quarta-feira, 10 de setembro de 2014

1º Sermão Alemão Mestre Eckhart. Parte II.

Continuamos a segunda parte do 1º Sermão Alemão do Mestre Eckhart. "Quando todas as coisas estavam envoltas em silêncio, então surgiu em mim uma Palavra Secreta". E assim, quanto mais a pessoa for capaz de recolher suas forças para uma unidade e se olvidar das coisas e das imagens das coisas produzidas. E quanto mais a pessoa puder se abstrair das criaturas e suas imagens, tanto mais achegado estará a isso e tanto mais preparado para recebê-lo. Se de repente você estivesse inconsciente de todas as coisas, então quiçá você poderia entrar no esquecimento de seu corpo, como fez São Paulo quando disse: "Se estou no corpo não sei, tampouco sei se estou fora dele. Só Deus sabe". II Co 12:2. O que ocorreu aqui foi que o espírito absorveu tão completamente as forças, que se esqueceis do corpo, a memória não mais funcionava, nem a compreensão, nem os sentidos, nem as forças que, funcionando, davam vida ao corpo, e o calor vital e corporal foram suspensos, de tal forma que o corpo não padeceu durante os três dias em que ele nem se alimentou nem bebeu. O mesmo ocorreu com Moisés ao jejuar na montanha durante quarenta dias, sem que se desgastasse de forma alguma com isto. Pois no último dia ele se encontrava tão saudável quanto no primeiro. É assim que o homem deve abandonar seus sentidos, voltar e dirigir suas forças para o interior e esquecer de si mesmo e de todas as coisas. Uma vez um mestre falou assim à sua alma: "Retira-te do sorvedouro das atividades externas, fuja e guarda-te da confusão dos pensamentos, pois estas coisas só trazem balbúrdia e discórdia". Logo, para que Deus fale sua palavra na alma, esta tem que estar em descanso e em paz e apenas então Ele falará Sua Palavra, ou seja: Ele mesmo na alma, não como uma imagem, mas Ele em pessoa!. Dionísio disse: "Deus realiza todos os Seus trabalhos num ânimo, quer seja em Si mesmo. Não imaginem, nem por um só instante sequer, que Deus, ao fazer o céu, a terra e todas as coisas, fez uma coisa num dia e outra no dia seguinte. Moisés explicou assim, mas ele sabia que de fato tal não ocorria. Ele falou assim para o benefício daqueles que de outra forma não poderiam conceber o fato. O que Deus fez foi o seguinte: Ele quis, ele falou, e as coisas aconteceram! Deus fez o Seu trabalho sem intermediários e sem imagens. E quanto mais liberto você estiver de imagens, tanto mais pronto você estará para o trabalho interno de Deus, e quanto mais voltado para dentro e esquecido de si mesmo você estiver, tanto mais aproximado disto você estará. Dionísio encorajava seu discípulo Timóteo neste sentido ao dizer: "Caro Amigo Timóteo, voe você com uma mente sem preocupações acima de si mesmo e de todas as suas forças, acima, muito acima de todo o raciocínio e descriminação humana, acima de trabalhos e de todas as formas de existência, bem profundo no Segredo e escuridão quieta, para que você possa se inteirar do Deus Desconhecido e Super Divino". Deve haver uma retirada de todas as coisas. Deus desdenha agir através de meras imagens. Alguém poderia nesta altura perguntar: O que Deus obra no chão e na essência? Isto eu não posso saber porque as forças da minha alma são capazes de receber apenas imagens, estas forças conhecem e atem-se a cada coisa com sua imagem adequada. Elas não são capazes de reconhecer um cavalo ao ser mostrada a imagem de um homem , e já que as coisas vêm de fora, aquele conhecimento está oculto de minha alma. O que é altamente benéfico. Este não saber torna-a imaginativa e a conduz a uma busca audaz, pois se ela percebe claramente o que é, ela não reconhece como nem o que seja. Sempre que o homem se inteira da causa das coisas, ele rapidamente delas se cansa e procura algo mais variado. Sempre querendo conhecer, é sempre inconstante. É desta forma que este saber mantém a alma constante e a estimula em sua busca. Sobre isto um velho sábio afirmou: "No meio da noite, quando tudo esta silente, uma Palavra Oculta me foi passada. Veio a mim como um ladrão às escondidas". Porque ele menciona uma Palavra, se ela estava Oculta? A função de uma palavra é revelar o que está Oculto. Ela se revelou a mim e brilhou, revelando-me algo e tornando Deus conhecido de mim, por esta razão ele mencionou uma Palavra. Mas do que se tratou isso se queda Oculto para mim. Foi desta forma que ela veio, sorrateira em uma calma murmurante e se revelou. Logo, porque está Oculta é que se há de buscá-la. Ela brilhou e contudo estava Oculta, nós devemos suspirar e anelar por ouvir tal Palavra. São Paulo nos aconselha a perseguí-la até seu vislumbre e que não nos detenhamos até que a termos agarrado. Após tê-la agarrado no terceiro céu, onde Deus se fez conhecido e onde ele presenciou todas aquelas coisas, ao voltar ele de nada havia se esquecido, mas estava tão profundamente no seu chão, que seu intelecto não podia abarcar e compreender isto, estando oculto dele. Logo, ele teve que procurar e perseguir dentro dele, e não fora dele mesmo. Está tudo dentro, nada fora, mas está completamente dentro. Consciente disto ele afirmou: "Estou seguro de que nem a morte nem qualquer sofrimento pode me separar do que encontrei dentro de mim". Rm 8: 38,39. Um mestre pagão disse o bem, ao constatar de certa feita: "Estou ciente de que algo brilha em minha compreensão, posso nitidamente discernir de que se trata, mas o que é isto não posso saber. E contudo, se o pudesse possuir, saberia tudo que há para ser sabido". Ao que o outro mestre retorquiu: "Sê corajoso em tua busca. Pois se puderes segurar isto, terás o somatório total do que é bom e de quebra também a vida eternas". Santo Agostinho disse algo parecido: "percebo que algo brilha e fulgura diante de minha alma, se estivesse plenamente aperfeiçoado e estabilizado, por certo seria a vida eternal". Isto é algo que se revela, mas ao mesmo tempo se Oculta, vem, mas como um ladrão para tudo surrupiar e fazer tabula rasa do que existe na alma. Esta coisa que aparece tem a clara intenção de chamar a alma de volta para si mesma, e em seguida roubar e tirar a alma de si mesma. Sobre isto, comenta o profeta: "Senhor, tira deles o espírito e dá-lhes o teu espírito em troca". Salmos 103: 29,30. Isto também foi o que a alma saturada de amor quis dizer: "Minha alma se dissolveu e desmanchou quando o Amor falou a sua palavra" Cantares 5:6. Quando ele entrou, eu tive que me retirar. Cristo quis dizer isto quando falou: "Quem tudo abandonar por minha causa será recompensado a cem por um, e quem quiser posuir isto deve negar a si mesmo e a todas as coisas, e quem deseja me servir que me siga e não busque mais suas coisas". Mas agora alguém poderia dizer: "Mas meu caro senhor, você quer inverter a ordem natural das coisas e ir contra sua natureza! É a natureza da alma absorver as coisas através dos sentidos e formar imagens. Para que contrariar esta ordem natural das coisas? Não! Mas sabe lá você que nobreza Deus conferiu à natureza humana, ainda totalmente desconhecida e não revelada? Pois quem se atreveu a tentar descrever a nobreza da alma não foi mais além do que os levaram suas inteligências naturais, e eles não sonharam jamais entrar em seu próprio chão, de tal modo que de fato eles nada conhecem. Foi o que o profeta disse: "Em silêncio eu me sentarei, e ouvirei o que Deus me dirá" Salmos 84: 9. Por ser de tal forma Secreta, esta Palavra vem na noite e na escuridão. São João disse: "A luz brilhou na escuridão e tomou seu lugar de direito, e tantos quantos a receberam se tornaram com toda autoridade filhos de Deus, a estes lhes foi dado o poder de se tornarem filhos de Deus" João 1: 5,11-12. Tome bem nota de como se usa esta Palavra Secreta e esta escuridão. O filho do Pai Celeste não nasce isolado nesta escuridão, que é Sua característica, você também pode nascer como filho do mesmo Pai Celeste e a você também ele encherá de força. Vejam como é enorme a utilização disto! A despeito de todo o conhecimento dos mestres, obtidos por seus intelectos e compreensões, ou o que eles chegarão a obter até o dia do Juízo Final, eles não tiveram qualquer ideia que fosse deste conhecimento e deste chão. Apesar de poderem rotulá-lo de loucura, um não saber, há contudo mais seiva aqui do que em todo saber e compreensão fora disto, pois é este não saber que lhe atrai para fora de todas as coisas restritas, assim como de você mesmo, inclusive. Foi que Cristo disse: "Quem não negar a si mesmo, e não deixar pai e mãe, e deles não se desapegar completamente, de mim não é digno". Mateus 10: 37. Como se estivesse dizendo: Quem não se desligar de todas as criaturas externas não pode nem ser concebido neste nascimento divino nem nascer. Mas, subtraindo-se de você mesmo, e de tudo que for externo, este desapego lhe proporcionará isto. E a bem dizer, e disto estou seguro, quem estiver estabelecido nisto não pode jamais se desligar de Deus. Ele não pode de forma alguma cometer um pecado mortal. A ele seria preferível sofrer a morte mais horrenda, como os santos fizeram antes dele, do que perpetrar o menor dos pecados mortais. Além disto, eu afirmo que tais pessoas não por vontade própria cometer nem que seja apenas um pecado venial, eles mesmos ou em relação a outros, se o puderem evitar. Tão profundamente estão eles estabelecidos e atraídos a isto, eles não podem se voltar a qualquer outro caminho que seja, para este caminho estão voltadas todas as suas forças, sentidos e energia. Possa Deus, que nasceu de novo como homem, assistir-nos neste nascimento, ajudando-nos eternamente, a nós, fracos homens, a nascermos de novo Nele como Deus. Amém". Abraço. Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário