sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Lei da Unidade da Vida.

(C.011) Há sete princípios que regem a organização evolutiva setenária do homem e veremos dois deles que são o Princípio da Periodicidade e o Princípio da Correspondência que estão detalhados no livro A Doutrina Secreta volume II da Helena P. Blavatski (1831-1891). Ela esteve nas montanhas do Tibet durante 7 anos fazendo pesquisas e catalogando documentos e depoimentos de mestres orientais sobre variados assuntos das espiritualidades e filosofias Budista, Hindu e Brâmane. Alguns desses fatos são mostrados no livreto A Voz do Silêncio e no livro O País das Montanhas Azuis. A proposta dessa lição é montar um universo hipotético onde a representação lógica dos pressupostos que serão desenvolvidos estruturarão os princípios acima que atuarão como pano de fundo de nossas pesquisas filosóficas creditando uma elaboração baseada nas leis físicas que determinarão a evolução da vida em suas fases específicas de densidade e fluidez, a medida que o desenvolvimento prosseguir rumo ao Uno Universal. Esses princípios formam a base da filosofia esotérica que foi chamada por diferentes nomes ao longo das épocas dentre esses temos Sabedoria Antiga, Religião Sabedoria, Sabedoria Arcana, Doutrina Secreta, Ciência Oculta, Sabedoria Divina e atualmente é usado o nome de Teosofia. A Teosofia busca os conhecimentos das tradições, culturas, filosofias, religiões e espiritualidades provenientes dos antigos sábios e filósofos que com suas observações formaram a base científica e espiritual do arcabouço cultural e filosófico dos antigos povos que deram origem ao sistema intelectivo, racional e cosmológico do pensamento universal. Compreende-se que o conhecimento é poder e deve ser usado para o bem da humanidade sendo um dos motivos pelos quais  ele não é disponibilizado em sua completude, pois os irresponsáveis e interesseiros tomariam da situação para intentarem objetivos nocivos e perniciosos contra a humanidade. Os iniciados em mistérios ocultos que tem compromissos éticos, morais e de fraternidade universal são aqueles a quem é desvelado os conhecimentos mais profundos para serem usados em conexões de respeito, tolerância e compreensão dos arbítrios desiguais unindo os polos harmoniosamente. Esses conhecimentos de que estamos falando também eram percebidos através de signos geométricos e hierogrifos (sinais gráficos de antigas civilizações) e como exemplos temos o símbolo da cruz no Cristianismo, a estrela de Davi e o candelabro no Judaísmo, o mantra Hindu Om e a Roda Dharmica Budista . O conhecimento é mostrado também no olhar iluminado dos místicos que perceberam o lado sutil da vida e captaram as imagens e projeções além da aparência visível, pois mantendo-se no corpo astral em fluidez classificaram esses signos para que arquétipos humanos culturais fossem preservados como legado histórico e cultural. Quando nos primórdios das raças raízes surge a humanidade o conhecimento é passado, mas os aspectos profundos foram ocultados por muitos motivos dentre eles o ocorrido na Civilização perdida de Atlântida em que um cataclismo dizimou esses povos e sucumbiu com o acervo de conhecimento acumulado por milhares de gerações, fato que Platão (428 AC 347) narra em seus contos. A Lei da Unidade da Vida traz a premissa que o planeta terra é uma única matéria e estamos interligados em um sistema sui generis gerando causa e sofrendo os efeitos. Famílias, sociedades, natureza mineral, vegetal e animal tudo está unificado sendo que em essência somos iguais e o princípio onipresente, eterno, sem limite e imutável habita em cada substância viva na terra e o Logos Divino busca uma experiência, pois sendo o Espírito Eterno quer emanar suas vibrações cósmica de infinito alcance em todo o universo. Guimarães Rosa (1908-1967) em seu livro Grande Sertão Veredas traz a ideia da compreensão argumentativa da Consciência Cósmica permeando e interagindo com todos os elementos constituintes dos vários aspectos da natureza. Esse livro é místico e bem parecido com um tratado de metafísica, pois na leitura podemos distinguir dimensões espirituais, antropológicas, psicológicas e cosmológicas. Na introdução Guimarães Rosa usa um neologismo chamado de nonada para introduz a discussão das leis que regem o universo mostrando os conflitos entre matéria e espírito. Na ciência esotérica o Logos  está relacionado ao sistema solar sendo imanente em cada átomo no aspecto da dualidade. Como exemplos temos vida e forma, matéria e espírito, claro e escuro, dias e noites, calor e frio, uma polaridade de contingências e necessidades que geram o mundo. No caso da matéria e do espírito fica claro que há um desnivelamento entre potência e ato dentro das categorias das consciências minerais, vegetais, animais e humanas. Nos seres menos evoluídos a consciência é potencializada primitivamente onde as ligações neuronais tem pouquíssimas funcionalidades no mundo visível como exemplo temos as rochas sedimentares, mas os cristais de quartzo são diferentes pois fazem ligações atômicas e têm capacidade de vibrações em intervalos bem definidos. Nos seres mais evoluídos a consciência é sensivelmente capacitada para transformar a potência latente da vontade e desejos em atitudes e práticas que interagem no mundo visível podendo percorrer em corpos sensível e fluídos os mundos invisíveis e imateriais. A doutrina Teosófica pensa os elementos primordiais da formação da vida material e espiritual como indissociáveis e inseparáveis até o momento em que a personalidade ou casca passa pelo processo da desintegração dando lugar ao nível espiritual da individualidade que no estado de sutilidade busca se aproximar do Espírito Divino. O Princípio da Periodicidade é manifestado pelos intervalos regulares de eventos como a hora de dormir, tomar café, almoçar, trabalhar etc. Uma lei fundamental do ocultismo diz que não há repouso ou cessação de movimento na natureza. Como diz Heráclito (535 AC 475) "Tudo flui, tudo passa, tudo se move sem cessar. A vida se transforma em morte, a morte em vida e o úmido seca, o seco umedece. (...) O mundo é um sono, o sono cede à vigília, o jovem torna-se velho. (...) Tudo tem o seu ser, mas também o não ser". Esse é o princípio hermético da vibração sendo que nada está parado e tudo se move. O Princípio da Correspondência  diz que o que está em embaixo é como o que está em cima. Esse princípio traz a ideia que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da existência e da vida. Isso dá ao homem os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da natureza. Existem planos fora dos nossos conhecimentos, mas quando lhes aplicamos o Princípio da Correspondência chegamos a compreender muita coisa que de outro modo nos seria impossível entender. Esse princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual sendo uma lei universal. Esse princípio pode ser aplicado as Sagradas Escrituras quando dizem em Gênesis 1: 26, 27 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou". Como diz Orígenes o cristão (182-254) "a imagem nós adquirimos a semelhança devemos conquistar". Alguns cientistas usaram esse princípio da correspondência em suas pesquisas científicas como exemplos temos Galileu Galilei (1564-1642) que desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo consequentemente a lei dos corpos e o princípio da inércia tudo contribuindo para a conclusão de que a terra girava em torno do sol (heliocentrismo) e não o contrário (geocentrismo) como sustentava a Igreja por séculos. Infelizmente para não ser condenado a morte Galileu teve que emitir uma nota na qual dizia que o modelo apresentado devia ser interpretado apenas como uma ferramenta matemática que simplificava as órbitas dos corpos celestes e nunca como uma descrição da realidade. Issac Newton (1643-1727) ao postular suas três leis da física usou esse princípio como vejamos.  A primeira lei diz que todo corpo continua em seu estado de repouso ou movimento uniforme em linha reta a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. A segunda lei diz que a mudança de movimento é proporcional a força motora imprimida sendo produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida. A famosa terceira lei diz que a toda ação a sempre oposta uma reação igual ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas as partes opostas.  Futuramente estudaremos com detalhes os 7 princípios herméticos que são: 1. Princípio do Mentalismo. 2. Princípio da Correspondência. 3. Princípio da Vibração. 4. Princípio da Polaridade. 5. Princípio do Ritmo. 6. Princípio da Causa e do Efeito. 7. Princípio do Gênero. Abraços. Davi.

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