Bodhichitta é a verdade essencial, universal. Esse pensamento
puríssimo é o desejo e a vontade de levar todos os seres sensíveis à realização
do seu mais elevado potencial: a iluminação. O bodhisattva vê a natureza
cristalina que há em cada um de nós e, ao reconhecer a beleza do potencial
humano, sempre demonstra respeito. Para a mente rude, seres humanos são como
ervas, algo para ser usado. "Ah, ele não significa nada para mim. Os seres
humanos não representam nada para mim". Todos tentamos nos aproveitar dos
outros, tirar proveito em causa própria. O mundo inteiro está construído sobre
o apego. Países grandes oprimem países pequenos, crianças maiores roubam balas
de crianças menores, maridos aproveitam-se de suas mulheres. Torno-me amigo de
alguém porque essa pessoa talvez me seja útil. O mesmo acontece com o resto do
mundo. Namorados, namoradas; todos querem alguma coisa. O desejo de fazer
amigos apenas para ajudá-los é extremamente raro, contudo, muito valioso. Buda
explicou que mesmo um único instante de pensamento da mente dedicada à
iluminação em favor dos outros pode destruir o carma negativo de cem mil
existências. O apego nos toma medíocres e incomodados. Mas basta um pouco do
calor de bodhichitta para aquecer-nos e acalmar o coração. Bodhichitta
é uma solução poderosa, é a energia atômica que destrói o reino do apego. Bodhichitta
não é o amor emocional. Ao compreender a natureza relativa dos seres sensíveis
e o seu destino mais elevado, e ao desenvolver a disposição de conduzir todos
os seres rumo a esse estado de iluminação, a mente é preenchida com um amor
nascido da sabedoria, não da emoção. Bodhichitta não é parcial. Onde
quer que você vá com bodhichitta, ao encontrar pessoas, sejam elas ricas
ou pobres, negras ou brancas, sentir-se-á bem e poderá comunicar-se com elas. Temos
uma ideia fixa: a vida é deste jeito ou daquele jeito. "Isto é bom. Isto é
mau." Não compreendemos os diferentes aspectos da condição humana. Mas,
tendo presente esse incrível pensamento universal, a nossa mente estreita
desaparece imediatamente, é tão simples; temos espaço e a vida fica mais fácil.
Por exemplo, alguém olha para nós, para a nossa casa, para o nosso jardim, e
ficamos preocupados. Somos tão inseguros e mesquinhos de coração! Somos
arrogantes. "Não olhe para mim". Mas com bodhichitta há
espaço. Quando alguém olhar, simplesmente diremos: "Pois bem. Estão
olhando para mim. Mas não faz mal!" Compreendem? Em vez de se preocuparem
acharão que está tudo bem. Bodhichitta é o agente tóxico que nos
entorpece contra a dor e nos enche de alegria. Bodhichitta é a alquimia
que transforma todas as ações em bem para os outros. Bodhichitta é a
nuvem que descarrega uma chuva de energia positiva que alimenta as coisas que
crescem. Bodhichitta não é doutrina. É um estado de espírito. Essa
experiência interior é completamente individual. Por isso, como podemos ver
quem é um bodhisattva e quem não é? Como podemos ver a
mente que tem auto estima? Se nos sentirmos inseguros, projetaremos esse
sentimento negativo sobre os outros. Precisamos do mais puro e íntimo
pensamento de bodhichitta; onde quer que vamos, ele tomará conta de nós.
Ensinamento do budismo tibetano. Lama Thubten Yeshe (1935- ). Abraço. Davi.
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