Por Ricardo M.
Gonçalves. O primeiro sermão de Buddha Shakyamuni foi dado aos cinco
ascetas que estavam no Parque das Gazelas em Sarnath, Benares - Índia. Nesse sermão, Buddha
expôs os ensinamentos fundamentais do budismo: as quatro verdades nobres
(sânsc. chatu-arya-satya).
Depois da
Iluminação, Budha resolveu ensinar a Lei (Dharma).
Decidiu fazê-lo
primeiramente a seus cinco antigos companheiros de ascetismo: Kyojinno,
Makanama, Haba, Ashabajitto e Batara. Estes se encontravam então no Parque das
Gazelas, em Benares. Para lá se dirigiu então o Perfeito e Iluminado,
encontrando-os sempre entregues à prática do ascetismo. Quando Budha
abandonara as mortificações, eles tinham tomado sua decisão por uma fraqueza e
agora só se lembravam dele com desprezo.
Ao ver que Budha
se aproximava, combinaram não se levantar para cumprimentá-lo e só falar com
ele no caso de serem interpelados.
Budha aproximou-se deles calmamente. Embora fingindo
indiferença, os cinco examinaram-lhe o semblante. Não viram nele quaisquer
sinais de frustração ou arrependimento. O antigo companheiro mostrava-se calmo
e solene.
Quando Budha
chegou bem perto dos cinco, estes automaticamente se levantaram e o saudaram.
Budha então perguntou-lhes:
Porque vos
levantais para me cumprimentar? Não tínheis combinado ficar indiferentes?
Os cinco começaram
a se sentir pouco à vontade.
Estais cansado,
Gautama? Perguntou um deles.
De agora em
diante, não me chameis mais pelo nome. Eu agora sou Bhuda, o Desperto, o
Pai de todos os seres.
Kyojinnyo, muito
admirado disse:
Quando vos
transformastes em Budha? Se abandonaste o ascetismo por não consegui-lo,
como tereis alcançado a Iluminação?
Kyojinnyo, não
podeis julgar minha iluminação com espírito acanhado. O sofrimento físico traz
perturbação à mente. O conforto físico traz apego às paixões. Nem ascetismo nem
prazer permitem realizar o Caminho. É preciso abandonar esses dois extremos e
seguir o Caminho do Meio. Este é o Óctuplo Caminho, composto de: Visão Correta,
Pensamento Correto, Palavra Correta, Ação Correta, Esforço Correto, Intenção
Correta e Meditação Correta. Aquele que praticar isso alcançará a paz
espiritual e se livrará dos tormentos dos nascimento, da velhice e da morte. Eu
pratiquei o Caminho do Meio e obtive a Iluminação.
As palavras de Budha
encheram os cinco de grande alegria. Vendo que eles já estavam preparados para
ouvir a Verdade, o Perfeito e Sublime prosseguiu:
Como sabeis, a
vida é plena de sofrimento: sofrimento de nascer, de envelhecer, de adoecer e
sofrimento de morrer. Há ainda o sofrimento da separação dos entes queridos, o
sofrimento de ser obrigado a permanecer ligado a algo que se detesta, o
sofrimento de não se obter o que se deseja e o sofrimento de perder glórias e
prazeres. Muitos outros há ainda. Os seres que têm forma e os que não têm
forma, os de uma, duas, quatro ou mais pernas, todos os seres vivos, enfim,
estão sujeitos ao sofrimento.
Esta é a Nobre
Verdade da Origem do Sofrimento.
Os cinco
concordaram com as palavras de Budha, que prosseguiu:
A fonte desse
sofrimento é a ideia de existência de um "eu" substancial.
Todos os seres que
se deixam prender à ideia de um "eu" tornam-se sujeitos a tais
sofrimentos. O desejo, a cólera e a ignorância são também causados pelo "eu".
Estes três venenos são a origem de todos os sofrimentos. Todos os seres vivos
que são presas desses três venenos estão entregues ao sofrimento. Tal é a Nobre
verdade da Origem do Sofrimento. O sofrimento deve ser extraído. Se eliminares
a ideia de "eu", o desejo, a cólera e a ignorância e os sofrimentos
cessarão. Esta é a Nobre verdade da Cessação do Sofrimento. Para se obter a
cessação, é necessária a prática do Óctuplo Caminho. Esta é a Nobre Verdade do
Caminho da Cessação do Sofrimento.
Os cinco não
puderam deixar de concordar com o ensinamento do Perfeito e Sublime, que continuou:
Amigos, prestai
bastante atenção: primeiramente, é preciso conhecer a existência do sofrimento.
Deve-se depois destruir a sua origem. Para isso, deve-se compreender que a
cessação do sofrimento é possível. Para consegui-la, deve-se então praticar o
Caminho. Eu conheci a existência do sofrimento, destruí a sua origem,
compreendi sua cessação e pratiquei o Caminho. Assim obtive a Suprema
Iluminação.
A Existência, a
Origem, a Cessação e o caminho da Cessação do Sofrimento são as Quatro Nobres
verdades. Sem conhecê-las, ninguém pode conseguir a Iluminação. Quem as
compreender perfeitamente, pode-se libertar de todos os sofrimentos.
Após ouvir estas
palavras, os cinco decidiram tornar-se discípulos de Budha. Para
certificar-se de que eles realmente compreenderam as verdades que lhes haviam
sido explicadas, o Perfeito e Sublime perguntou-lhes:
Ó monges! Os
fenômenos materiais, a percepção, as ideias, a vontade e a consciência são
estáveis ou impermanentes? São ou não são sofrimentos? São ou não são vazios
Têm ou não têm um "eu"?
Os cinco
responderam:
Ó Venerável! Os
fenômenos materiais, a percepção, as ideias, a vontade e a consciência são
impermanentes, são sofrimento, são vazios e não têm um "eu".
Budha então disse:
Já vos libertaste,
já destruístes aquilo que dá origem ao sofrimento. Jamais voltareis a sofrer.
Agora, em verdade, temos reunidos os Três Tesouros: O Budha, o Dharma, ou a lei
ensinada pelo Budha, e o Sangha, ou a Comunidade dos discípulos que praticam a
Lei (Dharma). Graças a esses Três Tesouros, meu ensinamento espalhar-se-á por
todo o mundo e as pessoas lograrão obter a Libertação.
Os cinco
discípulos, satisfeitos por ouvir tais palavras do Mestre, agradeceram e
saudaram-no. Fonte: Shunya. Grupo de Estudo e Prática Budista.
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