância
que, da doutrina das vidas sucessivas, separa a religião e que a esta não faria
aquela doutrina maior mal do que lhe fizeram as descobertas do movimento da
Terra e dos períodos geológicos, as quais, à primeira vista, pareceram
desmentir os textos sagrados. Demais, o princípio da reencarnação ressalta de
muitas passagens das Escrituras, achando-se especialmente formulado, de modo
explícito, no Evangelho: “Quando desciam da montanha (depois da
transfiguração), Jesus lhes fez esta recomendação: Não faleis a ninguém do que
acabastes de ver, até que o Filho do homem tenha ressuscitado, dentre os
mortos. Perguntaram-lhe então seus discípulos: Por que dizem os escribas ser
preciso que primeiro venha Elias? Respondeu-lhes Jesus: É certo que Elias há de
vir e que restabelecerá todas as coisas. Mas, eu vos declaro que Elias já veio,
e eles não o conheceram e o fizeram sofrer como entenderam. Do mesmo modo darão
a morte ao Filho do homem. Compreenderam então seus discípulos que era de João
Batista que ele lhes falava.” (São Mateus, cap. XVII.). Pois que
João Batista fora Elias, houve reencarnação do Espírito ou da alma de Elias no
corpo de João Batista. Em suma, como quer que opinemos acerca da reencarnação,
quer a aceitemos, quer não, isso não constituirá motivo para que deixemos de
sofrê-la, desde que ela exista, mau grado a todas as crenças em contrário. O
essencial está em que o ensino dos Espíritos é eminentemente cristão; apoia-se
na imortalidade da alma, nas penas e recompensas futuras, na justiça de Deus,
no livre-arbítrio do homem, na moral do Cristo. Logo, não é antirreligioso.
Temos raciocinado, abstraindo, como dissemos, de qualquer ensinamento espírita
que, para certas pessoas, carece de autoridade. Não é somente porque veio dos
Espíritos que nós e tantos outros fizemos adeptos da pluralidade das
existências. É porque essa doutrina nos pareceu a mais lógica e porque só ela
resolve questões até então insolúveis. Ainda quando fosse da autoria de um
simples mortal, tê-la-íamos igualmente adotado e não houvéramos hesitado um
segundo mais em renunciar às ideias que esposávamos. Em sendo demonstrado o
erro, muito mais que perder do que ganhar tem o amor-próprio, com o se obstinar
na sustentação de uma ideia falsa. Assim também, tê-la-íamos repelido, mesmo
que provindo dos Espíritos, se nos parecera contrária à razão, como repelimos
muitas outras, pois sabemos, por experiência, que não se deve aceitar cegamente
tudo o que venha deles, da mesma forma que se não deve adotar às cegas tudo o
que proceda dos homens. O melhor título que, ao nosso ver, recomenda a ideia da
reencarnação é o de ser, antes de tudo, lógica. Outro, no entanto, ela
apresenta: o de a confirmarem os fatos, fatos positivos e por bem dizer,
materiais, que um estudo atento e criterioso revela a quem se dê ao trabalho de
observar com paciência e perseverança e diante dos quais não há mais lugar para
a dúvida. Quando esses fatos se houverem vulgarizado, como os da formação e do
movimento da Terra, forçoso será que todos se rendam à evidência e os que se
lhes colocaram em oposição ver-se-ão constrangidos a desdizer-se. Reconheçamos,
portanto, em resumo, que só a doutrina da pluralidade das existências explica o
que, sem ela, se mantém inexplicável; que é altamente consoladora e conforme à
mais rigorosa justiça; que constitui para o homem a âncora de salvação que
Deus, por misericórdia, lhe concedeu. As próprias palavras de Jesus não
permitem dúvida a tal respeito. Eis o que se lê no Evangelho de São João,
capítulo III: 3. Respondendo a Nicodemos, disse Jesus: Em verdade, em
verdade, te digo que, se um homem não nascer de novo, não poderá ver o reino de
Deus. 4. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer já estando velho? Pode
tornar ao ventre de sua mãe para nascer segunda vez? 5. Respondeu Jesus: Em
verdade, em verdade te digo que, se um homem não renascer da água e do
Espírito, não poderá entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne
e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te admires de que eu te tenha
dito: é necessário que torneis a nascer. (A.K.). De: "O LIVRO DOS
ESPÍRITOS", PARTE 2ª - CAPÍTULO IV, ALLAN KARDEC. www.institutoandreluiz.org.
Abraço. Davi
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