Islamismo. www.iqaraislam.com.br. MESSIAS: OS
TÍTULOS ATRIBUIDOS A JESUS NO ISLAM. Existem três títulos na religião islâmica
que são atribuídos especificamente ao Profeta Jesus. Saiba quais são e o
significado deles. No Islam Jesus é reconhecido com Messias, pois ele foi
purificado de todos os pecados por Allah. Ele também é conhecido como “A
Palavra de Deus”, sendo gerado a partir do verbo de Allah e a Palavra do Senhor
nos foi entregue por meio do Profeta. Outro título que lhe é atribuído é o
“Espírito de Deus”. Ou seja, um Espírito que encarnou a partir de Deus, e não
por meio do homem.
Jesus tem títulos importantes no Islam declarados diretamente no Alcorão
e na Sunnah, nos quais todo muçulmano deve acreditar sem dúvida.
Allah disse:
Como disseram os anjos, 'Ó Maria, Allah te dá boas novas de uma palavra
Dele, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, distinto neste mundo e
no outro e entre aqueles próximos (a Allah).' 58
E Allah disse:
E ela que guardou sua castidade, então sopramos em (sua roupa) de Nosso
Espírito, e fizemos dela e de seu filho um sinal para os mundos. 59
O Profeta disse:
Quem testificar que não há outro Deus além de Allah sozinho, sem
parceiros, e que Muhammad é seu servo e seu mensageiro, e que Jesus é o servo
de Allah, filho de sua serva, Sua palavra que Ele concedeu a Maria e um
espírito Dele, e que o Paraíso é a verdade e o Fogo do Inferno é a verdade,
então Allah o admitirá em qualquer um dos oito portões do Paraíso que ele
desejar. 60
Nesses textos, há três títulos principais atribuídos a Jesus: o Messias
(ou Cristo), o Espírito e a Palavra. Cada um desses títulos tem um significado
específico no Islam que difere de sua interpretação pelos cristãos.
O título mais importante para Jesus, que o distinguiu de todos os outros
profetas, é sua designação como o Messias (al-Masih). A palavra inglesa
'Messias' deriva do título hebraico Mashiyach e seu equivalente árabe vem da
raiz ma-sa-ha, que significa “limpar”. É também o equivalente da palavra grega
Christós, da qual se deriva a palavra portuguesa 'Cristo', que significa “o
ungido”, sendo que 'ungir' é simplesmente outra palavra para limpar ou esfregar
com óleo. Este foi um ato feito para conferir realeza a alguém, como quando
Davi foi ungido rei de Israel, conforme registrado no livro de Samuel: “Então
Samuel tomou o chifre do azeite e o ungiu na presença de seus irmãos; e o
espírito do Senhor desceu poderosamente sobre Davi daquele dia em
diante.” 61 Jesus foi considerado pelos discípulos como o
herdeiro legítimo do reino de Davi, conforme mencionado nas profecias do Antigo
Testamento. O Evangelho de Mateus começa com as primeiras linhas de um relato
da “genealogia de Jesus, o Messias, filho de Davi, filho de Abraão”. 62
Os exegetas muçulmanos clássicos descreveram algumas interpretações
complementares do título Messias. De acordo com Al-Tabari (falecido em 310H), a
palavra 'Messias' significa "ele foi limpo" porque "Allah o
limpou e o purificou dos pecados". Said disse: "De fato, ele é
chamado de Messias porque foi limpo com bênçãos." 63 E
Ibn Kathir oferece outra interpretação: “Diz-se que se ele limpasse alguém que
estivesse aflito por doenças, eles seriam curados com a permissão de
Allah.” 64 Assim, os primeiros muçulmanos acreditavam que
Jesus Cristo era sem pecado, abençoado, curador e operador de milagres. Alguns
deles também entendiam que Messias significava que ele era o herdeiro do reino
e da linhagem profética de Davi. Kalbi disse: “O Messias é o rei, digno em status
no mundo e em sua posição na Outra Vida”. 65 Todas essas
interpretações, embora aparentemente divergentes, são na realidade diferentes
camadas de significados para o título Messias.
Outro título importante é a designação de Jesus como 'uma palavra' de
Allah. Qatadah interpretou o versículo de que Jesus é “uma palavra Dele” como
significando que ele foi criado sem um pai pela palavra de Allah, “Seja”. Como
Allah disse: “Em verdade, o exemplo de Jesus para Allah é como o de Adão. Ele o
criou do pó e então disse a ele: 'Seja', e ele foi. 66 Al-Tabari
acrescentou: “Allah Todo-Poderoso o nomeou como Sua palavra porque ele veio de
Sua palavra”. 67 E Al-Harawi disse: “Ele é nomeado como uma
palavra porque foi da palavra que ele veio, como é dito da chuva é misericórdia.” 68 Jesus
como a palavra, então, é uma referência ao milagroso nascimento virginal.
Também pode ser dito que a palavra de Allah foi entregue a nós através dele.
O terceiro título dado a Jesus é que ele é o espírito de Allah. Como a
palavra usada em referência ao nascimento virginal, o espírito é comparado à
criação de Adão do nada. Allah 'soprou' Seu espírito em Jesus, assim como Ele
fez para Adão.
Allah disse:
Assim, quando Eu formei (Adão) e soprei nele com Meu Espírito, então
caio em prostração diante dele. 69
Dizer que Jesus é o 'espírito de Deus' é um substantivo composto de
posse, não de atribuição. Isto é, Jesus foi um espírito criado por Allah e está
sob a propriedade de Allah, não que Jesus compartilhe da essência de Allah. A
frase não indica que Jesus compartilha da divindade de Allah . www.iqaraislam.com.br. Abraço. Davi
Notas
58 Alcorão, Sūrat Āli 'Imrān 3:45.
59 O Alcorão, Sūrat al-Anbiyā' 21:91.
60 al-Bukhārī, Ṣaḥīḥ al-Bukhārī ,
4:165 #3435, bab qawlihi ya Ahl al-Kitab la taghlu fi
dinikum .
61 1 Samuel 16:13; Coogan et al., The New
Oxford Annotated Bible , 424.
62 Mateus 1:1; Coogan et al., The New
Oxford Annotated Bible , 1748.
63 al-Ṭabarī, Jāmiʻ al-Bayān 'an Ta'wīl al-Qur'ān , 6:414 verso 3:45.
64 Ibn Kathīr, Tafsīr al-Qur'ān al-'Aẓīm ,
2:36 verso 3:45.
65 Abū al-Layth al-Samarqandī, Tafsīr
al-Samarqandī, al-Musammá, Baḥr al-'Ulūm (Bayrūt: Dār al-Kutub
al-'Ilmīyah, 1993), 1:213 verso 3:45.
66 Alcorão, Sūrat Āli 'Imrān 3:59.
67 al-Ṭabarī, Jāmiʻ al-Bayān 'an Ta'wīl al-Qur'ān , 6:411 verso 3:45.
68 al-Nawawī, Sharḥ al-Nawawī 'alá Ṣaḥīḥ Muslim (Bayrūt:
Dār Iḥyā' al-Turāth al-'Arabī, 1972), 1:227.
69 O Alcorão, Sūrat al-Ḥijr 15:29.
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