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- O CAMINHO ÓCTUPLO
(sânsc. ashtanga-marga)
(sânsc. ashtanga-marga)
INTRODUÇÃO AO BUDISMO
Uma visão da doutrina budista através dos textos
Este é um trabalho de seleção e ordenação de textos
de vários autores e mestres budistas por
Karma Tenpa Darghye.
Uma visão da doutrina budista através dos textos
Este é um trabalho de seleção e ordenação de textos
de vários autores e mestres budistas por
Karma Tenpa Darghye.
É assim chamado por ser dividido em
oito partes. Este é o caminho do meio, o caminho do despertar, que conduz ao
estado de nirvana; a extinção total do sofrimento.
"Primeiro, é preciso conhecer a
existência do sofrimento. Depois, deve-se destruir sua causa. Para isso,
deve-se compreender que a cessação do sofrimento é possível. Para consegui-la,
deve-se então praticar o caminho. Eu conheci a existência do sofrimento,
destruí sua origem, compreendi sua cessação e pratiquei o caminho. Assim,
obtive a iluminação insuperável, completa e perfeita. O sofrimento, a causa, a
cessação e o caminho são as quatro verdades nobres. Sem conhecê-las, ninguém
pode conseguir a iluminação. Quem compreendê-las perfeitamente, pode se
libertar de todos os sofrimentos".
SABEDORIA
(Prajna) 1.Visão
correta (samyak-drishti)
2.
Intenção correta (samyak-samkalpa)
ÉTICA
(Shila) 3.
Fala correta (samyak-vach)
4.
Ação correta (samyak-karmata)
5.
Meio de vida correto (samyak-ajiva)
CONCENTRAÇÃO
(Samadhi) 6. Esforço correto (samyak-vyayama)
7.
Atenção correta (samyak-smiriti) 8. Concentração correta
(samyak-samadhi)
O nobre caminho óctuplo oferece um
compreensivo guia prático para o desenvolvimento das qualidades e habilidades
benéficas no coração humano, que devem ser cultivadas para levar o praticante à
meta final, a liberdade e felicidade supremas do nirvana. (...)
O progresso pelo caminho não permite
uma simples trajetória linear. Ao invés disso, o desenvolvimento de cada
aspecto do nobre caminho óctuplo encoraja o refinamento e fortalecimento dos
outros aspectos, conduzindo o praticante cada vez mais à frente na espiral
ascendente da maturidade espiritual que culmina no despertar.
PRAJNA, a Sabedoria
1. Visão correta (sânsc.
samyak-drishti): O conhecimento das quatro verdades
nobres, da interdependência etc. constituem a visão correta da realidade.
2. Intenção correta (sânsc.
samyak-samkalpa): é a atitude de renunciar às atitudes
negativas e cultivar a bondade e a não-agressão.
SHILA, a Ética
3. Fala correta (sânsc. samyak-vach): não se deve mentir, difamar, falar rudemente ou
tagarelar, mas falar sim de maneira honesta, harmoniosa, reconfortante e
significativa.
4. Ação correta (sânsc.
samyak-karmata): não matar, não roubar, não ter má
conduta sexual, não tomar drogas ou tóxicos, etc.
5. Meio de vida correto (sânsc.
samyak-ajiva): o meio de vida deve seguir os
preceitos citados anteriormente.
SAMADHI, a Concentração
6. Esforço correto (sânsc.
samyak-vyayama): não se deve viver de modo negativo ou
repetir os erros da passado, mas sim desenvolver cada vez mais as atitudes
positivas.
7. Atenção correta (sânsc.
samyak-smiriti): é a contemplação do corpo, dos
sentimentos, da mente, dos fenômenos.
8. Concentração correta (sânsc.
samyak-samadhi): é a meditação praticada com o esforço
correto e com a atenção correta.
Deve
ter ficado claro que as Quatro Nobres Verdades são o conceito central do
Budismo. O que Budha ensinou durante 45 anos abarca essas verdades, quer
dizer Dukkha; o sofrimento ou insatisfação, sua produção, seu cessar e o
caminho para abandonar este estado inaceitável. O que chamamos homem é, em
último termo, uma combinação de mente e corpo, ou dos cinco agregados do apego.
No plano humano, Dukkha não existe nem pode existir independentemente do
homem, sua mente e seu corpo. Portanto, resulta claro que Dukkha não é
senão o próprio ser humano. Como foi dito "os cinco agregados do apego são
dukkha". Sabemos que a 2a. Nobre Verdade é Tanha
o desejo ou a sede, que é a produção de Dukkha. E onde surge esse
desejo? Onde estão os cinco agregados do apego, ai se produz este desejo. A 3a.
Nobre Verdade é a aniquilação, o cessar do desejo, Nirvana - a liberação
final - Isto também não é algo exterior ao homem. A 4a. Nobre Verdade
é o caminho que nos permite escapar deste estado insatisfatório, destas
existências repetidas, Samsara. Muito bem, se fizermos uma análise
atenta, perceberemos que, o que aqui se pretende é mostrar (Samsara e
sua causa), e (Nirvana e o caminho que conduz a ele). Samsara não
é senão uma sucessão dos agregados do apego, mentais e corporais; em outras
palavras, as existências repetidas. Nesse sentido, Samsara é outro nome
do homem cuja substância compõe os agregados do apego. Esta é a 1a.
Nobre Verdade. Na 2a. Nobre Verdade captamos a causa e condição de samsara.
Na 3a. Nobre Verdade apreciamos o cessar de Samsara, que é a
suprema emancipação da escravidão - Nirvana -. É bom destacar que, Samsara
se opõe diretamente a Nirvana. O homem que está preso aos prazeres dos
sentidos não esta liberado de Samsara. Ao contrário, o que se libertou,
experimenta a, bem-aventurança do Nirvana, aqui e agora. A 4a.
Nobre Verdade é O Nobre Óctuplo Caminho, é o único aspecto que ocupa da
prática. O Caminho é um conjunto de meios que nos permitem sair do enredamento
de Samsara e realizar Nirvana. Não há atalhos que conduzam a Paz
e Felicidade Verdadeiras. É uma disciplina gradual, uma instrução em palavras,
atos e pensamentos que proporcionam uma autêntica sabedoria, que culmina na
iluminação total, na realização do Nirvana. Por George da Silva e Rita
Homenko. Shunya. Grupo de Estudos e Práticas Budistas. Abraço. Davi.
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